Buscar

A Meditação Transcendental

Prévia do material em texto

HISTÓRICO 
A meditação transcendental é uma técnica simples que não requer esforços para sua pratica e aproveita-se de impulsos naturais do corpo humano para o relaxamento. Também é livre de crenças, dogmas e não requer alguma alteração de vida, ou seja, é uma técnica permissiva a todas as religiões e culturas. Sendo recomendada a praticada entre 15 a 20 minutos duas vezes ao dia. 
A origem da meditação transcendental procedente da linha do mestre védico (técnica indiana de iluminação pessoal) Adi Shankaracharya, que nasceu como Shankara, em torno de 788 d.C., sua família era Brâmane e morava na vila Kaladi de Kerala. Sua história de vida relata que Shankaracharya possuía grande inteligência desde criança e já dominava todos os Vedas e Vedantes e também conseguia recitar os poemas épicos e puranas de cor.
O grandioso sábio desta linha (védico) de mestres foi Swami Brahmananda ou “Guru Dev”, que foi o mestre do guru Maharishi Mahesh Yogi, mais conhecido popularmente por Mahesh, que além de sábio era um físico e matemático. 
Os detalhes do inicio da vida de Mahesh não são tão claros, mas acredita-se que ele nasceu no dia 12 de janeiro de 1917 em Mahesh Prasad Varma. Sua família era Hindu, da classe de casta Kshatriya da aldeia de Chichi, na Índia. Na juventude Mahesh trabalhou em fábricas e trabalhos manuais. Ele recebeu um mestrado em Física na Universidade de Allahabad em 1942. Era pessoa muito espiritual que viajou para o Himalaia e acabou tornando-se um discípulo de Swani Brahamanada Saraswati, que lhe deu o titulo de “Maharishi”, que significa “grande vidente”. Após a morte de Brahamanada em 1952, fontes revelam que Mahesh passou algum tempo no Himalaia em meditação profunda. Posteriormente Maharishi saiu do norte do himalaia e foi para o Ocidente, em torno de 1953, com o intuito de divulgar o conhecimento védico para o mundo, pois tinha como objetivo trazer uma nova consciência do ser humano na “época de caos” em que vivemos. Em 1955, ele organizou o movimento de Regeneração Espiritual na Índia e realizou sua primeira turnê pelo mundo em 1959. Maharishi escreveu seu livro “ciência do Ser e a arte de viver” em 1963, que retrata a ciência do Ser como a investigação sistemática da realidade última do universo.
No início o interesse por esta tecnica de meditação transcedental cresceu lentamente, mas após a divulgação da banda de rock britânico, The Beatles, que lidera a revolução da contracultura dos anos 60, estava estudando com o próprio Maharishi, a repercurção da meditação cresceu de uma maneira surpreendente, ganhando milhares de adeptos.
	O primeiro contado dos membros dos Beatles com Maharishi foi durante sua turnê em Londres, em 1967. Isto ocorreu em um periodo que os membros estavam passando por uma transformação em sua música, sua carreira e suas vidas. De forma individual eles procuravam respostas para as questões maiores da vida, que não se encontravam com a fama, dinheiro ou drogas. 
	Encantados com a apresentação de Maharishi, os The Beatles e outras celibridades, como: Donovan Leitch, Mike Love dos Beach Boys e a atriz Mia Farrow e sua irmã Prudence, viajaram para o centro espiritual do Maharishi em Rishikesh, Índia, em fevereiro de 1968. Afirma-se que tal experiência tirou os Beatles de sua rotina musical e inspirou seu álbum conhecido popularmente com The White Album (O Álbum Branco).
	A visita foi interrompida com muitos dos Beatles deixando o centro por diferentes razões. Ringo Starr saiu depois de alguns dias, sentindo indigestão pela comida indiana picante. John Lennon e Paul McCartney foram embora depois de três semanas, desiludidos com o Maharishi devido a alegações de que ele demonstrara interesse lascivo por uma das convidadas e por um sentimento de que o Maharishi estava mais focado em buscar seu investimento na organização. George Harrison permaneceu no centro por várias semanas antes de retornar à Inglaterra. Anos depois, as alegações contra o Maharishi foram constatadas falsas e os Beatles se desculparam. 
