Buscar

SAÚDE DA MULHER PROVA

Prévia do material em texto

SAÚDE DA MULHER
A diminuição do índice de mortalidade materna vem diminuindo desde 1990, devido a melhoria da investigação de óbitos e do registro das causas. As mortes maternas podem ser classificadas em diretas e indiretas. A partir dessa informação marque a alternativa correta:
R=As causas diretas estão relacionadas a causas surgidas na gravidez, parto e puerpério
Em 1983, o Ministério da Saúde elaborou o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, com o objetivo de reduzir a morbi-mortalidade da mulher e da criança . São estratégias do PAISMC, exceto:
	 
	Autonomia, igualdade no mundo do trabalho e cidadania
	 
	Educação inclusiva e não sexista
	 
	Saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos
	 
	Enfrentamento a violência contra as mulheres
	 
	Leis protetivas ao abortamento
A anticoncepção de urgência, popularmente conhecida como "pílula do dia seguinte" é um método utilizado para evitar uma gravidez indesejada e está indicada em casos de: I Violência sexual II - Relação sexual, sem uso se método anticonceptivos III - Falha conhecida ou presumida do método anticoncepcional em uso de rotina. Com base nas afirmativas acima, assinale a opção correta:
R=Todas as assertivas estão corretas
Marque V ou F nas afirmativas abaixo:
	F 
	Violência doméstica é quando a mulher é tratada com descaso, submetida a humilhação, ameaça de agressão, privação de liberdade, impedimento ao estudo, trabalho e ao contato com a família e amigos.
	V 
	Os profissionais de saúde devem atentar no momento da consulta para manifestações como: lesões na cabeça e no pescoço, abdome; lesões múltiplas; explicações inconsistentes para os tipos de lesões; infecções vaginais e infecção urinária de repetição; distúrbios do sono, depressão.
	V 
	Violência é todo ato baseado no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico a mulher, tanto na esfera publica, quanto privada.
	F 
	Violência Intrafamiliar o agressor pode não ser da família.
	F 
	A violência a mulher é classificada em 6 tipos: Doméstica, Intrafamiliar, Psicológica, Física, Sexual e Laboral.
O que o conceito de saúde interfere na política de saúde da mulher
R=Interfere na ideia central de toda assistência à mulher, que deve ser conduzida de forma holística
São métodos contraceptivos comportamentais:
R=Ogyno-Knauss, temperatura basal, muco cervical, sintotérmico, coito interrompido e a relação sexual sem penetração vaginal
Em uma consulta de enfermagem você como Enfermeiro aproveitou a oportunidade para enfatizar a importância da dupla proteção como método de contracepção e prevenção contra DSTs. Sendo Marcela alérgica ao látex, você incentivou o uso do preservativo feminino pelo fato deste ser confeccionado com o seguinte material:
R=Polietileno
Conforme preconização do Ministério da Saúde, o Planejamento Familiar deve ser tratado dentro do contexto dos direitos reprodutivos para garantir às mulheres e aos homens o direito de escolha livre e consciente acerca do método contraceptivo mais adequado para o seu contexto socioeconômico e cultural. Frente as orientações necessárias sobre os métodos contraceptivos a ser decidido pelo casal, o(a) enfermeiro(a) deve considerar determinadas características. Assim, preencha as lacunas, realizando a associação com: 1- Eficácia; 2- Facilidade de uso; 3- Reversibilidade e 4- Aceitabilidade. ( ) O método anticoncepcional, quando interrompido, deve proporcionar a recuperação total da fertilidade, de acordo com a faixa etária do (a) usuário (a). ( ) Utiliza-se a taxa de falha que, para seu cálculo, tem como numerador o número de mulheres com gestação não desejada e, como denominador, o total de mulheres usuárias de um determinado método anticoncepcional nos primeiros 12 meses de uso. ( ) O método contraceptivo deve ser de conhecimento da população e ser assimilado pelas usuárias. A escolha e o uso do método devem ter o suporte adequado do profissional da saúde. ( ) O respeito aos aspectos psicológicos, culturais e étnicos pelos profissionais da saúde são fatores determinantes para a adaptação do usuário(a) ao método escolhido. Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.
R=(3) (1) (2) (4)
No que diz respeito à anticoncepção, os serviços de saúde devem fornecer todos os métodos anticoncepcionais recomendados pelo Ministério da Saúde, ao mesmo tempo em que os profissionais de saúde devem empenhar-se em bem informar os usuários para que conheçam todas as alternativas de anticoncepção e possam participar ativamente da escolha do método. Com relação a essa temática, assinale a opção INCORRETA:
R=( ) Na decisão sobre o método anticoncepcional a ser usado, devem ser levados em consideração os seguintes aspectos: a escolha da mulher, as características dos métodos e os fatores sociais e financeiros relacionados aos usuários do método
No Barsil temos o indice muito elevado de Morte Materna por isso o Comite de Mortalidade Materna do Ministério da Saúde,identifica a mortalidade materna para suasinvestigações.Enumerando-as:
R=Morte Materna direta e indireta Morte materna tardia Morte Materna não Obstetrica
Os indicadores de saúde são usados para medir a saúde de uma nação e fornecem para cada país as diretrizes para instituir medidas de prevenção das morbimortalidades. Durante as últimas décadas, as taxas de mortalidade e morbidade diminuíram em decorrência da ênfase em medidas de higiene, boa nutrição, exercícios físicos e cuidados pré-natais para todas as mulheres. Diante das medidas que diminuem o risco de morbimortalidade, pode-se afirmar frente as questões sociais que:
R=A anemia ferropriva, que é resultado direto de baixa condição socioeconômica, acomete duas vezes mais mulheres do que homens em virtude das relações de gênero, que ainda beneficiam o masculino
Uma rede que assegura as mulheres :o direito ao planejamento familiar,atendimento humanizado ao parto e puerpério.,crianças ao direto de nascimento seguro,crscimento e desenvolvimento saudável que tem como objetivo: redução de morte materna e infantil.estamos falando de?
R=Rede Cegonha
A capacidade de um indivíduo levar uma vida repleta de realizações e de participar plenamente da sociedade depende muito da sua condição de saúde. Isso é essencial para a mulher, que frequentemente acumula tarefas como educar os filhos, cuidar da saúde da família e também constituir uma carreira profissional. Com base nas tendências futuras e frente as necessidades para a saúde da mulher, pode-se afirmar que: I ¿ A ampliação do enfoque sobre a saúde da mulher, não deve ser apenas durante a gestação, mas por todo seu ciclo de vida. II ¿ Os programas integrados e abrangentes são necessários, assim como serviços direcionados parta as necessidades especiais da mulher. III ¿ o profissional de saúde não necessita promover orientações da área de saúde, assim como do estilo de vida, pois as doenças crônicas femininas são somente de caráter hereditário.
R=Apenas a assertiva III está incorreta
O Ministério da Saúde, através da Portaria nº 1.459, de 2011, cria um programa que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar à criança, o direito ao nascimento seguro, ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis. Esse programa é:
R=Rede Cegonha
Com relação as características das Doenças Sexualmente Transmissíveis, é correto afirmar:
R=Infecção gonocócica mostra-se como corrimento uretral purulento, no homem, com presença do gonococo na bacterioscopia.
Com a TABELINHA a mulher descobre a época do mês em que pode ficar grávida. Deve-se avaliar ao logo de 6 meses o controle do ciclo menstrual para realizar este método. Identifique as desvantagensdete método contraceptivo.
R=Requer observação durante longo período para poder ser usado Pede responsabilidade e disciplina Não serve para mulheres que tem ciclo menstrual muito irregular.
Durante a realização de uma ação educativa sobreplanejamento familiar, a participante Joana faz a seguinte pergunta à enfermeira Ana Paula: "Qual o momento indicado para a colocação do DIU?". A resposta correta do enfermeiro deverá ser:
R=Preferencialmente, durante a menstruação.
O abortamento é uma das condições clínicas mais frequentes que se apresentam com hemorragias do primeiro trimestre de gestação. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o abortamento se caracteriza como perda do concepto de _______, _____ de peso ou _______ de comprimento. Preencha as lacunas e a seguir assinale a alternativa correta.
R=Até 22 semanas completas; 500 gramas; 16,5 centímetros
Existem muitos exames diagnósticos realizados para se estabelecer o diagnóstico acurado de um nódulo mamário maligno. Entre os exames diagnósticos de investigação, pode-se citar:
R=Mamografia e aspiração com agulha fina.
Em sua primeira Consulta de pré-natal, Carla informou que possui três filhos e que, na sua segunda gestação sofreu um aborto após um acidente automobilístico. Levando em consideração a história obstétrica de de Carla, assinale a alternativa que corresponde a representação gráfica desta Gestante.
R=G: V / P: III / A:I
Segundo os fatores de risco para o Câncer Cérvico-Uterino, assinale a opção incorreta.
R=uso de hormônio Luteinizante
Uma gestante de 28 anos comparece à Unidade de Saúde para a primeira consulta de pré-natal. Ela está na sexta semana gestacional. Durante a anamnese, nega ser usuária de drogas e afirma que o pai da criança que ela gesta foi seu primeiro e único parceiro sexual. Com relação à solicitação do teste anti-HIV, entre os exames de rotina do pré-natal, é correto afirmar que:
R=Deve ser oferecido mediante aconselhamento pré e pós-teste.
M.J, compareceu para a 3ª consulta de pré-natal, trouxe resultado de tipagem sanguínea compatível com A (-). Nesse caso, é recomendado:
R=Solicitar o exame de coombs indireto e aguardar resultado.
A doença hemolítica perinatal decorre, originariamente, de incompatibilidade sanguínea materno-fetal. Nesse caso, o protocolo de acompanhamento das gestantes Rh-negativo recomendado por ocasião da consulta de pré-natal inclui a solicitação do exame denominado:
R=Coombs indireto
A infecção puerperal é polimicrobiana e os agentes etiopatogênicos são germes aeróbicos e anaeróbicos da flora do trato geniturinário e intestinal. Assinale a opção que se refere à infecção puerperal e à morbidade febril, respectivamente.
R=Origina-se no aparelho genital após o parto recente. Apresenta temperatura de, no mínimo, 38º C durante 2 dias quaisquer dos primeiros 10 dias pós-parto, excluídas as 24 horas iniciais.
As mamas, após o parto, não involuem. Ao contrário, pelo processo de amamentação, podem apresentar complicações. A respeito do assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: ( ) O colostro é o primeiro leite a surgir e perdura até a primeira semana após o nascimento. ( ) Mastite é um processo inflamatório que ocorre somente em primigestas e mãe jovens. ( ) Rachaduras ou fissuras podem aparecer nos primeiros dias da amamentação e podem levar a mãe a parar de amamentar. ( ) Em torno do 3º ao 7º dia pós-parto, a produção de leite está no auge, podendo ocasionar ingurgitamento mamário. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
R=F - F - V - V.
Paciente com 45 anos e com 35 semanas de gestação deu entrada em uma maternidade com Pa:180x120mmHg relatando distúbios visuais,mal estar,diplopia,cefaléia.A enfermeira de plantão avaliou a gestante a qual realizou atendimento de enfermagem imediato com:
R=monitorização cardíaca de imediato,instalação de bomba de infusão proximo ao leito
Sobre a hipotonia/atonia uterina, marque a alternativa incorreta:
R=A ausência de amamentação é a causa mais comum do problema
A lesão de períneo é um dos traumatismos mais freqüentes durante o parto, mesmo em partos e trabalhos de parto com evolução normal. A técnica de proteção do períneo durante a expulsão do pólo cefálico é conhecida como:
R=Manobra de Ritgen
Amanda, 22 anos, sexualmente ativa, procura a(o) Enfermeira(o) da Unidade de Saúde da Família de Vale Verde, com queixa de secreção vaginal espessa, branca, com aspecto semelhante a leite talhado, sem mau cheiro, além de prurido vaginal. Relata que mantém relacionamento com um único parceiro desde o início de sua vida sexual. Ao exame especular, a(o) enfermeira(o) observa uma vulva hiperemiada, mucosa vaginal levemente avermelhada e presença de secreção branca, espessa e grumosa. Paciente não refere hipersensibilidade à movimentação do colo uterino pelo espéculo. Com base nessas informações, qual o diagnóstico sugerido pela(o) enfermeira(o)?
R=Candídiase
As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são causadas por vários tipos de agentes. São transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso consistente da camisinha, seja feminina, seja masculina, com uma pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. Algumas DST são de fácil tratamento e rápida resolução. Outras têm tratamento mais difícil ou podem persistir ativas, apesar da sensação de melhora. A sífilis congênita é resultado da infecção do feto pela bactéria causadora da sífilis. Essa infecção se dá através da placenta de uma mulher grávida que esteja infectada pela sífilis. É uma doença grave e pode causar má formação do feto, sérias consequências para a saúde da criança ou até a morte. O causador da sífilis é:
R=o Treponema pallidum
A indicação de diferentes tipos de cirurgia em pacientes com câncer de mama, depende do estadiamento clínico e do tipo histológico.(1,0) I. Lumpectomia: remoção apenas do nódulo mamário e uma margem adjacente de tecido normal; II. Mastectomia parcial/segmentar/quadrantectomia:o cirurgião retira apenas o tumor e uma pequena quantidade de tecido mamário ao redor; III.Mastectomia total: consiste na retirada da glândula mamária, incluindo o complexo areolar e aponeurose do músculo peitoral. IV.Mastectomia Radical :consiste na retirada da glândula mamária, associadas à retirada dos músculos peitorais e a linfadenectomia axilar completa
R=Todas estão corretas
Nos últimos anos, principalmente após o início da epidemia de AIDS, as DST readquiriram importância como problemas de saúde pública. Embora as DST sejam causadas por microorganismos distintos, estes apenas determinam um número limitado de síndromes. Dentre as DST, a sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Uma vez diagnosticada o tratamento da sífilis deve ser iniciado imediatamente e, para tal, o medicamento de primeira escolha é:
R=Penicilna G Benzatina
Em uma consulta de enfermagem você como Enfermeiro aproveitou a oportunidade para enfatizar a importância da dupla proteção como método de contracepção e prevenção contra DSTs. Sendo Marcela alérgica ao látex, você incentivou o uso do preservativo feminino pelo fato deste ser confeccionado com o seguinte material:
R=Polietileno
A detecção precoce e rastreamento são grandes aliados a redução do câncer de colo uterino. São recomendações que a profissional precisa estar preparados para o bom desenvolvimento de seu trabalho, EXCETO.
R=Grávidas: poderá ser feito apenas no 7º mês de gestação. A coleta do material deve ser realizada na ectocérvice e na endocérvice em lâmina única
A conduta correta para uma gestante cujo ultimo parto aconteceu há 5 (cinco) anos e com história incerta para vacinação contra o tétano é:
R=iniciar esquema vacinal de 3 (três) doses
A infecção pelo HPV é muito comum nas mulheres sexualmente ativas. Sobre a infecção pelo HPV e o câncer de colo do útero, identifique a opção verdadeira(s) ou falsa(s)
	F
	A infecção pelo HPV é um fator necessário e suficiente para o desenvolvimento do câncer do colo do útero.
	V 
	A idade também interfere nesse processo, sendo que a maioria das infecções por HPV em mulheres com menos de 30 anos regride espontaneamente.
	 
	Em alguns casosa infecção é causada por um tipo viral oncogênico, levando ao desenvolvimento de lesões precursoras ou câncer.
	 
	Na maioria das vezes a infecção cervical pelo HPV é transitória e regride espontaneamente, entre seis meses a dois anos após a exposição.
	 
	Aspectos relacionados à própria infecção pelo HPV (tipo e carga viral, infecção única ou múltipla) e outros fatores ligados à imunidade, à genética e ao comportamento sexual podem influenciar sobre a progressão para lesões precursoras ou câncer.
