Buscar

Plano de Aula sobre Meme

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Governo do Estado do Rio Grande do Norte
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Avançado “Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia” – CAMEAM
Departamento de letras VERNÁCULAS - DLV
	
	PLANO DE AULA
	I
	IDENTIFICAÇÃO
	Atellier ou Oficina de leitura:
	Os memes vão além do Humor
	Ano:
	2018
	Turno:
	Vespertino
	CH:
	1 h/a
	Instituição:
	Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia
	Cidade:
	Pau dos Ferros - RN
	Ministrantes: 
	Franklim Bruno Sousa Silva
	III
	OBJETIVO(S)
	Geral: 
Reconhecer o gênero textual meme e sua relevância como prática de leitura a fim de promover o letramento visual/digital como forma de ampliar o universo comunicativo do aluno.
Específicos: 
Compreender as características formais e estéticas do meme e sua relação com o universo visual, digital e interpretativo;
Disacutir as características do memes dando ênfase ao caráter humorístico e crítico-social do gênero;
Produzir memes a partir da abordagem realizada em sala de aula, envolvendo as novas tecnologias e o cotidiano (contexto social) do aluno.
	IV
	CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
	O gênero textual meme.
	V
	METODOLOGIA
	1ª ETAPA
No primeiro momento serão dispostas, em diversos locais da sala de aula, imagens que possuem um significado intrínseco para elucidar o conhecimento prévio dos alunos, a fim de que eles possam reconhecer as informações contidas em tais imagens (placas de trânsito, símbolos diversos, figuras que representam informações de uso ou procedência em determinadas situações entre outras).
Nessa dinâmica será pedido que cada aluno se dirija à sua imagem de preferência e explique o que ela representa, significa ou ainda qual a mensagem contida naquele elemento, relacionando assim o conhecimento imagético do aluno à prática de leitura. Posteriormente apresentaremos o gênero a ser estudado: o meme. Explicaremos em que ele consiste, suas características estéticas predominantemente visuais, sua ligação direta com o humor e sua aplicabilidade como elemento de crítica social. 
Serão apresentados, através de data-show, memes relacionados ao cotidiano comum e de sala de aula e, em seguida, alguns memes que exercem a função de crítica social. Nesse momento a cada meme apresentado serão feitas indagações, tais como as sugeridas por Nunes (2016 – p. 148), que tratam da semântica visual e da relação imagem e escrita, fomentando a interação entre aluno e texto mediada pelo colaborador. Nesse contexto haverá a exploração das imagens, acompanhadas ou não de textos do gênero disposto no visual, deixando claros os objetivos do gênero.
2ª ETAPA
Será realizada uma oficina de produção de memes com temática livre, mas com estética pautada nas características do gênero. Para tanto a sala será dividida em grupos e a confecção dos memes será acompanhada pelo orientador. Haverá a exposição dos grupos em que apresentarão os memes produzidos que serão debatidos e depois expostos no mural da sala.
	VI
	RECURSOS
	Data-show, quadro branco, caneta pincel, apagador.
	VII
	AVALIAÇÃO
	A avaliação será realizada com base no desempenho do aluno em: Compreender o meme e suas características, bem como discussões, atividades em grupo e apresentação de trabalhos/produção de memes.
	VIII
	REFERÊNCIAS
	AGUIAR, M; SUASSUNA, L. O ensino de literatura na educação básica: da crise da perspectiva tradicional ao desenvolvimento de novos paradigmas metodológicos. Pau dos, v. 02, n. 02, p.06-26, set./dez. 2013.
 HORTA, N. B. O. Meme como linguagem: uma perspectiva semiótica. Disponível in http://repositorio.unb.br/bitestreanq10482/18420/1/2015_NatalioBotelhoHorta.pdf.. Acesso em10/05/2018. Citar nunes
 
	IX
	ENTREGA E APROVAÇÃO
	
Recebido em:
	
	
Ministrantes
	
	
	
Aprovado em: 
	
	
Professora do componente curricular:

Outros materiais