Logo Passei Direto
Buscar

EXERCICIOS EDUCAÇÃO ESPECIAL

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Em se tratando das conquistas que foram assinadas pelos países participantes da Declaração de Salamanca, em 1994, todas são verdadeiras exceto uma.
Marque a resposta que apresenta uma INVERDADE em relação às diretrizes que foram planejadas para que o sistema de ensino pudesse receber alunos com deficiências na rede regular.
A educação de alunos com deficiências física, mental entre outros quadros será feita na rede regular de ensino, pois a escola deve ser para todos e deve se preparar para recebê-los.
A escola deve utilizar recursos, programas, serviços e tecnologias disponíveis para todos os alunos, adaptando o currículo, apenas quando necessário, para atender aos alunos com necessidades especiais.
O sistema educacional deve organizar-se de forma a atender a todos os alunos e o sistema de segregação de alunos com necessidades educacionais especiais em instituições especializadas não é recomendado.
É de responsabilidade do sistema educacional e das instituições escolares a criação dos suportes para viabilizar o acesso ao currículo e a quebra de barreiras que impeçam ou dificultem o aprendizado de todos os alunos.
A escola deve receber alunos com deficiências somente se a família estiver presente no processo de escolarização, pois os professores e coordenadores devem ser responsáveis por toda as questões didáticas e a família, pelo cuidado desse aluno no período em que estiver na escola.

A respeito da formação de professores para a Educação Especial, assinale a afirmativa INCORRETA.
A proposta inclusiva envolve uma escola cujos professores tenham um perfil compatível com os princípios educacionais humanistas.
Professores do ensino regular precisam de capacitação para a incluir alunos com deficiência em classes comuns.
A inclusão diz respeito a uma escola cujos professores tenham uma formação que se esgota na graduação ou nos cursos de pós-graduação em que se diplomaram.
Existe a formação continuada dos professores que acontece no interior das escolas e em centros especializados.
Os professores estão continuamente atualizando-se, para conhecer cada vez mais de perto os seus alunos, promover a interação entre as disciplinas escolares, reunir os pais, a comunidade, a escola.

Ao longo da história da Educação Especial no Brasil, observamos que algumas instituições foram pioneiras em relação ao trabalho educacional voltado para alunos com deficiência.
Nesse contexto, podemos afirmar que a fundação do Instituto Benjamin Constant no Rio de Janeiro foi:
Foi um fato importante já que é considerado como a primeira instituição particular especializada no Brasil, na área de deficiência física.
Foi um fato que provocou reação negativa da sociedade porque excluía os alunos com deficiência da escola regular.
Foi um fato importante já que é considerado como a primeira instituição especializada no Brasil, na área de deficiência visual.
Foi um fato que provocou reação negativa do governo porque a instituição foi fundada por iniciativa privada.
Foi um fato importante já que é considerado como a primeira instituição particular especializada no Brasil, na área de deficiência auditiva.

A educação inclusiva convida a sociedade a refletir sobre a necessidade de uma inclusão social e aceitação da diversidade e dos direitos constitucionais que são inerentes à condição humana. Em relação ao cotidiano educacional, qual das premissas está incorreta quando falamos sobre inclusão?
Os educadores e especialistas teriam o papel de criar condições favoráveis para o aprendizado e desenvolvimento psicossocial da pessoa com deficiência.
Está fundamentada na conscientização da própria pessoa que tem alguma deficiência para que lute pelos seus direitos e por condições de vida menos segregadas socialmente.
A escola deverá se adaptar às particularidades de todos os alunos para atender às suas necessidades especiais.
Incluir significa oferecer para os alunos que apresentem alguma deficiência a possibilidade de serem institucionalizados em local seguro e terem os professores como cuidadores especializados durante parte do seu dia.
A meta da inclusão se traduz na idéia de que nenhum aluno deverá ficar de fora do sistema escolar comum, desde o início de sua vida escolar.

Destacamos como papel do educador na construção de uma escola inclusiva:
Está(ao) correta(s) a(s) questão(ões):
1) criar as adaptações de acesso ao currículo que facilitem o processo de ensino-aprendizado.
2) trabalhar a partir de um planejamento fixo e igual para todo o grupo.
3) encaminhar o aluno com necessidades educacionais especiais para a escola especial.
apenas a 3
1 e 2
2 e 3
apenas a 1
1 e 3

Em relação à educação Especial no sistema de ensino brasileiro, complete as lacunas: A Educação Especial é ____________________ e _______________________, deve ser oferecida em todas as etapas, níveis e modalidades educacionais.
complementar/transversal
para deficientes/incapazes
para maioria/privada
disciplinar/democrática
para deficientes/seus familiares

(VUNESP/2013) Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola, definindo como seu público-alvo os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
Nestes casos e em outros, que implicam em transtornos funcionais específicos, a educação especial
organiza-se de forma paralela à educação comum por ser mais apropriada à aprendizagem dos alunos que apresentam deficiência e problemas de aprendizagem.
resulta em práticas exclusivas que enfatizam os aspectos relacionados à deficiência, em contraposição à dimensão pedagógica.
é realizada em centros especiais de educação, implantados com o intuito de proporcionar uma educação paralela de qualidade para todos.
exige a atuação pedagógica voltada para a situação de exclusão e enfatiza a importância de ambientes homogêneos que promovam a aprendizagem de todos os alunos.
atua de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades educacionais especiais desses alunos.

Após a Declaração de Salamanca, o movimento de educação inclusiva ganha força e vários países passam a orientar suas ações tendo como base os princípios e as propostas redigidas e assinadas em comum acordo.
Neste documento, diferentes países defendem a ideia de que o sistema educacional deve organizar-se de forma a atender a todos os alunos, não sendo recomendado a:
Avaliação
Transformação
Escolarização
Educação
Segregação

A prática da reflexão, do diálogo e de trocas de experiências, com diferentes pontos de vista, crenças e interpretações teóricas, tem suscitado polêmica quanto aos objetivos da educação especial, sua função e formas de atuação em nosso país.
Podemos afirmar que a proposta inclusiva de educação no Brasil
clama pela construção de leis que envolvam o campo da educação inclusiva, pois a pessoa com deficiência não possui uma amparo legal que garanta sua permanência na escola regular.
é excludente, dependerá somente dos objetivos propostos pelo gestor educacional de cada município.
ainda permanece segregadora, não permitindo legalmente, a permanência do aluno com deficiência na escola regular.
está se consolidando de maneira pacífica, sem necessidade de embates políticos, e lutas de representantes de grupos dos excluídos.
visa garantir a educação para todos e vem norteando as discussões atuais no cenário social brasileiro.

Os efeitos da exclusão são, algumas vezes, irrecuperáveis e causam danos ao sujeito e ao grupo social.
Qual o aspecto define o efeito de exclusão, descrito na afirmativa acima?
econômico
político
social
psicológico
cultural

O campo da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, pode atualmente ser definido como:
um projeto de lei, que obriga toda pessoa com deficiência a ingressar na escola regular no primeiro ano do ciclo de alfabetização.
um projeto integrando educação e saúde, atendendo no campo da saúde e educação, pessoas com deficiência.
um projeto pedagógico para atender alunos com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.
uma modalidade de ensino que não substitui a educação comum e que tem como objetivo oferecer serviços e recursos, de forma complementar ao ensino regular.
um espaço pedagógico para atender alunos com deficiência física, intelectual, auditiva e visual.

