Buscar

2017 ADMINISTRAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO
Aula 01
	
	
		1.
		Pedro Junqueira é Supervisor de Logística da empresa ALEDARAP e é responsável por uma equipe de quarenta pessoas. Pedro desempenha funções da administração na ALEDARAP. Assim, podemos afirmar que a atuação de Pedro no trabalho está ligada a:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Planejamento, organização, direção e controle.
	
	
	
		2.
		O nível tático é:
		
	
	
	
	 
	O nível intermediário da estrutura organizacional e está orientado para uma unidade de negócio.
	
	
		3.
		São quatro as funções básicas de um Administrador. Assinale a única alternativa que apresenta corretamente essas funções:
		
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Planejar, organizar, dirigir e controlar.
	
	
		4.
		Os responsáveis pela decisão de como e onde aplicar os recursos organizacionais de modo que os objetivos e as metas sejam alcançados são os:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Administradores
	
	
		5.
		As profundas mudanças tecnológicas, sociais, políticas, econômicas etc. demandarão mudanças radicais nas organizações e, principalmente, na administração. Isso porque:
		
	
	
	
	
	 
	Cada época desenvolve uma forma organizacional apropriada às suas características de acordo com o princípio evolucionário.
	
	
		6.
		São os administradores que decidem como e onde aplicar os recursos da Organização de forma a assegurar que esta atinja seus objetivos. Aprendemos na aula online que:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Os administradores não trabalham sozinhos. Eles trabalham coordenando e dirigindo as atividades de outras pessoas.
	
	
	
		7.
		Letícia Diniz é Administradora e trabalha em uma microempresa. Em relação às oportunidades de praticar a sua profissão neste emprego, podemos afirmar que:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Serão muitas, pois todas as organizações necessitam de administração para chegar a níveis de excelência.
	
	
	
		8.
		Considere as seguintes afirmações:
1) Em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, o sucesso ou o insucesso das organizações dependem da qualidade de sua administração.
2) Os Administradores preparam a organização para a mudança, procurando adaptá-la a um ambiente cada vez mais dinâmico e imprevisível.
Podemos afirmar que:
		
	
	
	
	 
	A segunda afirmação complementa a primeira afirmação.
Aula 02
	
	
		1.
		A atuação do administrador no trabalho dos outros está contida em quatro funções, às quais denominamos Funções do Administrador ou Funções da Administração. Estas funções são:
		
	
	
	
	
	
	
	
	 
	planejamento, organização, direção e controle
	
	
		2.
		Para o desempenho de suas funções, como administrador de uma grande empresa, Pedro Paulo Cardoso acreditava que era importante apenas desenvolver o seu bom senso e suas habilidades interpessoais e de comunicação. Você, como um administrador, sabe que, para que tenhamos um ambiente de trabalho de alto desempenho, isto não é suficiente, é preciso também desenvolver as habilidades:
		
	
	
	
	 
	Técnicas e conceituais. 
	
	
		3.
		Aprendemos nas aulas de Administração e Mercado de Trabalho que cada uma das habilidades do Administrador são mais intensamente usadas, dependendo da posição que ele ocupe na hierarquia da empresa. Assim, podemos afirmar que um Administrador no nível operacional usa mais intensamente:
		
	
	
	
	
	
	
	
	 
	As habilidades técnicas.
	
	
		4.
		Após uma entrevista de seleção para a empresa Audax S.A., Theo Silva foi informado de que não seria admitido para o cargo de gerente por não possuir habilidades interpessoais e de comunicação fundamentais para desempenhar a função. Assinale a alternativa que contenha a razão pela qual a entrevistadora rejeitou a admissão de Theo Silva.
		
	
	
	
	
	
	 
	A sua experiência não demonstrava capacidade em trabalhar em equipe, dividir as informações com os outros e ensinar as pessoas a aprender.
	
