Buscar

Teoria Humanista - SLIDE EDU117

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TEORIA HUMANISTA
TERCEIRA FORÇA EM PSICOLOGIA
Inspiração
Jean Jacques Rousseau 
(Suíça, 1712 – França, 1778)
“Tudo é certo em saindo das mãos do Autor das coisas, tudo degenera nas mãos do homem.”
Emilio ou Da Educação (1762) 
Este livro revolucionou a pedagogia e serviu de ponto de partida para as teorias de todos os grandes educadores dos séculos XIX e XX. 
EDUCAÇÃO NEGATIVA
CARL RANSON ROGERS (EUA, 1902-1987)
Educado numa família com princípios religiosos muito sólidos. Foi escolhido para participar de um Congresso Internacional de Estudantes Cristãos na China, onde ficou por seis meses. Entrou no Seminário para se formar pastor, mas acabou desistindo e foi estudar no Teacher’s College da Columbia University onde obteve seus títulos de Mestre, 1928, e Doutor, 1931. Foi psicoterapeuta por mais de 30 anos.
 “Assisti a reuniões da Associação Americana de Psicologia completamente preenchidas com conferências sobre o processo de aprendizagem dos ratos e sobre experiências de laboratório que não me pareciam ter relação com o que eu estava a fazer.” Frase de Carl Rogers
A origem do Humanismo
Ser o que se é, ser si mesmo é Tornar-se Pessoa. 
Ser pessoa é ser processo.
Nunca somos, vamos sendo.
Psicoterapia centrada no cliente
Rogers propôs, em 1940, uma maneira diferente de abordar a psicoterapia individual, criando um método original, revolucionário, denominado de não-diretivo ou ainda Psicoterapia Reflexiva ou Centrada no Cliente ou Experiencial.
No Brasil, suas idéias tiveram difusão a partir da década de 70.
ABRAHAM MASLOW (EUA, 1908-1970)
Fez graduação,mestrado e doutorado em psicologia. 
Entrou em contato com muitos intelectuais europeus que estavam migrando para os Estados Unidos: Alfred Adler, Eric Fromm, Karen Horney, bem como vários psicólogos freudianos e da Gestalt.
Criou a Revista de Psicologia Humanista em 1961
Fundou a Associação de Psicologia Humanista em 1962. 
No fim de sua vida, Maslow incentivou a criação da Revista de Psicologia Transpessoal, em 1969, mas não chegou a ver a fundação da Associação de Psicologia Transpessoal, que só ocorreria em 1972. 
Pirâmide das necessidades
PRINCIPAIS CONCEITOS HUMANISTAS
Campo de Experiência: Tal perspectiva em muito se aproxima do conceito de "campo vital" proposto por Kurt Lewin, mas considera a existência de uma potencialidade inata que conduz o homem ao crescimento e à auto-realização.
Self: constitui-se em uma Gestalt organizada e consistente, passando por um processo constante de formar-se e reformar-se à medida que as situações se modificam. O Self não corresponde a um conceito estático, é algo em constante movimento, em processo de vir a ser contínuo. 
Tendência à auto- atualização: é um impulso inerente ao ser humano que o faz progredir, crescer, amadurecer, ser apto e competente. As forças positivas em direção à saúde e ao crescimento são naturais e inerentes ao organismo. 
11
CONDIÇÕES NECESSÁRIAS AO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO POTENCIAL
Congruência: é a expressão cristalina de seus sentimentos e sensações. Ser congruente é se expressar da forma que se é e como se sente. 
Empatia: é a capacidade de conseguir se colocar no lugar do outro; de conseguir vivenciar os sentimentos do outro e os pontos de vista da outra pessoa como se fossem seus.
Aceitação incondicional: é respeitar a pessoa pelo que ela é; é aceitar o outro como ele é. A aceitação incondicional é considerada por Rogers como o tipo de amor que mais promove o crescimento, pois a pessoa se torna feliz pelo que ela é, e não pelo que ela deveria ser. 
Psicologia Existencial
Influenciada pelo existencialismo de Jean Paul Sartre (1905-1980) e Albert Camus (1913-1960).
 As perspectivas existencialista e humanista são muito próximas, no entanto, os existencialistas enfatizam a questão do significado. 
Alguns representantes
Rollo May (EUA,1909-1994)
Ernest Becker (EUA, 1924-1974)
Irvin D. Yalom (EUA, 1931...)
Obras:
Quando Nietzsche Chorou (1992)
A Cura de Schopenhauer
Mentiras no divã 
Os desafios da terapia. 
Logoterapia
Vicktor Frankl (Viena,1905-1977)
Depois de uma passagem por um campo de concentração, ele criou uma terapia dizendo que o mantém as pessoas é buscar um sentido para a vida.
Obra: 
Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração 
Psicologia Positiva
Preocupa-se em estimular o crescimento humano; em entender as experiências positivas como a esperança e a satisfação.
Representantes: A Psicologia Positiva foi tema de uma revista da APA (Associação de Psicologia Americana) em 2000.
