Buscar

Equilíbrio Químico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Equilíbrio Químico
Camila Vieira, Gabriel Silveira, Isabella Coscarella, Maíra Torres, Vinicius Cardoso
O que é o equilíbrio?
Um equilíbrio químico ocorre quando a proporção entre as quantidades de reagentes e produtos em uma reação química se mantém constante ao longo do tempo, em contínua transformação.
Um conhecido equilíbrio fisiológico é o sistema tampão que é constituído por um ácido fraco e seu sal, formado com uma base forte. O ácido fraco e o sal desse sistema, em condições normais, existem em uma relação constante, que o organismo tende a preservar.
O sistema tampão do bicarbonato e ácido carbônico é essencial à regulação do equilíbrio ácido-base, porque o metabolismo celular gera muito ácido como produto final, sob a forma de ácido carbônico.
O tampão ácido-básico é uma solução de dois ou mais compostos químicos, que impede a ocorrência de alterações bruscas na concentração de íons-hidrogênio quando se acrescenta ácido ou base à solução. 
Bastam ligeiras alterações da concentração desse íon para ocasionar alterações pronunciadas na velocidade das reações químicas nas células. Por essa razão, a regulação da concentração de íon-hidrogênio constitui um dos aspectos mais importantes da homeostasia. 
As soluções tampão também são utilizadas na técnica de eletroforese em SDS, por exemplo.
Essa técnica separa as proteínas pelo peso molecular, através da migração da molécula carregada por influência de um campo elétrico. No SDS page (eletroforese em gel de poliacrilamida), usa-se uma solução tampão para que o ph não se altere, já que, com o uso da corrente elétrica, ocorre o aumento da temperatura e isso muda o ph.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando