Buscar

Portfolio A Escola e os Tipos de Inclusão 1

Prévia do material em texto

ESCOLA E OS TIPOS DE INCLUSÃO 
 
UNINTER
Resumo
. 
Mas as escolas inclusivas estão surgindo e se propagando para atender da melhor forma todos os alunos com condições especiais de ensino no ensino regular de ensino. Este tipo de escola vem trazendo mecanismos importantes para poder atender aluno inclusivo de forma clara e eficiente, trazendo resultados positivos para seu processo de ensino e aprendizagem. 
Palavras-chave: Inclusão. Transtorno. Educação.
	A educação inclusiva é uma modalidade de ensino que visa inserir alunos portadores de necessidades especiais no sistema regular de ensino. Com a finalidade de garantir a todos os estudantes o direito a educação de maneira igualitária e sem preconceito.
	Este tipo de ensino tem sido bastante discutido e modificado com o passar dos anos, desde a antiguidade onde os portadores de deficiência eram vítimas de preconceito e excluídos da sociedade. Até a passagem de períodos de adaptação nos grandes centros de reabilitação e internação, onde os alunos especiais começaram a ser inseridos cautelosamente na sociedade. Obtendo assim o direito a educação especial para que de fato se sentissem membro ativo da sociedade em que viviam. 
A escola tem um papel muito importante neste processo de educação, porque é nela que se desenvolvem todos os processos de uma educação inclusiva. É neste tipo de instituição que se garante uma qualidade de ensino igualitária e sem preconceitos.
Em pesquisa a escolas do município, me deparei com a situação de dois alunos que foram recentemente diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), e fui à busca de informações sobre o dia-a-dia destes alunos após o diagnóstico na unidade de ensino..
Os sintomas do transtorno são identificados na infância geralmente na escola pelos profissionais de ensino que acompanham os alunos. Os professores percebem certa falta de interesse, atenção dos alunos na realização de atividades simples propostas a eles. Este transtorno não tem cura, porém existem tratamentos com profissionais especializados para controlar as reações do TDAH.
O papel do professor e da família para o desenvolvimento destes alunos é de grande importância. No momento em que eles assumem o papel de contribuir para formação humana deste aluno, passam a ter um empenho maior em tornar esta criança em um adulto promissor. O educador deve reforçar o que há de melhor da criança, conversar e saber o que aquele educando esta sentindo, se está confortável naquele momento, não deve esperar perfeição, não cobrar resultados imediatos e deixar esse aluno à vontade no processo de ensino.
O professor deve usar de técnicas para trazer a atenção deste aluno para sala de aula, como deixar ele longe de portas e janelas, algo que o faça distrair com facilidade. Em relação a conteúdo deve ser breve e claro, deve estabelecer regras para estimular e desafiar o aluno a entregar a tarefa. 
A escola, pais e professores devem trabalhar juntos para que o processo de ensino do aluno seja positivo. Porque toda criança tem o direito de aprender e vivenciar da melhor maneira seus anos escolares, O transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é desafiador, porém com estratégias aplicadas diariamente, com certeza a compreensão e o aprendizado será facilitado e todo processo de ensino e aprendizagem irá ser completado com sucesso. 
Referências 
BRASIL. Declaração de Salamanca e de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: UNESCO, 1994.
Brasil, Cartilha da Educação Inclusiva, Ministério da Educação, Rio de Janeiro, 2008.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 7. Ed. Rio de Janeiro: WVA, 2006.

Continue navegando