	O relacionamento dos Beatles com o Maharishi despertou o interesse de muitas outras celebridades que buscavam iluminação, incluindo Mick Jagger dos Rolling Stones, o ator Clint Eastwood, o comediante Andy Kaufman, o diretor David Lynch e o mágico Doug Henning.
	O programa de Meditação Transcedental-Sidhis, que o Maharishi desenvolveu por volta de 1970, enfatizava os benefícios acumulados de grupos de pessoas que meditavam ao mesmo tempo. Apelidado de "Efeito Maharishi", o programa pretendia criar uma consciência coletiva que suprimiria alguns dos principais problemas da sociedade de crime, violência e acidentes. Conforme o desenvolvimento da MT progrediu, o Maharishi adotou os antigos Textos Védicos, ensinamentos que ele aprendeu com seu mestre, Brahmananda Saraswati, para formar um programa chamado Ciência Védica Maharishi (MVS). O MVS inclui as técnicas de treinamento de TM e TM-Sidhi integrando suas técnicas à vida cotidiana. Os ensinamentos foram aplicados a áreas da saúde, matemática, engenharia, formas clássicas da música indiana e métodos para produzir alimentos frescos e orgânicos.
	Em 1968, Maharishi anunciou o fim de sua atividade pública e deixou a operação do centro (de meditação transcedental) para sua equipe. Depois de problemas fiscais com o governo indiano, ele mudou sua sede para Seelisberg, na Suíça. A partir daí, ele expandiu as operações para os Estados Unidos, estabelecendo a Universidade Internacional Maharishi, em Los Angeles, em 1971, mais tarde transferindo-a para Fairfield, Iowa. 
	De acordo com os materiais promocionais da organização, o movimento de Regeneração Espiritual treinou mais de 40.000 professores, ensinou mais de 5 milhões de pessoas, abriu milhares de centros de ensino e fundou ou se associou a centenas de escolas, faculdades e universidades. Os ensinamentos do Maharishi atraíram especialmente os americanos. 
	Em meados de 1970, o movimento evoluiu para a exigência de treinamento corporativo. Organizações e empresas profissionais começaram a adotar métodos de treinamento em TM e fornecer treinamento para seus funcionários. Desta forma o Maharishi e os instrutores de sua organização desenvolveram novas técnicas de meditação voltadas para a área corporativa.
	Para a comprovação da eficácia da meditação foram realizados diversos estudos científicos que forneceram resultados positivos da meditação com relação a saúde mental e produtividade das pessoas.
	Em torno de 1990, o Maharishi mudou sua sede internacional para um antigo monastério franciscano em Vlodrop, Holanda. Onde fundou a Maharishi European Research University (MERU) e o movimento se transformou no novo milênio, espalhando seus ensinamentos através de um canal de televisão e da Internet em 22 idiomas e 144 países. 
	Maharishi Mahesh Yogi começou a sofrer de insuficiência renal e pâncreas, em 1991, contudo tais informações foram mantidas em segredos por algum tempo, nas duas décadas seguintes sua saúde continuou a piorar. Já em 2005, ele se isolou em uma pequena parte de sua residência em Vlodrop. Em 12 de janeiro de 2008, seu nonagésimo aniversário, Maharishi renunciou aos seus deveres oficiais no movimento, afirmando que planejava passar o resto de sua vida estudando os antigos textos indianos, meditando e descansando. Em 5 de fevereiro de 2008, ele morreu pacificamente em seu sono de causas naturais. 
	Através de seu trabalho, a antiga tradição indiana de meditação espiritual foi disponibilizada para o mundo. Ele legitimou a prática da meditação como um tratamento de saúde viável, elevando-a de uma prática de mística para um programa de saúde cientificamente apoiado. Onde nos dias atuais ainda são utilizadas as mesmas técnicas que eram usadas desde sua origem.

Continue navegando