Buscar

Avaliando Aprendizagem Clinico Saude do Adulto e Idoso 2018.1

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201603260006)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma doença progressiva e debilitante que acomete os pulmões, em qual dessa doença que os alvéolos pulmonares tornam-se disformes e os pulmões perdem suas elasticidades
		
	
	BRONQUITE
	
	ASMA
	 
	ENFISEMA
	
	PNEUMONIA
	
	BRONQUIECTASIA
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603259572)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Edema Agudo de Pulmão constitui urgência clínica e motivo frequente de internação hospitalar. Sobre este agravo assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	O paciente apresenta-se extremamente dispneico, cianótico e agitado, podendo evoluir com rápida deterioração para torpor, depressão respiratória e, eventualmente, apneia com parada cardíaca.
	
	O enfermeiro deverá: realizar monitorização respiratória (padrão, frequência, ritmo) e avaliação do débito cardíaco e urinário.
	
	Ventilação espontânea prejudicada; Padrão respiratório ineficaz, Intolerância à atividade e Débito Cardíaco diminuído são exemplos de títulos diagnósticos de enfermagem para pacientes com EAP.
	
	O quadro clínico clássico inclui: sensação de afogamento, ingurgitamento jugular; ausculta pulmonar com ruídos adventícios grosseiros; via aérea repleta de secreção rósea, espumante.
	 
	A abordagem inicial a pacientes com EAP inclui: controle da hipotensão arterial com administração de volume.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603259981)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre os casos de distúrbios respiratórios, marque a alternativa correta: I-No exame de gasometria, uma diminuição da PaCO2 indica a acidose respiratória II-No exame de gasometria, um PH de 7,20 indica uma acidose III- A gasometria arterial de controle, ao ser coletada pela enfermeira, deverá ser preferencialmente em artéria radial. IV - A tosse efetiva deve ser estimulada para melhoria da ventilação e das trocas gasosas. V - A posição de Trendelemburg, no leito, favorece ao paciente fazer exercícios respiratórios e à amplitude pulmonar. Nesse sentido, as afirrmativas corretas são:
		
	
	III E V apenas
	
	I, II, e V somente.
	 
	II, III. e IV somente.
	
	C) I, II, III e IV somente
	
	Todas são corretas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603259971)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FGV - 2014 - SUSAM Adaptada) A fisiologia do envelhecimento se caracteriza por alterações bem definidas ao longo da idade avançada. A respeito dessas características, analise as afirmativas a seguir I. No envelhecimento pode ser observado, no ligamento cruzado anterior, o aumento de enxofre e a diminuição de cálcio, fósforo e magnésio. II. No envelhecimento há diminuição da taxa metabólica basal e da massa muscular esquelética. III. No envelhecimento há perda da elasticidade e redução da complacência arterial. Assinale:
		
	 
	se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
	
	se somente a afirmativa I estiver correta.
	
	se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
	
	se somente a afirmativa III estiver correta.
	
	se somente a afirmativa II estiver correta.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603259672)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre o envelhecimento populacional não podemos afirmar:
		
	
	O aumento da expectativa de vida significa crescimento da população idosa na população. Por sua vez, este aumento demandará, por parte do governo, políticas públicas que atendam as necessidades específicas destes cidadãos.
	 
	Não existe qualquer relação entre o aumento da expectativa de vida e a melhoria na qualidade de vida da população, somente a evolução tecnológica da medicina proporciona este aumento, pois os novos tratamentos medicamentosos são os únicos garantidores de mais anos de vida
	
	O envelhecimento populacional tem relação com a queda da natalidade observada no mundo e no Brasil
	
	Vários fatores influenciam no aumento da expectativa de vida da população, dentre eles pode-se citar serviços de saneamento ambiental, alimentação, índice de violência, poluição, serviços de saúde e educação.
	
	Expectativa de vida consiste na estimativa do número médio de anos de vida esperados para um recém-nascido, se mantido o padrão de mortalidade existente na população, de determinado local, no ano de nascimento observado.
	1a Questão (Ref.:201603260042)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a eletrofisiologia cardíaca, leia as afirmativas abaixo: I. A onda T representa a repolarização dos ventrículos. II. As ondas QRS representam respectivamente: repolarização do septo interventricular, despolarização do ventrículo esquerdo e despolarização do ventrículo direito. III. A atividade ventricular pode ser avaliada desde o início da onda Q até o final da onda T (intervalo QT). IV. A onda P é a despolarização atrial. V. O nó sinusal é o marcapasso natural do coração e suas células são altamente excitáveis. VI. O sistema His-Purkinje conduz o estímulo pelos átrios e os feixes de Bachmann ramo direito e esquerdo conduzem o estímulo pelos ventrículos. Estão CORRETAS as afirmativas:
		
	
	I. II. III. IV. V
	 
	I. III. IV. V
	
	I. II. III. IV. V
	
	I. II. III. IV. V. VI
	
	IV. V. VI
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603259736)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Certas substancias químicas apresentam efeitos venenosos sobre o fígado e quando ingeridos ou injetados por via parenteral causam necrose aguda dos hetatócitos ou hepatite tóxica. As inflamações ou ulcerações no fígado podem levar a cirrose hepática que podemos classificar em três tipos. Correlacione as etapas a seguir e marque o ítem correto. (1) Cirrose Portal de Laennec (2) Cirrose Pós-necrótica (3) Cirrose Biliar ( ) Há cicatrização pericolangítica, perilobular. Este tipo geralmente é o resultado da obstrução biliar crônica e infecção. ( ) Há largas faixas de tecido cicatricial como um resultado tardio de uma hepatite viral aguda. ( ) É a mais comum dos tipos de cirrose hepática. ( ) È A mais rara dos tipos de cirrose hepática. ( ) O tecido cicatricial circunda as áreas portais. ( ) È mais frequentemente causada pelo alcoolismo crônico.
		
	
	1, 1, 1, 2, 3, 1
	
	3, 1, 1, 2, 3, 1
	
	N. R. C.
	
	1, 1, 1, 3, 2, 1
	 
	3, 2, 1, 3, 1, 1
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603259739)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A pneumonia é um processo inflamatório do tecido pulmonar que frequentemente é causado por agentes infecciosos. Quais os agentes causadores de pneumonia. (A) Bactérias
		
	
	Vírus
	 
	Bactérias
	
	Parasitas
	 
	Todas as anteriores estão corretas
	
	Fungos
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603260036)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A anemia é um distúrbio resultante da redução da quantidade normal das células vermelhas do sangue (hemácias) e da concentração de hemoglobina. São ações de enfermagem junto à pessoa anêmica, EXCETO:
		
	 
	Orientar o aumento das atividades físicas, independente da ocorrência de alterações como taquicardia e aumento do débito cardíaco, uma vez que exercícios auxiliariam na recuperação plena do usuário.
	
	Elevar a cabeceira do leito em caso de dispneia.
	
	Observar e relatar sinais e sintomas de retenção hídrica (edema periférico, distensão das veias do pescoço, cansaço aos esforços e queda da pressão arterial).
	
	Monitorizar os sinais vitais
	
	Administrar oxigenoterapia quando necessário.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603259737)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A insuficiência cardíaca congestiva é a incapacidade do coração de bombear sangue o suficiente para preencher as necessidades que os tecidos tem de O2 e substâncias nutritivas. O termo insuficiência cardíaca congestiva é mais comumente usado quando se refere mais especificamente. .
		
	
	a insuficiência somente lado direito
	
	mais do lado esquerdo nos átrios e ventrículosN.R.C.
	 
	a insuficiência do lado direito e esquerdo do coração
	
	a insuficiência somente lado esquerdo
	1a Questão (Ref.:201603259414)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Constitui um cuidado de enfermagem essencial ao cliente que apresenta anemia falciforme:
		
	
	Orientar quanto a diminuição da ingesta hídrica
	
	Evitar a administração de hodroxiuréia
	
	Evitar a administração de hemocomponentes
	
	Administrar sulfato ferroso prescrito
	 
	Avaliar a presença de dor e quando presente, promover analgesia prescrita
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603259978)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As síndromes coronarianas agudas (SCA) são condições provocadas por uma seqüência de eventos patológicos é uma obstrução permanente ou transitória de uma artéria coronária. É considerada causa mais comum da SCA:
		
	
	anemia severa
	 
	ruptura da placa aterosclerótica
	
	nenhuma das alternativas
	
	vasoespasmo da artéria coronária
	
	aumento da demanda de oxigênio
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603259693)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sabemos que a NITROGLICERINA é um agente vasoativo, administrado para reduzir o consumo de oxigênio pelo miocárdio, portando sua função é de:
		
	
	contração somente das veias, reduzindo o calibre das arterias
	 
	dilatação das veias e artérias para aumentar o fluxo coronariano
	
	dilatação das veias e artérias, proporcionando redução do fluxo sanguíneo
	
	contração das veias e artérias para diminuir o fluxo de oxigênio
	
	NENHUMA DAS ALTERNATIVAS ANTERIORES
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603259341)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A alteração genética caracterizada por um tipo de hemoglobina mutante designada por hemoglobina S, e que provoca a distorção dos eritrócitos é denominada:
		
	
	Leucemia
	
	Anemia perniciosa.
	
	Eritroblastose fetal.
	 
	Doença falciforme.
	
	Anemia Megaloblástica
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603259629)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As insulinas podem ser agrupadas em diversas categorias com base no início, pico máximo e duração da ação. Indique a insulina de ação intermediária.
		
	
	Lispro.
	
	Regular.
	
	Aspart.
	
	Ultralenta (¿UL¿).
	 
	NPH.
	1a Questão (Ref.:201603259670)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A curva glicêmica é um exame recomendado para avaliação de:
		
	
	Glicemia
	
	Nenhuma das alternativas anteriores.
	 
	Tolerancia a glicose
	
	Glicosuria
	
	Acidose diabética
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603259833)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A queda representa um grande problema para as pessoas idosas dadas as suas consequências (injúria, incapacidade, institucionalização e morte) que são resultados da combinação de alta incidência com alta susceptibilidade às lesões. As medidas práticas que visam minimizar as quedas e suas consequências entre as pessoas idosas incluem
		
	
	desencorajar o autocuidado, visando à maior segurança do idosO
	
	acomodar os gêneros alimentícios e de outros objetos de uso cotidiano em locais de difícil acesso
	
	reorganizar o ambiente interno da residência, sem o consentimento da pessoa idosa e da família
	
	colocar pisos anti-derrapantes e barras de apoio nos banheiros, estimulando uso de banheiras
	 
	colocar diferenciador de degraus nas escadas e corrimãos bilaterais de apoio
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603259392)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação ao diabetes mellitus, correlacione os tipos de diabetes com as características apresentadas: 1- Diabetes Mellitus tipo 1 2 -Diabetes Mellitus tipo 2 ( ) Início na idade adulta ( ) Ocorre preferencialmente em indivíduos obesos ( ) Atinge principalmente crianças e adolescentes ( ) É insulinodependente
		
	
	1,2,1,2
	
	2,1,2,1
	 
	2,2,1,1
	
	2,1,1,2
	
	1,1,2,2
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603259465)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quanto aos distúrbios no sistema digestório, assinale a alternativa incorreta.
		
	 
	A hérnia de hiato é o deslocamento da porção superior do esôfago através de uma abertura no diafragma . Possui dois tipos: a deslizante e a paraesofágica.
	
	A cirrose hepática é uma patologia caracterizada pela formação de um tecido fibrótico em substituição do tecido hepático sadio. Essa doença pode ser causada pelo consumo excessivo de álcool, esteato-hepatite não alcoólica e hemocromatose.
	
	A encefalopatia hepática é uma manifestação clínica típica da cirrose hepática
	
	A ausência da peristalse e a incapacidade do relaxamento do esôfago logo após a deglutição caracterizam a acalasia.
	
	Medir o peso diário em jejum e realizar o balanço hídrico são cuidados essenciais a pacientes com cirrose hepática.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603259995)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Leia atentamente os casos clíncos apresentados abaixo:
Caso 1. Sr. Guilherme, 34 anos apresenta quadro clínico sugestivo de pielonefrite e tem história familiar positiva para problemas renais.
Caso 2. Sra. Márcia, 66 anos deu entrada no pronto atendimento com IRpA devido atropelamento e foi entubada. Após o procedimento apresentou grave hipotensão, e sangramento abundante com risco de choque. Após estabilização clínica, dias depois na UTI diagnosticou-se problema renal.
Caso 3. Sra. Fernanda, 62 anos é hipertensa e diabética, vive uma vida sem controle. Está na fila do transplante renal devido a DRET.
Caso 4. Sr. Fernando, 78 anos desenvolveu problema renal e tem diagnóstico médico principal de tumor de próstata (grave).
Caso 5. Sr. Vinícius, 33 anos. Atleta amador, foi internado devido desidratação grave após a competir uma maratona e desenvolveu problema renal.
Ao proceder seu raciocínio clínico nos caso acima mencionados, identifique a SEQUÊNCIA CORRETA no que se refere a relação causal dos problemas renais mencionados:
		
	
	IRC; IRA renal; IRA pré renal; IRA pós renal; IRA pré renal.
	 
	IRA renal; IRA pré renal; IRC; IRA pós renal; IRA pré renal.
	
	IRA renal; IRA pré renal; IRC; IRA pré renal; IRA pós renal.
	
	IRA pós renal; IRA pós renal; IRA renal; IRA pré renal; IRC.
	
	IRA pré renal; IRA renal; IRC; IRA pré renal; IRA pré renal.

Continue navegando