Buscar

MEU PORTIFÓLIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Centro Universitário Internacional
Uninter
GIOVANNA PRUDENCIO DA LUZ, RU. 1649109
PORTFÓLIO
UTA PEDAGOGIA 
Módulo C – Fase 1
 Relatório de Portfólio da UTA apresentado ao curso de PEDAGOGIA do Centro Universitário Internacional UNINTER.
Lages 2016
 
RESUMO:
No presente portfólio será abordado os jogos e brincadeiras na minha região com o objetivo de mostrar a importância de brincar e que não são necessárias muitas coisas para nos divertirmos, que podemos ser criativos dispondo daquilo que temos no momento, que todas as brincadeiras tem regras e que é preciso respeitá-las para que todos os participantes se divirtam e que seja prazeroso para todos. Trabalhar valores, tornar as crianças mais solidárias e mostrar o quanto é bom, divertido e importante brincar em grupos.
É através das brincadeiras tradicionais que as crianças ampliam os conhecimentos sobre si, sobre o mundo e sobre tudo que está ao seu redor. Elas manipulam e exploram os objetos, comunicam-se com outras crianças e adultos, desenvolvem suas linguagens, organizam seus pensamentos, descobrem regras, tomam decisões. Através deste estudo, buscamos enfatizar a importância do resgate dos jogos e brincadeiras da minha regiões, além de proporcionar à criança o conhecimento de sua cultura, e da cultura do tempo de seus pais e avós. Ela traz consigo certa bagagem cultural do meio onde vive, e isso não deve ser deixado de lado pela escola e principalmente por seus professores. Através desta concepção, torna-se necessário que o professor conheça e contemple no seu planejamento como subsídio o resgate de brincadeiras tradicionais exercendo papel fundamental na formação do sujeito e da sua personalidade. Pois é através do faz de conta, dos jogos em grupo, e do brincar, que a criança desenvolve solidariedade grupal, cria condições desafiadora para ela, elabora sentimentos, fantasias, angustias, medos, aprende a se relacionar com o mundo e a se apropriar da história do grupo social de que faz parte e da história da humanidade.
PALAVRAS-CHAVES: Brincar, Cultura, Jogos, Tradição.
 Brincar tem uma grande importância nos processos de desenvolvimento humano. O brincar facilita o crescimento e, portanto, a saúde; O brincar conduz aos relacionamentos grupais na forma de comunicação na psicoterapia; Finalmente, a psicanálise foi desenvolvida como forma altamente especializada do brincar, a serviço da comunicação consigo mesmo e com os outros. É através das brincadeiras tradicionais que as crianças ampliam os conhecimentos sobre si, sobre o mundo e sobre tudo que está ao seu redor. Muitos não conseguem entender, ou ignoram, mas as brincadeiras de infância são o reflexo dos desafios da vida adulta. E é através da brincadeira que a criança aprende a desenvolver as dificuldades que um dia irá passar.
Atualmente vivemos, em uma sociedade capitalista e violenta em que as crianças, já não vivenciam mais brincadeiras de outras épocas. Grande parte das brincadeiras tradicionais que encantavam e faziam parte do cotidiano de várias gerações de crianças estão desaparecendo na atualidade devido às transformações do ambiente urbano, onde a influência da televisão, dos jogos eletrônicos e principalmente da internet, tiram o interesse das brincadeiras de rodas e jogos em grupos. A maioria das crianças prefere jogar vídeo game o dia todo, assistir tv, passar 24 horas na internet, ou seja as crianças de hoje em dia não saem da porta pra fora. Mas não sabem o quanto é prejudicial para a saúde ficar o dia todo jogando no computador, celular, etc. Pois pode ocasionar problemas na visão, entre outros problemas. Por isso é essencial que as escolas tenham uma preocupação maior em priorizar esse tipo de ensino, por que brincando também aprende.
CONCLUSÃO:
Ao concluir o assunto desse portfólio, vimos a importância do brincar para o desenvolvimento global, seja de que tipo for a brincadeira, é o meio natural da criança se auto expressar, já que permite libertar os sentimentos e descontentamentos, por meio da utilização do brinquedo. 
As brincadeiras servem como instrumento de estruturação do indivíduo. Elas não trabalham apenas uma capacidade, mas várias, como percepção motora, equilíbrio e orientação espacial.
A falta de tempo dos adultos tem contribuído fortemente para as crianças ficarem mais tempo no videogame. Uma solução é fazer os meninos conviverem mais com outros meninos, levar as crianças para os parques, para a natureza, tentando reconquistar o espaço de direito da criança com a naturalidade das coisas e restabelecer o equilíbrio para o ser humano.
Por isso que essencial que os pais e as escolas tenham uma preocupação maior em priorizar as brincadeiras, esse é um modo de ensino, por que brincando também aprende.

Continue navegando