Buscar

Banca de Questões Discursivas- Orientação para a Prática Profissional- 2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Por que a instituição é considerada como um espaço contraditório para o Serviço Social? 
Resposta: A instituição é um espaço contraditório para o assistente social pois ele se depara tanto com a demanda da instituição quanta a demanda do usuário da instituição, são dois polos contraditórios. E através do código de ética da profissão o assistente social deve desburocratizar o acesso as informaçãoe no atendimento ao usuário.
Gabarito: A instituição é considerada como um espaço contraditório, pois, é permeada por relações de poder.
2-O assistente social deve pautar a sua prática profissional a partir de três dimensões. Quais são elas?
Resposta: A prática do assistente social está pautada m três dimensõse, sendo a dimensão ético-politica que faz com que o profissional se posicione politicamente com clareza e nunca de forma neutra. A dimensão teorico-metodológica com a qual se interpreta a realidade social e o funcionamento da instituição com a qual se depara. E a dimensão técnico-operativa que instrumentaliza o profissional, no como fazer, na garantia de direitos.
Gabarito:Dimensão ético-política; técnico operativo e teórico metodológico.
3-Na relação com as instituições, Faleiros (2008) discute as contradições entre "o saber profissional e o poder institucional" e destaca a importância de se trabalhar a autonomia dos sujeitos. Segundo os apontamentos do texto e o código de ética profissional, como o assistente social pode contribuir para a construção da autonomia dos usuários?
Faleiros aponta que uma estratégia para o Serviço Social na relação com as instituições é trabalhar com a autonomia dos usuários, por meio do acesso a informação. O código de ética aponta que é dever do assistente social contribuir para o acesso dos usuários as informações institucionais, buscando desburocratizar esta relação e contribuir para a efetiva participação da população usuária.
4-Os estudos socioeconômicos ou estudos sociais, conforme Mioto (2009), podem ser definidos como "o processo de conhecimento, análise e interpretação de uma determinada situação social". A autora também aponta que na história do Serviço Social o estudo social foi realizado sob diferentes perspectivas. Descreva os objetivos do estudo social na perspectiva conservadora e a mudança de postura na perspectiva crítica.
Na perspectiva conservadora, o estudo social tinha objetivo de averiguação do modo de vida da população, controle e seletividade. Na perspectiva crítica, a partir do referencial marxiano, o estudo social é tido como instrumento de defesa de direitos.
5-Descreva o perfil do profissional de Serviço Social na contemporaneidade: 
Gabarito: Um profissional mais afinado com os interesses da classe trabalhadora, que é a principal usuária dos serviços sociais e das políticas sociais. Um profissional mais preparado para enfrentar os inúmeros desafios provocados pelas profundas mudanças no mundo do trabalho e seus impactos na vida das pessoas, num momento em que o Estado, no que toca às suas responsabilidades sociais, inspirado pelo neoliberalismo, passa a sair de cena deixando pouco a pouco a prestação dos serviços sociais nas mãos da sociedade civil, fazendo surgir no cenário nacional a figura das organizações não governamentais, ou Terceiro Setor.
6-A prática profissional do assistente social não deve ser imediatista e baseada no senso comum. Segundo Iamamoto (2007), a prática do assistente social deve ser realizada utilizando-se de três dimensões. Quais são essas dimensões e como elas são relacionam?
Gabarito: A prática profissional do assistente social é realizada com articulação das dimensões teórico-metodológica (utilizando o suporte das teorias sociais), ético politicas (que direcionam o posicionamento ético) e técnico-operativas (os instrumentais, meios utilizados para o fim). Ao realizar uma ação o assistente social é direcionado por essas dimensões que são articuladas e indissociáveis
7-A partir do estudo da aula 6, fale sobre a observação, um instrumento bastante versátil, que poderá ser aplicada sozinha, num contexto de entrevista, numa dinâmica de grupo:
Resposta: Neste processo que o profissional interage com homens e mulheres( usuários) sendo ao mesmo tempo observador e observado, fazendo com que haja uma melhor interação para desenvolver sua prática.
Gabarito:  A observação é um importante instrumento de conhecimento da realidade e por isto devemos ter muito cuidado ao adotá-la. O assistente social atua com pessoas em seus diversos contextos e o produto do seu trabalho, na forma de relatórios, pareceres sociais etc, pode interferir positiva ou negativamente na vida dessas pessoas.
8-As ações socioeducativas, como atividade do Serviço Social devem ser pensadas para além de um meio de transmissão dos objetivos institucionais, como resposta pontual a demandas fragmentadas de caráter disciplinador. A partir da perspectiva crítica, como as ações socioeducativas devem ser direcionadas pelo assistente social?
Gabarito: Deve estar centrada nos usuários, enquanto sujeitos de direitos, em um processo que possibilite a apreensão da realidade de maneira critica e consciente, construindo estratégias para o acesso e usufruto de seus direitos
9-Na construção de atividades socioeducativas junto a indivíduos, grupos e famílias, a formação de grupos permite a realização de um processo educativa coletivo. Quais recursos podem ser utilizados na realização de atividades em grupos?
O planejamento e avaliação devem estar presentes em todo processo de construção de um grupo. Podem ser utilizados inúmeros recursos, como técnicas de dinâmica de grupo, recursos audiovisuais, técnicas de reconhecimento de território. A escolha da técnica dependerá do público alvo e dos objetivos propostos.

Outros materiais