São características da Sífilis, exceto:
R=O cancro duro é a lesão característica da doença em fase inicial e consiste em lesão única, dolorosa, bordas mal delimitadas e sangrante
No cálculo da idade gestacional, quando a data e o período da última menstruação são desconhecidos, é possível afirmar que na 16ª semana de gestação:
R=o fundo uterino encontra-se entre a sínfise pubiana e a cicatriz umbilical.
As perdas vaginais, normais, ocorridas no puerpério são chamadas de
R=Lóquios
Em qual das seguintes condições maternas, o aleitamento materno NÃO deve ser contra-indicado em nenhum momento?
R=Hanseníase
Que sinal indica o início do trabalho de parto?
R=Contrações frequentes e dolorosas
No quarto período clinico do trabalho de parto, também chamado período de Greenberg, deverá acontecer a formação do Globo de Segurança de Pinard, para que não haja hemorragia. Assim nesse período podemos identificar as seguintes alterações fisiológicas:
R=Útero contraído, trombotaponagem , miotaponagem
Analise as seguintes afirmativas sobre as práticas que devem ser estimuladas na assistência humanizada ao trabalho de parto de baixo risco: (I ) Elaborar um plano de parto, por escrito, para facilitar a comunicação entre a mulher e a equipe de saúde, relacionados aos seus desejos no trabalho de parto e parto. (II ) Realizar a tricotomia pubiana durante o trabalho de parto para diminuir o risco de infecção. (III ) Manter a parturiente em jejum para garantir o esvaziamento gástrico, assegurando uma boa prática de anestesia geral, caso seja necessário. (IV ) Estimular a deambulação durante o trabalho de parto normal e permitir que a parturiente participe da escolha da posição de parto. Assinale a opção que apresenta a(s) alternativa(s) CORRETA (S)
R=I e IV estão corretas
No que se refere a anticoncepção de emergência (AE), assinale a opção correta
R=O prazo para início da AE pode ser ampliado até o quinto dia após relação sexual, não devendo, portanto, ser limitado ao período de 72 horas após a relação
A Sífilis congênita é consequente à infecção do feto pelo Treponema pallidum, por via placentária. Sobre a Sífilis congênita é ERRADO afirmar que
R=A recomendação do exame para o diagnóstico da mãe no pré-natal é idealmente, no início do terceiro trimestre (28ª semana), no momento do parto e em caso de abortamento
São ações do enfermeiro frente à mulher no climatério
R=todas as alternativas estão corretas
Os principais fatores de risco conhecidos para o câncer de mama estão ligados à idade, aos fatores genéticos e aos endócrinos. A idade constitui o mais importante fator de risco, que aumenta a partir dos 50 anos. Outros fatores de risco para o câncer de mama são
R=ingestão regular de álcool, obesidade e menopausa tardia
Uma mulher durante consulta ginecologica queixa-se ainda de corrimento branco, sem odor, e prurido intenso em região vulvar. Ao exame apresenta hiperemia de vulva e vagina com fissuras e conteúdo vaginal branco grumoso e aderido. Assinale o tratamento mais adequado
R=Miconazol creme vaginal por 7 noites
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de doze milhões de exames citopatológicos são realizados anualmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Acerca do exame citopatológico de Papanicolaou, assinale a opção correta
R=O exame de Papanicolaou é um procedimento de realização periódica que visa o rastreamento do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras
No procedimento de admissão da parturiente de baixo risco gestacional é importante realizar: Anamnese, exame clinico e exame obstétrico. Quanto ao exame obstétrico realizadoo pela enfermeira são procedimentos obrigatórios
R=Ausculta da frequência cardíaca fetal ; A medida da altura uterina; Palpação obstétrica
A partir de que idade gestacional ele deve ser feito a cardiotocografia
R=partir de 30 semanas
Apesar da disponibilidade de recursos, a incidência e mortalidade do câncer de colo do útero, mantém-se estável ao longo dos anos. São estratégias do Ministério da Saúde, exceto:
R=Em mulheres grávidas colher material citológico em qualquer fase da gestação, preferencialmente até o 7º mês, apenas realizar a coleta endocervical
Dentre os métodos contraceptivos disponíveis, estão aqueles conhecidos como comportamentais, aquele,tido como natural que baseia-se na identificação do período fértil da mulher por meio da observação das características do muco cervical é:
R=Billings
Entende-se como morte materna aquela que, de alguma forma, relaciona-se direta ou indiretamente com o processo reprodutivo, a partir do início da gestação. Inclui, portanto as mortes que resultam de gravidez ectópica ou de abortos precoces, assim como aqueles que derivam de complicações no puerpério. Tendo como base que a mortalidade materna ainda é um dos principais problemas que afetam as mulheres, marque a alternativa INCORRETA sobre os principais conceitos dessa temática:
R=Também considera-se morte materna as situações que levam ao óbito materno provocadas por fatores acidentais ou incidentais
Qual item não está relacionado à violência intra-familiar?
R=Toques e carícias não permitidas
Segundo o Caderno de Atenção Básica nº 32 - Atenção ao Pré-natal de Baixo Risco, a atenção em planejamento familiar contribui para a redução da morbimortalidade materna e infantil na medida em que:
R=Possibilita planejar a gravidez em mulheres adolescentes ou com patologias crônicas descompensadas.
Em uma gestante Rh- cujo marido é Rh+, qual o teste que se faz para pesquisa de sensibilização?
R=Coombs indireto
Para que o profissional possa obter uma adequada coleta de material é necessário que a mulher receba algumas recomendações prévias ao exame preventivo do colo do útero. Desta forma, com a finalidade garantir uma boa qualidade do esfregaço cérvico-vaginal, a mulher deve ser orientada que nas 48 horas que antecedem o exame:
R=Evite relações sexuais
No Barsil temos o indice muito elevado de Morte Materna por isso o Comite de Mortalidade Materna do Ministério da Saúde,identifica a mortalidade materna para suasinvestigações.Enumerando-as:
R=Morte Materna direta e indireta Morte materna tardia Morte Materna não Obstetrica
Conforme preconização do Ministério da Saúde, o Planejamento Familiar deve ser tratado dentro do contexto dos direitos reprodutivos para garantir às mulheres e aos homens o direito de escolha livre e consciente acerca do método contraceptivo mais adequado para o seu contexto socioeconômico e cultural. Frente as orientações necessárias sobre os métodos contraceptivos a ser decidido pelo casal, o(a) enfermeiro(a) deve considerar determinadas características. Assim, preencha as lacunas, realizando a associação com: 1- Eficácia; 2- Facilidade de uso; 3- Reversibilidade e 4- Aceitabilidade. ( ) O método anticoncepcional, quando interrompido, deve proporcionar a recuperação total da fertilidade, de acordo com a faixa etária do (a) usuário (a). ( ) Utiliza-se a taxa de falha que, para seu cálculo, tem como numerador o número de mulheres com gestação não desejada e, como denominador, o total de mulheres usuárias de um determinado método anticoncepcional nos primeiros 12 meses de uso. ( ) O método contraceptivo deve ser de conhecimento da população e ser assimilado pelas usuárias. A escolha e o uso do método devem ter o suporte adequado do profissional da saúde. ( ) O respeito aos aspectos psicológicos, culturais e étnicos pelos profissionais da saúde são fatores determinantes para a adaptação do usuário(a) ao método escolhido.Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.
