Buscar

atividade psicologia da educação

Prévia do material em texto

Com a pretensão de descrever e explicar os comportamentos humanos nas diferentes fases da vida, a Psicologia do Desenvolvimento propõe-se a explicar como [...] a partir de um equipamento inicial (inato), o sujeito vai sofrendo uma série de transformações decorrentes de sua própria maturação (fisiológica, neurológica e psicológica) que, em contato com as exigências e respostas do meio (físico e social), levam à emergência desses comportamentos (RAPPAPORT; FIORI; DAVIS, 1981, p. 3). Dessa forma, muitos são os procedimentos e métodos científicos que podem ser adotados nas pesquisas para que essas pretensões sejam alcançadas. Portanto, embasado nesse contexto, a nossa ciência pretende:
I. Observar e descrever os fenômenos (exemplo: choro, agressão, linguagem, solução de problemas, etc.).
II. Descrever e aprofundar os fenômenos que atuam no comportamento do ser humano em sociedade, no âmbito individualista.
III. Explicar os fenômenos. Explicar quais os processos subjacentes, quais os mecanismos psicológicos, internos, que atuam para possibilitar o aparecimento destes fenômenos comportamentais.
IV. Explicar o comportamento, onde os processos subjacentes e os mecanismos psicológicos internos atuam para possibilitar o aparecimento destes fenômenos no comportamento humano e social.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II e IV, apenas.
b. I, apenas.
c. I e III estão corretas.
É preciso, nesse sentido, conhecermos os principais procedimentos utilizados em suas pesquisas, bem como termos clareza dos desafios enfrentados. Dessa forma, buscar alguns dos procedimentos mais empregados, vislumbrando suas vantagens e desvantagens, são alguns dos desafios que se impõem para essa área do saber psicológico. Com a pretensão de descrever e explicar os comportamentos humanos nas diferentes fase da vida, a Psicologia do Desenvolvimento propõe-se a explicar como [...] a partir de um equipamento inicial (inato), o sujeito vai sofrendo uma série de transformações decorrentes de sua própria maturação (fisiológica, neurológica e psicológica) que, em contato com as exigências e respostas do meio (físico e social), levam à emergência desses comportamentos, onde os dois quesitos são: a)Observar e descrever os fenômenos (exemplo: choro, agressão, linguagem, solução de problemas, etc.). b) Explicar os fenômenos. Explicar quais os processos subjacentes, quais os mecanismos psicológicos, internos, que atuam para possibilitar o aparecimento destes fenômenos comportamentais. (RAPPAPORT; FIORI; DAVIS, 1981, p. 3). Dessa forma, muitos são os procedimentos e métodos científicos que podem ser adotados nas pesquisas para que essas pretensões sejam alcançadas.
d. III, apenas.
e. I, II e III estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: I e III estão corretas..
Um aluno que apresenta comportamentos para livrar-se de uma possível punição (contingência de reforço negativo) e deixa de ter comportamentos inadequados, por estar sob controle de possibilidade de que seus comportamentos sejam sequenciados com consequências aversivas (contingência de punição positiva), ou ainda deixa de exibir comportamentos inadequados para não perder consequências gratificantes (contingência de punição negativa), está sob controle de aspectos que não são produzidos naturalmente pelas respostas que apresenta. Essas três contingências, de reforço negativo, de punição positiva e de punição negativa são processos considerados por Sidman (2003) como:
Escolha uma:
a. Extinção.
b. Assimilação.
c. Acomodação.
d. Equilibração.
e. Coerção.
De acordo com Sidman (2003), podemos fazer com que crianças aprendam punindo-as por não aprender, e isso é feito com alta frequência. No entanto, muitas que aprendem dessa maneira crescem menosprezando professores, odiando a escola e evitando o trabalho de aprender. No futuro, essas crianças expostas ao ensino coercitivo provavelmente seguirão o mesmo modelo ao se tornarem pais ou professores.
Feedback
A resposta correta é: Coerção..
Em diversos lugares e contextos, ouvimos termos como “competência”, “habilidade”, “aptidão” ou “atitude” para referir-se àquilo que as pessoas precisam aprender. Em empresas, é comum o uso dessas nomenclaturas, e a sigla CHA significa:______________________ correspondendo ao que é denominado de “competência.” Tendo como parâmetro as descrições apresentadas, observe as alternativas abaixo e assinale aquela que melhor apresenta o significado da sigla CHA.
Escolha uma:
a. conhecer, habitar e amar.
b. competição, habilidades e atividades.
c. conhecimento, habitação e atividades.
d. conhecimento, habilidades e atitudes.
Em diversos lugares e contextos, ouvimos termos como “competência”, “habilidade”, “aptidão” ou “atitude” para referir-se àquilo que as pessoas precisam aprender. Em empresas, é comum o uso dessas nomenclaturas, e a sigla CHA (conhecimento, habilidades e atitudes) correspondendo ao que é denominado de “competência”.
e. conhecimento, habilidade e agilidade.
Feedback
A resposta correta é: conhecimento, habilidades e atitudes..
O exemplo a seguir, retirado do seu livro de estudos da disciplina de Psicologia: “A professora de uma turma de alunos todos os dias confere se cada um fez a tarefa de casa. Caso um aluno não a tenha feito, a professora pergunta a ele algo a respeito do assunto que está sendo estudado. Esse aluno, o Paulo, sente-se muito desconfortável quando precisa falar na frente de todos os colegas. A possibilidade de falar em público, que para Paulo é um estímulo aversivo, é eliminada quando ele faz a tarefa de casa. A relação entre os estímulos antecedentes (tarefa e possibilidade de falar em público), a resposta de fazer a tarefa de casa e a consequência de eliminar a possibilidade de falar em público são fortalecidas”.
O exemplo de aprendizagem em situação escolar acima se refere a um dos processos de contingência de reforçamento, que caracterizam o modo como determinada consequência afeta a probabilidade de ocorrência de respostas semelhantes àquela que a produziu. Trata-se de um processo de contingência de:
Escolha uma:
a. Punição positiva.
b. Reforço negativo.
O Paulo em questão faz as tarefas para livrar-se da consequência aversiva, ou seja, a “possibilidade de falar em público” e não está sob controle de consequências naturais que as respostas que compõem aquilo que é chamado de “estudar” produzem. A maior clareza acerca dos fenômenos, como a capacidade de fazer contas no dia a dia e a possibilidade de lidar melhor com as situações do cotidiano não são estímulos considerados quando o comportamento de estudar é apresentado como contingência do reforço negativo. Ele o faz para livrar-se da punição de “falar em público”.
c. Punição negativa.
d. Reforço positivo.
e. Nenhuma das alternativas.
Feedback
A resposta correta é: Reforço negativo..
De acordo com as descobertas de Piaget, ao interagir com o meio, a criança passa a construir “esquemas” a respeito da realidade, cada vez mais complexos e orientados para uma maior adaptação dela ao meio no qual ela se encontra. A lógica das ações apresentadas pelas crianças no meio é constituída pelas organizações realizadas pela criança em relação a diferentes noções, tais como causalidade, manutenção dos objetos, relações entre eles, etc. Essa organização é desenvolvida inicialmente na dimensão concreta e, posteriormente, adquire a noção abstrata. Conforme as descobertas de Piaget, há dois atributos universais no desenvolvimento do pensamento humano. Quais são eles?
Escolha uma:
a. Interação da sociedade e adaptação ao mundo.
b. Estruturação do mundo e acomodação.
c. Adaptação e organização do conhecimento.
d. Organização do mundo e adaptação.
De acordo com as descobertas de Piaget, ao interagir com o meio, a criança passa a construir “esquemas” a respeito da realidade, cada vez mais complexos e orientados para uma maior adaptação dela ao meio no qual ela se encontra. A lógica das ações apresentadas pelas crianças no meio é constituída pelas organizações realizadas pela criançaem relação a diferentes noções, tais como causalidade, manutenção dos objetos, relações entre eles, etc. Essa organização é desenvolvida inicialmente na dimensão concreta e, posteriormente, adquire a noção abstrata. Conforme as descobertas de Piaget, há dois atributos universais no desenvolvimento do pensamento humano. Um deles é a organização do mundo. O outro, a adaptação.
e. Adaptação e estruturação do mundo.
Feedback
A resposta correta é: Organização do mundo e adaptação..
A Psicologia é uma área de conhecimento presente em diferentes contextos. Em nosso dia a dia, podemos ver psicólogos trabalhando em escolas, hospitais, clínicas particulares, empresas, repartições públicas e em muitos outros lugares. Assim sendo, a Psicologia é também parte do currículo de estudantes de cursos de graduação distintos, como Administração e Medicina. O conhecimento da Psicologia é muito relevante para profissionais de diferentes campos e não poderia faltar aos profissionais que trabalham com Educação. Acerca do exposto acima, com relação à Psicologia, analise as asserções apresentadas abaixo e assinale a correta:
Escolha uma:
a. A Psicologia é uma área do sentimento caracterizada pela organização do conhecimento existente, acerca de um assunto ou fenômeno. A Psicologia, por exemplo, é uma área que produz conhecimento a respeito da interação social.
b. A Psicologia é uma área de conhecimento que desconstrói o conhecimento acerca do fenômeno intelectual. Ou seja, trata-se de um fenômeno de comportamento descaracterizado pela maturação entre aquilo que um organismo faz, o meio em que o faz e o que é produzido a partir desse fazer.
c. A Psicologia é uma área de conhecimento que produz e organiza o conhecimento acerca do fenômeno psicológico. Tal fenômeno é o comportamento caracterizado pela interação entre aquilo que um organismo faz, o meio em que o faz e o que é produzido a partir desse fazer. Esse conceito inclui, portanto, raciocinar, “invejar”, “enciumar-se”, “deprimir-se”, “pensar”, entre muitos outros.
