Buscar

memorial reflexivo arrumado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
MARIANE CANDIDA, 1396477, 05/2016
 SABRINA PINDZIURA BITENCOURT, 1386567, 05/2016.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO
INFANTIL
CURITIBA 
2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
MARIANE CANDIDA, 1396477, 05/2016
SABRINA PINDZIURA BITENCOURT, 1386567, 05/2016.
MEMORIAL REFLEXIVO DE ESTÁGIO
Memorial Reflexivo de estágio Supervisionado de Educação Infantil: apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER. 
UNINTER
2018
SUMÁRIO
Introdução: contextualização do local de estágio................................................3
Atividades desenvolvidas durante o período de observação participativa..........4
Realização da Docência: os desafios de aprender a ser professor (a)...............6
Plano de Aula......................................................................................................8
Conclusões: dificuldades e superações.............................................................10
Referência..........................................................................................................11
 
 3
Introdução: Contextualização do local de estágio
Este memorial reflexivo apresenta o processo de realização do estágio supervisionado de educação infantil, realizado no CMEI Otacília Betes Chimelli, que atende moradores da comunidade do bairro de Tranqueira, onde está localizado com comunidades vizinhas na área urbana de Areias, São João Batista, Campo Grande, Mato Dentro e área rural de Venda Velha, Morro Azul e Capivara. O CMEI está localizado na Rua Antônio Stoccheiro Nº495, no bairro de Tranqueira em Almirante Tamandaré\ PR, o telefone (41) 3699 - 3506 e e-mail para contato educacaoinfantillatt@gmail.com. 
A comunidade é composta por famílias de classe média, que conta com várias atividades comerciais de porte médio, com pouca disponibilidade de vagas. As empresas que mais contratam são ás de água mineral e cal, mesmo assim o desemprego é maior que as vagas que as empresas oferecem, sendo assim as mulheres trabalham fora do bairro, por isso a necessidade de deixar seus filhos no CMEI em tempo integral, exercem a profissão de domésticas, professoras, auxiliares administrativos, os homens são empregados nas firmas de cal e nas de água mineral exercendo a profissão de motoristas.
 Na escola é aplicada a teoria sócio-interacionista de Vygotsky, segundo ele o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. Possibilitando a geração de novas experiências e conhecimentos, a aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos, de acordo com os conceitos.
Para ocorrer à aprendizagem, a interação social deve acontecer dentro do que os alunos já sabem (ZDP), do seu conhecimento real, é aquilo que possuem potencialidade para aprender. Os professores usam estratégias que levem os alunos a tornarem-se independentes e estimular o conhecimento, o trabalho em grupos, utilizando técnicas para motivar a aprendizagem, diminuindo a sensação de solidão do aluno. 
A escola atende crianças de 1 á 5 anos, o espaço oferecido é bem espaçoso, com instalações que atende as necessidades das crianças e dos funcionários, sendo um berçário, dois maternal e três Infantis IV. Todas as salas têm capacidade de acomodar 15 crianças, contendo uma professora em cada sala, normalmente são duas, uma regente e uma estagiaria, o município está realizando entrevistas com PSS, para contratarem os estagiários. No período do estágio que foi do dia14/03/18 á 15/06/2018, tivemos a experiência de ficar um pouco em cada sala, o que possibilitou uma observação maior e mais aprendizado.
Na estrutura física a maior parte é coberta com ternite, todas as tomadas estão fora do alcance das crianças para a segurança delas, móveis adequados de acordo com a faixa etária, todas as salas tem ganchos ou armários para guardar as mochilas, tapetes para as crianças sentarem, espaço da leitura, uma televisão em cada sala.
O chão das salas são pisos, no berçário e maternal tem espelhos que garante maior conhecimento da mesma durante atividades e brincadeiras.
A instituição dispõe 7 banheiros, 6 para as crianças e 1 para os funcionários, nas salas dos Pré tem um banheiro em cada sala. Tem uma cozinha com a cozinheira e uma auxiliar de serviços gerais que preparam as refeições e mantém a limpeza do local, no refeitório todos os funcionários e professoras têm que usar toucas.
Outro espaço importante é o fraudário que é lugar bem espaço, tem pomadas fraudas talco, lenços umedecidos, chuveiro com uma banheira caso precise, nesse espaço é feito a troca de fraudas. Mas deveria tem uma luz de emergência, porque durante o estágio um dia acabou a luz e os professores que precisavam trocar as crianças tinham que pedir ajuda para outra professora segurar a lanterna, para conseguir trocar. 
Ao ar livre tem um parquinho, com balança, gangorra, escorregador, gira-gira, casinha e uma caixa de areia, onde as crianças adoram brincar. Um pátio coberto, onde são realizadas as brincadeiras, como cantigas e festas comemorativas, ao lado desse pátio tem uma piscina de bolinha, aonde às crianças vão uma vez por semana brincar, elas adoram.
A escola atende em dois períodos, de manhã e à tarde de segunda á sexta-feira das 07h00min ás 18h00min horas, os alunos das tarde entram 13: 00 e saem 18:00 horas e integral das 7:00 ás 18:00 horas. Os alunos têm aulas de artes que estimulam a criatividade e os professores proporcionam o contato com diferentes materiais e texturas. Também tem educação física que inclui a psicomotricidade relacional, porque o CMEI acredita que trabalhar o corpo e a mente é importante na primeira infância para que aconteça um desenvolvimento integral.
 4
A psicomotricidade relacional é a ciência cujo objeto de estudo é o indivíduo através de seu corpo, relacionando ao seu ambiente externo e interno. Entretanto, tudo isso considerando o movimento como aspecto fundamental; também é ofertada pela escola, e trabalha o espaço, liberdade de se expressar, desenvolvimento motor, o cognitivo e o afetivo.
Atividades desenvolvidas durante o período de observação participativa
A direção do CMEI nos orientou que ficássemos um dia em cada sala, o que possibilitou uma observação mais ampla, e o desenvolvimento de diversas atividades.
Todas as salas têm um calendário gigante, para as crianças acompanharem que dia é, onde o ajudante do dia pinta o número correspondente.
A maior dificuldade é na hora que as crianças têm que dormir as professoras coloca um toque bem baixinho e contam uma história. Porém tem que ter muita paciência, para ajudar a aderir essa rotina, mais apesar de ser muito importante essa organização, não precisa ser tão rígido. 
A maior parte do estágio foi realizada à tarde, quando chegávamos às crianças do período integral estavam no CMEI dormindo, porque era à hora do soninho, já os maiores entravam uma 1h, quando ficávamos na sala
deles, ajudávamos na recepção, a maioria fica feliz de ver a professora e os amigos. Apenas uma aluna do Pré chorava quando a mãe a deixava a professora e nós acalmarmos, conversando e explicando, que a mãe já vinha buscar e que ela tinha muitos colegas para brincar. 
	Ajudávamos em tudo o que a professora pedia, participamos do dia da brincadeira, onde os alunos escolhiam do que queriam brincar. 
 
