Buscar

roteiro aula pratica sist filog

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – Campus II
DCET | LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Componente Curricular: Sistemática Filogenética
Docente: Iramaia de Santana
Monitora: Ana Nery
Roteiro de Aula Prática
PROCEDIMENTOS EM COLEÇÕES ZOOLÓGICAS
INTRODUÇÃO
	Ao montar uma coleção didática ou de referência, pode-se estar incluindo na mesma material valiosíssimo do ponto de vista científico, principalmente se originário de regiões pouco exploradas. É importante, portanto, enviar duplicatas do material colecionado a instituições de pesquisa e a especialistas que podem auxiliar nas identificações.
Em instituições que não possuem tradição de pesquisa em sistemática de peixes, a preservação de uma coleção pode estar restrita à permanência de um determinado pesquisador na instituição, correndo-se o risco de perda de todo um material valioso cuidadosamente colecionado durante anos. 
A coleta de espécimes requer cuidados e atenção na sua execução. Algumas falhas, como colocar um número excessivo de espécimes em um mesmo frasco para fixar, ou falta de cuidado na retirada dos indivíduos das armadilhas, não injeção de formol em espécimes maiores ou erros na etiquetagem, podem fazer com que todo o esforço de coleta seja perdido, pois o material não servirá para uma coleção científica ou nem mesmo poderá ser identificado.
Os principais procedimentos para a inclusão de um espécime em uma coleção são:
Fixação
Etiquetagem e Tombamento
Conservação
METODOLOGIA
Com os espécimes disponíveis, os alunos deverão realizar os procedimentos de rotina quando um indivíduo é coletado.

Continue navegando