Buscar

Apol EJA e Pedagogia de Campo

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Educação de Jovens e Adultos 
Leia o seguinte excerto de texto: 
“Os Encontros Nacionais de Educação de Jovens e Adultos (ENEJAs) mantêm a preocupação com o registro das reflexões produzidas nesses eventos, além de um trabalho cuidadoso de síntese dessas reflexões, sistematizadas em relatório final, em cada encontro. Construídos a muitas mãos, publicá-los é também reconhecer o importante trabalho de cada equipe de relatoria, como guardiã do pensamento contemporâneo da EJA”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAIVA, Jane; MACHADO, Maria M.; IRELAND, Timothy. Educação de Jovens e Adultos: Uma memória contemporânea, 1996-2004. Brasília: UNESCO/MEC, 2004. p. 12.
Considerando os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos, os objetivos principais dos Enejas no Brasil são:
	
	A
	Fiscalizar e advertir as instituições privadas que não ofertam a EJA.
	
	B
	Proporcionar discussões sobre o cenário da educação de jovens e adultos no país, suas demandas e desafios
	
	C
	Ampliar e resgatar a oferta de ensino para jovens e adultos no país e no exterior..
	
	D
	Questionar e mostrar o alto índice de instituições privadas do país que ofertam a EJA.
	
	E
	Apresentar e verificar a quantidade de instituições privadas de ensino da educação de jovens e adultos no país.
Questão 2/5 - Educação de Jovens e Adultos 
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Historicamente, a Educação de Jovens e Adultos, no cenário brasileiro, nasce da união e compromisso estabelecido entre a alfabetização e a educação popular. Aquela [- a educação de adultos -] [...] destinando-se a grandes contingentes populacionais, ao mesmo tempo em que contribuísse para que estas pessoas voltassem a acreditar na possibilidade de mudança e melhoria de suas vidas [...]. Esta – a educação popular – era concebida como um instrumento de libertação das classes subalternas, exploradas e expulsas da mínima condição de sobrevivência digna e humana [...]. Compreendia-se a educação de adultos inserida na educação popular, no sentido de que o compromisso para com a transformação das condições de opressão e dominação da população constituía-se em bússola para orientar os diferentes trabalhos e práticas de educação de adultos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREITAS, Maria de Fátima Quintal de. Educação de jovens e adultos, educação popular e processos de conscientização: Intersecções na vida cotidiana. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602007000100005>. Acesso em 20 fev. 2017.
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre a concepção de educação de adultos versus a concepção de educação popular, assinale a afirmativa correta no que diz respeito à concepção de educação de adultos:
	
	A
	A educação de adultos é um paradigma educacional oriunda de movimentos sociais que dão vida à prática coletiva construída com a classe trabalhadora ou com a classe menos favorecida.
	
	B
	A educação de adultos articula o acesso ao conhecimento a processos emancipatórios.
	
	C
	A educação de adultos foi desenvolvida no contexto de movimentos populares e de trabalhadores.
	
	D
	Paulo Freire foi o principal educador a adensar o debate a favor da educação de adultos no Brasil.
	
	E
	A educação de adultos tem trajetória secular na educação brasileira, tendo como bandeira central a superação do analfabetismo.
Questão 3/5 - Educação de Jovens e Adultos 
Atente para o seguinte fragmento de texto:
 “Para Vieira Pinto [...], compete ao educador praticar um método crítico de educação de adultos, dando ao aluno a oportunidade de alcançar a consciência crítica. Neste sentido, não basta formar para o trabalho, o educador tem que se comprometer em trabalhar na intenção de que o educando adulto desenvolva sua consciência crítica”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA. Cristiane Rodrigues de Viveiros. Álvaro Vieira Pinto e a educação de adultos. Ler e escrever com histórias do cotidiano. FERNANDES, Adriana Aparecida et al. <http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2007/Simp%C3%B3sio%20Academico%202007/Trabalhos%20Completos/Pratica/PDF/46%20Prat.%20Marijane%20II.pdf>. Acesso em 20 fev. 2017.
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos, analise as afirmativas que representam a posição de Álvaro Vieira Pinto, autor do livro Sete lições sobre a educação de adultos, sobre a noção crítica de alfabetização:
I. Para o autor, é impossível apresentar ao educando imagens de seu dia a dia, de seu modo de vida a fim de gerar reflexão, ação e crítica.
II. Para o autor, o método crítico visa constituir no educando uma consciência crítica de si e de sua realidade.
III. O método crítico, para o autor, permite que o analfabeto seja visto como sujeito da alfabetização, pois transforma a si mesmo, sendo que a contribuição do educador consiste em possuir uma técnica adequada para proporcionar os elementos da linguagem escrita.
IV. Para o autor, o método crítico visa constituir no educando uma posição de oprimido ou opressor, atuando em uma dessas perspectivas em sua sociedade.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	III e IV.
	
	B
	I e II.
	
	C
	II e IV.
	
	D
	II e III.
	
	E
	I e IV.
Questão 4/5 - Educação de Jovens e Adultos 
Leia o seguinte fragmento de texto:  
“[A alfabetização] possibilita uma leitura crítica da realidade, constitui-se como um importante instrumento de resgate da cidadania e reforça o engajamento do cidadão nos movimentos sociais que lutam pela melhoria da qualidade de vida e pela transformação social”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREIRE, Paulo. Educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991. p. 68. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre o ensino para o público adulto, analise as afirmativas que caracterizam corretamente a concepção de alfabetização defendida por Paulo Freire como sendo um ato de conhecimento:
I. Escolha de conteúdos mediante uma investigação de palavras e temas geradores, os quais são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos.
II. O importante não é transmitir conteúdos específicos, mas despertar uma nova forma de relação com a experiência vivida pelo educando.
III. Memorização dos códigos alfabéticos para aprender a ler e a escrever.
IV. Imposição de palavras para possibilitar a leitura de mundo.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	III e IV.
	
	B
	I e II.
	
	C
	II e IV.
	
	D
	II e III.
	
	E
	I e IV.
Questão 5/5 - Educação de Jovens e Adultos
Leia o seguinte fragmento de um artigo:  
“Moacir Gadotti acredita que a criação de um novo termo para designar o que Paulo Freire já obtinha em sua alfabetização é, assim como Emília Ferreiro defende, um ‘retrocesso conceitual’, uma supervalorização do que poderia ser chamada ‘cultura escrita’, desvalorizando a visão de Freire, pois alfabetização passa a ser simplesmente codificação e decodificação, mas, na realidade, em Paulo Freire se ultrapassa esta definição, sua visão é como leitura do mundo que precede a da palavra, visão crítica e que traz transformação”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARAÚJO, Edmilsa Santana De. Alfabetização e letramento na visão de Paulo Freire. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito__0721f167b554939018b948ecd8443cdf.pdf>. Acesso em 10 fev. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos, analise as afirmativas que representam a quarta característica da concepção de alfabetização defendida por Paulo Freire como sendo um ato de conhecimento:
I. A quarta característica refere-se à alfabetizaçãono sentido de conscientização política.
II. Essa característica não leva em consideração a trajetória de vida e os aspectos econômicos dos educandos.
III. Essa característica refere-se a imposições de um ideal político.
IV. Essa característica relaciona-se aos temas geradores que não são propostos aleatoriamente, pois fazem parte da realidade vivenciada pelos educandos.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	III e IV.
	
	B
	I e II.
	
	C
	II e IV.
	
	D
	II e III.
	
	E
	I e IV.
Questão 1/5 - Pedagogia do Campo
Leia o trecho de texto a seguir: 
“A promulgação do ECA em 1990 e a da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) em 1993 consagram uma nova abordagem para políticas de proteção integral para infância e juventude. [...] a criança e o adolescente deixam de ser vistos como portadores de necessidades – e frequentemente um problema a ser enfrentado – e passam a ser considerados sujeitos de direitos[...].”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Fundação Telefônica. Construindo Políticas Públicas para a Infância e Adolescência. Disponível em: <http://fundacaotelefonica.org.br/promenino/trabalhoinfantil/noticia/construindo-politicas-publicas-para-a-infancia-e-adolescencia/>. Acesso em 10 de fev. de 2018. 
De acordo com o livro-base Pedagogia social, Vecchio aponta que dois fatores então têm sido comumente apontados como principais alvos das políticas para a infância, sendo:
	
	A
	A desnutrição infantil e a paternidade deficiente.
	
	B
	A falta de capacitação profissional e a educação sem obrigatoriedade.
	
	C
	A necessidade de ampliar as leis e a ampliação das campanhas de vacinação.
	
	D
	O número médio de nascimentos, que tem aumentado no Brasil, e a distribuição da renda.
	