R=(3) (1) (2) (4)
A morte materna tardia é a morte de uma mulher devido as cusas obstétricas diretas ou indiretasmque ocorre num período superior a 42 dias e inferior a um ano ápos o fim da gravidez
R=morte materna tardia
Climatério é a fase de transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo da vida da mulher. Menopausa é um marco dessa fase, correspondendo ao último período menstrual, somente reconhecida após:
R=passados 12 meses de sua ocorrência;
Na consulta de enfermagem ginecológica, o Enfermeiro deve proceder com o exame clínico que constitui numa ação de controle do câncer de mama, no qual devem ser desenvolvidas as etapas de inspeção e palpação e expressão a fim de detectar precocemente sugestivas alterações mamárias. Nesse procedimento, através da inspeção, pode-se observar a presença de:
R=Retrações mamárias
Em consulta ginecológica, uma mulher de 35 anos de idade apresentou queixas de dispareunia e leucorreia. Ao exame, foram observadas lesões exofíticas verrucosas de tamanho variável nas regiões da vulva e períneo, além de corrimento acinzentado cremoso no colo uterino. O quadro clínico descrito nesse caso hipotético sugere:
R=HPV e vaginose bacteriana
Uma mulher de 45 anos, fumante, diabética e com hipertensão arterial procura o serviço de planejamento familiar para ser ajudada na escolha do método anti-concepcional. Nesta situação clínica, contra-indica-se
R=uso da pílula combinada de estrogênio e progesterona
São métodos contraceptivos comportamentais:
R=Ogyno-Knauss, temperatura basal, muco cervical, sintotérmico, coito interrompido e a relação sexual sem penetração vaginal
Durante a terceira e a quarta semana de gestação podem ocorrer defeitos no fechamento do tubo neural do feto acarretando, dessa forma, más-formações congênitas que incluem anencefalia, encefalocele e mielomeningocele ou espinha bífida. Para reduzir as chances dessa ocorrência a OMS recomenda:
R=Suplementação com ácido fólico
A mulher na fase co climatério encontra-se com diversa modificações hormonais,dificultando assim diversas aspéctos comportamentais.A dispareunia começa mais ou menos neste periodo e se apresenta como?
R=dor durante as relações sexuais
Qual é a nomenclatura obstétrica para uma mulher que está grávida pela terceira vez e teve dois partos anteriores por via vaginal? E qual a DPP (Data Provável do Parto) desta gestante, sendo que a DUM (Data da Última Menstruação) foi em 10/01/2012?
R=Tercigesta; Secundípara; DPP: 17/10/2012
Apesar do exame preventivo ser simples, inócuo, eficiente, de baixo custo, o câncer cervico-uterino ainda tem sido uma das principais causas de morte entre as mulheres brasileiras. Segundo os fatores de risco para o Câncer Cérvico-Uterino, assinale a opção incorreta.
R=Sexo protegido
Em sua primeira Consulta de pré-natal, Carla informou que possui três filhos e que, na sua segunda gestação sofreu um aborto após um acidente automobilístico. Levando em consideração a história obstétrica de de Carla, assinale a alternativa que corresponde a representação gráfica desta Gestante.
R=G: V / P: III / A:I
A produção de leite pela mulher se dá por um estímulo neuroendócrino onde a placenta, a hipófise e a mama são importantes neste processo. A hipófise posterior que atua sobre as células mioepiteliais determinando sua contração e, consequentemente ejeção de leite para os ductos, produz o hormônio?
R=Ocitocina
A assistência de enfermagem à mulher no pós-parto imediato e nas primeiras semanas após o parto é fundamental para a saúde materna. Assinale a alternativa ERRADA
R=A associação amenorréia e lactação exclusiva com livre demanda tem alta eficácia como método contraceptivo nos primeiros 12 meses após o parto.
Com relação à vacinação na gestação, marque a alternativa correta:
R=A vacina de Febre Amarela só deve ser aplicada na gestante em situações de exposição iminente à doença
Uma mulher que comparece à consulta pré-natal em 2015 e refere a enfermeira que não se recorda da data da sua última menstruação, entretanto, lembra que foi no final do mês de fevereiro. Para essa condição, marque a alternativa correta:
R=A DPP aproximada é 04/12/2015
Os sinais e sintomas do câncer de Mama podem variar, e algumas mulheres que têm câncer podem não apresentar nenhum destes sinais e sintomas. De qualquer maneira, é recomendável que a mulher conheça suas mamas, e saiba reconhecer alterações para poder alertar o médico e enfermeiros.
R=Nódulo único endurecido. ¿Abaulamento de uma parte da mama. ¿Edema (inchaço) da pele. ¿Eritema (vermelhidão) na pele. ¿Inversão do mamilo. ¿Sensação de massa ou nódulo em uma das mamas. ¿Sensação de nódulo aumentado na axila. ¿Espessamento ou retração da pele ou do mamilo. ¿Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos. ¿Inchaço do braço. ¿Dor na mama ou mamilo

Continue navegando