Buscar

Escola e os tipos de inclusão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A ESCOLA E TODOS OS TIPOS DE INCLUSÃO
LETÍCIA FERNANDA PISTORI
RU 1678465
POLO CIC - CURITIBA/PR
UNINTER
Resumo
O resumo deve estar três espaços abaixo do subtítulo “Resumo” e deve ser objetivo e claro. Nele deve conter o tema pesquisado, os objetivos, o método utilizado e as conclusões. Este conteúdo deve conter entre 100 e 150 palavras. Use espaçamento simples. Não use margem de parágrafo. Para fazer esta verificação, utilize o recurso “Contar palavras”, disponível no Word.
Palavras-chave: Inclusão nas escolas, igualdade social
	Hoje vivemos num mundo onde é impossível fechar os olhos para as diferenças, sejam elas sociais, culturais, raciais, éticas ou religiosas. A sociedade de hoje mudou e diante dessa realidade, a escola não pode mais continuar ignorando os acontecimentos (do Brasil e do mundo); ela é um espelho da sociedade, e se a sociedade muda, ela tem a obrigação de mudar também. Se a sociedade somos todos, a escola é para todos.
 	Sabemos que a inclusão é um direito de todos, mas será que todos estão conscientes das possibilidades que levam a inclusão. Saber o que é e trabalhar a inclusão é viver a experiência da diferença e vencer os preconceitos, valorizando assim o que é e o que cada um pode ser. A inclusão deve proporcionar possibilidades sem o ranço do preconceito, da discriminação, das rotulações, das segregações e dos estigmas.
De acordo o deputado Alex Canziani relator da Lei 8014/10 que compõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - Lei9.394/96) é “absolutamente necessária” a presença de um cuidador para garantir a inclusão e a aprendizagem de alguns alunos. “O papel do cuidador é oferecer o acompanhamento individualizado, de forma a viabilizar a mobilidade no ambiente escolar, o atendimento de necessidades pessoais e a realização de outras tarefas que não podem ser prestadas pelo professor” ele afirma.
 
 Por isso, a inclusão acaba sendo apenas uma forma de inserir a criança para a socialização e interação em sala e não para o seu desenvolvimento pleno e progressivo, ela passa a ser assistencialista, apenas cuidando e observando e não tendo como agir de outra forma e quando aplicada corretamente mostrará resultados e melhorias.
	A preparação dos professores é algo também a ser destacado, pois não são capacitados para trabalharem com crianças autistas ou outra deficiência.
	A declaração de Salamanca afirma: 
As competências necessárias para satisfazer as necessidades educativas especiais devem ser tidas em consideração na avaliação dos estudos e na certificação dos professores [...] A formação em serviço deverá realizar-se, sempre que possível, ao nível da escola, através da interação com os orientadores e apoiados pela formação a distancia e outras formas de auto formação (1994, pp.27-28)
	 Algumas escolas buscam professores que já tenham experiência com crianças autistas e outras realizam capacitações dos educadores para manter a continuação da criança na escola regular. É importante que as professoras sempre estejam buscando aprender novos métodos para serem trabalhadas na sala de aula, assim as crianças autistas estarão se desenvolvendo cada vez mais.
	Para que qualquer tipo de inclusão exista é necessário mudanças, mudar na prática, na linguagem, na estrutura, é necessário assumir que as diferenças podem sim trazer aprendizagens de todos os tipos e que para essas mudanças sejam feitas devem ser introduzidos recursos para que apoiem essas aprendizagens, é necessário também que os professores estejam dispostos a trabalhar independente de qualquer dificuldade que lhes apareçam, suas práticas e atividades devem estar adequadas e preparadas para receber suas crianças sejam lá qual forem suas necessidades. Para se incluir é necessário união entre escola e sociedade, pois ela deve acontecer não somente nas escolas, mas em qualquer ambiente, tornando algo comum e que com isso se criem novas formas de inclusão para que dessa maneira coopere mais um mundo com mais respeito e educação.
Referências
- Texto escrito por Brizza Cavalcante disponível no site 
< https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/lei-torna-obrigatorio-cuidador-para-alunos-com-deficiencia>. Acesso em: 02 de abril. 2018 ás 23:40 horas
- DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. Necessidades Educativas Especiais – NEE In: Conferencia Mundial sobre NEE: Acesso em: Qualidade – UNESCO. Salamanca/Espanha: UNESCO 1994. Disponivel em : < http://redeinclusao.web.ua.pt/files/fl_9.pdf.> Acesso em 03/04/2018 às 00:02.

Outros materiais