	
		5.
		Para o desempenho de suas funções, como administrador de uma empresa, Pedro acreditava que era importante apenas desenvolver o seu bom senso e suas habilidades interpessoais e de comunicação. Você, como um bom administrador, sabe que, para que tenhamos um ambiente de trabalho de alto desempenho, isto não é suficiente. É preciso, além disso, desenvolver habilidades:
		
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Técnicas, conceituais e de decisão.
	
	
		6.
		Qual habilidade abaixo o administrador não precisa ter?
		
	
	
	
	 
	Capacidade de coerção.
	
	
	
		7.
		Letícia Junqueira é Gerente de Marketing de uma empresa multinacional, de grande porte. No desempenho de sua função, Letícia precisa diariamente usar as habilidades requeridas do Administrador. Podemos afirmar que, para bom resultado no cargo de gerente, Letícia:
		
	
	
	
	 
	Usa mais as habilidades humanas , as quais envolvem a capacidade de trabalhar e se comunicar com outras pessoas, entendendo-as, motivando-as e liderando-as.
	
	
		8.
		Em relação ao fato de ser especialista ou generalista, aprendemos nas aulas de Administração e Mercado de Trabalho e no livro didático que:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Os Administradores devem ser generalistas e sobre esta base construir uma especialização.
	
	
		1.
		O gestor generalista configura qual das seguintes situações?
		
	
	
	
	 
	visão global da empresa
	
	
		2.
		Letícia Junqueira concluiu seu Curso de Administração na Estácio e foi recentemente admitida na ALEDARAP LTDA como Gerente do Setor de Suprimentos. Ela aprendeu, nas aulas e no livro dos autores Heilborn e Lacombe, que a partir de agora:
		
	
	
	
	 
	Deverá evoluir em seus conhecimentos, pois a Administração é um campo vasto e constantemente há mudanças no ambiente e na tecnologia, que podem alterar os processos produtivos.
	
	
	
	
		3.
		As áreas comercial e de marketing estão relacionadas com as atividades cujo objetivo é captar e manter clientes. Seu principal foco é a satisfação do cliente, procurando influenciar seu comportamento e, assim, alcançar o propósito da organização. Essas duas áreas são responsáveis por diversas funções e atividades organizacionais. Assinale a alternativa abaixo que contenha somente funções diretamente relacionadas às atividades de marketing.
		
	
	
	
	 
	Pesquisa de mercado, produto, preço, distribuição, comunicação e vendas
	
	
		4.
		Aprendemos na aula online que a Administração está em todos os lugares e em todos os cantos do planeta. Esta afirmação reforça, de modo específico:
		
	
	
	
	
	
	 
	Que todos os empreendimentos humanos necessitam de Administração
	
	
		5.
		Vimos nas aulas de Administração e Mercado de Trabalho e no livro didático que os Administradores precisam ter uma grande experiência de vida para o bom desempenho de seu trabalho. Esta experiência de vida é alcançada:
		
	
	
	
	
	 
	Quando o Administrador procura fazer de cada dificuldade, de cada fato vivenciado, de cada situação, uma lição de vida.
	
	
		6.
		Sabemos o quanto o planejamento é importante para as organizações modernas, porisso o assunto é bastante estudado. Dentre as opções abaixo marque a qual refere-se aos tipos de planejamento:
		
	
	
	
	
	
	 
	Planejamentos estratégico, tático e operacional;
	
	
		7.
		João está trabalhando no setor de marketing de uma grande empresa e, para ser bem sucedido nesse setor, ele teve que realizar diversos cursos sobre o desenvolvimento de novos produtos, precificação e promoção de vendas. De acordo com essa descrição da atuação profissional de João, pode-se dizer que ele está se tornando cada vez mais um profissional:
		
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Especialista
	
	
		8.
		Clara Diniz assumiu recentemente o cargo de Diretora de Recursos Humanos da ALEDARAP LTDA. Clara quer mostrar sua competência e deseja fazer as coisas acontecerem na empresa, por meio da atuação de sua área. Para isso, Clara deverá:
		
