Buscar

trabalho metodologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

10 – Direito ao trabalho em condições justas
O trabalho é essencial ao ser humano, sendo reconhecido como um direito individual e um dever social. Além de ser responsável pela desenvoltura da capacidade física e intelectual de uma pessoa,ele também pode ser visto como um meio de retribuição de cada um por tudo que se recebe dos demais. 
Até a Idade Média, o trabalho era visto como algo voltado apenas a quem não tivesse boas condições financeiras, pois quem nascesse financeiramente bem, vivia gozando de luxos e não trabalhava. Já na sociedade moderna, essa concepção de trabalho sofreu alterações e desde as revoluções burguesas ele assume um valor moral e social e quem não o exercia poderia ter sua dignidade afetada, sendo considerado ocioso e até mesmo vagal.
Porém, esse conceito imposto à sociedade não é justo, pois excluem as faltas de oportunidades de emprego às pessoas. Antes que as pessoas se julguem quanto ai exercício de trabalho, é necessário, primeiramente, proporcionar oportunidades do mesmo a todos. Entretanto, o âmbito social e governamental adotou a política neoliberal, a qual visa mais os objetivos econômicos do que os sociais.
O trabalho pode ser um meio de realização do ser humano, nunca devendo ser visto como instrumento de exploração. Deve-se existir uma remuneração justa, a qual proporcione dignidade e satisfação de necessidades individuais. Logo, todas as formas de trabalho são igualmente merecedoras de respeito, já que contribuem de alguma forma, para o melhor convívio social.
11 – Direito de participar das riquezas
O ser humano não cria a natureza, pois ao nascer já se depara com ela e a utiliza em prol de seus interesses. A riqueza é fruto de sua exploração e deve ser distribuída de maneira justa. 
Todavia, essa ideia só é presente na teoria, pois na prática a distribuição de bens é feita de forma desigual. Enquanto uma parte da população ostenta riquezas, gasta dinheiro com coisas desnecessárias, desperdiça e enxerga apenas a sua situação e condição financeira, outra grande parte da população luta para conquistar o mínimo para viver de forma digna.
Existem muitos casos de pessoas que se enriquecem mais às custas alheias do que pelo trabalho em si. Além de ser uma atitude totalmente desonesta, contribui que o índice de desigualdade se eleve. É triste e lamentável a realidade em que vivemos, a qual poucos possuem muito e muitos possuem pouco, ou até mesmo nada.
Como o contexto atual se baseia em capitalismo, a maior parte das pessoas visa satisfazer seus interesses econômicos próprios e se esquece de que há quem não tenha se quer essa opção.
Um exemplo de desligamento social quanto às origens de riqueza está direito à herança. Enquanto um recém-nascido já nasce dono de um grande patrimônio e tem sua renda assegurada pelo fato de ser filho de família rica, outro já nasce pobre e sem perspectiva de vida, pelo fato de ser filho de família pobre.
Para que se possa amenizar essa situação, é necessário garantir a todos os seres humanos, no momento em que nascem, igual oportunidade de acesso às riquezas e também que não exista concentração de bens nas mãos de poucos e sim que sejam igualmente distribuídos. Por fim, a educação é imprescindível. Desde a infância é necessário ensinar as crianças a não super-valorizarem riquezas pois fato de alguém ser rico não o torna melhor do que outro.
12- Direito à Educação 
A educação é um processo fundamental para aprendizagem, desenvolvimento e discernimento das pessoas. Ela torna as pessoas mais preparadas para o convívio social, já que proporciona aos indivíduos maior facilidade de compreensão das diferenças entre eles. Logo, a educação é algo que é de direito e interesse de todos.
É um processo que se inicia com o nascimento do homem e com o passar do tempo vai se aprimorando. Ao primeiro momento, a educação está associada à família ou ao meio social em que a criança nasceu chamada de educação informal. Já a educação formal é aquela dada nas escolas, as quais podem ser de ensino público ou privado. O que não se deve fazer é distinguir uma da outra, pois todas devem ser iguais e possuírem as mesmas oportunidades.
A educação deve ser prioridade de todos os governos já que é através dela que as pessoas se tornarão úteis ao meio social. Com a ênfase educacional, muitos conflitos desapareceriam, pois haveria o preparo das pessoas para a convivência e maior participação de decisões de assuntos de interesses comuns.
13- Direito à saúde
O direito à saúde é fundamental para a vida das pessoas, sendo garantido na Constituição Brasileira. Para a grande maioria das pessoas a saúde está ligada as possíveis doenças que alguém pode desenvolver. Entretanto, o conceito de saúde vai muito além disso e pode ser classificado como o estado de completo bem-estar físico, psíquico e social. É necessário levar em conta aspectos que se relacionam com a saúde, tais como: condições ambientais, condições de moradia, condições de trabalho e alimentação. Todos esses fatores devem ser analisados e garantidos para uma vida saudável de uma pessoa.
Também é necessário que o governo exerça sua função nesse assunto trabalhando para evitar a incidência, contágio e proliferação de doenças. Investimentos em hospitais, postos de saúde, vacinações, cuidados com a qualidade da água fornecida às pessoas, entre outros fatores que garantam vida saudável para a população.
Referente ao capítulo 13:Se direito à saúde é também um direito universal, é justo o tratamento oferecido para usuários de drogas e o apoio financeiro às famílias dos mesmos?

Outros materiais