Buscar

Avaliação PISCOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0241_AV_ » PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	MAGALY VASQUES DE FARIA
	Turma: 900/AB
	Nota da Prova: 6,0        Nota de Partic.: 2        Data: 25/0/2014 17:56:11
	
	 1a Questão (Ref.: 201310193807)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	"Peixe fora d'água". A exemplo de muitos outros, Lindolfo mudou do campo para a cidade. Ao fazer onze anos, "toda uma vida", segundo seu pai, Lindolfo emigrou com sua família porque as dívidas não lhe permitiam que seu pai prosseguisse trabalhando na terra herdada dos seus avós. Para trás ficaram os dias de sol pleno, de contato com a natureza, de compartilhar com os pais as tarefas de plantação e criação. Na cidade, Lindolfo foi matriculado na escola do bairro onde sua mãe conseguira trabalho de doméstica e juntos percorriam o mesmo caminho todos os dias... Para Lindolfo foi muito difícil a adaptação ao novo meio e à escola: seu jeito de falar com um sotaque diferente e termos próprios provocavam deboches e brincadeiras maliciosas.
Embora Lindolfo tivesse uma relação cordial com o professor, ele se sentia como um "Peixe fora d'água" em sua turma. Muitas das coisas tratadas na aula não lhe interessavam ou ele não as compreendia bem. Assim, seu dia era longo e ele não entendia como seus colegas conseguiam passar tanto tempo sentados escutando o professor e realizando as tarefas solicitadas.
Um dia o professor indicou o estudo de um animal nativo como trabalho de pesquisa. Lindolfo sentiu que toda a sua infância estava presente em sua memória, mas não dispunha de material para ilustrar o que desejava comunicar, mas, com entusiasmo, pôs-se a desenhar um tatu, animal que ele conhecia muito bem. Lindolfo conhecia o habitat natural do tatu e costumava vigiar suas saídas para procurar alimento; muitas vezes observou com emoção os passeios da mãe tatu com suas crias. Nesta aula, Lindolfo foi o primeiro voluntário para contar e explicar tudo o que sabia sobre o tatu. Todos ficaram impressionados com seu conhecimento e, a partir deste dia Lindolfo passou a ser visto e tratado como membro da turma. Como um professor vygotskyano explicaria a opção pela escolha desta atividade?
 
		
	
Resposta: Lindolfo vivia em uma cultura muito diferente das crianças da cidade,é normal ele terficldade em se adaptar a um novo ambiente, para que uma criança fale de um determinado assunto, ela tem que ter um pré-conhecimeto como foi o caso do tatu, o conhecimento adquire através das experiêcias cotidianas, o refessor foi muito feliz na escolha do trabalho de pesquisa pois , consegiu explorar o pontencial do aluno. Lindolfo vivia em uma cultura muito diferente das crianças da cidede, é normal ele ter dificuldade em se adaptar a um novo ambiente, para que uma criança fala de um determinado assunto é preciso ter um pré-conhecimento como foi a história do TATU,o conhecimento adquire atravé das experiências cotidianas, o professor foi muito feliz na escolha do trabalho de pesquisa pois, consegiu explorar o potencial do aluno e socializando-o com a turma.
	
Gabarito:
Na visão vyotskiana, cabe ao educador o papel de interventor, desafiador e provocador de situações que levem os alunos aprenderem a aprender. O trabalho didático deve, portanto, propiciar a construção do conhecimento pelo aluno. Aprender é, de certa forma, descobrir com seus próprios instrumentos os pensamentos e conhecimentos institucionalizados socialmente. A intervenção pedagógica é um processo de muita importância para o desenvolvimento  e aprendizagem do aluno. Nesse processo, o educador tem o papel de interventor na Zona de Desenvolvimento Proximal do aluno de forma a provocar desempenhos avançados que não ocorreriam sem a sua intervenção, principalmente ao aproximar essas experiências da vivência cotidiana dos alunos. A escola e o educador que desejam alcançar sucesso de todos os alunos terão de se imbuir desta prática pedagógica. Mas isso só é possível se o professor nessa dinâmica transformar a sala de aula em um rico espaço de aceitação de vozes diferenciadas e discordantes, assumindo seu papel de mediador de saberes e vivências.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201310384219)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O contexto social das últimas décadas, em que as mulheres estão entrando cada vez mais no mercado de trabalho tem exigido novas opções para o cuidado alternativo de bebes e crianças pequenas (Davis & Thornburg, 1994). Embora isto varie entre as culturas, uma das principais opções adotadas no ocidente como cuidado alternativo È a creche. Contudo, a entrada da criança na creche é um momento delicado, pois pela primeira vez a maioria das crianças irão se separar de suas mães por períodos mais longos e não se podem examinar as questões teóricas sobre separação mãe-criança e suas consequências sobre o desenvolvimento sem considerar os estudos realizados por Bowlby (1958, 1968) que deram origem teoria do apego. Uma das suas contribuições, são as descrições que fez sobre as reações da criança na ausência materna. Os estudos contribuíram para estruturar os primeiros dias de chegada da criança na creche. Cite 2 dessas contribuições.
		
	
Resposta: - Não deixar a criança muito tempo só, pois ela tinha tinha o afeto e o calor da mãe e efetuando a alimetação nos horarios que a mãe efetuava.
	
Gabarito: 1) A necessidade de criar um vínculo seguro entre a criança e um profissional da creche, através de um acolhimento realizado com muito carinho. 2) A importância da separação da criança de sua mãe ser realizada aos poucos para que a criança possa se acostumar.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201310278915)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sabemos que o genótipo é o conjunto de genes de um organismo e que estão presentes em todas as células somáticas. São responsáveis pela transmissão de informações dos genitores para a sua prole. Nos seres humanos, há alguns comportamentos e características que são herdados geneticamente e acabam por alimentar uma crença de que a herança genética é decisiva na definição de padrões comportamentais e cognitivos. O documentário sobre Victor de Aveyron, dirigido por François Truffaut, traz uma reflexão sobre os impactos do ambiente sobre a hereditariedade. Analise como a concepção interacionista compreende a influência da hereditariedade e a cultura no desenvolvimento humano, marcando a resposta correta.
		
	
	O desenvolvimento humano é uma soma de fatores internos e externos ao sujeito, dessa forma, só ocorrerá um bom desenvolvimento se houver equiparação na qualidade de ambos os fatores.
	 
	A concepção interacionista vai compreender o desenvolvimento humano como sendo uma relação dialética entre fatores internos e externos ao sujeito, um tendo influência sobre o outro.
	
	Para se desenvolver, o sujeito precisa ter uma inter-relação de fatores endógenos e do ambiente sócio-cultural, sendo os últimos os responsáveis por toda a aprendizagem independente dos padrões de maturação neurológica.
	
	Na concepção interacionista não há supremacia de um elemento sobre outro, ou seja, a hereditariedade é mais importante que a cultura na definição dos caracteres que serão amadurecidos no desenvolvimento do sujeito.
	
	Os fatores maturacionais não apresentam qualquer relevância para a concepção interacionista de desenvolvimento, pois toda a aprendizagem ocorre apenas com os estímulos e modelagens de comportamento que ocorrem no ambiente social.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201310174397)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A teoria sociocultural procura explicar o crescimento do conhecimento, do desenvolvimento e das qualificações individuais em termos da orientação, do suporte e da estrutura que a sociedade oferece. A partir dessa premissa, marque a alternativa INCORRETA, em se tratando da frase abaixo. Encontramos diferenças entre as crianças de cultura pobre e rural e rica urbana, pois:
		
	
	o contexto sociocultural e histórico é umelemento determinante do ato de aprender.
	 
	não devemos considerar essas diferenças como aspectos importantes no processo de aprendizagem, pois devemos incluir todas as crianças.
	
	em muitas comunidades agrícolas em desenvolvimento, as crianças constituem um recurso econômico porque trabalham na fazenda da família.
	
	os pais de classe média não têm muito receio de que seus filhos morram, mas necessitam de mais estrutura econômica para seus bebês, pois precisam de assentos para automóveis, carrinho, brinquedos, entre outros.
	
	os alimentos, os cuidados infantis e o abrigo são muito mais caros em uma comunidade urbana do que em uma rural.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201310174402)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Piaget descobriu que as crianças são na verdade aprendizes ativos. Ele acredita que o ser humano está sempre querendo entender o mundo e classificou a evolução da capacidade de compreensão em estágios universais, e afirmou que cada estágio apresenta a conquista de certas habilidades que aprimoram essa capacidade de compreensão.Pensando na aprendizagem dos bebês está INCORRETO afirmar que:
		
	 
	até o primeiro ano de vida todos os bebês são capazes de classificar ou discriminar qualquer objeto.
	
	o bebê de 1 ano ainda não desenvolveu a representação mental.
	
	as habilidades de percepção os ajudam a identificar dados que eles recebem de suas experiências diárias.
	
	a experiência com objetos e eventos diferentes também é essencial.
	
	eles coordenam e organizam noções iniciais de categorias como macio, duro, achatado, redondo e flexível.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201310175008)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em se tratando do desenvolvimento da inteligência, temos duas teorias bastante importantes na área da Psicologia do Desenvolvimento que postulam premissas diferentes: Piaget e Vygotsky. Marque a alternativa que apresenta corretamente a concepção de inteligência de ambos os autores.
		
	 
	Para Piaget a inteligência acontece através de uma adaptação cada vez mais sofisticada ao meio e objetos que fazem parte do universo da criança. Para Vygotsky, a inteligência é uma construção social a partir das interações que a criança vivencia e seu desenvolvimento no sistema nervoso central.
	
	Piaget defendia que a inteligência é uma capacidade de planejar e executar tarefas cada vez mais sofisticadas até alcançar o pensamento abstrato. Já Vygotsky defendia que a inteligência tem relação com a riqueza cultural, material e econômica do povo.
	
	Para Piaget a inteligência tem base inata e é defina pelos genes herdados dos pais. Para Vygotsky, a inteligência é aprendida através de comportamentos que são reforçados e valorizados no ambiente sociocultural da criança.
	
	Piaget defendia a inteligência como sendo uma sucessão de modelagens bem-sucedidas pelo ambiente. Vygotsky defendia a primazia da genética e a definição da inteligência desde os primeiros dias de vida.
	
	Tanto para Piaget como para Vygotsky, a inteligência tem base genética e é definida desde o dia do nascimento. Entretanto, Piaget concorda que o fato de uma criança possuir irmãos mais velhos diferenciará a sua cognição, pois ela aprenderá também pela imitação.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201310386906)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Assinale a ordem exata de ocorrência dos instintos humanos.
		
	 
	fase oral ,fase anal,fase fálica ,fase genital e latência.
	 
	Fase oral, fase anal, fase fálica, latência e genital.
	
	Fase oral, fase anal, fase genital, latência e fálica.
	
	Fase oral, fase anal, latência, fase fálica e genital.
	
	Fase anal, fase oral, fase fálica, latência e genital.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201310174420)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Lamentavelmente o uso e experimentação de drogas ilícitas ocorre com a maioria dos adolescentes, e quase todos eles sabem como obter cigarro, bebida alcoólica. Pensando nesse aspecto, quais as atitudes preventivas que a sociedade e as famílias podem tomar?
		
	
	proibir os adolescentes de saírem com amigos que fumam ou que bebam impedirá o acesso às drogas.
	
	pais e filhos devem viver a experiência de experimentar juntos quanto ao cigarro e bebida alcoólica, pois se algo acontecer, eles estão, ali, para ampará-los.
	
	proibir a venda de cigarros ou bebidas alcoólicas.
	
	deixar os jovens experimentarem cigarros e bebidas alcoólicas vai ajudá-los a perceber as consequências negativas.
	 
	leis, diálogos em casa, informações a respeito das consequências ruins podem ajudar.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201310171366)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sabemos que a Discalculia é um transtorno de Aprendizagem que acomete crianças de várias inserções culturais, pois suas causas são neurobiológicas. Das características abaixo, qual NÃO faz parte do quadro de Discalculia?
		
	 
	Controlar os gastos financeiros por utilização impulsiva do dinheiro.
	
	Interpretar os textos que antecedem os problemas matemáticos.
	
	Contar através de números cardinais e ordinais
	
	Montar operações matemáticas.
	
	Entender os princípios de medida.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201310383545)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Cansado de não reter a atenção dos alunos, Marcelo tenta compreender o comportamento adolescente e como as transformações que lhe são inerentes podem estar afetando o interesse dos alunos pelos estudos. Marque a característica típica da adolescência que responde esse questionamento de Marcelo.
		
	
	a grandiosidade porque cresceram e ganharam peso de adulto em apenas de anos de vida.
	 
	a hipersexualidade que desloca toda atenção que era destinada aos estudos para as relações amorosas.
	
	a oposição aos pais que gera o comportamento rebelde de não querer estudar para provocá-los intencionalmente.
	 
	tédio pelo embotamento afetivo do sistema de recompensa.
	
	o mito da invencibilidade porque acham que sempre terão boas notas independente do que estudarem.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 19/08/2014 até 04/09/2014.

Continue navegando