Buscar

Avaliando Aprendizado Nutrição materno infantil1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201410342063)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Nas recomendações que podem ser feitas para uma paciente com anemia ferropriva, deve-se incluir:
		
	
	Aumento da ingestão de alimentos ricos em Ferro heme, ricos em taninos, porém não ingerir concomitantemente a Vitamina C.
	
	Aumento da ingestão de alimentos ricos em Ferro não heme, porque é a forma melhor utilizada; evitar ingerir grandes quantidades de chá ou café nas refeições e evitar a ingestão concomitante de Vitamina C.
	
	Aumento da ingestão de alimentos ricos em Ferro não heme por ser a forma mais biodisponível e evitar a ingestão de alimentos ricos em tanino e em Vitamina C.
	 
	Aumento da ingestão de alimentos ricos em Ferro heme, porque é a forma melhor utilizada pelo organismo; evitar ingerir grandes quantidades de chá ou café nas refeições.
	 
	Aumento da ingestão de alimentos ricos em Ferro heme, junto com frutas cítricas para aumentar a absorção do ferro desses alimentos.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201410031660)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A avaliação do estado nutricional na gestação fornece base para a elaboração de condutas adequadas, visando melhorar o estado nutricional materno, suas condições para o parto e as condições da criança ao nascer. Sabendo disso, é correto afirmar que: I - A avaliação nutricional objetiva identificar gestantes com peso deficiente, sobrepeso ou obesidade pré-gestacional e /ou atual; II Na primeira consulta, caso a paciente saiba referir a data da última menstruação (DUM) pode-se prever a data provável do seu parto (DPP); III O ganho de peso insuficiente durante a gestação está associado ao maior risco de baixo peso ao nascer (BPN) e o ganho de peso excessivo pode resultar em macrossomia fetal; IV O tabagismo e o etilismo durante a gestação podem ser nocivos ao desenvolvimento fetal por causarem má oxigenação fetal e maior risco de aborto espontâneo, respectivamente. V As gestantes constituem grupo de alta vulnerabilidade biológica, pois as necessidades nutricionais estão aumentadas em função dos ajustes fisiológicos nessa fase.
		
	 
	e) Todas as alternativas estão corretas;
	
	a) Apenas as alternativas I, II, III e V são verdadeiras;
	
	c) Apenas as alternativas III e V são verdadeiras;
	
	d) Apenas as alternativas II, IV e V são verdadeiras;
	
	b) Apenas as alternativas I e IV são verdadeiras;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201409422368)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A assistência pré-natal é fundamental na redução do risco de morbimortalidade e de complicações gestacionais neste momento fisiológico. Quanto a assistência Pré Natal, marque o item verdadeiro:
		
	
	O edema não necessariamente deve ser investigado no exame físico durante as consultas.
	
	O número mínimo de consultas de pré natal são três.
	 
	Toxoplasmose, Sífilis, Aids e anemia são doenças que devem ser investigadas na primeira consulta.
	
	Uma gestante com hemoglobina inferior a 15mg/dl deverá ser encaminhada ao Pré Natal de alto risco
	
	O estímulo ao aleitamento materno deverá ser realizado somente nas consultas próximas ao parto para que a mulher se lembre desta orientação.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201409282255)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo a Organização Mundial de Saúde, a anemia, em termos de magnitude, constitui atualmente a principal carência nutricional em escala de saúde pública do mundo. Considerando as afirmativas abaixo, com relação as  medidas de prevenção e tratamento da anemia ferropriva, assinale a opção correta :
I. A mudança e a diversificação do hábito alimentar são, sem dúvida, a estratégia mais desejável e sustentável para enfrentar a deficiência de ferro e a anemia em escala populacional;
II. A suplementação medicamentosa de ferro é indicada em crianças com Hb < 11g/dl;
III. O enriquecimento ou fortificação de alimentos com ferro e ácido fólico é realizado como medida obrigatória no Brasil;
IV- A suplementação de ferro é mais largamente usada para tratar do que para prevenir a deficiência de ferro e a anemia.
		
	
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Somente a afirmativa I e IV estão corretas.
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201410342061)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Analise as afirmações abaixo: I. A Progesterona, hormônio placentário, começa a ser excretado em torno da 6ª semana, é um hormônio importante para a manutenção da gestação, pois inibe a contratilidade do útero, evitando abortos; e estimula o centro respiratório, aumentando a ventilação para uma melhor distribuição de oxigênio. II. A Progesterona também atua na musculatura do trato gastrointestinal, provocando relaxamento da musculatura intestinal, contribuindo assim para uma menor absorção de nutrientes e menor motilidade do intestino. III. Outro hormônio placentário importante é o Lactogênio placentário, que estimula a lipólise materna, fornecendo fonte de energia alternativa para a mãe, além de ser antagônico a ação da insulina. IV. No início da gestação, a grávida tem resposta insulínica normal. No entanto, após a metade da gestação, ela se torna mais resistente a ação desse hormônio, ou seja, uma maior quantidade de insulina é necessária para transportar a mesma quantidade de glicose.
		
	
	Apenas I, II e IV
	 
	Apenas I, III e IV
	 
	Apenas I e II
	
	Apenas II e III
	
	Todas

Continue navegando