	
	
	
	
	
	 
	Descobrir quais são os principais problemas que afetam os recursos humanos da empresa, buscar as soluções para os mesmos e implantar estas soluções.
		1.
		Marta é líder de uma equipe multidisciplinar. Nessa equipe, percebe-se que, em diversos momentos, existe uma passividade frente às orientações de Marta. Os liderados não são proativos e aguardam as ordens de Marta para agirem de acordo com o desejado. Essa situação pode ser considerada como um exemplo de um traço cultural do brasileiro, segundo Barros e Prates. Qual é o traço cultural exemplificado na situação acima?
		
	
	
	
	
	
	 
	Postura de Espectador.
	
	
		2.
		Dentre os diversos papéis desempenhados pelos administradores em uma organização, o papel de disseminador é caracterizado quando o gestor utiliza redes de comunicação interna para partilhar as informações com os subordinados. A partir da afirmativa, assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	
	
	
	
	
	
	 
	A sua atuação pode ser exemplificada por atividades como: reuniões formais ou informais com o grupo; telefonemas e e-mails informativos; divulgação de memorandos e newsletters.
	
	
		3.
		Uma das principais pesquisas sobre o estilo brasileiro de administrar foi realizada por Betânia Barros e Marco Aurélio Prates com 2.500 administradores brasileiros. Estes pesquisadores desenvolveram um modelo de interpretação da cultura brasileira segundo quatro grandes subsistemas: Indique a seguir quais são estes subsistemas.
		
	
	
	
	
	
	 
	O institucional, o pessoal, o dos líderes e o dos liderados
	
	
		4.
		Victor Hugo Soares é Administrador e é o Presidente da empresa ALEDARAP Ltda. Lidera uma equipe composta por duzentas pessoas. A área de Gestão de Pessoas identificou que em sua administração, as promoções são sempre influenciadas pelas relações pessoais e de confiança com pessoas de seu círculo de relacionamento. Assim, Victor Hugo não considera a meritocracia para conceder as promoções. Marque a opção que representa o traço cultural característico desse tipo de administrador brasileiro:
		
	
	
	
	
	 
	Paternalismo
	
	
		5.
		A empresa ALEDARAP Ltda. atua no mercado brasileiro de alimentação. A direção da empresa compõe-se de três diretores todos Administradores. A ALEDARAP tem um modelo de gestão que enfatiza a distância hierárquica entre os diferentes níveis organizacionais. Além disso, as decisões sempre de cima para baixo (descendentes) e os colaboradores devem cumpri-las sem questioná-las. Analisando este quadro, podemos afirmar que os Administradores da ALEDARAP apresentam o seguinte traço cultural, segundo a pesquisa de Barros e Prates:
		
	
	
	
	 
	Concentração de poder.
	
	
		6.
		Aprendemos nas aulas de Administração e Mercado de trabalho que alguns países possuem uma cultura individualista e pragmatista. Isso faz com que seu estilo de gestão se destaque pelo empreendedorismo e pela competitividade. Assinale um país no qual a gestão é caracterizada pelo empreendedorismo.
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Estados Unidos
	
	
		7.
		De acordo com Sobral e Peci (2008, p. 6), os administradores são classificados pelo nível que ocupam na organização e pelo âmbito das atividades pelas quais são responsáveis. Quanto ao nível institucional, eles podem administrar nos seguintes níveis:
		
	
	
	
	
	 
	Estratégico, tático e operacional
	
	
	
		8.
		Sobral e Peci (2008, p. 17) mostra que a cultura brasileira apresenta alguns traços do estilo brasileiro de se administrar; um deles é o Estilo Postura de Espectador. Identifique as características deste estilo, dentre os itens a seguir:
		
	
	
	
	
	 
	Reflete a passividade e conformação dos liderados perante o líder, pouca iniciativa.
	
	
		1.
		Letícia Junqueira, Diretora de Recursos Humanos da Empresa de Alimentos ALEDARAP, deseja desenvolver uma área na empresa, que consiga atender às necessidades do público interno, do público externo e da sociedade no entorno da fábrica. Ela sabe que é necessário atender aos anseios e expectativas de todos estes stakeholders. Aprendemos na disciplina de Administração e Mercado de Trabalho, que a expectativa da sociedade em relação às empresas atualmente está ligada à seguinte afirmação:
		
	
	
	
	
	 
	A sociedade hoje cobra um comprometimento das organizações com a responsabilidade social e com a ética.
	
	
	
	
	
		2.
		As organizações contemporâneas vivem em um ambiente de grande turbulência e dinamismo. Diante disso, analise as duas afirmações a seguir e marque a opção correta:
I) As transformações tecnológicas e as exigências do ambiente externo obrigam os administradores a desenvolver uma nova visão para as organizações.
II) As estruturas organizacionais procuram adotar modelos mais orgânicos, flexíveis, capazes de responder com eficácia e rapidez às exigências dos clientes e dos concorrentes.
		
	
	
	
	 
	As opções I e II estão certas;
	
	
	
	
		3.
		Quais as três categorias em que são divididos os dez papéis específicos do administrador, segundo Mintzberg?
		
	
	
	
	 
	Interpessoal, informacional e decisorial.
	
	
		4.
		Sabe-se que a importância da administração como campo de conhecimento teórico está relacionada à relevância das organizações para a sociedade contemporânea. Assinale a seguir a alternativa que contenha a justificativa mais adequada para essa afirmação.
		
	
	
	
	 
	As organizações permitem a realização de objetivos sociais, privados e nacionais e a possibilidade de realização a seus membros.
	
	
	
	
	
	
		5.
		Considere as seguintes afirmações:
1) Mesmo aqueles que não têm o objetivo de se tornar administradores, em algum momento de suas carreiras assumirão algumas responsabilidades de administração, nem que seja a de pequenos projetos, equipes ou grupos.
 2) O estudo da Administração é um valioso instrumento para a melhor compreensão dos processos administrativos e para o desenvolvimento das habilidades gerenciais.
Podemos afirmar que:
		
	
	
	 
	A segunda afirmação complementa a primeira afirmação.
	
	
	
	
	
		6.
		Em pesquisa destinada a compreender o papel dos administradores, Henry Mintzberg estudou um grupo de altos executivos em sua atuação diária. Quanto às suas conclusões, assinale a opção correta.
		
	
	
	
	 
	Os administradores têm pouco tempo para refletir antes de decidir e que suas atividades são muitovariadas, não rotineiras e de pequena duração. 
	
	
		7.
		Quando se fala em globalização, fala-se também em competitividade ou em organizações competitivas, algumas características marcantes da globalização pressionam as empresas a serem cada vez mais competitivas. São alguns exemplos das características do fenômeno da globalização, EXCETO:
		
	
	
	
	 
	A expansão de empresas locais, valorizando a cultural e identidade cultural local. Evitando a chamada diversidade cultural.
	
	
		8.
		O antigo modelo de administração ensinava aos administradores a estabelecerem rígidas normas de modo a estabelecer rotinas e padronizar os processos de trabalho, bem como igualar o comportamento humano nas organizações. A Globalização trouxe, em meio às suas muitas mudanças, um novo desafio para a administração. Hoje os administradores têm que saber lidar com a:
		
	
	
	
	
	
	 
	Diversidade cultural.
	
	
	
		1.
		Aprendemos que os líderes governamentais tornam-se cada vez mais preocupados com a competitividade econômica de suas nações. Esta preocupação deve-se ao seguinte fato:
		
	
	
	
	 
	A rede mundial de negócios está se conduzindo a uma competição sem precedentes nos mercados mundiais.
	
	
	
		2.
		A aula online ensinou que a globalização quebrou paradigmas, principalmente, nos aspectos relacionados à estratégia, à posição das empresas em relação ao mercado, e mudanças no perfil dos atores que atuam nas organizações. Para isso, a globalização contou com duas poderosas aliadas. São elas:
		
	
	
	
	 
	a tecnologia e a informação
	
	
		3.
		Aliada à tecnologia e à informação, a globalização quebrou paradigmas, principalmente, nos aspectos relacionados à estratégia, à posição das empresas em relação ao mercado, e mudanças no perfil dos atores que atuam nas organizações. Esta afirmação da aula online nos lembra que:
		
	
	
	
	
	 
	A globalização modificou o ambiente em que as organizações atuam, por ter modificado antigos conceitos.
	
	
		4.
		Aprendemos que a globalização é um fenômeno mundial irreversível e que apresenta algumas características. Assinale abaixo a característica da globalização em que se encaixa a criação do Mercosul:
		
	
	
	
	
	
	 
	Formação de espaços plurirregionais; internacionalização do sistema produtivo, do capital e dos investimentos.
	
	
		5.
		A aula online afirma que a mudança é o único aspecto constante do universo e que o sucesso organizacional é periclitante e provisório. Esta afirmação deve-se ao seguinte fato:
		
	
	
	
	
	Vivemos em um mundo mutável e turbulento.
	
	
	
	
	
	
		6.
		Aprendemos nas aulas de Administração e Mercado de Trabalho que o atual ambiente de negócios se caracteriza por instabilidade, incerteza e turbulências. Quanto ao atual ambiente de negócios, também podemos afirmar que:
		
	
	
	
	 
	Nele, a mudança é o único aspecto constante. - CORRETA
	
	
		7.
		Vivemos em um mundo mutável e turbulento. Por essas razões o sucesso é periclitante e provisório. Esta afirmação da aula online, no contexto da nossa disciplina, quer nos lembrar que:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	As mudanças são constantes e por isso o sucesso de ontem corre perigo e pode se transformar em fracasso amanhã.
	
	
		8.
		A globalização tem como uma de suas características a ênfase no conhecimento e não mais nas matérias primas básicas. Esta afirmação da aula online significa que:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	O sucesso das organizações hoje está atrelado ao conhecimento que ela domina.
		1.
		Vivemos diversas transformações da sociedade industrial para a sociedade do conhecimento. Marque abaixo a opção a qual refere-se ao modo de produção desta sociedade do conhecimento:
		
	
	
	
	 
	Produção flexível para um mercado global;
	
	
		2.
		A empresa XYZ é líder em seu mercado mas está enfrentando um grande desafio pela entrada de novos competidores no seu setor de atuação. O desafio torna-se ainda mais complexo, uma vez que a empresa XYZ não possui políticas de valorização e capacitação do seu pessoal. Baseado nos conhecimentos obtidos durante essa disciplina, indique o caminho que a empresa XYZ deve tomar para enfrentar esse desafio.
		
	
	
	
	 
	Deve valorizar o seu capital humano por meio de capacitações e de uma política de valorização do conhecimento, alavancando seu desempenho.
	
	
		3.
		Em um mundo onde a mudança acontece a uma velocidade crescente e vertiginosa, a informação e a tecnologia precisam ser plenamente utilizadas para obter a maior vantagem possível. Os complexos e variados desafios que preocupam as cúpulas das organizações hoje são, exceto:
		
	
	
	
	 
	Investir somente na redução de custos.
	
	
		4.
		Os avanços tecnológicos e as mudanças sociais trouxeram mudanças significativas para a sociedade. Quanto ao mercado de trabalho, na revolução da informação está se deslocando rapidamente do setor industrial para a:
		
	
	
	
	 
	economia de serviços
	
	
		5.
		Vivemos em uma sociedade na qual a única certeza é a constante e veloz mudança. Isto resultou em mudanças de paradigmas que afetaram as relações de trabalho, o perfil do emprego, o estilo de gerenciar etc. Quanto à mudança no perfil do emprego, podemos afirmar que na atualidade as organizações buscam por profissionais que possuam conhecimentos, habilidades e comportamentos que os tornem importantes para ela e contribuam para o sucesso. Assim, as organizações buscam por profissionais que possuam:
		
	
	
	
	 
	Empregabilidade
	
	
		6.
		Aprendemos em nossas aulas que o capital intelectual passou a ser o principal ativo das empresas na era do conhecimento. Qual das opções abaixo demonstra ações que focam o capital intelectual?
		
	
	
	
	 
	Investimento em desenvolvimento gerencial.
	
	
		7.
		A aplicação sistemática de conhecimentos científicos para um novo produto, processo ou serviço é chamado
		
	
	
	
	
	 
	tecnologia
	
	
		8.
		Em um mundo onde a mudança acontece a uma velocidade crescente e vertiginosa, a informação e a tecnologia precisam ser plenamente utilizadas para obter a maior vantagem possível. Os complexos e variados desafios que preocupam as cúpulas das organizações hoje são:
		
	
	
	
	 
	Como fazer alianças estratégicas com os concorrentes, como investir em novos produtos e ou serviços e como enfrentar competidores globais.
	
		1.
		Responsabilidade social é o grau de obrigações de uma organização em assumir ações que protejam e melhorem o bem-estar da sociedade na medida em que ela procura atingir seus próprios interesses. Refere-se ao grau de eficiência e eficácia que uma organização apresenta no alcance de suas responsabilidades sociais.  A organização socialmente responsável incorpora objetivos sociais em seus processos de planejamento. 
A partir do texto acima, julgue as seguintes afirmações:
A organização socialmente responsável não se preocupa com a eficiência e a eficácia no alcance de suas metas de responsabilidade social
porque
os objetivos sociais são incorporados nos processos de planejamento da organização socialmente responsável.
		
	
	
	
	
	
	 
	A primeira afirmação é uma proposiçãofalsa e a segunda é uma proposição verdadeira.
	
	
		2.
		"Utilização de recursos para atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras em atender as suas próprias necessidades." Este conceito refere-se a:
		
	
	
	
	
	 
	Sustentabilidade;
	
	
	
	
	
	
		3.
		O terceiro setor tem como objetivo prestar serviços de caráter público, que mobilizam um grande volume de recursos humanos e materiais a fim de estimular iniciativas voltadas para o desenvolvimento social. Classicamente este setor é abrangido pelas organizações voltadas ao interesse social. Classicamente as organizações que compõe esse setor são referenciadas como:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Organizações sem fins lucrativos e não governamentais
	
	
	
		4.
		McDonalds mudou a embalagem de seus sanduíches para que menos lixo fosse produzido. Eles também usam papel reciclado para entrega de seus produtos. McDonalds afirma que estão fazendo esses tipos de coisas, a fim de tornar a Terra um "lugar melhor para comer." A partir desta informação, podemos concluir que McDonalds acredita em
		
	
	
	
	
	 
	responsabilidade social empresarial
	
	
		5.
		Célia, sócia-diretora da empresa Paz e Amor, utiliza os recursos com eficiência para atender às necessidades atuais de sua empresa de modo que não comprometa a capacidade de gerações futuras. Podemos afirmar que Célia está adotando uma prática que visa:
		
	
	
	
	 
	Sustentabilidade
	
	
		6.
		Trata-se de uma comunidade de organizações que inclui hospitais, igrejas, escolas, museus, orquestras sinfônicas, corais, centros culturais ou de artes, entidades filantrópicas e beneficentes e outras milhares de organizações "locais, regionais, nacionais e mundiais" que visam objetivos de serviços sociais em oposto ao desempenho lucrativo das empresas. Sem falar nas organizações não governamentais (ONGs) que estão se proliferando no mundo moderno em atividades que vão desde preocupações ecológicas e ambientais a atividades relacionadas com educação, pobreza e assistência social. Peter Drucker nomeou como:
		
	
	
	
	 
	Terceiro setor;
	
	
		7.
		O Fênix S.A., empresa do ramo de alimentos, informa corretamente nas embalagens dos seus produtos, os ingredientes utilizados na sua fabricação, bem como o prazo de validade dos mesmos, visando à saúde e à segurança no consumo. Considerando os diversos stakeholders que devem ser atingidos pelas ações, a quem mais especificamente a Fênix S.A., neste caso, está dirigindo as suas ações?
		
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Aos consumidores 
	
	
	
		8.
		A empresa XYZ está procurando desenvolver sua atuação em termos de responsabilidade ampliando as chances de capacitação e de desenvolvimento de seus funcionários e aplicando as regras de ergonomia no mobiliário de suas unidades. Essas medidas configuram que aspecto da Responsabilidade Social analisado pelo Instituto Ethos?
		
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Público Interno
	
		1.
		A administração atual está revolucionando conceitos tradicionais e mandando para o museu muitas práticas consolidadas pelo tempo. Cada vez mais, o sucesso das organizações em um contexto globalizado e intensamente competitivo de negócios - como está ocorrendo nos dias de hoje - é consequência de uma administração:
		
	
	
	
	 
	Moderna, flexível, eficiente e eficaz
	
	
	
	
	
	
	
		2.
		As mudanças organizacionais não ocorrem isoladamente. Pelo contrário, ocorrem de maneira sistêmica e integrada, umas afetando as outras e provocando um poderoso campo de forças multiplicador. A respeito das mudanças estruturais é correto afirmar:
		
	
	
	
	 
	a) Afetam os órgãos, os departamentos, as redes de informações internas e externas, os níveis hierárquicos, etc, além de envolverem alterações no esquema de diferenciação e integração existente.
	
	
	
	
		3.
		A resistência das pessoas às mudanças organizacionais é tão comum quanto a própria necessidade de mudança. Ao decidir sobre qualquer tipo de mudança, o administrador se defronta naturalmente com a resistência das pessoas. As resistências podem ser consequências de aspectos lógicos, psicológicos e sociológicos. Sobre os aspectos sociológicos de resistências, é correto afirmar:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	c) É decorrente de interesses de grupos e valores sociais envolvidos. Os valores sociais são poderosas forças no ambiente e devem ser cuidadosamente considerados.
	
	
	
		4.
		As mudanças organizacionais podem ocorrer dentro de várias dimensões e velocidades. Podem ser restritas e específicas, como podem ser amplas e genéricas. Nesse sentido, a mudança indicada para organizações que têm muita pressa e urgência para mudar e que precisam alterar inteiramente seus rumos através de programas radicais é conhecida por:
		
	
	
	
	 
	c) Reengenharia
	
	
		5.
		As mudanças organizacionais podem ocorrer dentro de várias dimensões e velocidades. Podem ser restritas e específicas, como podem ser amplas e genéricas. Nesse sentido, a mudança indicada para organizações que pretendem melhorar seu desempenho de maneira suave e persistente, sem pressa e de maneira integrada e democrática envolvendo todas as pessoas é conhecida por:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	a) Programas de melhoria contínua e qualidade total
	
	
		6.
		O mundo está passando por transformações revolucionárias que mudam a maneira como as organizações operam e funcionam. A tecnologia está funcionando como verdadeiro desestabilizador das instituições em face do seu forte impacto inovador, desequilibrando as estruturas vigentes, solucionando muitos problemas e criando situações inteiramente novas. As dimensões de espaço e tempo transformam-se em conceitos de instantaneidade e virtualidade. De tal forma, são exemplos desses conceitos:
		
	
	
	
	 
	Informação online, empresas virtuais, just in time, fábrica enxuta e empresas virtuais.
	
	
		7.
		A resistência das pessoas às mudanças organizacionais é tão comum quanto a própria necessidade de mudança. Ao decidir sobre qualquer tipo de mudança, o administrador se defronta naturalmente com a resistência das pessoas. As resistências podem ser consequências de aspectos lógicos, psicológicos e sociológicos. Sobre os aspectos psicológicos de resistências, é correto afirmar:
		
	
	
	
	 
	b) É decorrente de atitudes e sentimentos das pessoas a respeito da mudança. Elas podem sentir medo do desconhecido, duvidar da liderança do gerente ou perceber que sua segurança pessoal no emprego está ameaçada.
	
	
	
	
		8.
		A nova ordem organizacional se desenha em ambientes altamente competitivos e de extrema instabilidade e incerteza, a ponto de algumas questões básicas quanto ao próprio objetivo organizacional estarem sendo colocadas incisivamente às organizações. Há bem pouco tempo, as organizações almejavam a liderança do mercado e as grandes margens de lucro. Já o presente tem-se revelado como a era da sobrevivência organizacional. Quanto ao futuro, a incerteza paira pelo ar. Diante da instabilidade gerada pelo ambiente, que posição deve adotar uma organização?
		
	
	
	
	 
	Aceitar a inevitabilidade da necessidade de mudança e adaptação.
	
	
	
		1.
		O Administrador deve pensar globalmente e agir localmente. Dentre os aspectos do administradorconsideramos conhecimento, habilidades, julgamento e atitudes. Marque a opção a qual retrata o item conhecimento:
		
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Princípios e idéias;
	
	
	
		2.
		Desde o início dos estudos de Taylor que culminaram na administração científica, os administradores cada vez mais tem que ser avesso ao risco. Hoje as empresas procuram administradores com as seguintes características:
		
	
	
	
	
	
	 
	Proativo, flexível e criativo.
	
	
		3.
		Segundo o estudo O Retorno da Educação no Mercado de Trabalho, divulgado em 28/01/2010, pela Fundação Getúlio Vargas, as profissões que estão no topo da lista de profissões mais bem remuneradas no Brasil são:
		
	
	
	
	 
	Médicos e administradores.
	
	
		4.
		Aprendemos na aula online que os bons administradores são uma mercadoria rara e os pacotes de remuneração refletem o valor que o mercado lhes atribui.  De acordo com esta afirmação, entendemos que:
		
	
	
	
	
	 
	Os profissionais de Administração são remunerados conforme o valor conferido a eles pelo mercado.
	
	
		5.
		Nossa aula online nos ensina que os administradores têm de lidar com pessoas com diferentes personalidades, experiências, conhecimentos e ambições, que precisam ser agregadas em torno de um objetivo comum. Esta afirmação se insere entre:
		
	
	
	
	 
	Os desafios da profissão do Administrador.
	
	
	
	
	
	
		6.
		Os administradores modernos possuem necessidades específicas e têm muitas cobranças. Dentre as opções abaixo todas são habilidades requeridas do administrador moderno, exceto:
		
	
	
	
	 
	Falta de determinação;
	
	
		7.
		Nossa aula online nos ensina que administrar é um trabalho difícil e exigente, pois os administradores que ocupam posições estratégicas e gerências muitas vezes têm que trabalhar mais de 40 horas por semana. Esta afirmação se insere entre:
		
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Os desafios da profissão do Administrador.
	
	
		8.
		A dinâmica e a complexidade do contexto empresarial colocam inúmeros desafios para o administrador. Assinale a opção que corresponde a um dos desafios enfrentados pelo Administrador na atualidade.
		
	
	
	
	 
	Tomar decisões difíceis no que tange à distribuição de recursos escassos.

Continue navegando