Buscar

Apol 01 Gestão e sustentabilidade

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Gestão da Sustentabilidade
Sobre os princípios da Sustentabilidade, avalie as assertivas a seguir.
I. Os princípios que norteiam uma sociedade dita sustentável requerem a adoção de políticas públicas que vão de encontro com antigos dogmas capitalistas.
II. Para uma sociedade tradicional, o crescimento econômico e a industrialização, são compreendidos como sinônimos de desenvolvimento, no entanto, esta mesma visão desconsidera a finitude dos recursos naturais e privilegia a exploração da força trabalhista e a acumulação de capital.
III. O desenvolvimento sustentável é aquele que está integrado ao meio ambiente, com respeito à biodiversidade e a diversidade sociocultural de uma localidade além de promover o exercício responsável e consequente da cidadania, com a distribuição igualitária de todas as riquezas.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	I e III, apenas.
	
	D
	I, II e III.
Questão 2/5 - Padronização: Qualidade e Certificação
Hoje é melhor do que ontem e amanhã deverá ser melhor do que hoje!
A frase acima é a melhor representação de um processo Melhoria Continua, também conhecido como:
	
	A
	Futorologia.
	
	B
	Kaizen.
	
	C
	Just in Time.
	
	D
	Kanban.
Questão 3/5 - Padronização: Qualidade e Certificação
(CROSBY) "Qualidade é a conformidade do produto às suas especificações." As necessidades devem ser especificadas, e a qualidade é possível quando essas especificações são obedecidas sem ocorrência de defeito” 
Neste conceito Crosby entende que:
	
	A
	Qualidade é produto isento de defeito.
	
	B
	Qualidade pode ter somente poucos defeitos.
	
	C
	Qualidade não depende das especificações e sim da conformidade.
	
	D
	Qualidade é ter o processo em variabilidade.
Questão 4/5 - Gestão da Sustentabilidade
Comumente vemos em muitos livros a evolução da espécie humana como uma sucessão progressiva de conversões como podemos notar na figura baixo.
Em geral, a primeira espécie à esquerda seria a figura mais antiga – um tipo de primata curvado, com braços longos e muito semelhantes fisicamente aos macacos. Ao final vemos uma espécie muito parecida com a as espécies mais recentes: sendo os australopitecus quase que totalmente eretos, os neandertais, e finaliza-se com o homem moderno.
Assim, a partir dessas informações é possível afirmar que a figura é:
	
	A
	Totalmente correta, pois podemos notar que o homem se desenvolveu de uma forma contínua e progressiva.
	
	B
	Totalmente correta, pois pela figura podemos notar que o homem descende diretamente do macaco.
	
	C
	Inadequada, pois as espécies que já estão extintas nada têm a ver com a evolução humana e por isso não podem ser colocadas na figura.
	
	D
	Inadequada, pois as espécies que estão na figura podem não ser exatamente ancestrais das espécies que vêm em seguida.
Questão 5/5 - Gestão da Sustentabilidade
Ao longo da nossa aula, estudamos sobre a teoria Malthusiana que aborda uma perspectiva alarmante sobre o crescimento populacional e produção de alimentos no mundo.
Assim, analise o gráfico abaixo e responda o que se pede.
Figura retirada de http://andergeo2012.blogspot.com.br/2013/10/questoes-populacao.html. Acesso em 10/09/2015
Após a análise do gráfico, com o seu conhecimento sobre a população no mundo e a produção de alimentos, os dados permitem afirmar que:
	
	A
	Embora haja um aumento considerável na produção de alimentos, esse aumento não é suficiente para eliminar a fome da população mundial, pois esse alimento não é distribuído igualitariamente ao redor do mundo.
	
	B
	Os alimentos produzidos no mundo atual são suficientes para reduzir consideravelmente o problema da fome no mundo, sobretudo nos países que tem uma grande produção agrícola, como no Brasil.
	
	C
	Os dados permitem afirmar que a teoria malthusiana está definitivamente ultrapassada, o que permite dizer que o crescimento populacional não interfere sobre a produção e o consumo de alimentos.
	
	D
	Os dados mostram o grande avanço tecnológico dos países desenvolvidos em garantir a produção de alimentos no mundo. Assim, o controle de natalidade não deve ser levado em consideração, pois haverá alimento suficiente.

Continue navegando