Buscar

Relatório 9

Prévia do material em texto

Relatório de Química Geral Experimental
Nomes: Yasmin Caroline Soares Faria
		 Thayline Pinto Coelho
Turma: PT1C
Professora: Heveline
Data de realização: 06/06/2018
Experiência 9 – Prepara de soluções
Introdução:
As soluções químicas são amplamente usadas em diversas áreas e algumas são essenciais, como a água. Solução é uma mistura homogênea, ou seja, apresenta apenas uma fase, de duas ou mais substâncias. Em uma solução temos o soluto, que é a substância com menos quantidade e o solvente que é a substância com maior quantidade. Ainda tal solução pode apresentar caráter básico, acido ou neutro.
Objetivo
Preparar soluções com concentrações específicas de NaOH e HCl e medir qualitativamente o pH de ambas as soluções.
Preparação de 250 mL de Solução 0,10 mol L-1 de NaOH
Após calcular a massa necessária de NaOH para a solução. O NaOH foi dissolvido em um béquer com um pouco de água e logo após a solução foi preparada em um balão volumétrico de 250 mL onde foi agitada para homogeneização.
Cálculos
MM do NaOH: 40g mol-1 (23g mol-1 de Na + 16g mol-1 de O + 1 g mol-1 de H)
40 g ̶ 1 mol 
 x g ̶ 0,025 mol
x = 1g
Observação qualitativa do pH
Com o auxilio do papel tornassol, foi feito o teste do pH. O papel tornassol foi mergulhado e um pouco do NaOH e o papel de cor rosa/vermelho ganhou coloração azul, já no papel tornassol azul não teve nenhuma alteração de cor.
Outro método utilizado foi o papel indicador universal, com ele foi constatado um pH = 13 (básico).
E por fim foi adicionado a uma pequena quantidade da solução em um béquer duas gotas de fenolftaleína deixando a solução rosa, o que indica, também, um pH básico.
Preparação de 100 mL de Solução 0,10 mol L-1 de HCl
Depois de calculado o volume de acido clorídrico (HCl) para a solução, o qual foi de 0,84 mL, foi colocado em um balão volumétrico de 100,00ml aproximadamente 30mL de água, posteriormente foi adicionado ao balão o volume de HCl calculado e por fim este foi completado com água e agitado para homogeneização.
Cálculos
MM(HCl) = 36,5g mol-1 (1g mol-1 de H + 35,5g mol-1 de Cl)
1 mol –– 36,5 
 0,01 –– X 
X = 0,365 g mol-1 
Convertendo grama para mL:
D = m/v 1,19 = 0,365/v v = 0,3067mL
Calculando a quantidade pelo nível de pureza:
36,5% –– 0,3067
100% –– X
X = 0,84mL mol-1 
Observação qualitativa do pH
Cerca de 3 mL da solução de HCL foi posta sob um vidro de relógio onde foi colocado um papel de tornassol azul que imediatamente ficou rosa indicando solução ácida. 
Com papel indicador universal foi medido o pH da solução que indicou pH = 1 o que indica novamente um meio ácido.
 E finalmente, adicionando 2 gotas de fenolftaleína à solução, esta não apresentou mudanças consideráveis de coloração, o que já se esperava, pois a fenolftaleína altera a cor para rosa quando o meio é básico. 
Conclusão 
Para produzir uma substância com concentração especifica é necessário ter cautela quando as quantidades necessárias para atingir o objetivo, no caso de soluções acidas ou básicas, como foi realizado na aula, o caráter da solução pode ser analisado com papeis de tornassol e a solução alcoólica de fenolftaleína e o pH da solução pode ser medido por meio de um papel indicador universal. 
Referências 
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAsXIAD/relatorio-quimica-preparo-solucoes
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/papel-tornassol.htm

Continue navegando