Na escola em que João é aluno, existe um laboratório de informática, que é utilizado para os estudantes trabalharem conteúdos em diferentes disciplinas.
Segundo o paradigma que orienta a perspectiva da construção de uma escola inclusiva no contexto brasileiro contemporâneo, a atitude do professor pode ser considerada
errada, pois o professor deveria chamar a mãe do aluno para acompanhar a atividade.
errada, pois o professor deveria deixar João sentado em um banco, observando a atividade.
errada, pois se a atividade oferece segurança para os alunos sem deficiência, precisa oferecer segurança também para o aluno com síndrome de down.
correta, pois havia perigo na realização da atividade, já que o aluno possui síndrome de down.
correta, pois o aluno está apenas integrado a escola, não tendo obrigatoriedade de participar de todas as propostas educacionais.

Atualmente no processo educacional, a política de educação inclusiva impõe que as escolas brasileiras:
recebam os alunos com deficiência, somente após liberação da equipe de saúde.
somente recebam alunos com deficiência, após realizarem as adaptações necessárias no espaço físico e na proposta pedagógica.
realizem a matrícula de todos os alunos, independente da deficiência que porta.
encaminhem o aluno com deficiência para uma avaliação pedagógica multidisciplinar, que irá verificar a possibilidade do aluno frequentar, ou não, a escola regular.
integrem o aluno com deficiência como ouvinte, sem a realização das adaptações curriculares necessárias.

Na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo oferta obrigatória em todos os níveis e modalidades de ensino. De acordo com os pressupostos da inclusão escolar expressos na referida Política, avalie as afirmacoes a seguir.
A atitude da diretora revela:
Uma atitude correta para garantir o direito dos alunos à educação.
Uma atitude que defende os direitos da pessoa com deficiência.
Uma visão de neutralidade em relação à questão da deficiência.
Uma atitude de proteção à integridade da professora.
Uma visão preconceituosa sobre a questão da deficiência.

Ao analisar a história da educação especial constatamos que a Educação Inclusiva pode ser considerada uma nova cultura escolar. A escola inclusiva diferencia-se da escola tradicional porque:
As afirmativas I e IV estão corretas.
I- Visa ao desenvolvimento de respostas educativas que atinjam a todos os alunos.
II- Exige a adaptação do aluno às regras disciplinares e às suas formas de ensino.
III- Assume o compromisso com o sucesso na aprendizagem da totalidade do corpo discente.
IV- É concebida como um sistema educacional à parte.
As afirmativas I e IV estão corretas
As afirmativas I, II e III estão corretas
Somente a afirmativa I está correta
As afirmativas I e III estão corretas
As afirmativas II e IV estão corretas

Leia a descrição que se segue: "Quando essa criança nasceu, toda a família acreditou que se tratava de um castigo divino, pois apenas o pecado pode explicar o fato de um bebê nascer cego". Ela se refere a uma concepção de deficiência como castigo. Concepção esta que já foi muito vivenciada em qual período histórico?
Idade Contemporânea
Antiguidade
Idade Moderna
Idade Média
Primeira metade da Idade Moderna

Em que período histórico os deficientes eram abandonados, perseguidos e eliminados devido às suas condições atípicas?
Antiguidade
Pós Modernidade
Apenas nos anos iniciais da Idade Moderna
Idade Moderna
Idade Contemporânea

Ao discutirem sobre a viabilidade dos processos inclusivos nas escolas da rede regular de ensino, Márcia defende que a concepção de deficiência vem se transformando ao longo dos tempos e nas diferentes sociedades.
Marque o único argumento que fundamenta as ideias de Márcia.
A superação das barreiras que impedem a acessibilidade depende exclusivamente da ação médica que pode mudar prognósticos de incapacidade através da administração de remédios cada vez mais potentes.
Ao nascer com alguma deficiência e ter a aceitação da família, a criança deficiente pode crescer descobrindo espontaneamente suas habilidades.
Nasceu deficiente, deve receber uma atenção especial do Estado em função das incapacidades físicas e cognitivas que a pessoa apresentará o resto da vida.
A superação das dificuldades cognitivas causadas pelas deficiências físicas apenas poderá ser enfrentada mediante a ação planejada e sistemática da pessoa que deve procurar encontrar em sua família exemplos de pessoas bem sucedidas que a apoiem.
Dependendo de onde e quando a pessoa deficiente viva ela pode ser inserida em diferentes espaços e projetos que garantam acessibilidade e independência nas atividades da vida diária e educação.

É de fundamental importância resgatarmos a luta da pessoa com deficiência, para isso precisamos conceituar adequadamente os períodos marcantes neste contexto.
Assinale a afirmativa abaixo que irá caracterizar esta ação:
Segregação
Adequação
Inclusão
Exclusão
Integração

A Creche Mundo Encantado oferece três vezes por semana, com uma equipe multidisciplinar especializada, o atendimento de estimulação precoce para alunos com deficiência matriculados na instituição.
Podemos afirmar que a Creche Mundo Encantado segue o modelo atual proposto pela Educação Especial, representado pelo paradigma:
de serviços
de competências
de suportes
de condicionamentos assistencialista

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Em se tratando das conquistas que foram assinadas pelos países participantes da Declaração de Salamanca, em 1994, todas são verdadeiras exceto uma.
Marque a resposta que apresenta uma INVERDADE em relação às diretrizes que foram planejadas para que o sistema de ensino pudesse receber alunos com deficiências na rede regular.
A educação de alunos com deficiências física, mental entre outros quadros será feita na rede regular de ensino, pois a escola deve ser para todos e deve se preparar para recebê-los.
A escola deve utilizar recursos, programas, serviços e tecnologias disponíveis para todos os alunos, adaptando o currículo, apenas quando necessário, para atender aos alunos com necessidades especiais.
O sistema educacional deve organizar-se de forma a atender a todos os alunos e o sistema de segregação de alunos com necessidades educacionais especiais em instituições especializadas não é recomendado.
É de responsabilidade do sistema educacional e das instituições escolares a criação dos suportes para viabilizar o acesso ao currículo e a quebra de barreiras que impeçam ou dificultem o aprendizado de todos os alunos.
A escola deve receber alunos com deficiências somente se a família estiver presente no processo de escolarização, pois os professores e coordenadores devem ser responsáveis por toda as questões didáticas e a família, pelo cuidado desse aluno no período em que estiver na escola.

A respeito da formação de professores para a Educação Especial, assinale a afirmativa INCORRETA.
A proposta inclusiva envolve uma escola cujos professores tenham um perfil compatível com os princípios educacionais humanistas.
Professores do ensino regular precisam de capacitação para a incluir alunos com deficiência em classes comuns.
A inclusão diz respeito a uma escola cujos professores tenham uma formação que se esgota na graduação ou nos cursos de pós-graduação em que se diplomaram.
Existe a formação continuada dos professores que acontece no interior das escolas e em centros especializados.
Os professores estão continuamente atualizando-se, para conhecer cada vez mais de perto os seus alunos, promover a interação entre as disciplinas escolares, reunir os pais, a comunidade, a escola.

Ao longo da história da Educação Especial no Brasil, observamos que algumas instituições foram pioneiras em relação ao trabalho educacional voltado para alunos com deficiência.
Nesse contexto, podemos afirmar que a fundação do Instituto Benjamin Constant no Rio de Janeiro foi:
Foi um fato importante já que é considerado como a primeira instituição particular especializada no Brasil, na área de deficiência física.
Foi um fato que provocou reação negativa da sociedade porque excluía os alunos com deficiência da escola regular.
Foi um fato importante já que é considerado como a primeira instituição especializada no Brasil, na área de deficiência visual.
Foi um fato que provocou reação negativa do governo porque a instituição foi fundada por iniciativa privada.
Foi um fato importante já que é considerado como a primeira instituição particular especializada no Brasil, na área de deficiência auditiva.

A educação inclusiva convida a sociedade a refletir sobre a necessidade de uma inclusão social e aceitação da diversidade e dos direitos constitucionais que são inerentes à condição humana. Em relação ao cotidiano educacional, qual das premissas está incorreta quando falamos sobre inclusão?
Os educadores e especialistas teriam o papel de criar condições favoráveis para o aprendizado e desenvolvimento psicossocial da pessoa com deficiência.
Está fundamentada na conscientização da própria pessoa que tem alguma deficiência para que lute pelos seus direitos e por condições de vida menos segregadas socialmente.
A escola deverá se adaptar às particularidades de todos os alunos para atender às suas necessidades especiais.
Incluir significa oferecer para os alunos que apresentem alguma deficiência a possibilidade de serem institucionalizados em local seguro e terem os professores como cuidadores especializados durante parte do seu dia.
A meta da inclusão se traduz na idéia de que nenhum aluno deverá ficar de fora do sistema escolar comum, desde o início de sua vida escolar.

Destacamos como papel do educador na construção de uma escola inclusiva:
Está(ao) correta(s) a(s) questão(ões):
1) criar as adaptações de acesso ao currículo que facilitem o processo de ensino-aprendizado.
2) trabalhar a partir de um planejamento fixo e igual para todo o grupo.
3) encaminhar o aluno com necessidades educacionais especiais para a escola especial.
apenas a 3
1 e 2
2 e 3
apenas a 1
1 e 3

Em relação à educação Especial no sistema de ensino brasileiro, complete as lacunas: A Educação Especial é ____________________ e _______________________, deve ser oferecida em todas as etapas, níveis e modalidades educacionais.
complementar/transversal
para deficientes/incapazes
para maioria/privada
disciplinar/democrática
para deficientes/seus familiares

(VUNESP/2013) Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola, definindo como seu público-alvo os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
Nestes casos e em outros, que implicam em transtornos funcionais específicos, a educação especial
organiza-se de forma paralela à educação comum por ser mais apropriada à aprendizagem dos alunos que apresentam deficiência e problemas de aprendizagem.
resulta em práticas exclusivas que enfatizam os aspectos relacionados à deficiência, em contraposição à dimensão pedagógica.
é realizada em centros especiais de educação, implantados com o intuito de proporcionar uma educação paralela de qualidade para todos.
exige a atuação pedagógica voltada para a situação de exclusão e enfatiza a importância de ambientes homogêneos que promovam a aprendizagem de todos os alunos.
atua de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades educacionais especiais desses alunos.

Após a Declaração de Salamanca, o movimento de educação inclusiva ganha força e vários países passam a orientar suas ações tendo como base os princípios e as propostas redigidas e assinadas em comum acordo.
Neste documento, diferentes países defendem a ideia de que o sistema educacional deve organizar-se de forma a atender a todos os alunos, não sendo recomendado a:
Avaliação
Transformação
Escolarização
Educação
Segregação

A prática da reflexão, do diálogo e de trocas de experiências, com diferentes pontos de vista, crenças e interpretações teóricas, tem suscitado polêmica quanto aos objetivos da educação especial, sua função e formas de atuação em nosso país.
Podemos afirmar que a proposta inclusiva de educação no Brasil
clama pela construção de leis que envolvam o campo da educação inclusiva, pois a pessoa com deficiência não possui uma amparo legal que garanta sua permanência na escola regular.
é excludente, dependerá somente dos objetivos propostos pelo gestor educacional de cada município.
ainda permanece segregadora, não permitindo legalmente, a permanência do aluno com deficiência na escola regular.
está se consolidando de maneira pacífica, sem necessidade de embates políticos, e lutas de representantes de grupos dos excluídos.
visa garantir a educação para todos e vem norteando as discussões atuais no cenário social brasileiro.

Os efeitos da exclusão são, algumas vezes, irrecuperáveis e causam danos ao sujeito e ao grupo social.
Qual o aspecto define o efeito de exclusão, descrito na afirmativa acima?
econômico
político
social
psicológico
cultural

O campo da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, pode atualmente ser definido como:
um projeto de lei, que obriga toda pessoa com deficiência a ingressar na escola regular no primeiro ano do ciclo de alfabetização.
um projeto integrando educação e saúde, atendendo no campo da saúde e educação, pessoas com deficiência.
um projeto pedagógico para atender alunos com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.
uma modalidade de ensino que não substitui a educação comum e que tem como objetivo oferecer serviços e recursos, de forma complementar ao ensino regular.
um espaço pedagógico para atender alunos com deficiência física, intelectual, auditiva e visual.

Na escola em que João é aluno, existe um laboratório de informática, que é utilizado para os estudantes trabalharem conteúdos em diferentes disciplinas.
Segundo o paradigma que orienta a perspectiva da construção de uma escola inclusiva no contexto brasileiro contemporâneo, a atitude do professor pode ser considerada
errada, pois o professor deveria chamar a mãe do aluno para acompanhar a atividade.
errada, pois o professor deveria deixar João sentado em um banco, observando a atividade.
errada, pois se a atividade oferece segurança para os alunos sem deficiência, precisa oferecer segurança também para o aluno com síndrome de down.
correta, pois havia perigo na realização da atividade, já que o aluno possui síndrome de down.
correta, pois o aluno está apenas integrado a escola, não tendo obrigatoriedade de participar de todas as propostas educacionais.

Atualmente no processo educacional, a política de educação inclusiva impõe que as escolas brasileiras:
recebam os alunos com deficiência, somente após liberação da equipe de saúde.
somente recebam alunos com deficiência, após realizarem as adaptações necessárias no espaço físico e na proposta pedagógica.
realizem a matrícula de todos os alunos, independente da deficiência que porta.
encaminhem o aluno com deficiência para uma avaliação pedagógica multidisciplinar, que irá verificar a possibilidade do aluno frequentar, ou não, a escola regular.
integrem o aluno com deficiência como ouvinte, sem a realização das adaptações curriculares necessárias.

Na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo oferta obrigatória em todos os níveis e modalidades de ensino. De acordo com os pressupostos da inclusão escolar expressos na referida Política, avalie as afirmacoes a seguir.
A atitude da diretora revela:
Uma atitude correta para garantir o direito dos alunos à educação.
Uma atitude que defende os direitos da pessoa com deficiência.
Uma visão de neutralidade em relação à questão da deficiência.
Uma atitude de proteção à integridade da professora.
Uma visão preconceituosa sobre a questão da deficiência.

Ao analisar a história da educação especial constatamos que a Educação Inclusiva pode ser considerada uma nova cultura escolar. A escola inclusiva diferencia-se da escola tradicional porque:
As afirmativas I e IV estão corretas.
I- Visa ao desenvolvimento de respostas educativas que atinjam a todos os alunos.
II- Exige a adaptação do aluno às regras disciplinares e às suas formas de ensino.
III- Assume o compromisso com o sucesso na aprendizagem da totalidade do corpo discente.
IV- É concebida como um sistema educacional à parte.
As afirmativas I e IV estão corretas
As afirmativas I, II e III estão corretas
Somente a afirmativa I está correta
As afirmativas I e III estão corretas
As afirmativas II e IV estão corretas

Leia a descrição que se segue: "Quando essa criança nasceu, toda a família acreditou que se tratava de um castigo divino, pois apenas o pecado pode explicar o fato de um bebê nascer cego". Ela se refere a uma concepção de deficiência como castigo. Concepção esta que já foi muito vivenciada em qual período histórico?
Idade Contemporânea
Antiguidade
Idade Moderna
Idade Média
Primeira metade da Idade Moderna

Em que período histórico os deficientes eram abandonados, perseguidos e eliminados devido às suas condições atípicas?
Antiguidade
Pós Modernidade
Apenas nos anos iniciais da Idade Moderna
Idade Moderna
Idade Contemporânea

Ao discutirem sobre a viabilidade dos processos inclusivos nas escolas da rede regular de ensino, Márcia defende que a concepção de deficiência vem se transformando ao longo dos tempos e nas diferentes sociedades.
Marque o único argumento que fundamenta as ideias de Márcia.
A superação das barreiras que impedem a acessibilidade depende exclusivamente da ação médica que pode mudar prognósticos de incapacidade através da administração de remédios cada vez mais potentes.
Ao nascer com alguma deficiência e ter a aceitação da família, a criança deficiente pode crescer descobrindo espontaneamente suas habilidades.
Nasceu deficiente, deve receber uma atenção especial do Estado em função das incapacidades físicas e cognitivas que a pessoa apresentará o resto da vida.
A superação das dificuldades cognitivas causadas pelas deficiências físicas apenas poderá ser enfrentada mediante a ação planejada e sistemática da pessoa que deve procurar encontrar em sua família exemplos de pessoas bem sucedidas que a apoiem.
Dependendo de onde e quando a pessoa deficiente viva ela pode ser inserida em diferentes espaços e projetos que garantam acessibilidade e independência nas atividades da vida diária e educação.

É de fundamental importância resgatarmos a luta da pessoa com deficiência, para isso precisamos conceituar adequadamente os períodos marcantes neste contexto.
Assinale a afirmativa abaixo que irá caracterizar esta ação:
Segregação
Adequação
Inclusão
Exclusão
Integração

A Creche Mundo Encantado oferece três vezes por semana, com uma equipe multidisciplinar especializada, o atendimento de estimulação precoce para alunos com deficiência matriculados na instituição.
Podemos afirmar que a Creche Mundo Encantado segue o modelo atual proposto pela Educação Especial, representado pelo paradigma:
de serviços
de competências
de suportes
de condicionamentos assistencialista

Prévia do material em texto

1. 
 
 
Em se tratando das conquistas que foram assinadas pelos países participantes da 
Declaração de Salamanca, em 1994, todas são verdadeiras exceto uma. Marque a 
resposta que apresenta uma INVERDADE em relação às diretrizes que foram planejadas 
para que o sistema de ensino pudesse receber alunos com deficiências na rede regular. 
 
 
O sistema educacional deve organizar-se de forma a atender a todos os alunos e o 
sistema de segregação de alunos com necessidades educacionais especiais em 
instituições especializadas não é recomendado. 
 
 
A escola deve utilizar recursos, programas, serviços e tecnologias disponíveis para 
todos os alunos, adaptando o currículo, apenas quando necessário, para atender 
aos alunos com necessidades especiais. 
 
 
A escola deve receber alunos com deficiências somente se a família estiver presente 
no processo de escolarização, pois os professores e coordenadores devem ser 
responsáveis por toda as questões didáticas e a família, pelo cuidado desse aluno no 
período em que estiver na escola. 
 
 
É de responsabilidade do sistema educacional e das instituições escolares a criação 
dos suportes para viabilizar o acesso ao currículo e a quebra de barreiras que 
impeçam ou dificultem o aprendizado de todos os alunos. 
 
 
A educação de alunos com deficiências física, mental entre outros quadros será feita 
na rede regular de ensino, pois a escola deve ser para todos e deve se preparar 
para recebê-los. 
 
 
Gabarito Coment. 
 
 
 
 
 
2. 
 
 
A respeito da formação de professores para a Educação Especial, 
assinale a afirmativa INCORRETA. 
 
 
Existe a formação continuada dos professores que acontece no interior das escolas 
e em centros especializados. 
 
 
Professores do ensino regular precisam de capacitação para a incluir alunos com 
deficiência em classes comuns. 
 
 
A proposta inclusiva envolve uma escola cujos professores tenham um perfil 
compatível com os princípios educacionais humanistas. 
 
 
Os professores estão continuamente atualizando-se, para conhecer cada vez mais 
de perto os seus alunos, promover a interação entre as disciplinas escolares, reunir 
os pais, a comunidade, a escola. 
 
 
A inclusão diz respeito a uma escola cujos professores tenham uma formação que 
se esgota na graduação ou nos cursos de pós-graduação em que se diplomaram. 
 
 
Gabarito Coment. 
 
 
 
 
 
3. 
 
 
Ao longo da história da Educação Especial no Brasil, observamos que 
algumas instituições foram pioneiras em relação ao trabalho 
educacional voltado para alunos com deficiência. Nesse contexto, 
podemos afirmar que a fundação do Instituto Benjamin Constant no 
Rio de Janeiro foi: 
 
 
Foi um fato que provocou reação negativa da sociedade porque excluía os alunos 
com deficiência da escola regular. 
 
 
Foi um fato que provocou reação negativa do governo porque a instituição foi 
fundada por iniciativa privada. 
 
 
Foi um fato importante já que é considerado como a primeira instituição particular 
especializada no Brasil, na área de deficiência auditiva. 
 
 
Foi um fato importante já que é considerado como a primeira instituição 
especializada no Brasil, na área de deficiência visual. 
 
 
Foi um fato importante já que é considerado como a primeira instituição particular 
especializada no Brasil, na área de deficiência física. 
 
 
Gabarito Coment. 
 
Gabarito Coment. 
 
Gabarito Coment. 
 
 
 
 
 
4. 
 
 
A educação inclusiva convida a sociedade a refletir sobre a 
necessidade de uma inclusão social e aceitação da diversidade e dos 
direitos constitucionais que são inerentes à condição humana. Em 
relação ao cotidiano educacional, qual das premissas está incorreta 
quando falamos sobre inclusão? 
 
 
Os educadores e especialistas teriam o papel de criar condições favoráveis para o 
aprendizado e desenvolvimento psicossocial da pessoa com deficiência. 
 
 
Incluir significa oferecer para os alunos que apresentem alguma deficiência a 
possibilidade de serem institucionalizados em local seguro e terem os professores 
como cuidadores especializados durante parte do seu dia. 
 
 
A escola deverá se adaptar às particularidades de todos os alunos para atender às 
suas necessidades especiais. 
 
 
Está fundamentada na conscientização da própria pessoa que tem alguma 
deficiência para que lute pelos seus direitos e por condições de vida menos 
segregadas socialmente. 
 
 
A meta da inclusão se traduz na idéia de que nenhum aluno deverá ficar de fora do 
sistema escolar comum, desde o início de sua vida escolar. 
 
 
 
 
 
 
5. 
 
 
Destacamos como papel do educador na construção de uma escola 
inclusiva: 
1) criar as adaptações de acesso ao currículo que facilitem o processo 
de ensino-aprendizado. 
2) trabalhar a partir de um planejamento fixo e igual para todo o 
grupo. 
3) encaminhar o aluno com necessidades educacionais especiais para 
a escola especial. 
Está(ao) correta(s) a(s)questão(ões): 
 
 
1 e 2 
 
 
1 e 3 
 
 
apenas a 3 
 
 
apenas a 1 
 
 
2 e 3 
 
 
Gabarito Coment. 
 
Gabarito Coment. 
 
 
 
 
 
6. 
 
 
Em relação à educação Especial no sistema de ensino brasileiro, 
complete as lacunas: A Educação Especial é ________________ e 
_______________________ , deve ser oferecida em todas as etapas, 
níveis e modalidades educacionais. As palavras que podem completar 
a frase corretamente são: 
 
 
para deficientes/incapazes 
 
 
para deficientes/ seus familiares 
 
 
complementar/transversal 
 
 
disciplinar/democrática 
 
 
para maioria/privada 
 
 
 
 
 
 
7. 
 
 
 (VUNESP/2013) Na perspectiva da educação inclusiva, a educação 
especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola, definindo 
como seu público-alvo os alunos com deficiência, transtornos globais 
de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Nestes casos e 
em outros, que implicam em transtornos funcionais específicos, a 
educação especial 
 
 
 
organiza-se de forma paralela à educação comum por ser mais apropriada à 
aprendizagem dos alunos que apresentam deficiência e problemas de 
aprendizagem. 
 
 
atua de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às 
necessidades educacionais especiais desses alunos. 
 
 
é realizada em centros especiais de educação, implantados com o intuito de 
proporcionar uma educação paralela de qualidade para todos. 
 
 
resulta em práticas exclusivas que enfatizam os aspectos relacionados à deficiência, 
em contraposição à dimensão pedagógica. 
 
 
exige a atuação pedagógica voltada para a situação de exclusão e enfatiza a 
importância de ambientes homogêneos que promovam a aprendizagem de todos os 
alunos. 
 
 
 
 
 
 
8. 
 
 
Após a Declaração de Salamanca, o movimento de educação inclusiva 
ganha força e vários países passam a orientar suas ações tendo como 
base os princípios e as propostas redigidas e assinadas em comum 
acordo. Neste documento, diferentes países defendem a ideia de que o 
sistema educacional deve organizar-se de forma a atender a todos os 
alunos, não sendo recomendado a: 
 
 
Avaliação 
 
 
Educação 
 
 
Escolarização 
 
 
Segregação 
 
 
Transformação 
 
 
Gabarito Coment. 
 1a Questão 
 
A prática da reflexão, do diálogo e de trocas de experiências, com diferentes pontos de 
vista, crenças e interpretações teóricas, tem suscitado polêmica quanto aos objetivos 
da educação especial, sua função e formasde atuação em nosso país. Podemos afirmar 
que a proposta inclusiva de educação no Brasil 
 
 clama pela construção de leis que envolvam o campo da educação inclusiva, pois 
a pessoa com deficiência não possui uma amparo legal que garanta sua 
permanência na escola regular. 
 ainda permanece segregadora, não permitindo legalmente, a permanência do 
aluno com deficiência na escola regular. 
 visa garantir a educação para todos e vem norteando as discussões atuais no 
cenário social brasileiro. 
 está se consolidando de maneira pacífica, sem necessidade de embates políticos, 
e lutas de representantes de grupos dos excluídos. 
 é excludente, dependerá somente dos objetivos propostos pelo gestor 
educacional de cada município. 
 
 
Explicação: 
A proposta de Educação inclusiva visa, primordialmente uma educação sem restrições às 
diferenças, ou seja, uma educação para todos. 
 
 
 
Ref.: 201709188193 
 
 
 
 2a Questão 
 
 
Os efeitos da exclusão são, algumas vezes, irrecuperáveis e causam danos ao sujeito e ao 
grupo social. O sujeito que vive à margem do convívio social, sofre danos em relação à sua 
autoestima e pode vir a estruturar sua autoimagem de forma negativa, desenvolvendo um tipo 
de comportamento desviante, apático, acomodado ou agressivo como forma de resistência ou 
de defesa. Qual o aspecto define o efeito de exclusão,descrito na afirmativa acima? 
 
 
político 
 
cultural 
 
social 
 psicológico 
 
econômico 
 
 
 
Ref.: 201709105761 
 
 
 
 3a Questão 
 
 
O campo da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, pode atualmente ser 
definido como: 
 
 
um projeto integrando educação e saúde, atendendo no campo da saúde e educação, 
pessoas com deficiência. 
 
um espaço pedagógico para atender alunos com deficiência física, intelectual, auditiva e 
visual. 
 
um projeto pedagógico para atender alunos com transtornos globais do 
desenvolvimento e altas habilidades. 
 
um projeto de lei, que obriga toda pessoa com deficiência a ingressar na escola regular 
no primeiro ano do ciclo de alfabetização. 
 uma modalidade de ensino que não substitui a educação comum e que tem como 
objetivo oferecer serviços e recursos, de forma complementar ao ensino regular. 
 
 
Explicação: 
A educação especial é uma modalidade de ensino destinada a educandos portadores de 
necessidades educativas especiais no campo da aprendizagem, originadas quer de deficiência 
física, sensorial, mental ou múltipla, quer de características como altas habilidades, 
superdotação ou talentos. Esta modalidade educacional não subsatitui a educação regular, 
muito pelo contrário, complementa-a com o objetivo de tornar o desenvolvimento destes 
educandos, uma condição possível. 
 
 
 
Ref.: 201709109260 
 
 
 
 4a Questão 
 
 
Na escola em que João é aluno, existe um laboratório de informática, que é utilizado 
para os estudantes trabalharem conteúdos em diferentes disciplinas. João foi impedido 
de usar o laboratório devido a sua deficiência intelectual (síndrome de down). O 
professor de ciência acredita que João não irá conseguir construir 
conhecimento participando da atividade, e ainda corre risco de se ferir com 
a manipulação dos potes de vidros e produtos químicos. 
Segundo o paradigma que orienta a perspectiva da construção de uma escola inclusiva 
no contexto brasileiro contemporâneo, a atitude do professor pode ser considerada 
 
 errada, pois o professor deveria deixar João sentado em um banco, observando 
a atividade. 
 correta, pois o aluno está apenas integrado a escola, não tendo obrigatoriedade 
de participar de todas as propostas educacionais. 
 errada, pois se a atividade oferece segurança para os alunos sem deficiência, 
precisa oferecer segurança também para o aluno com síndrome de down. 
 errada, pois o professor deveria chamar a mãe do aluno para acompanhar a 
atividade. 
 correta, pois havia perigo na realização da atividade, já que o aluno possui 
síndrome de down. 
 
 
Explicação: 
Uma proposta de educação inclusiva , significa educar todas as crianças em um mesmo 
contexto escolar. A opção por este tipo de Educação não significa negar as dificuldades dos 
estudantes. Pelo contrário. Com a inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas 
como diversidade. É essa variedade, a partir da realidade social, que pode ampliar a visão de 
mundo e desenvolver oportunidades de convivência a todas as crianças.Logo, o professor agiu 
indevidamente e o gestor da escola necessita oferecer formaçao continuada para seus 
professores, 
 
 
 
Ref.: 201709107679 
 
 
 
 5a Questão 
 
 
Atualmente no processo educacional, a política de educação inclusiva impõe que 
as escolas brasileiras: 
 
 realizem a matrícula de todos os alunos, independente da deficiência que porta. 
 integrem o aluno com deficiência como ouvinte, sem a realização das 
adaptações curriculares necessárias. 
 somente recebam alunos com deficiência, após realizarem as adaptações 
necessárias no espaço físico e na proposta pedagógica. 
 recebam os alunos com deficiência, somente após liberação da equipe de 
saúde. 
 encaminhem o aluno com deficiência para uma avaliação pedagógica 
multidisciplinar, que irá verificar a possiblidade do aluno frequentar, ou não, a 
escola regular. 
 
 
Explicação: 
Segundo os princípios e garantias constitucionais, ninguém pode ser excluído. Assim,quando a Constituição Federal 
(2000, art. 205, p. 117,), garante a educação para todos,significa que é para todos mesmo, em um mesmo ambiente e 
deve ser o mais diversificadopossível, como forma de atingir ao pleno desenvolvimento humano e o preparo para 
a cidadania. 
 
 
 
Ref.: 201709109145 
 
 6a Questão 
 
 
Na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, o atendimento 
educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo 
oferta obrigatória em todos os níveis e modalidades de ensino. De acordo com os pressupostos 
da inclusão escolar expressos na referida Política, avalie as afirmações a seguir. 
I. A inclusão educacional expressa um paradigma fundamentado na concepção de direitos 
humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis. 
II. A educação inclusiva prevê o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com 
deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas 
escolas regulares. 
 III. O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar 
recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação 
dos alunos, considerando suas necessidades específicas. 
IV. O movimento mundial pela inclusão educacional é uma carta de intenções que prevê, a 
partir da próxima década, ações políticas de atendimento educacional especializado, que deve 
ocorrer em salas de aula diferenciadas, na mesma escola. 
É correto apenas o que se afirma em 
 
 
II e IV. 
 II, III e IV 
 I, II, e III. 
 
 I e III. 
 
 I e IV. 
 
 
 
Ref.: 201709107745 
 
 
 
 7a Questão 
 
 
A proposta inclusiva de educação visa garantir a educação para todos, é sinônimo de 
universalização da educação e vem norteando práticas pedagógicas atuais no cenário 
social brasileiro. Assinale a única alternativa de escola que NÂO adota o princípio 
de inclusão social. 
 
 Escola onde o professor beneficia-se da diversidade, para criar uma aula mais 
flexível, mais aberta a novos processos, mais facilmente ajustável a mudanças 
e mais criativa.Escola que assume o compromisso com a transformação social, cultural e 
pedagógica. 
 
 
Escola que valoriza as diferenças e o respeito à diversidade trazendo 
consequências positivas para todos os alunos. 
 Escola que realiza um sistema avaliativo baseado somente na promoção 
automática, dando oportunidades iguais para todos os alunos. 
 
 
Escola que incorpora em seu projeto político-pedagógico o potencial, a 
criatividade e a cultura de cada aluno. 
 
 
Explicação: 
Uma proposta inclusiva que preconiza educação para todos não poderá se basear em uma 
avaliação para a exclusão. 
 
 
 
Ref.: 201709058878 
 
 
 
 8a Questão 
 
 
Uma professora com deficiência física participou do processo seletivo para lecionar numa escola 
de ensino fundamental. Foi aprovada nas provas e na entrevista a diretora alegou que não 
poderia contratá-la porque sua deficiência prejudicaria o trabalho em sala de aula. Essa atitude 
da diretora revela: 
 
 
Uma atitude correta para garantir o direito dos 
alunos à educação. 
 
Uma atitude que defende os direitos da pessoa 
com deficiência. 
 
Uma visão de neutralidade em relação à questão 
da deficiência. 
 
Uma atitude de proteção à integridade da 
professora. 
 Uma visão preconceituosa sobre a questão da 
deficiência. 
 
 
Explicação: 
O preconceito com relação a pessoas com deficiência vem muitas vezes imbuído de um 
sentimento de negação, ou seja, a deficiência é vista apenas como limitação ou como 
incapacidade. A sociedade, embora tenha um discurso que prega a inclusão social de pessoas 
com deficiência, ainda vê essas pessoas pelo que não têm, ou pelo que não são. 
 
 
Ref.: 201708727520 
 
 
 
 1a Questão 
 
 
Ao analisar a história da educação especial constatamos que a Educação Inclusiva pode ser 
considerada uma nova cultura escolar. A escola inclusiva diferencia-se da escola tradicional 
porque: 
I- Visa ao desenvolvimento de respostas educativas que atinjam a todos os alunos. 
II- Exige a adaptação do aluno às regras disciplinares e às suas formas de ensino. 
III- Assume o compromisso com o sucesso na aprendizagem da totalidade do corpo discente. 
IV- É concebida como um sistema educacional à parte. 
 
 
As afirmativas I e IV estão corretas 
 
As afirmativas I, II e III estão corretas 
 Somente a afirmativa I está correta 
 As afirmativas I e III estão corretas 
 
As afirmativas II e IV estão corretas 
 
 
 
Ref.: 201708524859 
 
 
 
 2a Questão 
 
 
Leia a descrição que se segue: "Quando essa criança nasceu, toda a família acreditou que se 
tratava de um castigo divino, pois apenas o pecado pode explicar o fato de um bebê nascer 
cego". Ela se refere a uma concepção de deficiência como castigo. Concepção esta que já foi 
muito vivenciada em qual período histórico? 
 
 
Idade Contemporânea 
 
Idade Moderna 
 
Idade Média 
 
Primeira metade da Idade Moderna 
 Antiguidade 
 
 
 
Ref.: 201708524790 
 
 
 
 3a Questão 
 
 
Marque a resposta correta. Em que período histórico os deficientes eram abandonados, 
perseguidos e eliminados devido às suas condições atípicas? 
 
 
Apenas nos anos iniciais da Idade Moderna 
 
Pós Modernidade 
 
Idade Contemporânea 
 
Idade Moderna 
 Antiguidade 
 
 
 
Ref.: 201708524782 
 
 
 
 4a Questão 
 
 
Ao discutirem sobre a viabilidade dos processos inclusivos nas escolas da rede regular de 
ensino, Márcia defende que a concepção de deficiência vem se transformando ao longo dos 
tempos e nas diferentes sociedades. Entretanto, Pietra, a outra professora- defende que ao 
nascer deficiente, independente do tempo histórico ou da sociedade, a pessoa está fadada à 
exclusão. Marque o único argumento que fundamenta as ideias de Márcia. 
 
 
A superação das barreiras que impedem a acessibilidade depende exclusivamente da 
ação médica que pode mudar prognósticos de incapacidade através da administração de 
remédios cada vez mais potentes. 
 
A superação das dificuldades cognitivas causadas pelas deficiências físicas apenas poderá 
ser enfrentada mediante a ação planejada e sistemática da pessoa que deve procurar 
encontrar em sua família exemplos de pessoas bem sucedidas que a apóiem. 
 Dependendo de onde e quando a pessoa deficiente viva ela pode ser inserida em 
diferentes espaços e projetos que garantam acessibilidade e independência nas 
atividades da vida diária e educação. 
 
Ao nascer com alguma deficiência e ter a aceitação da família, a criança deficiente pode 
crescer descobrindo espontaneamente suas habilidades. 
 
Nasceu deficiente, deve receber uma atenção especial do Estado em função das 
incapacidades físicas e cognitivas que a pessoa apresentará o resto da vida. 
 
 
 
Ref.: 201709188189 
 
 
 
 5a Questão 
 
 
É de fundamental importância resgatarmos a luta da pessoa com deficiência, para isso 
precisamos conceituar adequadamente os períodos marcantes neste contexto. Ao nascer, a 
criança era observada detalhadamente por um grupo de anciãos, caso apresentasse algum 
problema físico ou saúde debilitada, era lançada ao Monte Taigeto,mas caso fosse saudável, 
ficava com a mãe até os 7 anos e logo depois, o governo assumia a sua tutela. Assinale a 
afirmativa abaixo que irá caracterizar esta ação: 
 
 
Adequação 
 
Integração 
 Exclusão 
 
Segregação 
 
Inclusão 
 
 
 
Ref.: 201709109253 
 
 
 
 6a Questão 
 
 
A Creche Mundo Encantado oferece três vezes por semana, com uma equipe 
multidisciplinar especializada, o atendimento de estimulação precoce para alunos 
com deficiência matriculados na instituição. As professoras e cuidadoras participam 
desse atendimento, assim aprendem alguns exercícios importantes. 
Podemos afirmar que a Creche Mundo Encantado segue o modelo atual proposto pela 
Educação Especial, representado pelo paradigma: 
 
 de serviços 
 
 de condicionamentos 
 assistencialista 
 
 de competências 
 
 de suportes 
 
 
 
 
Ref.: 201709109125 
 
 
 
 7a Questão 
 
 
O processo de conquista e o reconhecimento de alguns direitos das pessoas com 
deficiência, no Brasil e no mundo vem avançando. Temos como exemplo a Declaração 
Universal dos Diretos Humanos - 1948. 
Assinale o item que apresenta SOMENTE documentos legais que asseguram os 
direitos da pessoa com deficiência no Brasil e no mundo: 
 
 
 Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.078/90, Convenção de 
Guatemala 
 Declaração de Salamanca - LDB 9394/96 - Estatuto da Criança e do 
Adolescente. 
 
 Constituição Federal -1988, Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 
8.078/90 
 
 LDB 9394/96, Estatuto da Criança e Do Adolescente, CONDEPHAAT-
1982 
 Declaração de Salamanca, Lei nº 8.078/90, CONDEPHAAT-1982 
 
 
 
 
Ref.: 201709095050 
 
 
 
 8a Questão 
 
 
Relacione o tempo histórico com as características que eram atribuídas às pessoas com 
deficiências. 
1. Antiguidade 
2. Idade Média 
3. Idade Contemporânea 
( ) Aproximados aos que eram considerados normais por compreender que a sociedade é 
formada por pessoas diferentes. 
( ) Considerados seres inferiores que exerciam, muitas vezes, a função de bobos da corte. 
( ) Considerados como um castigo divino, portanto, deveriam ser abandonados. 
A sequência correta é? 
 
 
1 3 2 
 
3 1 2 
 
1 2 3 
 3 2 1 
 
2 1 3 
Ref.: 201708727292 
 
 
 
 1a Questão 
 
 
A Educação Inclusiva requer um novo modelo de escola em que é possível o acesso e 
permanência de todos os alunos.Assinale a afirmativa que apresenta a orientação que deve ser 
adotada pela escola para tornar-se inclusiva: 
 
 
Substituir mecanismos de inclusão por processos de trabalho individuais. 
 
Substituir mecanismos de segregação social por processos discriminatórios. 
 Substituir mecanismos de seleção e discriminação por procedimentos de identificação e 
remoção de barreiras para aprendizagem 
 
Substituir mecanismos de seleção e discriminação por procedimentos que favoreçam a 
segregação social e aprendizagem. 
 
Substituir mecanismos de discriminação por procedimentos que favoreçam a seleção 
dos grupos. 
 
 
Explicação: 
Sim, como também, considerando que a educação constitui-se em direito humano fundamental, 
incondicional e indisponível, assegurado no ordenamento jurídico brasileiro e sua efetivação deve 
ser cumprida sem distinção, em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, cumpre destacar 
que a Lei nº 13.416/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, 
conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, sistematizou dispositivos relativos ao direito 
das pessoas com deficiência à educação, constantes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas 
com Deficiência ¿ CDPD, do Estatuto da Criança e do Adolescente ¿ ECA e da Lei n° 13005/2014, 
que institui o Plano Nacional de Educação. 
 
 
 
 
Ref.: 201708524753 
 
 
 
 2a Questão 
 
 
Você foi convidado (a) para planejar um seminário de capacitação para educadores da rede 
pública do Município de São Gonçalo cujo tema era "Inclusão social e acadêmica da pessoa com 
deficiência". Das frases abaixo assinale a única que representa uma inverdade dentro das 
Diretrizes Operacionais para Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, 
Modalidade Educação Especial (2009). 
 
 
Um importante ganho que essas diretrizes trouxeram para o ensino dos deficientes foi a 
garantia de que eles não ficariam mais segregados em instituições especiais, nas quais a 
apropriação que eles poderiam fazer do conhecimento construído na interação com 
colegas não deficientes é bem menor. 
 
A educação Especial receberá apoio técnico e financeiro do Governo Federal para 
atendimento especializado a fim de complementar o ensino realizado na escola regular. 
 
O avanço que a Educação Especial alcançou no ano de 2009 foi justamente trazer 
orientações que garantissem a acessibilidade dos alunos com deficiências e condições 
especiais de aprendizagem. 
 A Educação Especial é assegurada por lei nacional, entretanto visa conciliar as 
necessidades de ambos os sistemas educacionais: o regular e o especial, tendo em vista 
que algumas deficiências são apenas corrigíveis na educação realizada em instituições 
especificamente estruturadas para atender deficientes. 
 
A Educação regular passar a ter como responsabilidade o ensino das pessoas com 
deficiências físicas, sensoriais, mentais, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas 
Habilidades, uma vez que é uma modalidade educativa respaldada legalmente. 
 
 
Explicação: 
Na realidade A Educação Especial é uma Legislação Específica / Documentos Internacionais. LEIS. 
Constituição Federal de 1988 - Educação Especial - pdf · Lei nº 9394/96 ¿ Lei de Diretrizes e Bases da 
Educação Nacional - LDBN Lei nº 9394/96 ¿ LDBN - Educação Especial - txt | pdf. Lei nº 8069/90 - 
Estatuto da Criança e do Adolescente - Educação Especial 
 
 
 
 
Ref.: 201708524933 
 
 
 
 3a Questão 
 
 
No período anterior aos anos 70, o campo da Educação Especial no Brasil, caracterizou-se por 
algumas premissas, EXCETO: 
 
 
ações que não priorizavam o caráter pedagógico da educação. 
 
ações que favoreciam práticas educacionais segregadoras. 
 
ações orientadas por uma visão médico-assistencialista do campo. 
 ações que buscavam incluir os alunos com necessidades especiais em todas as 
atividades do cotidiano escolar. 
 
ações que enfatizavam o cuidado e a proteção do aluno com necessidades educacionais 
especiais. 
 
 
Explicação: 
A condução das políticas brasileiras de educação especial estiveram por muito tempo nas 
mesmas mãos, ou seja, foram mantidas por um grupo que se envolveu a fundo com essa 
tarefa. 
Essas pessoas, entre outras, estavam ligadas a movimentos particulares e beneficentes de 
assistência aos deficientes que até hoje têm muito poder sobre a orientação das grandes linhas 
da educação especial. 
Os principais indicadores de sucesso dos nossos projetos têm a ver com as mudanças 
atitudinais de professores, diretores e da comunidade escolar, assim como dos pais e alunos 
das escolas, diante da inclusão . 
 
 
 
 
Ref.: 201708724083 
 
 
 
 4a Questão 
 
 
No ano de 1994 após a Declaração de Salamanca a educação inclusiva ganha força em muitos 
países. As propostas redigidas e assinadas, em comum acordo, tem como base: 
 
 
A exclusão dos deficientes das escolas regulares 
 
A segregação de alunos com necessidades educacionais 
 A Participação efetiva do deficiente como cidadão 
 
O Atendimento ao deficiente apenas em algumas escolas 
 
O deficiente não deve ter oportunidade de trabalho 
 
 
Explicação: 
A participação total do deficiente como cidadão. 
 
 
 
 
Ref.: 201708524937 
 
 
 
 5a Questão 
 
 
O caráter transversal da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva define que os 
suportes e apoios necessários ao processo de escolarização do educando devem ser oferecidos: 
 
 
apenas nos níveis de escolaridade mais elementares. 
 
na educação infantil, ensino fundamental e médio. 
 em todas as etapas, níveis e modalidades de ensino. 
 
da creche ao ensino médio e na modalidade de ensino especializado. 
 
no ensino fundamental e médio e na modalidade de ensino especializado. 
 
