Buscar

Uso de Hidróxido de cálcio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Uso de Hidróxido de cálcio 
O hidróxido de cálcio pode ser encontrado de 4 formas: 3 em pó e uma na forma de cimento. Seu uso estimula a formação de uma dentina reacional.
O uso do pó:
Após a entrada com a broca esférica na superfície do dente até encontrar a lesão de cárie, remover a lesão com colher de dentina e terminar o preparo, pode-se fazer uma ”água de cal” (em um pote dappen, encher de soro fisiológico e colocar uma colherzinha de hidróxido de cálcio) ,isso serve para a limpeza após o preparo, depois, utilizar uma bolinha de algodão para absorver o conteúdo.
O que fazer nos casos onde a polpa estiver exposta e com sangramento:
Em cavidades profundas , quando houver exposição pulpar, deve-se colocar PÓ DE HIDRÓXIDO DE CÁLCIO, ou a PASTA DE HIDRÓXIDO DE CÁLCIO para que possa se formar a dentina secundária ou reacional.
A pasta deve ser feita com um pouquinho de água e o pó do hidróxido de cálcio, após coloca-la, deve-se inserir uma bolinha de algodão sobre a pasta para que assim ela possa se tornar novamente um pó.
 OBS: Pode-se utilizar a pasta de hidróxido de cálcio no lugar do pó apenas por ela ser mais fácil de colocar na cavidade, mas, no final a pasta voltará a ser o pó sobre a superfície, estancando o sangue.
Cimento de hidróxido de cálcio: HIDRO C
De forma alguma pode ser colocado sobre a polpa exposta, pois é extremamente tóxico.
Seu uso é recomendado para cavidades onde não encontra-se exposição pulpar. 
O HIDRO C deve ser aplicado sobre a dentina, podendo ser utilizado como material de uso definitivo, deve-se fazer uma camada fina como forramento.
OBS: O HIDRO C deve ser misturado rapidamente e levado à cavidade com o aplicador dycal (bem pouquinho, só para forrar).
Cimento de IONÔMERO DE VIDRO:
É um bom substituto para a dentina, ele faz uma base, é utilizado em cima do HIDRO C, para depois realizar a restauração com resina composta.
Também pode ser utilizado como restauração provisória em casos como o tratamento expectante, para ver se não irá precisar realizar uma endo. Em casos de endo, também pode ser usado como provisório.
Após colocar o hidro c, o cimento de ionômero de vidro, coloca-se o ácido fosfórico preenchendo a cavidade, o adesivo (bond), e aí sim a resina composta. 
Em cavidades que são rasas a superfície não precisa ser limpa com agua de cal, só o ácido fosfórico já remove as partículas desejadas
Tratamento Expectante
Caso a lesão possa ser reversível, e evitar a realização do tratamento endodôntico. 
Para lesões de cárie aguda e de rápida evolução.
Quando não tiver envolvimento com a polpa, insere-se a broca esférica, retira apenas um pouco da cárie, não limpa toda a cavidade, coloca o pó de hidróxido de cálcio, o HIDRO C e o ionômero de vidro. Paciente vai para casa e retorna após 45 a 60 dias.
Caso o paciente volte relatando que ainda sente dor, deve ser encaminhado para tratamento endodôntico.
Já, se o paciente voltar dizendo que a dor passou, deve-se abrir a cavidade, remover tudo o que colocou, remover toda a cárie e faz a restauração ( hidro c, CIV, ácido fosfórico, bond, resina composta).
O tratamento expectante deve ser realizado sem anestesia e preferencialmente em pacientes mais jovens, porém, todo o processo que puder ser reversível, pode-se tentar, sem importância da idade.

Continue navegando