Martin Seligman (1942...) Desamparo aprendido. Inicialmente estudado em animais, o desamparo aprendido explica que uma pessoa, vítima de experiências particularmente frustrantes ou traumáticas, poderia aprender que seus comportamentos são insuficientes ou inúteis para mudar ou controlar os fenômenos a que se vê exposto e se tornaria desmotivada, passiva, com deficiências sociais e sexuais e apatia geral. Esta condição é encontrada em pessoas expostas durante períodos prolongados a estímulos aversivos inevitáveis.
David Myers 
Humanismo aplicado à educação
Ênfase nas relações interpessoais e no crescimento que delas resulta;
O professor é um facilitador da aprendizagem;
Há uma fé e confiança na capacidade humana, de seu crescimento.
Enfatiza a realização pessoal.
A escola deve favorecer o desenvolvimento do sujeito.
Ensino centrado no aluno
A educação tem como finalidade primeira criar condições que facilitem a aprendizagem.
A educação deve liberar a capacidade de auto-aprendizagem, promover a iniciativa, a responsabilidade, a auto-determinação e o discernimento.
Ensino não-diretivo.
Auto-avaliação.
Alexander Sutherland Neill
(Escócia, 1883 – 1973, Inglaterra)
Filho de uma numerosa família, seu pai, um mestre-escola, usava um bastão de ferro para disciplinar a classe. Trabalhou um tempo como auxiliar do seu pai e aos 25 anos de idade graduou se em Inglês.
Em 1914, tornou-se diretor de uma pequena escola.
Em 1917 visitou Little Commonwealth, uma instituição para jovens delinqüentes que funcionava com base no princípio do auto-governo. Em 1921 fundou a International School, que mudou de sede por algumas vezes até se estabelecer em Leiston, condado de Suffolk, a 160 quilômetros de Londres, passando então a se chamar Summerhill.
Summerhill
Escolas democráticas ou libertárias
A socióloga Helena Singer produziu,em 1995, uma tese de mestrado em sociologia da educação abordou a questão das chamadas "escolas democráticas" ou "libertárias“, publicada no livro República de Crianças.
Da escola Yásnaia-Poliana, criada em 1857 pelo escritor russo Leon Tolstoi à experiência mais conhecida de resistência, a Summerhill, Helena estudou 95 iniciativas libertárias. Segundo a autora, existem atualmente mais de mil escolas assim, espalhadas em todo o mundo.
Nascidas na Europa, na segunda metade do século XIX, dentro do movimento Escola Nova - crítica ao ensino tradicional e ao "adultismo" com que eram tratadas as crianças -, essas escolas alternativas se espalharam pelo mundo com concepções pedagógicas muito diversas.
Outras experiências sugestivas são da médica italiana Maria Montessori (1870-1952), do alemão Rudolf Steiner (1861-1925), mentor da filosofia antroposófica de ensino, cujas escolas são comumente conhecidas por Waldorf; além do Lar das Crianças, do médico polonês Janusz Korczak (1878-1942). 
Gestão democrática
Ricardo Semler (1959...)
O empresário brasileiro Ricardo Semler, na década de 80, revolucionou sua empresa, a Semco, com um processo de gestão descentralizado o horário e o local de trabalho foram abolidos, as pessoas entram e saem quando querem e escolhem um de cada quatro lugares para trabalhar durante o dia. Ninguém tem mesa fixa. Para chegar a um posto de liderança, o funcionário precisa ser entrevistado e aprovado pelos futuros subordinados. "Quando começamos, os empresários diziam que era loucura, que quebraríamos em breve. Tínhamos 200
funcionários na época, hoje são 3 mil", conta Semler, que conseguiu levar a cabo metade de suas idéias sobre gestão democrática. Com a experiência da Semco, ele viu que os entraves começavam na formação das pessoas. "Percebemos que o condicionamento da escola é um grande vilão." Esta experiência está publicada no livro: Virando a própria mesa.
Escola Lumiar 
A Escola Lumiar de São Paulo foi inaugurada em 2003 com um grupo de crianças de 2 a 6 anos (somente com educação infantil e hoje abrange desde o berçário até o ensino fundamental. 
Os educadores da Lumiar estão organizados em dois grupos:
- Tutores, cuja função é a de acompanhar e supervisionar um grupo de alunos em todas as suas atividades, interagindo com eles e com seus pais;
- Mestres (professores especialistas), cuja função é a de planejar e coordenar projetos de aprendizagem avaliando o desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos que participam desses projetos.
A cada final de bimestre, a equipe realiza com os educandos o levantamento de temas de interesse de cada um e todo o planejamento se dá a partir deste processo. Assim, competências, habilidades e conteúdos são trabalhados de forma contextualizada. O currículo da Lumiar tem como referência parâmetros nacionais, mas é, de fato, construído com os alunos.
Retirado do site da escola: http://www.lumiar.org.br. Acesso em 04 de outubro de 2009

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando