Buscar

gestao de carreiras

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (409624) -Gestão de Carreiras (ADG05)
 Prova: 6515594
QUESTÃO:
1. Há por parte de algumas pessoas o pensamento de que o desenvolvimento de sua carreira é de responsabilidade da empresa em que trabalha e também das lideranças. Essa ideia é equivocada, a expectativa de atribuir à empresa a responsabilidade de valorizar os funcionários pode gerar grandes frustrações na vida das pessoas. Explique como se pode reavaliar o próprio valor pessoal no ambiente profissional.
RESPOSTA ESPERADA:
Percebe-se que as empresas, muitas vezes, embora bem intencionadas, acabam por confundir seus colaboradores ao afirmarem que sabem o que é melhor para eles, entre outras expressões equivalentes. Dessa forma, torna-se adequado repensar esse relacionamento, entre empresa e colaborador, e de uma reavaliação do valor pessoal dentro do ambiente profissional.
Para auxiliar neste processo, é necessário uma autoavaliação a respeito do valor pessoal no ambiente de trabalho, em que é questionado: Qual o seu valor no local de trabalho, na sua percepção?, Quais benefícios você merece, na sua opinião?, Quais qualificações possui?, Quais considera suas maiores realizações?, Quanto tempo você acha que precisa trabalhar em uma determinada função ou tarefa para dominá-la e estar pronto para seguir adiante para outro cargo ou tarefa?, Você possui um plano pessoal para sua vida profissional?
QUESTÃO:
2. A escolha por uma carreira é voltada ao alinhamento de expectativas, em que um indivíduo espera do mercado de trabalho ou de uma determinada organização o plano de carreira que possa trazer satisfação e sucesso profissional. No entanto, essas expectativas podem se tornar frustantes. Disserte sobre o alinhamento de expectativas.
RESPOSTA ESPERADA:
Quando um indivíduo tem expectativa de alcançar algo gera uma ansiedade divergida e pensamentos positivos e negativos perante um líder ou gestor, na busca de uma resposta clara e objetiva, podendo, inclusive, transformar o que deveria ser motivo de satisfação em desmotivação para o colaborador. No entanto, esse processo deve ser administrado por pessoas capazes de tornar essas expectativas positivas.

Continue navegando