A Psicologia é uma área de conhecimento presente em diferentes contextos. Em nosso dia a dia, podemos ver psicólogos trabalhando em escolas, hospitais, clínicas particulares, empresas, repartições públicas e em muitos outros lugares. Assim, podemos dizer que a Psicologia é uma área de conhecimento que produz e organiza o conhecimento acerca do fenômeno psicológico. Tal fenômeno e o comportamento caracterizado pela interação entre aquilo que um organismo faz, o meio em que o faz e o que e produzido a partir desse fazer. Esse conceito inclui, portanto, raciocinar, “invejar, “enciumar-se, “deprimir-se, “pensar, entre muitos outros.
d. A Psicologia é uma área de conhecimento que produz e desorganiza o conhecimento acerca do fenômeno social. Tal fenômeno é o comportamento caracterizado pela interação entre aquilo que um organismo faz, o meio em que o faz e o que é produzido a partir da sociedade em que está inserido.
e. A Psicologia é uma área de conhecimento que produz e organiza o conhecimento acerca do fenômeno social. Tal fenômeno é o comportamento caracterizado pela interação entre aquilo que um organismo faz, o meio em que o faz e o que é produzido a partir desse fazer.
Feedback
A resposta correta é: A Psicologia é uma área de conhecimento que produz e organiza o conhecimento acerca do fenômeno psicológico. Tal fenômeno é o comportamento caracterizado pela interação entre aquilo que um organismo faz, o meio em que o faz e o que é produzido a partir desse fazer. Esse conceito inclui, portanto, raciocinar, “invejar”, “enciumar-se”, “deprimir-se”, “pensar”, entre muitos outros..
Existem algumas técnicas de ensino de novos comportamentos, elaboradas principalmente por analistas do comportamento, que podem ajudar o professor no processo de ensinar os comportamentos propostos como objetivos de ensino. As técnicas de ensino são procedimentos muito utilizados que foram padronizados; por isso, essas técnicas possuem uma descrição de comportamentos a serem apresentados pela pessoa que programa o ensino. No livro “Psicologia da Educação”, três importantes técnicas são apresentadas. Diante destas três técnicas que auxiliam o professor na programação do ensino, assinale as alternativas verdadeiras com (V) e as falsas com (F) e, a seguir, escolha a opção que corresponde a ordem correta de suas respostas.
( ) Encadeamento de trás para a frente.
( ) Modelagem.
( ) Fading, transferência de estímulos ou atenuação.
( ) Feedback.
( ) Aproximação sucessiva.
Assinale a sequência correta:
Escolha uma:
a. F, F, V, V, V.
b. V, V, V, F, F.
As técnicas de ensino são procedimentos muito utilizados que foram padronizados; por isso, essas técnicas possuem uma descrição de comportamentos a serem apresentados pela pessoa que programa ensino. O livro “Psicologia da Educação” apresenta três técnicas de ensino, também chamadas de técnicas de modificação de comportamento, denominadas de: “encadeamento de trás para frente”, “modelagem” e “fading, transferência de estímulos ou atenuação.”
c. V, V, F, V, F.
d. V, F, V, V, F.
e. V, F, F, V, V.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, F, F..
Vygotsky contraria as visões maturacionais, nas quais os comportamentos a serem apresentados pelas crianças são determinados por sua maturação biológica, em que há pouca influência do meio no qual a criança vive.
Contrariando a concepção de que o uso de instrumentos e os processos simbólicos constituem processos distintos, Vygotsky os compreende como processos que não podem ser investigados ou entendidos isoladamente. Diante dessa temática, avalie as afirmações a seguir quanto à correção:
I. Enquanto Piaget investigava o desenvolvimento psicológico, principalmente por meio do processo de equilibração, para Vygotsky o ambiente no qual a criança se insere não é importante para o seu desenvolvimento.
II. O desenvolvimento de formas complexas de comportamento envolve, justamente, a constituição de uma unidade dialética entre o uso de instrumentos e os símbolos e a convergência entre a atividade prática e a linguagem.
III. A linguagem, segundo Vygotsky, não possui um papel importante na maneira como a criança interage com seu mundo, pois tal papel se resume apenas em representar o mundo, com poucas implicações diversas, inclusive nas atividades desenvolvidas pelas crianças, quando ação e fala parecem se confundir em um mesmo processo distinto.
IV. Vygotsky considera que as etapas do desenvolvimento são fruto de maturação biológica ou aparecem na mesma época para todas as crianças, independentemente das interações que as crianças estabelecem com o ambiente no qual vivem, em especial, com outras pessoas.
V. Vygotsky e Piaget têm em comum uma visão claramente interacionista, já que ambos consideram que os processos maturacionais não são exclusivamente biológicos, mas se dão justamente na interação entre fatores biológicos e as vivências possibilitadas pelo meio.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. As alternativas I, II e IV estão corretas.
b. Somente a alternativa V está correta.
c. Somente a alternativa I está correta.
d. As alternativas II e V estão corretas.
e. Nenhuma alternativa está correta.
O desenvolvimento de formas complexas de comportamento envolve, justamente, a constituição de uma unidade dialética entre o uso de instrumentos e os símbolos e a convergência entre a atividade prática e a linguagem. Vygotsky e Piaget foram contemporâneos e tiveram interesse semelhante: entender a gênese dos processos psicológicos. Ambos consideram os processos maturacionais não apenas biológicos, mas se dão justamente na interação entre fatores biológicos e as vivências possibilitadas pelo meio.
Feedback
A resposta correta é: As alternativas II e V estão corretas..
Quando falamos em contingência em relação ao comportamento, o termo faz referência a natureza das relações entre cada um dos componentes do comportamento, ou seja, a relação entre os estímulos antecedentes, as respostas e os estímulos consequentes. Ascontingências de reforçamento caracterizam o modo como uma determinada consequência afeta a probabilidade de ocorrência de respostas semelhantes à aquela que a produziu. Sendo assim, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação às cinco contingências básicas de reforçamento:
( ) No processo denominado contingência de reforço positivo, a resposta apresentada por um organismo produz como consequência um estímulo gratificante.
( ) A contingência de reforço negativo é o processo no qual um estímulo aversivo é retirado, aumentando a probabilidade de ocorrência da resposta que eliminou tal estímulo.
( ) A contingência de punição positiva é o processo no qual é apresentado ou produzido um estímulo aversivo que diminui a probabilidade de ocorrência de respostas semelhantes aquela que produziu esse estímulo aversivo.
( ) A contingência de punição negativa é o processo no qual é eliminado um estímulo reforçador, diminuindo a probabilidade de ocorrência de respostas semelhantes aquela que eliminou tal estímulo reforçador.
( ) A contingência de extinção é o processo no qual todo estímulo é eliminado ou produzido pela resposta de um organismo. Ao apresentar uma resposta, esta não tem nenhum efeito sobre características do ambiente que afetam sua probabilidade de ocorrência.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. F, V, F, V, F
b. V, V, V, V, V.
c. V, V, V, V, F.
Todas as sentenças são verdadeiras, somente a última sentença é falsa, a contingência de extinção é o processo no qual nenhum estímulo é eliminado ou produzido pela resposta de um organismo. Ao apresentar uma resposta, esta não tem nenhum efeito sobre características do ambiente que afetam sua probabilidade de ocorrência. Dessa forma, as relações entre os componentes do comportamento (estímulos antecedentes, respostas e estímulos consequentes) são enfraquecidas e o comportamento vai deixando de acontecer.
d. V, V, V, F, F.
e. F, F, V, F, V.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V, F..
O processo no qual é eliminado um estímulo reforçador, diminuindo a probabilidade de ocorrência de respostas semelhantes aquela que eliminou tal estímulo reforçador, onde o comportamento é também suprimido, isto é, não ocorre na presença do agente punidor e quando o agente punidor está ausente, no entanto, o comportamento volta a acontecer. Esse processo é denominado:
Escolha uma:
a. Contingência de punição positiva.
b. Extinção.
c. Contingência de reforço positivo.
d. Contingência de reforço negativo.
e. Contingência de punição negativa.
O processo no qual é eliminado um estímulo reforçador, diminuindo a probabilidade de ocorrência de respostas semelhantes aquela que eliminou tal estímulo reforçador, é denominado contingência de punição negativa. O comportamento é também suprimido, isto é, não ocorre na presença do agente punidor. Quando o agente punidor está ausente, no entanto, o comportamento volta a acontecer.
Feedback
A resposta correta é: Contingência de punição negativa..
Este princípio está relacionado às características das atividades de ensino propostas pelo professor. Quanto mais o aprendiz atuar nessas atividades, maior a chance de desenvolver o comportamento-objetivo proposto. Estamos nos referindo a:
Escolha uma:
a. Ritmo individual.
b. Consequências artificiais.
c. Feedback imediato.
d. Pequenos passos.
e. Resposta ativa.
O princípio da resposta ativa está relacionado às características das atividades de ensino propostas pelo professor.
Feedback
A resposta correta é: Resposta ativa..
O livro “Comunicação entre pais e filhos: a linguagem do sentir” consiste em uma preciosa obra a respeito da relação entre pais e filhos, com ênfase no processo de comunicação entre eles. Um dos aspectos nucleares desta obra consiste nas implicações de diferentes formas de comunicação entre pais e filhos. As formas examinadas são as seguintes: dar ordens, ameaçar, dar lições de moral, dar sugestões, persuadir, negar percepções, consolar e dar falso apoio, distrair, fugir do problema, criticar e ofender, ridicularizar e apelidar depreciativamente, elogiar, fazer perguntas e enviar mensagens contraditórias. Esta obra é de autoria de:
Escolha uma:
a. Lev Semenovich Vygotsky (2007).
b. Maria Tereza Maldonado (1983).
