Buscar

Governança Corporativa

Prévia do material em texto

Governança Corporativa
Atualmente, a governança corporativa passou a ser uma necessidade fundamental, não só para gestores, mas para todos os profissionais. Afinal, com a globalização da economia, os processos e fluxos de informação das empresas foram se tornando cada vez mais complexos, impactando diferentes partes, ou seja, pessoas e empresas interessadas nos negócios. 
Diante de tantos fatores que envolvem a gestão empresarial e das diversas consequências para os públicos envolvidos nas decisões de uma companhia, não é raro que um grupo acabe se sentindo prejudicado com os rumos tomados pelo empreendimento. Assim, para prevenir excessos ou desvios de finalidade na administração das empresas é que surgiram normas de conduta e práticas para favorecer a transparência nas organizações.
A governança corporativa pode ser definida como um sistema ou um conjunto de práticas que se propõe a melhorar a qualidade da gestão empresarial. O propósito é atender aos anseios dos envolvidos com a empresa, preservando seu valor institucional no longo prazo. A governança corporativa pressupõe a criação de mecanismos de controle internos e externos das atividades do negócio, bem como de instrumentos de divulgação de informações do empreendimento. Ao longo do tempo, à medida que houve uma sistematização do conhecimento acerca da governança corporativa, quatro princípios básicos passaram a nortear tais normas e práticas. Que são eles:
Transparência
Quaisquer decisões e processos devem ser mostrados, de forma clara, às pessoas e instituições que se relacionam com a empresa — investidores, clientes, fornecedores, governo, até mesmo a própria sociedade. São os chamados stakeholders.
Equidade
O conceito de equidade diz respeito à relação igualitária que deve ser estabelecida e incentivada entre todos, desde os gestores e demais funcionários da empresa até os stakeholders. Trata-se de uma estratégia para garantir a fluidez dos processos, de forma que todos contribuam com o que acharem necessário.
Prestação de contas
Também conhecida como accountability, a prestação de contas é mais do que parte do princípio de transparência — é uma ferramenta que potencializa o planejamento e o controle sobre os processos. Basicamente, todos devem documentar o trabalho realizado, não só os recursos financeiros que gerenciam, mas também suas responsabilidades frente aos stakeholders.
Responsabilidade corporativa
É preciso, ter em mente uma visão panorâmica, mais ampla da presença e da atuação corporativa frente à sociedade. Saber quais são os impactos das suas ações, por exemplo, de que forma a marca se posiciona frente aos stakeholder etc. Entretanto, o conceito de governança corporativa não será enraizado na empresa simplesmente por meio da adoção de seus princípios básicos.
Governança corporativa é mais do que uma estratégia — é uma verdadeira cultura a ser adotada pela empresa. Com o tempo, ela deve se tornar parte do modo de pensar dos funcionários e stakeholders. As melhores praticas para serem adotadas pelas empresas são:
Estabelecimento de uma hierarquia clara
A hierarquia estabelecida no ambiente corporativo pode variar de empresa para empresa. Contudo, todas elas visam definir claramente uma estrutura de comando que otimize as tomadas de decisão e o gerenciamento de recursos, sejam eles intelectuais, financeiros ou materiais.
Acompanhamento e registro de projetos
Reuniões são o alicerce de qualquer empresa que busca o mínimo de organização para seus projetos. Outra ação importante é documentar essas reuniões. Esse tipo de registro possibilita o acompanhamento diário de tudo que foi estabelecido naquele momento, e o controle administrativo da empresa depende muito dessas informações para se mostrar eficiente.
Formação de um conselho consultivo
Desenvolver formas de ouvir opiniões distintas é essencial para garantir tomadas de decisão assertivas. No caso da governança corporativa, isso deve ocorrer por meio de um conselho consultivo formado por profissionais capacitados e experientes de diferentes áreas.
Além de entender o que é governança corporativa, os gestores e profissionais que atuam no mundo dos negócios devem estar cientes das vantagens que esse sistema de normas e condutas pode oferecer a uma empresa. Só assim poderão usufruir de tais benefícios para o seu sucesso a longo prazo. Os principais ganhos que uma organização pode obter ao implantar práticas de governança corporativa:
Confiabilidade no ambiente de negócios
Resolução ágil de conflitos
Priorização dos interesses da companhia
Atração de investimentos

Continue navegando