Buscar

alfabetização e letramento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Questão A
 
Ao produzir um texto escrito o aluno deve expressar diversos procedimentos, pois nessa tarefa ele assume diversos papéis como: (de quem planeja,  de quem lê para revisar e  de quem corrige propriamente). Desta forma temos que levar em conta o funcionamento e funções da escrita assim as condições em que é produzida. O que está proposto na escrita deve estar bem claro para o interlocutor a finalidade do texto. É de grande importância que o professor e/ou colegas façam intervenções nessa produção, questionando, sugerindo formas mais adequadas para contemplar aquilo que o autor pretende dizer. Diante a estas afirmações, elabore um texto destacando a função de alunos e professores durante o processo de revisão do texto produzido.
 
 
 
QUESTÃO B
 
A aluna Sandra, matriculada no 2° Ano da Escola do Ensino Fundamental Padre José Almeida, é inteligente, percebe-se que se esforça, foi aprovada no ano anterior pelo Conselho de Classe da escola, por se tratar de uma aluna muito querida e educada, porém, está no 3º Bimestre do 2° Ano e ainda não aprendeu a ler e escrever. Se você fosse assumir a turma da aluna Sandra, qual metodologia utilizaria para ajudar a aluna Sandra em seu processo de alfabetização para que ela não reprovasse no 2º Ano?  Comente.
 
Questão A: 
Para produzir um texto é preciso que o aluno conheça e utilize as regras gramaticais, e as formas de como montar a sua produção textual.
Ao elaborar um texto, o aluno precisa estar atento aos detalhes no processo de montagem, antes é preciso escrever o texto e revisa-lo, após isso, o professor intervém dando as avaliações e correções a serem feitas, isso faz com que o aluno exercite sua escrita, de modo que as correções o ajudem para novas e melhores elaborações de textos.
O direcionamento para a produção textos, representa o porquê da participação docente durante a oferta do ensino aos alunos, com isso, corrigir adequa satisfatoriamente os textos produzidos pelos alunos, isso tem sido a preocupação de muitos professores.
Frente a esse desafio, os professores devem construir as concepções criticas sobre o que se quer analisar diante de um determinado texto, com o intuito de não prejudicar e nem desestimular o aluno que com muito esforço conseguiu por suas palavras no texto.
Questão B: 
A alfabetização é um processo longo, e para que seja desenvolvida de forma prazerosa e produtiva, deve-se considerar diversos pontos. É essencial garantir as condições adequadas para a absorção do conhecimento, tanto na maneira comportamental, quanto pelas técnicas.
Se eu assumisse a turma da Sandra, faria o seguinte, a hora da leitura deve ser divertida e utilizaria o máximo de utensílios para entreter a aluna, com alfabetos móveis, almanaques, figuras, lousa e joguinhos, pois geralmente são usadas letras grandes e coloridas, para despertar o interesse, utilizaria também, musicas de alfabeto, funcionando como atrativo para memorizar.
Depois entraria com o método silábico, que consiste na formação de palavras com silabas por exemplo, a, e, i, o, u, depois introduzir formações silábicas como, na, ne, ni, no, nu, pa, pe, pi, po, pu, entre outras, até ela entender que se juntarmos podemos formar palavras.
Com isso tudo, precisaria da ajuda dos pais da Sandra, que ajudarão em sua casa, através de atividades que passaria a ela, pois já esta no terceiro bimestre e falta pouco para acabar o ano letivo.

Outros materiais