Trata-se do livro “Comunicação entre pais e filhos: a linguagem do sentir”, de autoria de Maria Tereza Maldonado (1983), consistindo em uma preciosa obra a respeito da relação entre pais e filhos, com ênfase no processo de comunicação entre eles. Apesar de ser da década de 1980 (a primeira edição é de 1981), tal publicação ainda apresenta ideias que, de certa maneira, são bem atuais. Educar uma criança envolve respeitar sua singularidade e compreender sua perspectiva, sem projetar nela expectativas contrárias às suas características.
c. Paulo Freire (1996).
d. Haddad e Di Pierro (2000).
e. Philippe Ariès (1978).
Feedback
A resposta correta é: Maria Tereza Maldonado (1983)..
A concepção “bancária” da educação é denunciada por Paulo Freire (1979), ao examinar as relações entre educador e educandos. Segundo o autor, tal concepção consiste em:
Escolha uma:
a. Um processo de educação onde professor identifica o que precisa ser ensinado para que o aluno, em seu cotidiano, seja capaz de lidar com os diferentes aspectos que constituem suas necessidades.
b. Uma transmissão ou repasse de conhecimento, sem conexão com o planejamento escolar.
c. Um processo em que os educadores “depositam conteúdos” nos educandos, como se estes fossem “vasilhas”, sendo tarefa de o educador enchê-las de tais “conteúdos”.
Segundo o autor, tal concepção consiste em um processo em que os educadores “depositam conteúdos” nos educandos, como se estes fossem “vasilhas”, sendo tarefa de o educador enchê-las de tais “conteúdos”. Os “conteúdos”, por sua vez, ao serem apresentados aos alunos, são, na maioria das vezes, desconectados do contexto do qual fazem parte.
d. Um processo de educação particular.
e. Um processo onde os alunos têm que pagar por uma educação de qualidade.
Feedback
A resposta correta é: Um processo em que os educadores “depositam conteúdos” nos educandos, como se estes fossem “vasilhas”, sendo tarefa de o educador enchê-las de tais “conteúdos”..
Existem algumas técnicas de ensino de novos comportamentos, elaboradas principalmente por analistas do comportamento, que podem ajudar o professor no processo de ensinar os comportamentos propostos como objetivos de ensino. Nem todos os comportamentos podem ser ensinados por meio do uso de tais técnicas. Elas foram criadas para facilitar o desenvolvimento de novas relações com o meio (ou seja, novos comportamentos), mas é preciso que a pessoa que programa ensino faça uma avaliação sobre a melhor maneira de ensinar o comportamento proposto. Ainda, no que se refere às técnicas, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, correspondendo adequadamente cada uma delas:
1. Encadeamento de trás para frente.
2. Modelagem.
3. Fading, transferência de estímulos ou atenuação.
( ) Esta técnica consiste em um procedimento para facilitar a aprendizagem, constituído pelo manejo do estabelecimento da relação entre um estímulo e uma resposta, e tal estímulo vai sendo gradualmente substituído pelo professor por outros cada vez mais semelhantes àqueles com os quais o aprendiz ira lidar no cotidiano.
( ) Este procedimento consiste em ensinar passo a passo a apresentação de um comportamento; primeiramente, é ensinado o último passo, depois o penúltimo, o antepenúltimo, e assim por diante.
( ) É muito usado para desenvolver novos comportamentos. Em tal procedimento, a pessoa que programa ensino em consequência às respostas (ações) apresentadas pelo aprendiz, de modo que elas sejam substituídas por outras cada vez mais próximas daquela que compõe o comportamento-objetivo que está sendo ensinado.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. 1 – 2 – 3.
b. 2 – 1 – 3.
c. 3 – 1 – 2.Para a técnica denominada fading, ou seja, transferência de estímulos ou atenuação, Rio (1996) apresenta um exemplo dessa técnica utilizada para facilitar o aprendizado de leitura. Nesse caso, podem ser usados estímulos especiais, como cartolinas que contenham sílabas separadas, letras grandes e coloridas, e assim por diante. À medida que a criança começa a apresentar o comportamento de ler, o professor vai substituindo os estímulos por outros cada vez mais semelhantes àqueles encontrados no cotidiano. Já o procedimento denominado encadeamento de trás para frente consiste em ensinar passo a passo a apresentação de um comportamento: primeiramente, é ensinado o último passo, depois o penúltimo, o antepenúltimo, e assim por diante. Ao apresentar as etapas de trás para frente, como colocar o cinto primeiramente, além de perceber que foi capaz de se vestir, provavelmente aprenderá que o cinto é colocado depois da calça, pois, ao colocar o cinto, a calça era um estímulo presente. Ao empregar a técnica de encadeamento de trás para frente, a pessoa que programa ensino precisa ter explicitado cada etapa que constitui o comportamento-objetivo a ser ensinado. Já o procedimento denominado modelagem é muito usado para desenvolver novos comportamentos. Para exemplificar tal procedimento, Skinner (2003) utiliza o exemplo de uma argila que vai sendo moldada e modificada em estágios sucessivos até atingir determinada forma, que é diferente da inicial, formando um novo objeto. É possível, porém, sempre retornar à condição inicial. O mesmo pode ocorrer com o comportamento; é possível aperfeiçoá-lo em estágios sucessivos.
As técnicas de ensino podem ser muito úteis para o desenvolvimento de novos comportamentos, mas é preciso sempre estar atento ao comportamento a ser ensinado, para posteriormente identificar qual a melhor maneira de ensiná-lo.
d. 2 – 3 – 1.
e. 3 – 2 – 1.
Feedback
A resposta correta é: 3 – 1 – 2..
Qualquer que seja o objeto de nosso estudo, sempre existirão muitas formas de entendê-lo e, no processo de construção desse entendimento, utilizamos uma espécie de filtro, um conjunto de premissas básicas anteriores que, de certa maneira, norteiam essa tarefa. A esse filtro estamos atribuímos a designação “abordagem”. Consideramos uma abordagem quase como um conjunto de concepções filosóficas que nos permite melhor delimitar ou embasar o conceito ou a teoria que desejamos determinar. Segundo esse contexto, temos a abordagem sócio-histórica, que entende o homem como um ser construído pelas forças históricas e sociais, fruto da sociedade e da cultura em que está inserido. Essa abordagem tem como fundamento os princípios do materialismo dialético de Karl Marx (1818-1883) e Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831).
Dessa forma, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. O processo de desenvolvimento humano seria compreendido como uma transformação mútua entre a realidade e o homem. A educação teria um papel ativo na construção do homem, centrada em sua autonomia, problematizando e refletindo acerca da realidade e mediando a relação do homem com a cultura.
Consideramos uma abordagem quase como um conjunto de concepções filosóficas que nos permite melhor delimitar ou embasar o conceito ou a teoria que desejamos determinar. Segundo esse contexto, temos a abordagem sócio histórica, a qual entende o homem como um ser construído pelas forças históricas e sociais, fruto da sociedade e da cultura em que está inserido, assim com base na abordagem sócio histórica é correto afirmar que o processo de desenvolvimento humano seria compreendido como uma transformação mútua entre a realidade e o homem. A educação teria um papel ativo na construção do homem, centrada em sua autonomia, problematizando e refletindo acerca da realidade e mediando a relação do homem com a cultura.
b. O processo de desenvolvimento social seria compreendido como uma transformação coletiva entre a realidade individual e mundial. A educação teria um papel ativo na construção da identidade individual de cada ser, centrada em sua autonomia, problematizando e refletindo acerca da realidade e mediando a relação dos seres.
c. A maturação intelectual e social teria um papel passivo na construção do conhecimento, descentralizada da autonomia do homem, problematizando e refletindo acerca da realidade e, portanto, mediando a relação deste com sua cultura.
d. O processo de desenvolvimento psicológico seria compreendido como uma transformação mútua entre a realidade e o homem.
e. A interação social e educacional teria um papel ativo na construção do homem, centrada em sua autonomia, problematizando e refletindo acerca da realidade e mediando a relação do homem com a cultura.
Feedback
A resposta correta é: O processo de desenvolvimento humano seria compreendido como uma transformação mútua entre a realidade e o homem. A educação teria um papel ativo na construção do homem, centrada em sua autonomia, problematizando e refletindo acerca da realidade e mediando a relação do homem com a cultura..
A Psicologia do Desenvolvimento é centrada no desenvolvimento infantil e tem seus primeiros estudos caracterizados pela descrição dos comportamentos típicos de cada faixa etária, os quais possibilitaram a criação de escalas capazes de medir e comparar o desenvolvimento das crianças. Diversos estudos da Psicologia do Desenvolvimento foram sendo realizados. De forma didática, podem ser agrupados em quatro fases, conforme sistematizaram Biaggio e Monteiro (1998). Sendo assim, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª relacionando cada uma dessas fases: I. Primeira fase - Corresponde ao período de 1920 a 1939.
II. Segunda fase - Período compreendido entre 1940 e 1959.
III. Terceira fase - Corresponde ao período de 1960 a 1989.
IV. Quarta fase - De 1990 aos dias de hoje.
( ) O interesse pelo estudo da criança ainda prevaleceu centrado no estabelecimento das variáveis que afetam o desenvolvimento. Por causa das guerras e de suas consequências, esse período caracterizou-se pela escassez de investimentos em pesquisas.
( ) Período marcado pelos estudos do desenvolvimento intelectual, da maturação e do crescimento.
( ) A Psicologia do Desenvolvimento assume uma posição interdisciplinar, e o estudo do desenvolvimento passa a considerar todo o ciclo da vida.
( ) As primeiras décadas foram marcadas por estudos fortemente influenciados por teorias Behavioristas e teorias da Aprendizagem Social. Posteriormente, houve o fortalecimento das Teorias Piagetianas no campo do desenvolvimento. Nos últimos anos, assistiu- se a chegada dos pressupostos cognitivistas a Psicologia do Desenvolvimento, reativando o interesse nas bases biológicas do comportamento.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. IV, II, III, I.
b. I, III, IV, II.
c. II, IV, I, III.
d. III, II, IV, I.
e. II, I, IV, III.
O período que corresponde de 1920 a 1939 foi marcado pelos estudos do desenvolvimento intelectual, da maturação e do crescimento. O Período compreendido entre 1940 e 1959 por causa das guerras e de suas consequências, caracterizou-se pela escassez de investimentos em pesquisas. O interesse pelo estudo da criança ainda prevaleceu centrado no estabelecimento das variáveis que afetam o desenvolvimento. Já no período de 1960 a 1989 as primeiras décadas foram marcadas por estudos fortemente influenciados por teorias Behavioristas e teorias da Aprendizagem Social. Posteriormente, houve o fortalecimento das Teorias Piagetianas no campo do desenvolvimento. Nos últimos anos, assistiu-se a chegada dos pressupostos cognitivistas a Psicologia do Desenvolvimento, reativando o interesse nas bases biológicas do comportamento e de 1990 aos dias de hoje a Psicologia do Desenvolvimento assume uma posição interdisciplinar, e o estudo do desenvolvimento passa a considerar todo o ciclo da vida.
Feedback
A resposta correta é: II, I, IV, III..
De acordo com as descobertas de Piaget, ao interagir com o meio, a criança passa a construir “esquemas” a respeito da realidade,cada vez mais complexos e orientados para uma maior adaptação dela ao meio no qual ela se encontra. No primeiro, os objetos identificados pela criança são classificados por ela em estruturas já construídas. Esse processo é ilustrado pela situação na qual a criança já construiu a ideia do que é um cachorro e vê um cachorro, classificando-o como tal. Num segundo momento desse processo, os objetos percebidos pela criança são entendidos por ela como constituintes de novas categorias que ela ainda não possui. A partir dessa nova percepção, a criança produz um novo esquema, produzindo, portanto, uma alteração nas categorias que ela desenvolveu para adaptar-se ao meio. A criança que já possui a ideia de “cachorro” vê um cavalo, não o classifica como cachorro e constrói uma nova categoria: a de “cavalo”. Noutro importante processo, a criança não consegue lidar com alguma circunstância por meio das categorias que ela já construiu, e disso decorre um desequilíbrio, superado pela construção de novas categorias e estruturas de pensamento, produzindo uma nova situação de equilíbrio.
O texto acima descreve os conceitos da teoria de Piaget acerca do processo de desenvolvimento do pensamento humano, respectivamente:
Escolha uma:
a. Assimilação, equilibração e assimilação.
b. Equilibração, acomodação e assimilação.
c. Assimilação, equilibração e acomodação.
d. Assimilação, acomodação e equilibração.
assimilação, acomodação e equilibração.
Na assimilação, os objetos identificados pela criança são classificados por ela em estruturas já construídas. Esse processo é ilustrado pela situação na qual a criança já construiu a ideia do que é um cachorro e vê um cachorro, classificando-o como tal.
Na acomodação, os objetos percebidos pela criança são entendidos por ela como constituintes de novas categorias que ela ainda não possui. A partir dessa nova percepção, a criança produz um novo esquema, produzindo, portanto, uma aceleração nas categorias que ela desenvolveu para adaptar-se ao meio (PALANGANA, 2001). A acomodação é ilustrada pela situação na qual uma criança que já possui a ideia de “cachorro” vê um cavalo, não o classifica como cachorro e constrói uma nova categoria: a de “cavalo”.
Na equilibração, a criança não consegue lidar com alguma circunstância por meio das categorias que ela já construiu, e disso decorre um desequilíbrio, superado pela construção de novas categorias e estruturas de pensamento, produzindo uma nova situação de equilíbrio.
e. Acomodação, equilibração e acomodação.
Feedback
A resposta correta é: Assimilação, acomodação e equilibração..
A investigação que Vygotsky realiza a respeito dos processos psicológicos superiores, com base em sua “nova” concepção, é orientada por três princípios gerais, segundo Palangana (2001). O primeiro princípio geral consiste na ideia de que os processos psicológicos não podem ser tratados como objetos, mas sim como processos. O segundo princípio dos estudos empreendidos por Vygotsky consiste na distinção entre “descrição” e “explicação”. Vygotsky enfatizava a importância e a necessidade de serem construídas explicações, e não apenas descrições dos processos psicológicos, ainda que ele não abandone as descrições, mas as subordine às explicações de sua origem e de seu desenvolvimento. O terceiro princípio orientador das investigações empreendidas por Vygotsky fundamenta-se na investigação das origens dos processos que esse autor denomina “fossilizadas”. Tais processos consistem naqueles que já são apresentados de forma quase natural pelas pessoas, o que dificulta a descoberta de suas origens. De acordo com o texto acima, e com base em seus conhecimentos sobre os processos psicológicos de Vygotsky, pode-se dizer que a contribuição paradigmática é fundamental e sua obra consiste:
Escolha uma:
a. A aprendizagem e as habilidades já estão predeterminadas geneticamente e são independentes do meio no qual a criança se insere.
b. Para Vygotsky, a aprendizagem pode ser entendida como uma decorrência dos processos de desenvolvimento. Ou seja, os conteúdos só são aprendidos se relacionados às estruturas que a criança já possui.
c. Os princípios descritos por Vygotsky não fazem parte de sua prática psicológica.
d. Na necessidade de o meio no qual a criança se insere ser considerado como um dos aspectos, talvez o principal, que interfere no desenvolvimento dos processos psicológicos superiores.
Conforme Palangana (2001), apesar dessa concepção não ser exatamente uma novidade, mesmo na época de Vygotsky, tendo sido orientadora para o trabalho de outros psicólogos, a “novidade” instaurada por esse autor consistiu em considerar tal concepção, inclusive, como um dos principais pressupostos para explicar o desenvolvimento de processos psicológicos superiores. Nesse aspecto, o meio no qual a criança se insere deve ser considerado como um dos aspectos, talvez o principal, que interfere no desenvolvimento dos processos psicológicos superiores.
e. Para Vygotsky, a aprendizagem não deve ser entendida como uma decorrência dos processos de desenvolvimento. Ou seja, os conteúdos não são aprendidos se relacionados às estruturas que a criança já possui.
Feedback
A resposta correta é: Na necessidade de o meio no qual a criança se insere ser considerado como um dos aspectos, talvez o principal, que interfere no desenvolvimento dos processos psicológicos superiores..
Conforme as descobertas de Piaget, há dois atributos universais no desenvolvimento do pensamento humano. Um deles é a organização do mundo. O outro, a adaptação. É por meio de novas experiências que a pessoa adapta seu pensamento ao mundo. Isso acontece através de dois processos denominados:
Escolha uma:
a. Aproximação e acomodação.
b. Inclusão e assimilação.
c. Acomodação e inclusão.
d. Assimilação e a aproximação.
e. Assimilação e a acomodação.
Acontece através de dois processos: a assimilação e a acomodação. Na assimilação, os objetos identificados pela criança são classificados por ela em estruturas já construídas. Esse processo é ilustrado pela situação na qual a criança já construiu a ideia do que é um cachorro e vê um cachorro, classificando-o como tal. Na acomodação, os objetos percebidos pela criança são entendidos por ela como constituintes de novas categorias que ela ainda não possui. A acomodação é ilustrada pela situação na qual uma criança que já possui a ideia de “cachorro” vê um cavalo, não o classifica como cachorro e constrói uma nova categoria: a de “cavalo”.
Feedback
A resposta correta é: Assimilação e a acomodação..
Foi pioneiro no estudo da criança, por meio do qual buscou decifrar os comportamentos desta, e tornou-se também um estudioso da Psicologia Educacional. Defendia a premissa de que a Psicologia do Desenvolvimento era o ponto de partida para os estudos na área da educação. Foi um dos primeiros estudiosos a falar sobre a adolescência. Por isso, foi considerado um dos pais da Psicologia da Adolescência. Tais afirmações referem-se ao:
Escolha uma:
a. Stanley Hall.
Stanley Hall foi pioneiro no estudo da criança, por meio do qual buscou decifrar os comportamentos desta, e tornou-se também um estudioso da Psicologia Educacional. Stanley defendia a premissa de que a Psicologia do Desenvolvimento era o ponto de partida para os estudos na área da educação. Hall foi um dos primeiros estudiosos a falar sobre a adolescência e por isso, foi considerado um dos pais da Psicologia da Adolescência.
b. Arnold Lucius Gesell.
c. William James.
d. Philippe Aries.
e. Edward Lee Thorndike.
Feedback
A resposta correta é: Stanley Hall..
Kubo e Botomé (2001) indicam como consensual no ensino: a educação deve capacitar as pessoas a agirem de maneira que, a partir daquilo que elas fazem, sejam produzidas como resultado consequências significativas para a sociedade e para elas mesmas? Para que as pessoas sejam capazes de intervir de modo a produzir tais resultados, certas características precisam ser orientadoras no processo de ensinar. De acordo com Botomé (1981), para que um ensino sejavoltado à capacitação de aprendizes para intervir nas diferentes situações do cotidiano, três características fundamentais precisam ser consideradas. Analise as afirmativas abaixo e depois assinale, quanto à veracidade, a(s) alternativa(s) que destaca(m) essas características: 
I. O que é necessário produzir como resultado das ações dos aprendizes quando estes estiverem “formados” (ou seja, fora do contexto de ensino). 
II. Aspectos da realidade com os quais os aprendizes lidarão quando estiverem “formados”. 
III. Ações que precisam ser apresentadas para lidar com os aspectos da realidade com os quais os alunos precisarão lidar após “formados”, de forma a produzir resultados significativos para a sociedade e para si próprios. 
IV. É necessário que o objetivo final da educação seja formar/ moldar o homem moral, vivendo em uma cidade virtuosa, sempre em paz e harmonia. 
Está correto o que se afirma:
Escolha uma:
a. Nas alternativas I, II, III e IV.
De acordo com Botomé (1981), para que um ensino seja voltado à capacitação de aprendizes para intervir nas diferentes situações do cotidiano, três características fundamentais precisam ser consideradas:
O que é necessário produzir como resultado das ações dos aprendizes quando estes estiverem “formados” (ou seja, fora do contexto de ensino).
Aspectos da realidade com os quais os aprendizes lidarão quando estiverem “formados”.
Ações que precisam ser apresentadas para lidar com os aspectos da realidade com os quais os alunos precisarão lidar após “formados” de forma a produzir resultados significativos para a sociedade e para si próprios.
b. Apenas nas alternativas I, II e III.
c. Apenas na alternativa IV.
d. Nas alternativas II, III e IV.
e. Somente as alternativas I, II e IV são corretas.
Feedback
A resposta correta é: Apenas nas alternativas I, II e III..
Existem algumas técnicas de ensino de novos comportamentos, elaboradas principalmente por analistas do comportamento, que podem ajudar o professor no processo de ensinar os comportamentos propostos como objetivos de ensino. Nem todos os comportamentos podem ser ensinados por meio do uso de tais técnicas. Elas foram criadas para facilitar o desenvolvimento de novas relações com o meio (ou seja, novos comportamentos), mas é preciso que a pessoa que programa ensino faça uma avaliação sobre a melhor maneira de ensinar o comportamento proposto. Ainda, no que se refere às técnicas, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, correspondendo adequadamente cada uma delas:
1. Encadeamento de trás para frente.
2. Modelagem.
3. Fading, transferência de estímulos ou atenuação.
( ) Esta técnica consiste em um procedimento para facilitar a aprendizagem, constituído pelo manejo do estabelecimento da relação entre um estímulo e uma resposta, e tal estímulo vai sendo gradualmente substituído pelo professor por outros cada vez mais semelhantes àqueles com os quais o aprendiz ira lidar no cotidiano.
( ) Este procedimento consiste em ensinar passo a passo a apresentação de um comportamento; primeiramente, é ensinado o último passo, depois o penúltimo, o antepenúltimo, e assim por diante.
( ) É muito usado para desenvolver novos comportamentos. Em tal procedimento, a pessoa que programa ensino em consequência às respostas (ações) apresentadas pelo aprendiz, de modo que elas sejam substituídas por outras cada vez mais próximas daquela que compõe o comportamento-objetivo que está sendo ensinado.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. 2 – 3 – 1.
b. 1 – 2 – 3.
c. 3 – 1 – 2.
Para a técnica denominada fading, ou seja, transferência de estímulos ou atenuação, Rio (1996) apresenta um exemplo dessa técnica utilizada para facilitar o aprendizado de leitura. Nesse caso, podem ser usados estímulos especiais, como cartolinas que contenham sílabas separadas, letras grandes e coloridas, e assim por diante. À medida que a criança começa a apresentar o comportamento de ler, o professor vai substituindo os estímulos por outros cada vez mais semelhantes àqueles encontrados no cotidiano. Já o procedimento denominado encadeamento de trás para frente consiste em ensinar passo a passo a apresentação de um comportamento: primeiramente, é ensinado o último passo, depois o penúltimo, o antepenúltimo, e assim por diante. Ao apresentar as etapas de trás para frente, como colocar o cinto primeiramente, além de perceber que foi capaz de se vestir, provavelmente aprenderá que o cinto é colocado depois da calça, pois, ao colocar o cinto, a calça era um estímulo presente. Ao empregar a técnica de encadeamento de trás para frente, a pessoa que programa ensino precisa ter explicitado cada etapa que constitui o comportamento-objetivo a ser ensinado. Já o procedimento denominado modelagem é muito usado para desenvolver novos comportamentos. Para exemplificar tal procedimento, Skinner (2003) utiliza o exemplo de uma argila que vai sendo moldada e modificada em estágios sucessivos até atingir determinada forma, que é diferente da inicial, formando um novo objeto. É possível, porém, sempre retornar à condição inicial. O mesmo pode ocorrer com o comportamento; é possível aperfeiçoá-lo em estágios sucessivos.
As técnicas de ensino podem ser muito úteis para o desenvolvimento de novos comportamentos, mas é preciso sempre estar atento ao comportamento a ser ensinado, para posteriormente identificar qual a melhor maneira de ensiná-lo.
d. 3 – 2 – 1.
e. 2 – 1 – 3.
Feedback
A resposta correta é: 3 – 1 – 2..
Um aluno que apresenta comportamentos para livrar-se de uma possível punição (contingência de reforço negativo) e deixa de ter comportamentos inadequados, por estar sob controle de possibilidade de que seus comportamentos sejam sequenciados com consequências aversivas (contingência de punição positiva), ou ainda deixa de exibir comportamentos inadequados para não perder consequências gratificantes (contingência de punição negativa), está sob controle de aspectos que não são produzidos naturalmente pelas respostas que apresenta. Essas três contingências, de reforço negativo, de punição positiva e de punição negativa são processos considerados por Sidman (2003) como:
Escolha uma:
a. Acomodação.
b. Coerção.
De acordo com Sidman (2003), podemos fazer com que crianças aprendam punindo-as por não aprender, e isso é feito com alta frequência. No entanto, muitas que aprendem dessa maneira crescem menosprezando professores, odiando a escola e evitando o trabalho de aprender. No futuro, essas crianças expostas ao ensino coercitivo provavelmente seguirão o mesmo modelo ao se tornarem pais ou professores.
c. Extinção.
d. Equilibração.
e. Assimilação.
Feedback
A resposta correta é: Coerção..
Em diversos lugares e contextos, ouvimos termos como “competência”, “habilidade”, “aptidão” ou “atitude” para referir-se àquilo que as pessoas precisam aprender. Em empresas, é comum o uso dessas nomenclaturas, e a sigla CHA significa:______________________ correspondendo ao que é denominado de “competência.” Tendo como parâmetro as descrições apresentadas, observe as alternativas abaixo e assinale aquela que melhor apresenta o significado da sigla CHA.
Escolha uma:
a. competição, habilidades e atividades.
b. conhecimento, habilidades e atitudes.
Em diversos lugares e contextos, ouvimos termos como “competência”, “habilidade”, “aptidão” ou “atitude” para referir-se àquilo que as pessoas precisam aprender. Em empresas, é comum o uso dessas nomenclaturas, e a sigla CHA (conhecimento, habilidades e atitudes) correspondendo ao que é denominado de “competência”.
c. conhecimento, habilidade e agilidade.
d. conhecer, habitar e amar.
e. conhecimento, habitação e atividades.
Feedback
A resposta correta é: conhecimento, habilidades e atitudes..
Com a pretensão de descrever e explicar as características dos seres humanos nas diferentes fases da vida, a Psicologia do Desenvolvimento se utiliza de procedimentos e métodos científicos em suas pesquisas. Considerando os métodos de investigação que a psicologia do desenvolvimento se utiliza, avalieas afirmações a seguir quanto a sua correção:
I. Os métodos de investigação clínica permitem o maior aprofundamento na compreensão dos fenômenos a partir da observação e da exploração das variáveis relacionadas ao indivíduo.
II. Ao longo do tempo, métodos mais sofisticados, como os métodos correlacionais e os etológicos, também incrementaram as pesquisas sobre o desenvolvimento humano.
III. Para atender aos seus objetivos, a Psicologia do Desenvolvimento, como área que produz conhecimento por meio da Ciência, faz uso de métodos tradicionais de observação e descrição de fenômenos.
IV. Os estudos longitudinais têm como característica assegurar maior possibilidade de generalização e comparação.
V. Os estudos longitudinais utilizam uma grande quantidade de indivíduos que são observados ao longo de um período de tempo.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Nenhuma das alternativas está correta.
b. Somente as alternativas I, II e IV estão corretas.
c. Somente a alternativa I é correta.
Os métodos de investigação clínica permitem o maior aprofundamento na compreensão dos fenômenos, a partir da observação e da exploração das variáveis relacionadas ao indivíduo. Ao longo do tempo, métodos mais sofisticados, como os métodos correlacionais e os etológicos também incrementaram as pesquisas sobre o desenvolvimento humano. Para atender aos seus objetivos, a Psicologia do Desenvolvimento, como área que produz conhecimento por meio da Ciência, faz uso de métodos tradicionais de observação e descrição de fenômenos. Os estudos longitudinais têm como característica assegurar maior possibilidade de generalização e comparação, pois utilizam uma grande quantidade de indivíduos que são observados ao longo de um período de tempo.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Somente as alternativas II, III e IV estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas..
A Psicologia do Desenvolvimento é centrada no desenvolvimento infantil e tem seus primeiros estudos caracterizados pela descrição dos comportamentos típicos de cada faixa etária, os quais possibilitaram a criação de escalas capazes de medir e comparar o desenvolvimento das crianças. Diversos estudos da Psicologia do Desenvolvimento foram sendo realizados. De forma didática, podem ser agrupados em quatro fases, conforme sistematizaram Biaggio e Monteiro (1998). Sendo assim, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª relacionando cada uma dessas fases: I. Primeira fase - Corresponde ao período de 1920 a 1939.
II. Segunda fase - Período compreendido entre 1940 e 1959.
III. Terceira fase - Corresponde ao período de 1960 a 1989.
IV. Quarta fase - De 1990 aos dias de hoje.
( ) O interesse pelo estudo da criança ainda prevaleceu centrado no estabelecimento das variáveis que afetam o desenvolvimento. Por causa das guerras e de suas consequências, esse período caracterizou-se pela escassez de investimentos em pesquisas.
( ) Período marcado pelos estudos do desenvolvimento intelectual, da maturação e do crescimento.
( ) A Psicologia do Desenvolvimento assume uma posição interdisciplinar, e o estudo do desenvolvimento passa a considerar todo o ciclo da vida.
( ) As primeiras décadas foram marcadas por estudos fortemente influenciados por teorias Behavioristas e teorias da Aprendizagem Social. Posteriormente, houve o fortalecimento das Teorias Piagetianas no campo do desenvolvimento. Nos últimos anos, assistiu- se a chegada dos pressupostos cognitivistas a Psicologia do Desenvolvimento, reativando o interesse nas bases biológicas do comportamento.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. II, I, IV, III.
O período que corresponde de 1920 a 1939 foi marcado pelos estudos do desenvolvimento intelectual, da maturação e do crescimento. O Período compreendido entre 1940 e 1959 por causa das guerras e de suas consequências, caracterizou-se pela escassez de investimentos em pesquisas. O interesse pelo estudo da criança ainda prevaleceu centrado no estabelecimento das variáveis que afetam o desenvolvimento. Já no período de 1960 a 1989 as primeiras décadas foram marcadas por estudos fortemente influenciados por teorias Behavioristas e teorias da Aprendizagem Social. Posteriormente, houve o fortalecimento das Teorias Piagetianas no campo do desenvolvimento. Nos últimos anos, assistiu-se a chegada dos pressupostos cognitivistas a Psicologia do Desenvolvimento, reativando o interesse nas bases biológicas do comportamento e de 1990 aos dias de hoje a Psicologia do Desenvolvimento assume uma posição interdisciplinar, e o estudo do desenvolvimento passa a considerar todo o ciclo da vida.
b. III, II, IV, I.
c. I, III, IV, II.
d. II, IV, I, III.
e. IV, II, III, I.
Feedback
A resposta correta é: II, I, IV, III..
Existem algumas técnicas de ensino de novos comportamentos, elaboradas principalmente por analistas do comportamento, que podem ajudar o professor no processo de ensinar os comportamentos propostos como objetivos de ensino. As técnicas de ensino são procedimentos muito utilizados que foram padronizados; por isso, essas técnicas possuem uma descrição de comportamentos a serem apresentados pela pessoa que programa o ensino. No livro “Psicologia da Educação”, três importantes técnicas são apresentadas. Diante destas três técnicas que auxiliam o professor na programação do ensino, assinale as alternativas verdadeiras com (V) e as falsas com (F) e, a seguir, escolha a opção que corresponde a ordem correta de suas respostas.
( ) Encadeamento de trás para a frente.
( ) Modelagem.
( ) Fading, transferência de estímulos ou atenuação.
( ) Feedback.
( ) Aproximação sucessiva.
Assinale a sequência correta:
Escolha uma:
a. V, F, F, V, V.
b. V, V, F, V, F.
c. V, V, V, F, F.
As técnicas de ensino são procedimentos muito utilizados que foram padronizados; por isso, essas técnicas possuem uma descrição de comportamentos a serem apresentados pela pessoa que programa ensino. O livro “Psicologia da Educação” apresenta três técnicas de ensino, também chamadas de técnicas de modificação de comportamento, denominadas de: “encadeamento de trás para frente”, “modelagem” e “fading, transferência de estímulos ou atenuação.”
d. V, F, V, V, F.
e. F, F, V, V, V.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, F, F..
A Psicologia é uma área de conhecimento presente em diferentes contextos. Em nosso dia a dia, podemos ver psicólogos trabalhando em escolas, hospitais, clínicas particulares, empresas, repartições públicas e em muitos outros lugares. Assim sendo, a Psicologia é também parte do currículo de estudantes de cursos de graduação distintos, como Administração e Medicina. O conhecimento da Psicologia é muito relevante para profissionais de diferentes campos e não poderia faltar aos profissionais que trabalham com Educação. Acerca do exposto acima, com relação à Psicologia, analise as asserções apresentadas abaixo e assinale a correta:
Escolha uma:
a. A Psicologia é uma área do sentimento caracterizada pela organização do conhecimento existente, acerca de um assunto ou fenômeno. A Psicologia, por exemplo, é uma área que produz conhecimento a respeito da interação social.
b. A Psicologia é uma área de conhecimento que produz e organiza o conhecimento acerca do fenômeno psicológico. Tal fenômeno é o comportamento caracterizado pela interação entre aquilo que um organismo faz, o meio em que o faz e o que é produzido a partir desse fazer. Esse conceito inclui, portanto, raciocinar, “invejar”, “enciumar-se”, “deprimir-se”, “pensar”, entre muitos outros.
A Psicologia é uma área de conhecimento presente em diferentes contextos. Em nosso dia a dia, podemos ver psicólogos trabalhando em escolas, hospitais, clínicas particulares, empresas, repartições públicas e em muitos outros lugares. Assim, podemos dizer que a Psicologia é uma área de conhecimento que produz e organiza o conhecimento acerca do fenômeno psicológico. Tal fenômeno e o comportamento caracterizado pela interação entre aquiloque um organismo faz, o meio em que o faz e o que e produzido a partir desse fazer. Esse conceito inclui, portanto, raciocinar, “invejar, “enciumar-se, “deprimir-se, “pensar, entre muitos outros.
c. A Psicologia é uma área de conhecimento que produz e organiza o conhecimento acerca do fenômeno social. Tal fenômeno é o comportamento caracterizado pela interação entre aquilo que um organismo faz, o meio em que o faz e o que é produzido a partir desse fazer.
d. A Psicologia é uma área de conhecimento que desconstrói o conhecimento acerca do fenômeno intelectual. Ou seja, trata-se de um fenômeno de comportamento descaracterizado pela maturação entre aquilo que um organismo faz, o meio em que o faz e o que é produzido a partir desse fazer.
e. A Psicologia é uma área de conhecimento que produz e desorganiza o conhecimento acerca do fenômeno social. Tal fenômeno é o comportamento caracterizado pela interação entre aquilo que um organismo faz, o meio em que o faz e o que é produzido a partir da sociedade em que está inserido.
Feedback
A resposta correta é: A Psicologia é uma área de conhecimento que produz e organiza o conhecimento acerca do fenômeno psicológico. Tal fenômeno é o comportamento caracterizado pela interação entre aquilo que um organismo faz, o meio em que o faz e o que é produzido a partir desse fazer. Esse conceito inclui, portanto, raciocinar, “invejar”, “enciumar-se”, “deprimir-se”, “pensar”, entre muitos outros..
Piaget formula quatro estágios básicos de desenvolvimento pelo qual a criança passa. Conforme tais estágios, relacionados a idades específicas, o pensamento da criança é constituído por certos processos de raciocínio e de pensamento que gradualmente tornam-se mais complexos. A seguir, relacione os estágios formulados por Piaget de acordo com suas características:
I. Sensório-motor -Do nascimento aos 2 anos.
II.Pré-operacional - De 2 a 7-8 anos.
III.Operações concretas - De 7-8 a 11-12 anos.
IV.Operações formais - A partir de 11-12 anos.
( ) Nesse estágio, ele já raciocina a respeito do mundo avaliando possibilidades que contrariam sua experiência perceptiva. Adquire a capacidade de pensar por meio de raciocínios dedutivos.
( ) O nome desse estágio é decorrente da maneira pela qual a criança percebe e age sobre o mundo, sempre por meio de percepção sensorial e de suas ações motoras. A criança não constrói representações simbólicas do mundo.
( ) Uma das principais conquistas desse período faz referência a uma maior socialização da criança. Nesse estágio, além da criança tentar compreender o pensamento alheio, ela tende a apresentar seus pensamentos e, por meio disso, fazer-se compreender, por mais que ainda tenda a considerar o seu próprio pensamento como aquele mais verdadeiro.
( ) Nesse período, ela ainda não consegue refazer seu pensamento, o que indica certa rigidez em seu raciocínio. Outra característica nuclear desse período de desenvolvimento cognitivo constitui o que foi denominado por Piaget de “conduta egocêntrica” ou “autocentrada”.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. IV, I, III, II.
No estágio sensório-motor a criança não constrói representações simbólicas do mundo. O nome desse estágio é decorrente da maneira pela qual a criança percebe e age sobre o mundo, sempre por meio de percepção sensorial e de suas ações motoras. No estágio pré-operacional ela ainda não consegue refazer seu pensamento, o que indica certa rigidez em seu raciocínio. Outra característica nuclear desse período de desenvolvimento cognitivo constitui o que foi denominado por Piaget de “conduta egocêntrica” ou “autocentrada”. No estágio de desenvolvimento cognitivo denominado operações concretas, uma das principais conquistas desse período faz referência a uma maior socialização da criança. Nesse estágio, além da criança tentar compreender o pensamento alheio, ela tende a apresentar seus pensamentos e, por meio disso, fazer-se compreender, por mais que ainda tenda a considerar o seu próprio pensamento como aquele mais verdadeiro. No período das operações formais, o adolescente passa a distinguir o “real” e o “possível”. Nesse estágio, ele já raciocina a respeito do mundo avaliando possibilidades que contrariam sua experiência perceptiva adquirindo a capacidade de pensar por meio de raciocínios dedutivos.
b. III, II, IV, I.
c. I, III, IV, II.
d. II, IV, I, III.
e. IV, I, II, III.
Feedback
A resposta correta é: IV, I, III, II..
Quando falamos em contingência em relação ao comportamento, o termo faz referência a natureza das relações entre cada um dos componentes do comportamento, ou seja, a relação entre os estímulos antecedentes, as respostas e os estímulos consequentes. As contingências de reforçamento caracterizam o modo como uma determinada consequência afeta a probabilidade de ocorrência de respostas semelhantes à aquela que a produziu. Sendo assim, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação às cinco contingências básicas de reforçamento:
( ) No processo denominado contingência de reforço positivo, a resposta apresentada por um organismo produz como consequência um estímulo gratificante.
( ) A contingência de reforço negativo é o processo no qual um estímulo aversivo é retirado, aumentando a probabilidade de ocorrência da resposta que eliminou tal estímulo.
( ) A contingência de punição positiva é o processo no qual é apresentado ou produzido um estímulo aversivo que diminui a probabilidade de ocorrência de respostas semelhantes aquela que produziu esse estímulo aversivo.
( ) A contingência de punição negativa é o processo no qual é eliminado um estímulo reforçador, diminuindo a probabilidade de ocorrência de respostas semelhantes aquela que eliminou tal estímulo reforçador.
( ) A contingência de extinção é o processo no qual todo estímulo é eliminado ou produzido pela resposta de um organismo. Ao apresentar uma resposta, esta não tem nenhum efeito sobre características do ambiente que afetam sua probabilidade de ocorrência.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. V, V, V, F, F.
b. V, V, V, V, V.
c. F, V, F, V, F
d. F, F, V, F, V.
e. V, V, V, V, F.
Todas as sentenças são verdadeiras, somente a última sentença é falsa, a contingência de extinção é o processo no qual nenhum estímulo é eliminado ou produzido pela resposta de um organismo. Ao apresentar uma resposta, esta não tem nenhum efeito sobre características do ambiente que afetam sua probabilidade de ocorrência. Dessa forma, as relações entre os componentes do comportamento (estímulos antecedentes, respostas e estímulos consequentes) são enfraquecidas e o comportamento vai deixando de acontecer.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V, F..
Existem algumas técnicas de ensino de novos comportamentos, elaboradas principalmente por analistas do comportamento, que podem ajudar o professor no processo de ensinar os comportamentos propostos como objetivos de ensino. Elas foram criadas para facilitar o desenvolvimento de novas relações com o meio (ou seja, novos comportamentos), mas é preciso que a pessoa que programa ensino faça uma avaliação sobre a melhor maneira de ensinar o comportamento proposto. Quanto às três técnicas de ensino, também chamadas de técnicas de modificação de comportamento, denominadas “encadeamento de trás para a frente”, “modelagem” e “fading, é correto afirmar:
I. O procedimento denominado encadeamento de trás para a frente consiste em ensinar passo a passo a apresentação de um comportamento; primeiramente é ensinado o último passo, depois o penúltimo, o antepenúltimo e assim por diante.
II. No procedimento denominado Modelagem, a pessoa que programa ensino consequência as respostas (ações) apresentadas pelo aprendiz, de modo que elas sejam substituídas por outras cada vez mais próximas daquela que compõe o comportamento- objetivo que está sendo ensinado.
III. A técnica denominada fading, transferência de estímulosou atenuação consiste em um procedimento para facilitar a aprendizagem constituído pelo manejo do estabelecimento da relação entre um estímulo e uma resposta, e tal estímulo vai sendo gradualmente substituído pelo professor por outros cada vez mais semelhantes aqueles com os quais o aprendiz ira lidar no cotidiano.
IV. Um exemplo de uso dessa técnica denominada fading, pode ser observado no ensino do comportamento de escrever as letras do alfabeto. O professor apresenta as letras tracejadas, e o aluno precisa escrevê-las. A cada nova atividade, o professor mostra os tracejados cada vez mais espaçados ou mais fracos, até que a criança seja capaz de escrever as letras sem a ajuda de nenhuma “dica”.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e IV.
b. I, II e IV.
c. I, II e III.
d. III e IV.
e. I, II, III e IV.
O procedimento denominado encadeamento de trás para a frente consiste em ensinar passo a passo a apresentação de um comportamento; primeiramente é ensinado o último passo, depois o penúltimo, o antepenúltimo e assim por diante. Já no procedimento denominado Modelagem, a pessoa que programa ensino consequência as respostas (ações) apresentadas pelo aprendiz, de modo que elas sejam substituídas por outras cada vez mais próximas daquela que compõe o comportamento- objetivo que está sendo ensinado. A técnica denominada fading, transferência de estímulos ou atenuação consiste em um procedimento para facilitar a aprendizagem constituído pelo manejo do estabelecimento da relação entre um estímulo e uma resposta, e tal estímulo vai sendo gradualmente substituído pelo professor por outros cada vez mais semelhantes aqueles com os quais o aprendiz ira lidar no cotidiano. Um exemplo de uso dessa técnica denominada fading, pode ser observado no ensino do comportamento de escrever as letras do alfabeto. O professor apresenta as letras tracejadas, e o aluno precisa escrevê-las. A cada nova atividade, o professor mostra os tracejados cada vez mais espaçados ou mais fracos até que a criança seja capaz de escrever as letras sem a ajuda de nenhuma “dica”.
Feedback
A resposta correta é: I, II, III e IV..
A educação de jovens e adultos é um tema que merece atenção particular. Não apenas por ser muito notável na atualidade, mas, sobretudo, porque a educação dessas pessoas possuem características específicas, visto que elas constituem um grupo mais amplo de diversidade (cada um possui histórias de vida muito diferentes, tipos de formação distintos, interesses variados, entre outros). Em relação a essa modalidade educativa, analise as seguintes afirmações:
I. A educação de jovens e adultos envolve considerar as características desses sujeitos e, por isso, não pode ser uma transposição da educação comum.
II. Educação básica, formação ocupacional profissional e incentivo são os três âmbitos que devem ser considerados ao nos referirmos a educação de adultos.
III. É objetivo da educação de jovens e adultos compensar o “tempo perdido”, pois o educando da EJA é o trabalhador que, desde muito cedo, teve que ingressar no mundo do trabalho.
IV. Alguns aspectos demonstram ainda outros tipos de benefícios oferecidos pela educação de adultos: capacitação profissional, adaptação as mudanças sociais (que implica a modificação de valores e comportamentos), aproveitamento do tempo livre de forma enriquecedora e produtiva, de modo a superar o isolamento e a solidão de pessoas e integrá-las em um projeto social.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II e IV.
A afirmação III é falsa, pois não é objetivo da educação de jovens e adultos, conforme comentam Salvador et al. (1999), compensar o “tempo perdido”, como é comumente atribuído a esse tipo de educação. Especificamente no que se refere a educação de adultos, sua função é
caracterizada pela capacitação pessoal e social de cada um.
b. III e IV.
c. I, II e III.
d. I e IV.
e. I, II, III e IV.
Feedback
A resposta correta é: I, II e IV..
As contingências de reforçamento caracterizam o modo como uma determinada consequência afeta a probabilidade de ocorrência de respostas semelhantes aquela que a produziu. Sendo assim, assinale a alternativa correta no que se refere ao processo denominado contingência de reforço positivo:
Escolha uma:
a. Refere-se ao processo no qual é eliminado um estímulo reforçador, diminuindo a probabilidade de ocorrência de respostas semelhantes aquela que eliminou tal estímulo reforçador.
b. É quando a resposta apresentada por um organismo produz como consequência um estímulo gratificante.
no processo denominado contingência de reforço positivo, a resposta apresentada por um organismo produz como consequência um estímulo gratificante.
Como efeito básico, ocorre o fortalecimento das relações entre os componentes do comportamento (estímulos antecedentes, respostas e estímulos consequentes).
c. Trata-se do processo no qual um estímulo aversivo é retirado, aumentando a probabilidade de ocorrência da resposta que eliminou tal estímulo.
d. É o processo no qual nenhum estímulo e eliminado ou produzido pela resposta de um organismo.
e. É o processo no qual é apresentado ou produzido um estímulo aversivo que diminui a probabilidade de ocorrência de respostas semelhantes aquela que produziu esse estímulo aversivo.
Feedback
A resposta correta é: É quando a resposta apresentada por um organismo produz como consequência um estímulo gratificante..
Talvez o ponto mais importante das descobertas de um dos grandes estudiosos na área da Psicologia tenha sido demonstrar que aquilo que as pessoas fazem é governado por instâncias inconscientes, ou seja, aspectos de que as pessoas não têm a devida clareza. A partir dessas descobertas, a resposta à pergunta “Por que alguém se comporta de alguma forma específica?” dificilmente pode ser apresentada pela própria pessoa que se comporta sem algumas distorções. Isso acontece porque nem sempre as pessoas têm clareza a respeito dos aspectos que influenciam seu comportamento. Assinale nas proposições a seguir o nome do estudioso que fez a descoberta apresentada no trecho acima.
Escolha uma:
a. Freud.
Outro autor que apresentou importantes contribuições a Psicologia foi Sigmund Freud (1856-1939), conhecido médico austríaco. Talvez o ponto mais importante das descobertas de Freud e que aquilo que as pessoas fazem e governado por instâncias inconscientes, ou seja, aspectos de que as pessoas não tem a devida clareza.
b. Skinner.
c. Weber.
d. Watson.
e. Wundt.
Feedback
A resposta correta é: Freud..
O Behaviorismo do termo inglês behaviour ou do americano Behavior, significando conduta, comportamento é um conceito generalizado que engloba as mais paradoxais teorias sobre o comportamento, dentro da Psicologia. Estas linhas de pensamento só têm em comum o interesse por este tema e a certeza de que é possível criar uma ciência que o estude, pois suas concepções são as mais divergentes, inclusive no que diz respeito ao significado da palavra “comportamento.” (Disponível em: http://www.infoescola.com/psicologia/behaviorismo/. Acesso em 13/09/2017).
I. Em 1913, John Watson lançou o Manifesto Behaviorista.
II. Skinner denominou de Behaviorismo Metodológico, o behaviorismo de Watson.
III. O behaviorismo de Skinner foi denominado por Watson como Behaviorismo Radical.
IV. O behaviorismo de Watson teve avanços a partir de contribuições de Skinner, que contrapôs algumas de suas ideias.
As afirmações corretas em relação as principais concepções sobre o método behaviorista se encontram nas alternativas:
Escolha uma:
a. III e IV.
b. I, II e III.
c. I, II, III e IV.
O behaviorismo de Watson teve avanços a partir de contribuições de Skinner, que contrapôs algumas de suas ideias. Uma delas foi à concepção de que o método de estudo e importante para indicar o que é ou não objeto de estudo da Psicologia. O behaviorismo de Skinner foi chamado por ele próprio de Behaviorismo Radical, pois, para esse autor, o que e nuclear no Behaviorismo (ou seja, sua “raiz”; por isso, Behaviorismo Radical) e o objetode estudo, o comportamento, e não o método para investigar esse fenômeno, como propunha Watson em décadas anteriores (MATOS, 1995). O conceito de comportamento teve um forte avanço a partir das contribuições de Skinner.
d. I e IV.
e. I, II e IV.
Feedback
A resposta correta é: I, II e IV..
Uma das obras mais conceituadas acerca do assunto “infância” é a História social da criança e da família, de Philippe Áries (1914-1984), publicada em 1978. Nessa obra, Áries apresenta suas descobertas sobre a construção social da ideia de infância e de criança e situa o surgimento dessa construção social na modernidade, o que impulsiona uma série de mudanças na forma de se conceber essa fase da vida e influencia também os estudos na área da Psicologia. Nas alternativas a seguir, encontramos algumas afirmativas relativas às questões da “infância,” no decorrer da história. Assinale V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.
( ) Com o advento da modernidade, o fortalecimento da família burguesa e a valorização da educação escolar, a infância passou a ocupar um espaço central e a demandar cuidados específicos, inaugurando, assim, novas exigências sociais.
( )Antes da sociedade industrial, a duração da infância estava atrelada ao tempo durante o qual a criança necessitava de cuidados físicos para viver.
( )Após o período industrial, as crianças se misturavam aos adultos em suas diversas atividades, e assim aprendiam valores, habilidades e costumes.
( ) Por volta do século XVIII, com o surgimento da ideia de família a partir da união homoafetiva dos casais e destes com seus filhos, evidenciam-se os descasos no tratamento das crianças, o que aponta para a necessidade de uma vida privada.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. F, F, F, V.
b. F, F, V, F .
c. V, V, V, F.
Para o famoso historiador, no entender de Frota (2007), com o advento da modernidade, o fortalecimento da família burguesa e a valorização da educação escolar, a infância passou a ocupar um espaço central e a demandar cuidados específicos, inaugurando, assim, novas exigências sociais .Antes da sociedade industrial, a duração da infância estava atrelada ao tempo durante o qual a criança necessitava de cuidados físicos para viver. Após o período industrial, as crianças se misturavam aos adultos em suas diversas atividades, e assim aprendiam valores, habilidades e costumes. Por volta do século XVIII, com o surgimento da ideia de família a partir da união afetiva dos casais e destes com seus filhos, evidenciam-se alterações no tratamento das crianças, o que aponta para a necessidade de uma vida privada.
d. V, F, V, V.
e. V, F, V, F.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, F..
Em psicologia, o comportamento é o conjunto de procedimentos ou reações do indivíduo ao ambiente que o cerca em determinadas circunstâncias, o meio. Pode designar um grupo de atividades ou limitar-se a uma só, o comportamento singular. Já a ação designa em psicologia o conjunto de formas de comportamento que são realizadas de maneira voluntária, deliberada ou intencional. Uma ação diferencia-se assim das formas de comportamento involuntário como os reflexos, se bem que essa diferença seja na prática menos clara do que na teoria. (Disponível em: https://pt.wikibooks.org/wiki/Psicologia/A_psicologia_como_ci%C3%AAncia/Conceito_de_comportamento. Acesso em 13/09/2017). Durante os seus estudos foi demonstrado que o comportamento não é sinônimo de ação, mas é caracterizado pela:
Escolha uma:
a. Interação entre o meio ambiente e todos os seu integrantes.
b. Designação de um conjunto de atos ou ações com propriedades descritivas e definidoras próprias do ser humano.
c. Associação que acontece entre todos os animais de um ecossistema, com os animais de outro ecossistema.
d. Designações que não envolvem os processos mentais, como “lembrar”, “pensar”, “raciocinar”.
e. Interação entre aquilo que um organismo faz, o meio em que o faz e o que é produzido por esse fazer.
Apesar de uma pessoa apresentar uma mesma ação, as características do ambiente em que ela ocorre indicam qual o comportamento que está sendo apresentado. O comportamento não é sinônimo de ação, mas é caracterizado pela interação entre aquilo que um organismo faz, o meio em que o faz e o que é produzido por esse fazer.
Feedback
A resposta correta é: Interação entre aquilo que um organismo faz, o meio em que o faz e o que é produzido por esse fazer..
Conforme as descobertas de Piaget, há dois atributos universais no desenvolvimento do pensamento humano. Um deles é a organização do mundo. É por meio de novas experiências que a pessoa adapta seu pensamento ao mundo. Isso acontece através da assimilação e a acomodação. No primeiro, os objetos identificados pela criança são classificados por ela em estruturas já construídas. Esse processo é ilustrado pela situação na qual a criança já construiu a ideia do que é um cachorro e vê um cachorro, classificando-o como tal. Já, no outro processo investigado por Piaget chamado de:
Escolha uma:
a. Acomodação, os objetos percebidos pela criança são entendidos por ela como constituintes de novas categorias que ela ainda não possui.
No outro processo chamado de equilibração importante processo caracterizado e investigado por Piaget, e talvez o seu principal postulado. Nesse processo a criança não consegue lidar com alguma circunstância por meio das categorias que ela já construiu, e disso decorre um desequilíbrio, superado pela construção de novas categorias e estruturas de pensamento, produzindo uma nova situação o de equilíbrio.
b. Relação, trata-se da exposição que se faz de um evento/acontecimento. No sentido de relato, uma relação é, na literatura, a narração dos acontecimentos da vida de uma criança.
c. Equilibração, nesse processo a crianca não consegue lidar com alguma circunstância por meio das categorias que ela já construiu, e disso decorre um desequilíbrio.
d. Ideia é também o conhecimento puro e racional da criança, que se deve às naturais condições do seu entendimento.
e. Resolução que pode uma decisão, uma falha que emite uma determinada autoridade. Dependendo da fonte e do alcance, as resoluções podem qualificar-se de diferentes formas.
Feedback
A resposta correta é: Equilibração, nesse processo a crianca não consegue lidar com alguma circunstância por meio das categorias que ela já construiu, e disso decorre um desequilíbrio..
Seja como campo de atuação ou tipo de conhecimento em Psicologia, podemos datar o surgimento da Psicologia da Educação para os primeiros anos do século XX, quando, no âmbito da Psicologia Científica (a partir da importância que passava a ser atribuída à infância e à necessidade de maior embasamento para as práticas e políticas educacionais), o interesse em pesquisas relacionadas aos processos inerentes à educação foi ampliado. Com relação à história da Psicologia da Educação como campo de estudos, avalie as sentenças abaixo:
I. No início do século XX, foi criado na Suíça o Instituto de Pesquisa Psicológica e Educativa Jean-Jacques Rosseau, que defendia uma pedagogia científica, cuja base seria a psicologia, defendendo a ideia de que os professores deveriam conhecer os métodos experimentais da Psicologia.
II. Segundo Paro (1984, p. 96). o advento da Psicologia, voltada para a educação escolar, confunde-se com as próprias origens da Psicologia Científica, na época de surgimento da sociedade industrial.
III. Nos últimos anos do século XIX, muitos pensadores da educação apontavam para o fato de que a Psicologia deveria procurar os meios para os objetivos definidos pela Pedagogia serem alcançados.
IV. Apoiada em suas teorias e instrumentos de mensuração, a Psicologia Científica entra no cenário educacional trazendo grandes benefícios. Até 1940, a Psicologia da Educação era a principal ciência da Educação.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II, III, IV.
b. I, II, III e IV.
c. Todas estão incorretas.
No início do século XX, foi criado na Suíça

Continue navegando