Buscar

FÓRUM D - PRINCÍPIOS 2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Em sua resposta, identifique o aspecto escolhido.
Com base no material da webaula 9 (tela 4) e através de pesquisa na Internet e em livros de Logística e de Administração da Produção, escolha somente um dos três aspectos que facilitam a padronização de materiais, listados abaixo, e faça seus comentários sobre o aspecto escolhido.
1. Reduzir a variedade de materiais
2. Obedecer a padrões técnicos
3. Obedecer a padrões de mercado
Obedecer a Padrões Técnicos.
Um dos aspectos que fecilitan a padronização de materiais é obedecer a padrões técnicos, como por exemplo: ABNT, ISO, SAE, ASTM, NEMA, etc, que permitem trabalhar ocm maior segurandça inclusive quando esses padrões são exigidos pela legislação.Os padrões técnicos resultam em produtos com maior qualidade juntamente com maior segurança.
Obedecer a padrões de mercado:
 A elaboração de procedimentos formalizados consiste a base de um processo de padronização. Este é um dos elementos que assegura a produção de produtos com qualidade, além de contribuir para a melhoria contínua dos processos afetando diretamente as dimensões da qualidade de custo e prazo. Pretende-se com este trabalho apresentar uma visão mais específica em relação ao detalhamento de atividades no âmbito fabril de forma que a operação a ser realizada seja a melhor possível e que não ocorram erros na fabricação do produto. Faz-se aqui uma análise com relação a fundamentação teórica e posteriormente a descrição dos processos de forma a fundamentar a teoria com a prática.
 A padronização deve ser realizada de forma que todas as operações desenvolvidas pelos operadores na linha de produção estejam formalizadas, e deverá ser descrita de forma a garantir que nenhuma anomalia ocorra no dia-a-dia. Mesmo para turnos diferentes de trabalho, o procedimento de realização das atividades deverá respeitar aquilo que foi definido na padronização. Quando se padroniza um processo significa dizer que aquele conjunto de operações é a melhor forma de serem realizadas até aquele momento. No entanto, ela deve ser objeto de melhoria constante para que seja possível promover o crescimento das competências operacionais, dos modos operatórios e ergonômicos e em alguns casos até promover a melhoria/otimização dos equipamentos no respectivo setor.
redução da variedade de materiais.
Mais conhecida como simplificação, consiste em reduzir as variedades, eliminando os itens obsoletos, os materiais que não são necessários e os passíveis de substituição por outros já utilizados em maior escala, ou pequisando um outro material que substitua vários ou todos os que estão sendo utilizados. Um grande exemplo é a redução dos diferentes tipos de equipamentos. Durante a fase da simplificação devemos desenvolver a análise de valor, que nada mais é coordenar o estudo dos componentes industriais, materiais e processos, respondendo a alguns quesitos básicos, utilizando os seus fornecedores como fonte primária:
O uso deste material de fato é indispensável?
O custo é proporcional à sua utilização?
Existe margem de tolerância?
Todas as atuais características são de fato necessárias?
Existe alguma outra alternativa que seja melhor, empregando o mesmo método?
Existe alguma empresa comprando mais barato? qual seria?
É possível redesenhar a peça, ampliando seu uso para obter economia de escala?
Há algum método de manufatura que diminua o custo do processo?

Continue navegando