	E
	A necessidade de rever a estruturação dos conceitos de infância, e a qualidade do ensino.
 
Questão 2/5 - Pedagogia do Campo
Considere a seguinte citação: 
“A instituição deve ser um ambiente em que todos os alunos se sintam acolhidos. Para que isso aconteça, é importante que a sexualidade seja discutida [...], nas ações concretas de gestores e professores deve estar claro que situações de homofobia e piadinhas não são toleráveis”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOARES, Wellington. A escola na luta contra a homofobia. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1581/a-escola-na-luta-contra-a-homofobia>. Acesso em: 11 fev. 2018. 
De acordo com o livro-base Pedagogia social, a sexualidade é um fenómeno:
	
	A
	social e historicamente construído.
	
	B
	contemporâneo, banalizado pela escola.
	
	C
	arcaico, pois a sexualidade deve ser algo recatado nos discursos.
	
	D
	Intimidador, devido as teorias tradicionais utilizadas.
	
	E
	responsabilidade da escola, pois os alunos passam a maior parte do dia na instituição e as instituições familiares estão em falência.
Questão 3/5 - Pedagogia do Campo
Leia o trecho de texto a seguir: 
“As Instituições Sociais são instrumentos reguladores e normativos das ações humanas, as quais reúnem um conjunto de regras e procedimentos reconhecidos pela sociedade. Elas possuem uma relação de interdependência, ou seja, não atuam de maneira isolada, e surgem para suprir diversas necessidades humanas.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Toda Matéria. Instituições Sociais. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/instituicoes-sociais/>. Acesso em 10 de fev. de 2018.
De acordo com o livro-base Pedagogia social, os esforços políticos de diversos agentes sociais em todo o mundo, estejam eles nas "pontas" ou encabeçando projetos, têm sido sem dúvida muito importantes na demarcação das:
	
	A
	Das características socialistas.
	
	B
	Taxas de crescimento econômico dos países.
	
	C
	Elevação das taxas de crescimento populacional.
 
	
	D
	Das situações de extrema miséria em que vivem milhões de crianças.
	
	E
	Fronteiras nacionais.
Questão 4/5 - Pedagogia do Campo
Leia o trecho de texto a seguir: 
“Os anos 1980, na América Latina, ficaram conhecidos como “a década perdida”, no âmbito da economia. Das taxas de crescimento do PIB à aceleração da inflação, passando pela produção industrial, poder de compra dos salários, nível de emprego, balanço de pagamentos e inúmeros outros indicadores, o resultado do período é medíocre.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: IPEA. Anos 1980, década perdida ou ganha?. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=2759:catid=28&Itemid=23>. Acesso em 10 de fev. de 2018. 
De acordo com o livro-base Pedagogia social, o final dos anos de 1980 se caracterizou como o auge do processo:	
	
	A
	Do surgimento das universidades brasileiras.
	
	B
	De redemocratização nacional.
	
	C
	Da ampliação dos cursos de licenciaturas.
	
	D
	Do reordenamento das leis educacionais.
	
	E
	De melhoria dos índices da educação nacional.
Questão 5/5 - Pedagogia do Campo
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Nossa sociedade, que é marcada pelo intenso multiculturalismo, deve ter por responsabilidade o desafio permanente de buscar alternativas para combater a tendência de homogeneização, fenômeno muito frequente em sociedades plurais. [...] É neste contexto que a educação escolar deve proporcionar alternativas de intervenção na realidade, de modo que as diferenças não sejam negadas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, Alves, Raquel. A construção da identidade e da cultura dos povos do campo, entre o preconceito e a resistência: o papel da educação. p. 98. P 1-153. PIRACICABA, SP. 2011. 
De acordo com o livro-base Pedagogia social, o mundo cultural é definido como:
	
	A
	Um sistema de significados já estabelecidos por outros, de modo que, ao nascer, a criança encontra um mundo de valores dados, onde ela se situa, aprende a língua, a forma de usar o corpo e os sentimentos.
	
	B
	Um conjunto de ideias desenvolvidas pelo homem para explicar a falta de conhecimento e crença humana.
	
	C
	Elementos constituídos através do excesso de conhecimento erudita e a falta de disseminação das ideias populares.
	
	D
	A necessidade de expandir mundialmente os valores educacionais voltados para a educação social.
	
	E
	Um conjunto de práticas presentes na educação global, principalmente na educação do campo.

Continue navegando