Buscar

Resumo aula inflamação 1

Prévia do material em texto

Resumo aula inflamação
Conceitos: 
Resposta protetora que envolve células do hospedeiro, vasos sanguíneos, proteínas e outros mediadores e destinada a eliminar a causa inicial da lesão celular, bem como as células e tecidos necróticos que resultam da lesão original e iniciar o processo de reparo.
A inflamação realiza sua função protetora diluindo, destruindo ou neutralizando os agentes nocivos (p. ex., micróbios e toxinas).
É a reação local dos tecidos à agressão, seja ele antigênico (bactéria, fungo) ou não (arranhão, queimadura). Caracterizado pela produção de mediadores inflamatórios e movimentação de líquidos e leucócitos do sangue para os tecidos extravasculares.
Moléculas e células que exercem papéis importantes na inflamação: Proteínas plasmáticas; Leucócitos do sangue; Células da parede vascular; Células da matriz extracelular. A inflamação é uma resposta protetora do hospedeiro a invasores estranhos e tecidos necróticos, porém ela mesma pode causar lesão tecidual.
Os principais componentes da inflamação: Reação vascular; Resposta celular; ambas são ativadas por mediadores derivados das proteínas plasmáticas e de várias células.
As etapas da resposta inflamatória podem ser lembradas como os cinco “R”: reconhecimento do agente lesivo recrutamento dos leucócitos remoção do agente regulação (controle) da resposta resolução (reparo)
Etapas fundamentais: 
Alterações do calibre vascular (aumento do fluxo sanguíneo);
Emigração dos leucócitos (acúmulo de células no foco da lesão); 
Alterações estruturais da microvasculatura (Emigração das proteínas plasmáticas). 
 Sinais cardinais da inflamação
Calor; Rubor; Tumor - Alterações vasculares e recrutamento das células 
 Dor; Perda da função - Elaboração do mediador e da Lesão mediada por leucócitos.
 Fases da inflamação
Fase Irritativa: é a fase que perdura por toda a inflamação, caracterizada pela liberação de mediadores químicos decorrente da ação do agente agressor nos tecidos. 
Fase Vascular: consiste no aumento da permeabilidade do vaso e vasodilatação. 
Fase Exsudativa: caracterizado pela formação de exsudato celular e plasmático, oriundo do aumento da permeabilidade do vaso. 
Fase Degenerativa-Necrótica: fase em que evidenciam células mortas, necrosadas e produtos de degeneração.
Fase produtiva-reparativa: multiplicação de células e reparação tecidual. O local lesionado pode regenerar (mesmo tipo de célula) ou cicatrizar (tecido fibroso). Essa é a fase final que visa recompor o tecido lesionado.
Classificação da inflamação quanto ao tempo de duração: 
• Inflamação aguda (Curta duração e inespecífica) 
• Inflamação crônica (Longa duração e específica)

Continue navegando