Buscar

Cultura Material e Imaterial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O presente trabalho trará o esclarecimento de Cultura Material e Imaterial,mostrando a importância destas culturas para o tempo presente.Lembrando que mesmo sendo diferenciadas estão interligadas entre si.
Compreender o conceito de cultura é então compreender a origem de nossas diferenças e as nossas possibilidades de convivência apesar da multiplicidade.
 
 
 
 
 
CULTURA
A cultura de uma sociedade é transmitida  e  aprendida  através das gerações adultas às gerações mais jovens  através da educação, costumes ,crenças ,linguagens ,tecnologia valores e normas.
Cultura é um termo que pode ser compreendido em dois sentidos:Num primeiro,é o aprimoramento da natureza humana pela educação em sentido amplo.A pessoa culta é a moralmente virtuosa,politicamente  consciente e intelectualmente  desenvolvida.
Num segundo sentido,considera que entre o homem e a natureza,a uma diferença essencial,ou seja a a natureza opera mecanicamente de acordo com leis necessárias de causa e de efeito e o homem dotado de liberdade de razão,age por escolha de acordo com valores e fins.
A cultura está relacionada  as atividades básicas do nosso dia a dia ,desde o modo em que nos vestimos a língua que falamos os hábitos de convívio que nos caracteriza como seres humanos.
Vivemos hoje uma cultura aprimorada que se evolui com o passar dos anos.Alguns valores ainda estão presente em nosso cotidiano ,mas alguns valores se perderam com a evolução .O avanço da tecnologia muito contribuiu para isso.
È importante passar para gerações futuras a contribuição que  as culturas vividas no passado,trouxeram para nossa atualidade.Que aprimorar com o tempo é preciso,mas lembrar que existe costumes culturais                que não podemos deixar  passar com o tempo.
CULTURA MATERIAL
È formada por um conjunto de bens culturais,segundo sua natureza bens palpáveis e não palpáveis.Consiste em todo tipo de utensílios,ferramentas ,instrumentos,máquinas utilizadas por um grupo social.Aproveitando as matérias –primas oferecidas pela própria natureza,e para seu próprio beneficio.È através dela que se ajuda a criar uma identidade comum .O patrimônio material é formado por um conjunto de bens classificados segundo sua natureza:Arqueológica,paisagística ,histórico.
A cultura material envolve a parte concreta desta,e é fabricada pelos homens com materiais concretos,portanto exige um certo grau de tecnologia,e também produtos,técnicas,produções,normas e costumes que regulamentam sua utilização.
Fazem parte dela rituais,objetos sagrados(imagens objetos dos rituais, textos sagrados) oferendas, manifestações,santuários,lugares sagrados,instrumentos,vestes,casas,artes plásticas etc.(disponível em:WWW.infopedia.pt/$cultura-material.acesso em 02de maio de 2016.
A cultura Material,que em principio,se aplicaria apenas a objetos isolados,poderá ser alargada de forma a abranger quase todas as produções humanas ,levando a que alguns estudiosos considerem a história da tecnologia,os estudos de folclore antropologia cultural,a arqueologia histórica a geografia cultural,e e mesmo a historia da arte como sub campos de estudos de cultura material.
A nossa cultura ao passar dos anos ela foi se adequando por ex: os computadores eram bem maiores do que temos hj, até então as coisas estão sendo mais evoluídas com mais rapidez.

Continue navegando