Buscar

CINESIOTERAPI2

Prévia do material em texto

CINESIOTERAPIA
	
	Simulado: SDE0058_SM_201401119476 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): FABIANA ANSELMO CARNEIRO
	Matrícula: 201401119476
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 28/10/2015 22:44:22 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201401833419)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao conhecermos a " Mobilização Passiva" - recurso aplicado pelo Fisioterapeuta sem a participação mecânico motora do paciente - aplicamos sobre os seguintes tecidos: pele, gordura, fascia, articulação, músculo, cápsula, ligamento, tendão, artéria, veia, vaso linfatico, cartilagem e nervo. A ciência comprova que seus objetivos são:
		
	 
	Manter a extensibilidade e a flexibilidade dos tecidos moles.
	
	Minimizar a circulação e a dinâmica vascular
	
	Aumentar a força e a resistência muscular.
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Recuperar somente a elasticidade dos tecidos moles.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401883663)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Um teste para indicar encurtamento dos flexores de quadril é avaliá-lo em pé e analisar a curvatura da lombar, após pede-se que o paciente fique ajoelhado e verifica-se se a curvatura se mantém, caso ela aumente, significa um encurtamento dos flexores de quadril. Em relação ao encurtamento muscular e exercícios de alongamento, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	O alongamento estático não ocasiona alterações na perfomance muscular e, realizado antes do exercício, pode prevenir lesões e a dor muscular tardia.
	
	Os fatores que afetam a flexibilidade são o sedentarismo, a imobilidade prolongada, a prática de atividades repetitivas e, no caso dos músculos isquiotibiais, a permanência prolongada na postura sentada, podendo causar alterações na mecânica dos membros inferiores e coluna vertebral.
	
	Quando o comprimento do sarcômero em toda a extensão da fibra muscular torna-se muito pequeno em relação ao comprimento ótimo, a capacidade de gerar tensão máxima diminui consideravelmente, ge¬rando o encurtamento muscular. Desta forma, a força gerada pela contração muscular depende da quantidade de pontes cruzadas entre os filamentos de actina e miosina no interior dos sarcômeros. Portanto, um músculo bem alongado pode ser um músculo forte.
	 
	O maior ganho da flexibilidade proporcionado pela associação do calor seria explicado pelo aumento da extensibilidade das fibras colágenas, diminuição da viscosidade e tensão tecidual, favorecendo o relaxamento das propriedades mecânicas do músculo, diminuindo, assim, o espasmo muscular.
	
	Técnicas de alongamento com Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva caracterizam-se pelo uso de contração muscular ativa com o objetivo de ocasionar inibição autogênica do músculo alongado. Quando aplicada, ocorre relaxamento muscular reflexo que, associado com alongamento passivo, promove aumento no ganho de amplitude de movimento.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401780350)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um paciente de 65 anos com diagnóstico de AVE encontra-se internado na unidade de terapia intensiva(UTI). O paciente está sedado, mas estável clinicamente.Deverá ser realizado, com o objetivo de manter as amplitudes de movimento e amenizar os efeitos da imobilização, o exercício do tipo:
		
	
	movimento ativo-resistido
	
	movimento ativo-livre
	 
	movimento passivo
	
	movimento ativo-assistido
	
	movimento auto passivo
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401782075)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A cinesioterapia utiliza exercícios, com caráter terapêutico, classificados de acordo com a forma pela qual cada exercício é proposto. Para tanto, distinguem-se dois grupos elementares de exercícios, os exercícios passivos e os exercícios ativos, assim descritos: I) Os exercícios passivos são executados por uma força externa e exigem prévio relaxamento do paciente. II) Nos exercícios passivos não deve haver contração muscular voluntária. III) Os exercícios ativos não exigem contração muscular voluntária para serem executados. IV) Nos exercícios ativos-livres, o movimento deve ocorrer eliminando-se a ação da gravidade. V) Nos exercícios ativos-resistidos, o movimento deve vencer, essencialmente, a resistência externa oferecida. É correto apenas o que se afirma em:
		
	 
	I, II, IV
	 
	I, II,III
	 
	III, IV, V
	 
	II, III, IV
	 
	I, II, V
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401176037)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Todo movimento para ocorrer necessita de assistência. Isso, em outras palavras é a osteocinemática, ou movimento fisiológico, e artrocinemática, ou movimento acessório. Seguindo esses conceitos marque a alternativa correta.
		
	 
	A artrocinemática é enfatizada na terapêutica manual entendendo-se que esta livre, a osteocinemática tem como ocorrer sem restrições maiores.
	
	Tanto a osteocinemática como a artrocinemática enfatizam movimentos ativos e passivos que só farão parte da terapêutica quando o paciente não apresentar mais limitação de ADM.
	
	A osteocinemática é somente caracterizada nas condições de alongamento muscular, não tendo outras possibilidades técnicas.
	
	A osteocinemática facilita a execução dos movimentos articulares enquanto a artrocinemática aumenta a tensão muscular que permite o movimento do segmento.
	
	A artrocinemática só ocorre quando gerada passivament, não havendo possibilidades de ocorrer de outra forma, dentro do movimento ativo.

Continue navegando