Fotos do dia da brincadeira:
 
 5
 
 
No momento das refeições, ajudávamos as crianças se alimentarem, porém, nesse momento tínhamos que comer junto com elas para incentivar, era cantada a música de quem não come ou vou comer meu lanchinho. As crianças do berçário estão aprendendo a comer sozinhas, por isso tínhamos que ajudar a levar a colher até a boca ou a caneca para tomar o café ou suco.
Uma experiência maravilhosa que tivemos foi na sala da Néia, onde aprendemos muitas atividades que podem ser feitas, no dia 14/04 ela nos deu um espaço da sua aula, para aplicar uma atividade que tínhamos planejado. Contamos a história do peixinho e perguntamos para as crianças de qual parte mais tinham gostado, entregamos uma folha com um peixinho imprimido, onde pintaram e depois colamos as cascas do lápis, para formar as escamas, colocamos no varal de atividades para outras professoras que crianças verem e as crianças foram brincar com tampinhas de garrafas pets. 
 6
 Fotos das crianças realizando a tarefa do peixinho e brincando com as tampas da garrafa pets. 
	Durante as atividades livres no parquinho a professora nos pediu que ajudássemos na medição de conflitos que surgissem entre as crianças, proporcionando a elas um momento de aprendizagem. 
Com relação ao trabalho pedagógico da instituição, a escola trabalha com a visão sócio-interacionista, que consiste partir do que a criança já sabe para aquilo que ela tem potencialidade de aprender. 
Podemos observar que as atitudes dos profissionais que trabalham nessa instituição a maioria demonstram amor pela profissão e segue essa visão.
As atividades de cada mês são trabalhadas com um tema, por exemplo, o mês de maio foi trabalhado as diversidades, as professoras optam por fazer os materiais que serão usados em sala.
Realização da Docência: os desafios de aprender a ser professor (a)
	Para realização da nossa docência a pedagoga da escola nos orientou que planejássemos uma aula de acordo com o tema que seria trabalhado, que foram os 5 sentidos do corpo humano.
	Então começamos a pesquisar como poderíamos falar dos 5 sentidos para crianças de 4 anos, de forma divertida e que elas entendessem do que estávamos falando. 
 7
	 
Baseado na teoria sócio-interacionista que a criança aprende pela interação social, decidimos fazer umas lupas gigantes, com o objetivo de elas olharem pela lupa e trabalhar a visão, fizemos um tapete, onde foi costurado diversas texturas, para trabalhar o tato, fizemos à brincadeira do adivinha, onde 
as crianças estavam vendadas e tinham que adivinhar o que estavam comendo se era doce, salgado, azedo ou amargo, trabalhando o paladar, levamos coisas com cheiro forte como o álcool e o vinagre para trabalhar o olfato.
	 Elas participaram bem efetivamente da atividade, interagiram e no geral os objetivos foram alcançados de forma satisfatória. A maior dificuldade foi a controlar a ansiedade e nervosismo das crianças, nas atividades.
	Atividades Aplicada:
 
Lupas usadas para trabalhar a visão tapete das sensações
 
Diferentes cheiros, trabalhando o olfato.
 8
 
Plano de aula
IDENTIFICAÇÃO:
Estagiário (a): Sabrina e Mariane
Escola: Cmei Octacilia Betes Chimelli
Turma: Infantil IV
CONTEÚDO: 5 sentidos do corpo humano
OBJETIVO GERAL: Identificar os 5 sentidos: tato, olfato, visão, audição e paladar.
OBJETIVOS ESPECIFICOS: 
- Estimular e desenvolver os 5 sentidos
- Estimular e desenvolver a coordenação motora
- Aprimorar a interpretação cognitiva através do uso dos sentidos (como, quando usamos e para que usamos).
- Trabalhar o autoconhecimento
- Identificar e diferenciar os sentidos aprendendo como cada um funciona e opera no nosso corpo
MATERIAIS UTILIZADOS/RECURSOS:
- Vídeo
- músicas
- texturas
- comidas
- atividades
SÍNTESE DO ASSUNTO (pressupostos teóricos do tema abordado)
“Um processo que se dá partir e por meio de indivíduos com modos histórica e culturalmente determinados de agir, pensar e sentir, sendo inviável dissociar as dimensões cognitivas e afetivas dessas interações e os planos psíquico e fisiológico
do desenvolvimento decorrente. [...] a interação social torna-se o espaço de
constituição e desenvolvimento da consciência do ser humano desde que nasce”. (VYGOTSKY apud BRASIL, 2006a, p. 14, grifo nosso.)
	“Quando brinca, a criança prepara-se a vida, pois é através de sua atividade lúdica que ela vai tendo contato com o mundo físico e social, bem como vai compreendendo como são e como funcionam as coisas.” Assim, destacamos que 
 9
quando a criança brinca, parece mais madura, pois entra, mesmo que de forma simbólica, no mundo adulto que cada vez se abre para que ela lide com as diversas situações”. (Zanluchi, 2005, p. 89)
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO:
- Em um primeiro momento terá uma conversa com os alunos, para ver o que eles já sabem, após será passado um vídeo para eles entenderem melhor os sentidos.
- Colocaremos músicas e sons de animais para trabalhar a audição e observar os diferentes sons. 
- Para o olfato coisas com cheiros agradáveis e desagradáveis. 
- O tato será trabalhado com um tapete, onde vão ter diferentes texturas para os alunos tocarem e sentirem o que é fino, grosso, macio e áspero.
- No paladar terá a brincadeira do adivinha, onde serão colocados diferentes comidas na boca dos alunos e eles terão que adivinhar o que é se é doce, azedo, amargo ou salgado.
- Sairemos para fora da sala para observar as coisas, com ajuda de uma lupa gigante estaremos trabalhando a visão.
REFERÊNCIAS:
https://www.youtube.com/watch?v=ezwz8TBcjYo&t=9s
ANEXOS
 
(Paladar) visão
 10
 
(tato) (audição)
 (olfato)
Conclusões: dificuldades e superação
	Com relação ao estágio a experiência foi muito boa, porque tivemos outra visão do que é trabalhar com a educação infantil, aprendemos muitas coisas que podem dar certo e errado, mas também presenciamos muitas dificuldades, como ficar no berçário, para resolver as brigas das crianças, quando querem o mesmo brinquedo.
Pudemos
observar o quanto o cuidar caminha junto com a prática docente, até uma simples troca de frauda para as crianças e para o professor se torna um momento de aprendizad
 11
Acreditamos que com tudo que observemos, foi um grande aprendizado, que vamos levar para a vida toda. E as atividades que participamos certamente nós 
fizeram perceber que sem dúvida nenhuma, ser professor exige dedicação e aperfeiçoamento continuo, nunca vamos estar 100% prontos.
O trabalho com a educação infantil precisa ter muito afeto, mas não apenas aquele que vem de palavras carinhosas, mas precisa partir da nossa formação, de nossas
Pesquisas, e dos cursos de capacitação, a fim de que sejam interiorizados os conceitos e articulados às vivências e experiências com os pequenos.
REFERÊNCIAS
O que é psicomotricidade? Disponível em:< https://neurosaber.com.br/o-que-e-psicomotricidade/> Acesso 28 de maio de 2018
O lugar das interações sociais na educação infantil: contribuições da sociologia da infância e da psicologia histórico-cultural as pesquisas nesse campo. Disponívelem:<http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/viewFile/12332/9620> Acesso 30 de maio de 2018.
Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file> Acesso 02 de junho de 2018

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando