atividade psicologia da educação
66 pág.

atividade psicologia da educação


DisciplinaPscicologia da Educação121 materiais195 seguidores
Pré-visualização23 páginas
Com a pretensão de descrever e explicar os comportamentos humanos nas diferentes fases da vida, a Psicologia do Desenvolvimento propõe-se a explicar como [...] a partir de um equipamento inicial (inato), o sujeito vai sofrendo uma série de transformações decorrentes de sua própria maturação (fisiológica, neurológica e psicológica) que, em contato com as exigências e respostas do meio (físico e social), levam à emergência desses comportamentos (RAPPAPORT; FIORI; DAVIS, 1981, p. 3). Dessa forma, muitos são os procedimentos e métodos científicos que podem ser adotados nas pesquisas para que essas pretensões sejam alcançadas. Portanto, embasado nesse contexto, a nossa ciência pretende:
I. Observar e descrever os fenômenos (exemplo: choro, agressão, linguagem, solução de problemas, etc.).
II. Descrever e aprofundar os fenômenos que atuam no comportamento do ser humano em sociedade, no âmbito individualista.
III. Explicar os fenômenos. Explicar quais os processos subjacentes, quais os mecanismos psicológicos, internos, que atuam para possibilitar o aparecimento destes fenômenos comportamentais.
IV. Explicar o comportamento, onde os processos subjacentes e os mecanismos psicológicos internos atuam para possibilitar o aparecimento destes fenômenos no comportamento humano e social.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II e IV, apenas.
b. I, apenas.
c. I e III estão corretas.
É preciso, nesse sentido, conhecermos os principais procedimentos utilizados em suas pesquisas, bem como termos clareza dos desafios enfrentados. Dessa forma, buscar alguns dos procedimentos mais empregados, vislumbrando suas vantagens e desvantagens, são alguns dos desafios que se impõem para essa área do saber psicológico. Com a pretensão de descrever e explicar os comportamentos humanos nas diferentes fase da vida, a Psicologia do Desenvolvimento propõe-se a explicar como [...] a partir de um equipamento inicial (inato), o sujeito vai sofrendo uma série de transformações decorrentes de sua própria maturação (fisiológica, neurológica e psicológica) que, em contato com as exigências e respostas do meio (físico e social), levam à emergência desses comportamentos, onde os dois quesitos são: a)Observar e descrever os fenômenos (exemplo: choro, agressão, linguagem, solução de problemas, etc.). b) Explicar os fenômenos. Explicar quais os processos subjacentes, quais os mecanismos psicológicos, internos, que atuam para possibilitar o aparecimento destes fenômenos comportamentais. (RAPPAPORT; FIORI; DAVIS, 1981, p. 3). Dessa forma, muitos são os procedimentos e métodos científicos que podem ser adotados nas pesquisas para que essas pretensões sejam alcançadas.
d. III, apenas.
e. I, II e III estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: I e III estão corretas..
Um aluno que apresenta comportamentos para livrar-se de uma possível punição (contingência de reforço negativo) e deixa de ter comportamentos inadequados, por estar sob controle de possibilidade de que seus comportamentos sejam sequenciados com consequências aversivas (contingência de punição positiva), ou ainda deixa de exibir comportamentos inadequados para não perder consequências gratificantes (contingência de punição negativa), está sob controle de aspectos que não são produzidos naturalmente pelas respostas que apresenta. Essas três contingências, de reforço negativo, de punição positiva e de punição negativa são processos considerados por Sidman (2003) como:
Escolha uma:
a. Extinção.
b. Assimilação.
c. Acomodação.
d. Equilibração.
e. Coerção.
De acordo com Sidman (2003), podemos fazer com que crianças aprendam punindo-as por não aprender, e isso é feito com alta frequência. No entanto, muitas que aprendem dessa maneira crescem menosprezando professores, odiando a escola e evitando o trabalho de aprender. No futuro, essas crianças expostas ao ensino coercitivo provavelmente seguirão o mesmo modelo ao se tornarem pais ou professores.
Feedback
A resposta correta é: Coerção..
Em diversos lugares e contextos, ouvimos termos como \u201ccompetência\u201d, \u201chabilidade\u201d, \u201captidão\u201d ou \u201catitude\u201d para referir-se àquilo que as pessoas precisam aprender. Em empresas, é comum o uso dessas nomenclaturas, e a sigla CHA significa:______________________ correspondendo ao que é denominado de \u201ccompetência.\u201d Tendo como parâmetro as descrições apresentadas, observe as alternativas abaixo e assinale aquela que melhor apresenta o significado da sigla CHA.
Escolha uma:
a. conhecer, habitar e amar.
b. competição, habilidades e atividades.
c. conhecimento, habitação e atividades.
d. conhecimento, habilidades e atitudes.
Em diversos lugares e contextos, ouvimos termos como \u201ccompetência\u201d, \u201chabilidade\u201d, \u201captidão\u201d ou \u201catitude\u201d para referir-se àquilo que as pessoas precisam aprender. Em empresas, é comum o uso dessas nomenclaturas, e a sigla CHA (conhecimento, habilidades e atitudes) correspondendo ao que é denominado de \u201ccompetência\u201d.
e. conhecimento, habilidade e agilidade.
Feedback
A resposta correta é: conhecimento, habilidades e atitudes..
O exemplo a seguir, retirado do seu livro de estudos da disciplina de Psicologia: \u201cA professora de uma turma de alunos todos os dias confere se cada um fez a tarefa de casa. Caso um aluno não a tenha feito, a professora pergunta a ele algo a respeito do assunto que está sendo estudado. Esse aluno, o Paulo, sente-se muito desconfortável quando precisa falar na frente de todos os colegas. A possibilidade de falar em público, que para Paulo é um estímulo aversivo, é eliminada quando ele faz a tarefa de casa. A relação entre os estímulos antecedentes (tarefa e possibilidade de falar em público), a resposta de fazer a tarefa de casa e a consequência de eliminar a possibilidade de falar em público são fortalecidas\u201d.
O exemplo de aprendizagem em situação escolar acima se refere a um dos processos de contingência de reforçamento, que caracterizam o modo como determinada consequência afeta a probabilidade de ocorrência de respostas semelhantes àquela que a produziu. Trata-se de um processo de contingência de:
Escolha uma:
a. Punição positiva.
b. Reforço negativo.
O Paulo em questão faz as tarefas para livrar-se da consequência aversiva, ou seja, a \u201cpossibilidade de falar em público\u201d e não está sob controle de consequências naturais que as respostas que compõem aquilo que é chamado de \u201cestudar\u201d produzem. A maior clareza acerca dos fenômenos, como a capacidade de fazer contas no dia a dia e a possibilidade de lidar melhor com as situações do cotidiano não são estímulos considerados quando o comportamento de estudar é apresentado como contingência do reforço negativo. Ele o faz para livrar-se da punição de \u201cfalar em público\u201d.
c. Punição negativa.
d. Reforço positivo.
e. Nenhuma das alternativas.
Feedback
A resposta correta é: Reforço negativo..
De acordo com as descobertas de Piaget, ao interagir com o meio, a criança passa a construir \u201cesquemas\u201d a respeito da realidade, cada vez mais complexos e orientados para uma maior adaptação dela ao meio no qual ela se encontra. A lógica das ações apresentadas pelas crianças no meio é constituída pelas organizações realizadas pela criança em relação a diferentes noções, tais como causalidade, manutenção dos objetos, relações entre eles, etc. Essa organização é desenvolvida inicialmente na dimensão concreta e, posteriormente, adquire a noção abstrata. Conforme as descobertas de Piaget, há dois atributos universais no desenvolvimento do pensamento humano. Quais são eles?
Escolha uma:
a. Interação da sociedade e adaptação ao mundo.
b. Estruturação do mundo e acomodação.
c. Adaptação e organização do conhecimento.
d. Organização do mundo e adaptação.
De acordo com as descobertas de Piaget, ao interagir com o meio, a criança passa a construir \u201cesquemas\u201d a respeito da realidade, cada vez mais complexos e orientados para uma maior adaptação dela ao meio no qual ela se encontra. A lógica das ações apresentadas pelas crianças no meio é constituída pelas organizações realizadas pela criança