Buscar

avaliacao discursiva online de historia filosofia e sociologia fael

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO :História, Filosofia e Sociologia da Educação
Questão A
Em pleno período do Regime Militar surge, também, um novo pensamento educacional: a Pedagogia Histórico-Crítica. Podemos assinalar seu marco teórico em 1979. Esta prática é assim chamada por Saviani (seu principal representante) por motivos simples: histórico por se tratar de um pensamento que acredita que a educação tem o poder de interferir na sociedade e pode ser agente de transformação da história; e crítica por se tratar de uma perspectiva consciente de sua ação educacional na sociedade. Para responder á questão, você deve produzir um texto. O texto escrito deve ser construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no material e videoaulas da disciplina,destacando que a Educação tem o poder de interferir na sociedade e pode ser um agente de transformação nos dias de hoje.
Questão B
Considerada indispensável ao currículo do Ensino Médio, as disciplinas de Filosofia e a Sociologia foram aprovadas, em julho de 2006, pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), como disciplinas obrigatórias no currículo do Ensino Médio. Tal exigência se deu devido à percepção que educadores tiveram ao constatar os benefícios que a disciplina oferece aos alunos que trabalham com ela.
Partindo desse pressuposto discorra um texto reflexivo e argumentativo, relatando os benefícios para os alunos que estudam essas disciplinas no ensino médio.
RESPOSTA QUESTAO A:
Conforme abordado em aulas e nos estudos de Saviani a educação por muito tempo foi tida como apenas um local de transmissão de conhecimento, assim nos primórdios das escolas filosóficas as pessoas de classe alta tinha acesso ao conhecimento, praticamente baseado em arte, linguagem e matemática. Com o passar dos anos a burguesia entendeu que transformações se faziam necessárias devido as próprias transformações externas que viam sendo ocasionadas. Foi então onde Saviani resolveu fazer estudos com base na LDB para verificar se havia um sistema organizado para educação e a conclusão foi que não havia. Assim viu em sua frente um novo desafio deu -se origem a reforma universitári a ( Lei 554 0/68) e a reforma do ensino primário e médio que passou se chamar primeiro e segundo grau ( Lei 5692/ 71) , e assim surge um novo modelo sistematizado de educação, pois a escola passa a ser vista como um ambiente de socialização e não apenas como reprodutora de conhecimento. 
RESPOSTA QUESTÃO B:
As disciplinas de Filosofia e a Sociologia foram inclusas no currículo d o ensino médio visto que a mesmas permite que os estudantes além dos conhecimentos histórico- culturais possam ser estimulados a reflexão e o pensamento crítico dos alunos. A filosofia por si só leva o aluno a desenvolver um pensamento independente e crítico, ou seja, permite ao mesmo que possa experimentar um pensar individual. Já a sociologia busca estudar a sociedade , ou seja, busca por conhecimento dos fenômenos sociais, do comportamento das instituições, e das relações de convivência dos seres humanos. Somos seres sociais e por isso se faz necessário o estudo dessas disciplinas para que possamos ter jovens preparados para enfrentamento de diversidades e conflitos que possam sobrevir. Sabemos também da importância de um olhar crítico e um pensar individual para o desenvolvimento humano.

Continue navegando