Buscar

Prévia do material em texto

Tipo Ictericia
Ictericia fisiológica
Manifesta-se 48 a 72 horas após o nascimento.
O nível sérico de bilirrubina atinge 4 a 12 mg/dl em torno do 3° ao 5° dia após nascimento
A icterícia fisiológica desaparece ao final do 7° dia.
Cinco condições podem causar a icterícia fisiológica são: circulação hepática diminuída, carga de bilirrubina aumentada, captação hepática de bilirrubina plasmática reduzida, conjugação da bilirrubina diminuída e exceção da bilirrubina diminuída (KENNER, 2001).
Ictericia Patológica 
Ocorre dentro das primeiras 24 horas após o nascimento pode se originar de condições como incompatibilidade sanguínea ABO ou Rh; anormalidades hepáticas, biliares ou metabólicas ou infecção. (KENNER ,2001).
Ictericia do leite materno(ILM)
Niveis elevados da enzima beta-glucuronidase no leite materno, aparece quando a icterícia fisiológica cede. (após o 7º dia).
	
Ictericia Associada à amamentação (IAA).
Se correlaciona com o padrão de amamentação do neonato. A causa sujacente da IAA é uma ingestão calórica deficiente que leva a um transporte hepático e remoção da bilirrubina corporal do reduzidos
Em geral manifesta-se 48 a 72 horas.
Complicações
De acordo com HARRISON (2002), níveis de bilirrubina sérica não conjugada de aproximadamente 20 mg/dl ou mais podem levar a encefalopatia bilirrubínica ou Kernicterus , no qual a bilirrubina atravessa a barreira hematoencefálica imatura e precipita nos núcleos da base e em outras áreas cerebrais. As conseqüências variam de déficits neurológicos marcantes até a morte.
Referencias Bibliograficas:
_ HARRISON,T.R.et AL. Medicina Interna 15 ed.Vol.2. Rio de janeiro: c Graw Hill,2002.
_ KENNER, Carole. Enfermagem neonatal. 2 ed. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Editores,2001.
_WHALEY, Lucille F< WONG , Donna L. Enfermagem Pediatrica: elementos essenciais à intervenção efetiva. 5ed. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 19999.