Buscar

RESUMO PLANEJAMENTO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Projeto e Dimensionamento de Pavimentos Rígidos
Introdução
O volume de conhecimentos sobre pavimentos rígidos, apresentou com o passar do tempo um aprimoramento e ajustamento das técnicas de projeto geométrico de juntas e de dimensionamento da espessura das placas de concreto, algumas condições eram consideradas impróprias, alguns casos sequer eram examinados.
Devido desenvolvimento de novos modelos de comportamento de pavimentos rígidos, passou-se a considerar no projeto outros aspectos, entre eles podemos citar:
- Os efeitos de empenamento térmico e higroscópico do concreto no nível de tensões;
- A ação de diferentes distribuições de tráfego, com relação a geometria das placas.
No sentido de assegurar um nível adequado de segurança aos projetos, foi a introdução no dimensionamento, do conceito de confiabilidade estatística. 
Para pavimento de acostamentos, recuos e pátios, apresenta-se um método de dimensionamento com peças pré-moldadas de concreto. 
4.2 Características do Subleito
Em projetos de pavimentos rígidos é importante estar atento a variações nas características do subleito, em especial a presença de camadas espessas de argila mole e solos expansivos. Essas referências são obtidas durante a fase dos estudos geotécnicos, para dimensionar a espessura do pavimento rígido devemos utilizar o coeficiente de recalque (k), parâmetro que pode ser determinado em uma prova de carga estática. Os valores de coeficiente recalque passam por variações devido os diversos tipos de solos que possuímos, para essa determinação devemos lançar mão de uma correlação entre os valores desses coeficientes de recalque no solo do subleito.
 Estudos de Traçado
Com o estudo de traçado obtemos alguns objetivos devido os estudos constantes realizados, podemos citar alguns desses objetivos como por exemplo a determinação de diretrizes tecnicamente possíveis na rodovia, estimação de custos, entre outros.
Projeto de Sub- base
Objetivos
Recomenda-se que as sub- bases sob placas de concreto sejam pouco espessas e não devem ser consolidáveis.
O conceito do papel da fundação nos pavimentos rígidos é considerado tendo em vista o modo peculiar de trabalho de cada um, realizando análise de dados de ensaios específicos, e com isso descreve-se as funções que se espera que a sub-base venha a cumprir.
Recomendações
Exemplo de algumas recomendações para evitar a ocorrência do fenomeno de bombeamento:
- Adotar obrigatoriamente a intercalação de uma sub-base quando o tráfego for intenso (entre 300/400 veículos comerciais por dia e por faixa);
- Utilizar materiais com as devidas dimensões (igual ou inferior a 1/5), porcentagem correta do material (igual ou menor que 35%), limite de liquidez máximo (25%), índice de plasticidade (igual ou menor que 6%). 
Para controle de subleitos expansivos: 
- A umidade de compactação deve estar próxima da umidade ótima, obtida no ensaio normal ou estar levemente acima desta, pelo menos nos últimos 50 a 60 cm do subleito.
Tipos de Sub-Base
Os tipos de sub- bases para pavimentos de concreto podem ser classificados em:
Sub-base para pavimentos de concreto, sub-bases granulares (com granulometria fechada e aberta) e sub- bases tratadas (com cimento e com outros aditivos).
Sub-Bases Granulares
A granulometria aberta para sub-base granular pode ser dividida em duas espécies:
Sub-bases de granulometria aberta e sub-bases de granulometria fechada ou densa.
Sub-Bases Estabilizadas com Cimento Portland
São compostas de misturas de solo, agregados, água e Cimento Portland.
Através dos tipos de estabilização, requisitos mínimos de granulometria e requisitos de dosagem obtemos as espessuras usuais utilizadas. 
Coeficiente de Recalque
Conforme DNIT 055/2004-ME a determinação do coeficiente de recalque no topo da sub-base deve sempre ser efetuada por meio de prova de carga estática. Limita-se o valor máximo do coeficiente de recalque no topo da sub-base a ser considerado no cálculo da espessura necessária de concreto.
Projeto de Drenagem
O projeto de drenagem dos pavimentos é constituído por meio dos sistemas de drenagem superficial, bueiros, drenagem profunda, dimensionamento da drenagem, dimensionamento dos dispositivos de drenagem superficial, dimensionamentos das saídas d’água, dimensionamento dos bueiros, dimensionamento dos drenos profundos e dimensionamento da seção de vazão das obras de artes especiais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando