Buscar

Medula, tronco, meninges

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
Sistema Nervoso
Meninges
Todo o sistema nervoso central está envolvido por três camadas de tecido conjuntivo denominados no conjunto como meninges. As meninges estão compostas pela:
 dura-máter, a aracnóidea-máter e a pia-máter. 
p/messias
*
*
*
Sistema Nervoso
Meninges
p/messias
*
*
*
Meninges
A dura-máter é a mais espessa. Formada por por abundantes fibras colágenas que a tornam espessa e resistente. A dura-máter espinal envolve toda a medula, como se fosse um dedo de luva, o saco dural. Cranialmente, a dura-máter espinal se continua com a dura-máter cranial e cauldamente terminal ao nível da S2 em um fundo de saco.
p/messias
*
*
*
Meninges
A aracnóide espinal se dispõe entre a dura-máter e a pia-máter. Compreende um folheto justaposto à dura-máter e um emaranhado de trabéculas, as trabéculas aracnóideas, que une este folheto à pia-máter.
p/messias
*
*
*
Meninges
A pia-máter é a meninge mais delicada e mais interna. Ela se adere intimamente ao tecido nervoso da superfície da medula e penetra na fissura mediana anterior. Quando termina no cone medular, forma o filamento esbranquiçado denominado filamento terminal. Este filamento perfura o fundo do saco dural e continua caudalmente até o hiato sacral. Ao atravessar o saco dural, recebe vários prolongamentos da dura-máter e o conjunto passa a ser denominado filamento da dura-máter espinal, que ao inserir no periósteo do cóccix constitui o ligamento coccígeo.
p/messias
*
*
*
Meninges
A pia-máter forma de cada lado da medula uma prega longitudinal denominada ligamento denticulado, que se dispõe em um plano frontal ao longo de toda a extensão da medula.
p/messias
*
*
*
Líquor
O líquor ou líquido cerebro-espinal é um fluido aquoso e incolor que ocupa o espaço subaracnóideo e as cavidades ventriculares. A função primordial do líquor é de proteção mecânica do sistema nervoso central, formando um verdadeiro coxim líquido entre este e o estojo ósseo. O líquido constitui um eficiente mecanismo amortecedor dos choques que frequentemente infligem o sistema nervoso central. Além desta função de proteção, há proteção biológica do sistema nervoso central contra agentes infecciosos, permitindo a distribuição mais ou menos homegênea de elementos de defesa como leucócitos e anticorpos.
p/messias
*
*
*
Meninges
Existem três cavidades ou espaços, epidural, subdural e subaracnóideo. O espaço epidural, ou extra-dural situa-se entre a dura-máter e o periósteo do canal vertebral. Contém tecido adiposo e um grande número de veias que constituem o plexo venoso.
p/messias
*
*
*
Anatomia Macroscópica do Tronco encefálico
p/messias
O Tronco encefálico interpõe-se entre a medula e o diencéfalo, situando-se ao cerebelo. Ele se divide em bulbo, situado caudalmente, mesencéfalo, situado cranialmente e ponte, situada entre ambos.
*
*
*
Anatomia Macroscópica do Tronco encefálico
p/messias
O bulbo, ou medula oblonga tem a forma de um tronco de cone, cuja extremidade menor se continua cauldamente coma medula espinal. Como não exite uma linha de demarcação nítida entre a medula e o bulbo, considera-se o limite, um plano horizontal que passa imediatamente acima do filamento radicular mais cranial do 1 nervo cervical, ao nível do forame magno.
*
*
*
Anatomia Macroscópica do Tronco encefálico
p/messias
O limite superior do bulbo se faz em um sulco horizontal, o sulco bulbo-pontino, que corresponde à margem inferior da ponte.
*
*
*
Anatomia Macroscópica do Tronco encefálico
p/messias
Ponte é a parte do tronco encefálico interposta entre o bulbo e o mesencéfalo. Está situada ventralmente ao cerebelo e repousa sobre a parte basilar do osso occipital e o dorso da sela turca do esfenóide.
*
*
*
Anatomia Macroscópica do Tronco encefálico
p/messias
Quarto ventrículo
Situação e comunicações

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando