Buscar

Prova Discursiva Educação e Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO:
Mudança modus italicus para modus parisienses.
Modus italicus, método utilizado nas regiões da Itália, caracterizava por não seguir um programa estruturado e nem vincular a assistência dos discípulos a determinada disciplina, podiam passar para outra disciplina sem nenhum pré-requisito, os grupos eram por diferentes idades e níveis de formação.
Modus parisienses, método adotado pela capital da França-Paris, marca da Universidade de Paris, tem com aspectos básicos: distribuição de alunos em classes, realização de exercícios escolares e mecanismo de incentivo ao trabalho escolar. A principal diferença foi que no modus parisienses os alunos era divididos em classes de acordo com o seu nível de conhecimento, enquanto no modus italicus os alunos ficavam todos em uma sala grande onde o mestre ficava observando e vigiando cada movimento dos alunos.
Influencia católica para a educação
Desde a época do descobrimento a Igreja católica sempre esteve muito presente na educação.
Modus Pariensis de ensinar comportava como aspectos básicos a distribuição de aluno sem classes, realização pelos alunos de exercícios e mecanismos de incentivos ao trabalho escolar, Ratio Studiorum plano de estudos dos jesuítas era baseado em regras, ou seja, uma educação rígida. Podemos dizer que o Ratio Studiorum foi uma educação universalista, elitista e de grande eficácia no processo da Contrarreforma e do poder da Igreja Católica. 
Manifesto dos pioneiros
Dirigido ao povo e ao governo, esse manifesto se propunha a realizar a reconstrução social, pela reconstrução educacional, onde se centraliza a educação no aluno e suas necessidades.
Visão de Taylor / gerencia fordita/taylorista
Taylor propôs uma intensa divisão, simplificação, fragmentação e mecanização do trabalho, intensificando assim a produtividade. Implementou uma gerencia que aumentasse a produtividade e passou a ver o trabalhador como um “gorila domesticado”.
O Taylorismo fez escola, foi adaptado e aperfeiçoado nas fabricas de automóveis de Henry Ford (daí o termo taylorismo/fordismo), e expandiu-se para o mundo. O trabalho foi dividido na esteira, simplificado e fragmentando, gerando uma mecanização que garantiu o aumento da produtividade, pois ao realizar uma única tarefa, o trabalhador se torna habilidoso e mais ágil, aumentando sua capacidade de produção e estimulando outras pessoas a fazer o mesmo. Sendo assim, a educação escolarizada se fez mais disciplinadora.
Características mundo capitalista
São características clássicas do mundo capitalista:
Propriedade privada: consiste no sistema produtivo vinculado à propriedade individual.
Lucro: é o principal objetivo capitalista, proveniente do resultado da acumulação de capital.
Economia de mercado: livre iniciativa da regulação do mercado, sem ou pouca intervenção do estado. Esse processo ocorre por meio da oferta e da procura, que regula os preços e os estoques das mercadorias. O Estado tem a responsabilidade de intervir somente em casos delicados e também na implantação de medidas que garantem estabilidade econômica.
Divisão de classes: esse é um dos pontos mais polêmicos do capitalismo. De um lado está uma minoria denominada "capitalista" ou donos dos meios de produção e de capitais; e do outro lado a maioria chamada "proletários", pessoas que vendem sua força de trabalho em troca de um salário que garanta saúde, alimentação, transporte, lazer, etc. No entanto, é nesse ponto que constitui a divisão das classes, uma vez que nem sempre o capitalista oferece uma remuneração que seja suficiente para sanar todas as necessidades básicas da maioria dos trabalhadores. Desse processo, o capitalista adquiriu a mais-valia, que corresponde aos lucros oriundos do trabalho do proletário.
Discorra sobre a pedagogia histórico critica
Essa pedagogia é baseada na concepção dialética. A educação é entendida como o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens. Em outros termos, isso significa que a educação é entendida como mediação no seio da prática social global. A prática social se põe, portanto, como o ponto de partida e o ponto de chegada da prática educativa. Daí decorre um método pedagógico que parte da prática social onde professor e aluno se encontram igualmente inseridos, ocupando, porém, posições distintas, condição para que travem uma relação fecunda na compreensão e encaminhamento da solução dos problemas postos pela prática social, cabendo aos momentos intermediários do método identificar as questões suscitadas pela prática social (problematização), dispor os instrumentos teóricos e práticos para a sua compreensão e solução (instrumentação) e viabilizar sua incorporação como elementos integrantes da própria vida dos alunos (catarse).
PERGUNTAS QUE CAIU NA MINHA RPOVA:
Tres consequências da transição para o modo capitalista
Qual era a visão de Dewey em relação ao papel da educação no contexto histórico da época.
Descreva como ocorreu o aparecimento da propriedade privada e divisão social do trabalho, fatores que impulsionaram a implementação do capitalismo.
MINHA RESPOSTA (NÃO SEI SE ESTÁ CORRETO): Antigamente quem vencia as guerras, tonava-se dono das pessoas que haviam perdido e de seu trabalho e meio de produção. Sendo assim, devido a essa transição da posse, ocorreu a apropriação privada onde o produtor deixa de ser o proprietário dos meios e frutos do seu trabalho. Surge nesse momento o Estado. Ocorre assim a divisão social, onde as pessoas passam a ter uma atividade exclusiva e obrigatória. O modo de produção determinou como os indivíduos se organizariam a partir dali para produzir os bens necessários à sua sobrevivência. 
Descreva os principais objetivos da fundação da companhia de Jesus e quais eram seus princípios
MINHA RESPOSTA (NÃO SEI SE ESTÁ CORRETO): O objetivo era combater o movimento protestante da época. Tinha como objetivo catequisar os índios e povos para , com ações missionárias e princípios dos ensinamentos de Jesus para obter seguidores e a maioria cristã, assumindo assim o destaque e poder na época, além do apoio para alcançar os objetivos pretendidos.

Continue navegando