Buscar

EAD Processos Grupais - Módulo II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Pichon-Rivière começou a trabalhar com grupos na medida em que observava a influência do grupo familiar em seus pacientes. Sua prática psiquiátrica esteve subsidiada, principalmente, pela psicanálise e pela psicologia social, sendo ele o fundador tanto da Escola Psicanalítica Argentina (1940), como Instituto Argentino de Estudos Sociais (1953). Para o autor, o objeto de formação do profissional deve instrumentar o sujeito para uma prática de transformação de si, dos outros e do contexto em que estão inseridos. Defende ainda a ideia de que a aprendizagem é sinônimo de mudança, na medida em que deve haver uma relação dialética entre sujeito e objeto e não uma visão unilateral, estereotipada e cristalizada. Dessa forma, marque a alternativa incorreta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d.
Aprender em grupo significa uma leitura simples da realidade, uma atitude passiva, e uma abertura para as dúvidas e para as novas inquietações.
	
	
	
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	No que se refere ao CAV (Ciclo da Aprendizagem Vivencial), marque a alternativa que melhor representa esse momento: “aquele em que o grupo faz comparações e analogias do jogo e seu cotidiano empresarial”. Todo processo é fruto da experiência de cada participante. Suas falhas e acertos interferem no clima de trabalho, no resultado nas formas de jogar. O resultado da fase anterior pode dar várias pistas sobre “como nos comportamos nas situações do dia a dia”. Este momento corresponde a:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Generalização.
	
	
	
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Adaptação questão Concurso Conselho Federal de Psicologia (2010). 
Pichon-Rivière foi um importante psiquiatra estudioso dos grupos. Como intervenção no campo grupal, desenvolveu a técnica de grupo operativo. Sobre grupos operativos, o autor considera que a tarefa é central para o desempenho do grupo. O grupo operativo é a técnica que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Consiste em observar elementos comuns a certo tipo de problema e analisar as possíveis soluções. 
	
	
	
Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A proposta de Pichón-Rivière implica em abordar as dificuldades que se apresentam em cada momento da tarefa, buscando esclarecimento e mobilizando estruturas estereotipadas do grupo. Diversas finalidades da técnica (ou grupo) proposta por Pichón-Rivière encontram-se a seguir, exceto uma delas. Analise as afirmativas a seguir e aponte a incorreta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d.
É instrumentar a ação grupal no sentido de desenvolver aptidões e modificar atitudes, independentemente do compartilhamento do conhecimento.
	
	
	
Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Kolb (1984) apresentou quatro estilos de aprendizagem. Um destes estilos corresponde a pessoas que têm mais facilidade em compreender uma variedade de informações e organizá-las de uma forma concisa e lógica. Centram-se menos nas pessoas e interessam-se mais por ideias e conceitos abstratos. Em geral, consideram mais importante que a teoria tenha sentido lógico do que valor prático.
O estilo referido corresponde a: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Assimilativo. 
	
	
	
Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Para Pichon Rivière (1988), os grupos têm um caráter social na medida em que compreende que sempre há figuras internalizadas presentes na relação com o outro, quando duas pessoas se relacionam, ou seja, uma estrutura triangular, denominada por Pichon Rivière como  bicorporal e tripessoal, isto é,  há uma presença sensorial corpórea dos dois, mas há um personagem que está interferindo sempre em toda relação humana, que é um terceiro. Neste sentido, a estrutura psíquica é complexa. O circuito relacionar-se tem direção e sentido, tendo um porquê e um para quê. Quando somos internalizados pelo outro e internalizamos o outro dentro de nós, podemos identificar o estabelecimento de mútua representação interna. A essa estrutura complexa das relações grupais Pichon Riviére denomina: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Teoria do Vínculo.
	
	
	
Pergunta 7
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	No CAV, este momento corresponde à etapa do ciclo em que o facilitador estimula o grupo a pensar nas correlações com o cotidiano, em que o grupo faz comparações e analogias do jogo com a vida real, o concreto. Neste momento, é importante que os participantes percebam que não é simplesmente uma brincadeira e que os aspectos lúdicos da atividade fazem parte deste processo de aprendizagem vivencial. Este momento é denominado como:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Generalização.
	
	
	
Pergunta 8
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Este momento corresponde à etapa da reflexão e observação, uma das fases mais importantes do ciclo da aprendizagem vivencial, por ser o momento em que os participantes têm a oportunidade de analisar o ocorrido durante o jogo, avaliando sua situação e estabelecendo relações com o resultado obtido. Nesse momento, são discutidos os padrões de desempenho e o nível de interação entre os jogadores, analisando as atuações com relação aos resultados obtidos, pontos positivos e negativos. O facilitador propõe alguns questionamentos aos participantes, estimulando a percepção das reações e sentimentos manifestos durante a experimentação. Este momento é denominado como:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Processamento.
	
	
	
Pergunta 9
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Para Pichon Rivière, o trabalho com grupos tem como um dos objetivos promover um processo de aprendizagem para os sujeitos envolvidos. Aprender em grupo significa uma leitura crítica da realidade, uma atitude investigativa e relevadora daquilo que tem um funcionamento velado nas relações grupais. Para Pichon Rivière, a solução e mudança para o a exposição acima está explicitada em sua opção metodológica denominada: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Técnica dos grupos operativos.
	
	
	
Pergunta 10
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	De acordo com as discussões a respeito do grupo operativo, pode-se apontar que ele, estruturalmente, é composto pelos seus integrantes, um coordenador e um observador. Em relação aos integrantes, cabe ressaltar que estes entram em tarefa por meio de um disparador temático, a partir do qual o grupo passa a operar ativamente como protagonista. No caso de um grupo, o ECRO, segundo as teorias de Pichon, se refere a:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Esquema conceitual-referencial e operativo de um grupo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando