Buscar

DIREITO CIVIL I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201408398001)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Galdêncio Wenceslau está na praça do Farroupilha, em frente ao prédio da prefeitura da cidade de Porto Alegre, ao lado direito de um terreno baldio que é patrimônio da prefeitura e ao lado esquerdo do prédio da autarquia federal X. De acordo com o Código Civil brasileiro, em regra, a praça, o prédio da Prefeitura, o terreno baldio e o prédio da autarquia federal X são considerados, respectivamente, que tipo de bens públicos?
		
	
	A praça é um bem público de uso especial, o prédio da prefeitura e o prédio da autarquia Y é um bem público de uso comum do povo e o tereno baldio patrimônio da Prefeitura é dominical. Artigo 99 CC.
	 
	A praça é um bem público de uso comum do povo, o prédio da prefeitura e o prédio da autarquia Y é um bem público de uso especial e o tereno baldio patrimônio da Prefeitura é dominical. Artigo 99 CC.
	
	A praça é um bem público de uso sabadal e dominical do povo, o prédio da prefeitura e o prédio da autarquia Y é um bem público de uso especial e o tereno baldio não é de ninguém. Artigo 99 CC.
	
	A praça é um bem dominical de uso comum do povo, o prédio da prefeitura e o prédio da autarquia Y é um bem público de uso comum da autoridade local e o tereno baldio patrimônio da Prefeitura é especial. Artigo 99 CC.
	 
	A praça é um bem público de uso comum do povo, o prédio da prefeitura e o prédio da autarquia Y é um bem público de uso especial e o tereno baldio patrimônio da Prefeitura é de uso especial. Artigo 99 CC.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201408566244)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Podem compor o negócio jurídico a condição, o termo e o encargo. No entanto:
		
	
	Quando um negócio jurídico é subordinado à termo inicial, a aquisição do direito fica suspensa até a sua implementação.
	 
	O negócio jurídico se invalida se subordinado a uma condição ilícita.
	
	As condições impossíveis invalidam o negócio jurídico se resolutivas, e tem-se como inexistentes quando suspensivas.
	 
	Se ao negócio for aposto um encargo, o exercício e a aquisição do direito ficam suspensos até que seja cumprido, independentemente de ser ou não imposto como condição suspensiva.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201408395339)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Leandro tem muitas dívidas e chega à conclusão de que não terá como saldá-las em sua totalidade. Assim, para evitar eventuais execuções os seus bens, resolve transferir a titularidade dos bens para Gumercindo, seu mais antigo e fiel empregado. Nesse caso, ocorreu:
		
	 
	fraude contra credores.
	
	coação.
	
	dolo.
	 
	simulação.
	
	erro.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201408394379)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Sobre os planos de negócios jurídicos analise as assertivas abaixo:
I. Os pressupostos de validade permitem discutir se o negócio jurídico é válido ou inválido. Por exemplo, é inexistente o negócio jurídico contraído com erro essencial sobre o objeto.
II. Os pressupostos de existência referem-se à estrutura básica e essencial do negócio jurídico e, portanto, é inexistente o negócio realizado quando o consentimento é obtido mediante dolo.
III. No plano de eficácia do negócio jurídico se discute se está apto ou não a produzir efeitos jurídicos e, portanto, é análise que só pode ser feita após a observação dos planos de existência e de validade.
		
	 
	A assertiva III está correta errada com relação ao conceito, pois no plano de eficácia se analisa se o negócio jurídico é válido ou inválido.
	
	A assertiva I está correta com relação ao conceito e ao exemplo dado.
	
	A assertiva II está correta com relação ao conceito e com relação ao exemplo.
	 
	A assertiva I está correta com relação ao conceito, mas está errada com relação ao exemplo uma vez que versa sobre causa de anulabilidade do negócio e não de inexistência.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201408406065)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	 
(Questão 1 -12º Exame OAB-RJ) - A pessoa que recebe em doação um imóvel, com eficácia submetida a uma condição suspensiva, conforme escritura pública devidamente registrada no Cartório do Registro de Imóveis tem:
		
	
	 
Um direito adquirido.
	
	 
A plena propriedade do imóvel.
	
	 
A disponibilidade do imóvel.
	 
	 
Uma expectativa de direito.

Continue navegando