Buscar

DIDÁTICA, para estudos.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIDÁTICA
01)Como se caracteriza a educação no década de 1970,quando se realiza o I Encontro Nacional de Professores de Didatica, em 1972?
 * A educação passa a ser vista como fator de desenvolvimento, como investimento individual e social.
 * Necessidade de integração dos professores de didática no processo de expressão e atualização do ensino brasileiro.
 *Há discussão sobre a necessidade de formar um “novo professor”, tecnicamente competente e comprometido.
02) Com base nos fundamentos da concepção de homem, mundo, sociedade, educação e escola, qual é a ênfase do processo didático?
*Transmissão
03) Martins (2008) destaca no principio 3, das relações hierárquico-individualistas para relações sociais coletivas, um principio fundamental para a didática. Que principio seria esse?
* Entender a relação pedagógica como relação social.
04) Como se caracteriza a formação do professor na década de 1970, quando se realia o I Encontro Nacional de Professore de Didatica, em 1972?
* O professor tem uma formação técnica que domina as aplicações do conhecimento cientifico.
*O professor deve aprender conhecimentos e desenvolver competências e atitudes adequadas para sua intervenção prática.
* A formação do professor está voltada para ser um profissional competente e bom executor de tarefas.
05) Veiga, citado por Martins (2008), defende a ideia de que “ analisar e revisar o processo de ensino a luz do contexto social, as mudanças ocorridas na instituição educativa e as condições objetivas do exercício profissional é uma tarefa do professor”.O que essas mudanças ocasionam?
* Essas mudanças exercem uma influencia no planejamento e no desenvolvimento do processo didático.
06) Durante o estagio supervisionado, ao entrevistar um professor sobre a sua pratica pedagógica, Ana percebeu que o seu conceito de avaliação esta pautada no aprender a fazer. Quais características sobressaíram na entrevista para que Ana chegasse a esta conclusão?
*O professor toma como relevante o padrão de competência e habilidade do aluno.
*A coordenação entrega aos professores os conteúdos programática e a proposta avaliativa anteriormente elaborada por outros especialistas.
*As avaliações objetivas são características relevantes para eu o professor avalie as habilidades e competências dos alunos.
07) Segundo o principio 4, de Martins (2008), nas suas praticas de lutas, classes trabalhadoras mostram novas formas de organização e novas formas de relação com o conhecimento, invertendo assim a concepção do mesmo. O que ocorre com essa inversão de concepção.
* A teoria passa a ser entendia como expressão da ação prática.
08)Carla elaborou o planejamento para 2º semestre, mas percebeu que os demais professores aguardaram a entrega dos conteúdos. Durante o intervalo das aulas, na sala dos professores, a coordenadora deixou sobre a mesa uma pasta com os conteúdos e a abordagem para que os professores planejem as suas praticas pedagógicas do próximo semestre. Carla, desapontada reestruturou conforme as orientação da escola. Quando ao relato acima, qual a abordagem que mais se aproxima da postura da coordenadora dos professores e da escola?
* Abordagem de transmissão e assimilação.
09) Para elaborar um planejamento da sua pratica pedagógica, Soraia precisa considerar os objetivos de ensino. Em relação as diferentes formas de abordagens para a definição dos objetivos de ensino.(opção verdadeiras)
* Na transmissão-assimilação os objetivos promovem a cultura, preparam o aluno para um conhecimento intelectual e moral disciplinado.
* O respeito a individualidade da criança e a adequação de suas necessidades individuais com o meio em que está inserida é objetivo da abordagem aprender a aprender.
* A escola deve priorizar uma relação dialético da compreensão-transformação para obter a abordagem de sistematização do conhecimento.
10) “ A problemática pratica dos professore não se limita a buscar a melhor técnica, a melhor metodologia, o melhor conteúdo, a melhor forma de transmitir tudo a todos em menos tempo” (MARTISN,2008). O que significa Didática pratica.
* Refere-se a pratica pedagógica vivida pelo professor no interior da instituição escolar, suas iniciativas, seus avanços e seus recuos.

Outros materiais