 
Explicação: 
Normalmente em todas as etapas, e níveis de modalidades de ensino. 
 
 
 
 
Ref.: 201708524966 
 
 
 
 6a Questão 
 
 
Em 1854, por decreto imperial de D.Pedro II, foi fundada a primeira instituição educacional de 
cegos no Brasil: o Imperial Instituto dos Meninos Cegos. Em 1891, a instituição foi renomeada 
como Instituto Benjamin Constant (IBC). Inicialmente, o enfoque assistencialista orientava a 
proposta desta instituição. Isso quer dizer que, no século XIX, o objetivo central do trabalho 
desenvolvido era: 
 
 
a preparação para o mercado de trabalho. 
 o abrigo, o cuidado e a proteção do aluno. 
 
a profissionalização do aluno. 
 
a inclusão social. 
 
a formação para a cidadania. 
 
 
Explicação: 
Realmente, era assistencialismo abrigo, cuidado e atenção aos alunos. 
 
 
 
 
Ref.: 201708524757 
 
 
 
 7a Questão 
 
 
No ano de 2009, o Brasil elaborou as Diretrizes Operacionais para Atendimento Educacional 
Especializado na Educação Básica, Modalidade Educação Especial com o objetivo de distribuir os 
recursos FUNDEB com base nos dados obtidos pelo INEP, dentre outros. Qual é a concepção de 
Educação Especial referida? Marque a resposta correta. 
 
 Superar a visão do caráter substitutivo da Educação Especial ao ensino comum, bem 
como a organização de espaços educacionais separados para alunos com deficiência. Será 
realizada em turno inverso ao da escolarização, contribuindo para garantir o acesso dos 
alunos à educação comum e disponibilizando os serviços e apoios que complementam a 
formação desses alunos nas classes comuns da rede regular de ensino. 
 
A Educação especial será oferecida na mesma escola e no mesmo turno que a criança faz 
a sua escolaridade básica. Sendo que a criança deficiente é retirada da sala de aula em 
determinadas atividades que não consegue realizar dadas as suas dificuldades e é levadapara um centro de apoio específico para deficiência. 
 
Integrar crianças deficientes, portadoras de deficiências mentais e doenças psiquiátricas à 
rede privada, pois somente ela terá a estrutura necessária para acolher e trabalhar com 
esses prognósticos tão complexos. 
 
Separar os alunos com deficiências mentais moderadas e graves em classes especiais 
afim de que possam melhor se apropriar dos ensinamentos escolares. Essa separação 
acontecerá na própria escola através de um atendimento em turma especializada com 
menor número de alunos e com professores capacitados. 
 
É uma modalidade complementar que somente poderá ser destinada à criança com 
superdotação e talentos específicos, pois estes teriam condição de serem retirados da sua 
sala de aula, em algumas atividades diárias para serem levados aos centros especiais de 
formação para talentosos e superdotados. 
 
 
Explicação: 
A concepção da Educação Especial nesta perspectiva da educação inclusiva busca superar a 
visão do caráter substitutivo da Educação Especial ao ensino comum. 
 
 
 
 
Ref.: 201711306282 
 
 
 
 8a Questão 
 
 
A educação inclusiva convida a sociedade a refletir sobre a necessidade de uma inclusão social 
e aceitação da diversidade e dos direitos constitucionais que são inerentes à condição humana. 
Em relação ao cotidiano educacional, qual das premissas está incorreta quando falamos sobre 
inclusão? 
 
 Está fundamentada na conscientização da própria pessoa que tem alguma 
deficiência para que lute pelos seus direitos e por condições de vida menos 
segregadas socialmente. 
 Os educadores e especialistas teriam o papel de criar condições favoráveis para o 
aprendizado e desenvolvimento psicossocial da pessoa com deficiência. 
 
A meta da inclusão se traduz na idéia de que nenhum aluno deverá ficar de fora do 
sistema escolar comum, desde o início de sua vida escolar. 
 
A escola deverá se adaptar às particularidades de todos os alunos para atender às 
suas necessidades especiais. 
 
 
Explicação: 
Em análise das condições pessoais de cada aluno, mantém-se o mesmo referencial teórico 
metodológico adotado neste documento, centrado na concepção interativa do desenvolvimento 
e da aprendizagem e na análise integrada de todas as variáveis intrínsecas e extrínsecas aos 
alunos. 
Ref.: 201708732967 
 
 
 
 1a Questão 
 
 
Sabemos que o Atendimento Educacional Especializado é um direito, toda escola deverá 
oferecer esse trabalho para atender às necessidades do aluno com deficiência. Assinale a única 
alternativa que NÃO apresenta um objetivo que devemos trabalhar junto ao aluno com 
deficiência física: 
 
 Facilitar o trabalho com LIBRAS. 
 
Construir acessibilidade ao espaço físico da escola. 
 
Construir parcerias com toda comunidade escolar para a definição de estratégias 
pedagógicas. 
 Disponibilizar os recursos que favoreçam o acesso do aluno ao currículo comum. 
 
Promover a participação em todos os projetos e atividades escolares. 
 
 
Explicação: 
Para incluir o aluno com deficiência na escola regular os primeiros passos 
para que eles possam adquirir conhecimentos e vivencia, o professor precisa 
ter o conhecimento da deficiência que será trabalhada. 
 
 
 
 
Ref.: 201708524838 
 
 
 
 2a Questão 
 
 
Assinale a questão em que TODAS as situações configuram fatores indicadores de deficiência 
física. 
 
 
Atraso no desenvolvimento psicomotor, da linguagem e do raciocínio matemático. 
 
Prematuridade, atraso no desenvolvimento da linguagem e quedas constantes. 
 Atraso no desenvolvimento psicomotor e alterações nos movimentos e no equilíbrio. 
 Dificuldade de locomoção, prematuridade e deficiências sensoriais 
 
Atraso no desenvolvimento da linguagem oral e na simbolização, quedas sem motivo 
aparente. 
 
 
Explicação: 
Deficiência física, também chamada de deficiência motora,é uma limitação do funcionamento com
pleto ou parcial de partes do corpo humano, como membros 
inferiores e/ou membros inferiores. Os membros podem apresentar mau funcionamento ou até m
esmo paralisia. 
 
 
 
 
Ref.: 201709104702 
 
 
 
 3a Questão 
 
 
De acordo com a localização das lesões, a paralisia cerebral apresenta três tipos diferentes de 
envolvimento neuromuscular e de comprometimento motor. O tipo Atáxico tem como 
particularidade: 
 
 
Instrução em Braille para participar das aulas 
 A principal característica é uma perturbação no equilíbrio, que se refere na postura e 
no andar. 
 
A característica mais acentuada é apresentar dificuldade de audição 
 
Caracteriza-se por resolver problemas de matemática com muita facilidade 
 
A elevada inteligência para resolver os exercícios 
 
 
Explicação: 
Paralisa Cerebral ataxia é um distúrbio decorrente de uma lesão no cerebelo, que monitora e dá 
modelação fina à posição dos músculos para a precisão de alcance e força (coordenação) e para 
o equilibrio. A ataxia não está diretamente ligada ao tônus muscular e sim às reações de 
equilíbrio. 
 
 
 
 
Ref.: 201709104685 
 
 
 
 4a Questão 
 
 
Mariana sofreu um acidente e o quadro clínico que se estabeleceu após a lesão foi 
permanente, localiza-se em estruturas do encéfalo responsáveis pela motricidade. De acordo 
com o exposto acima, Mariana possui 
 
 Paralisia cerebral 
 
Condutas típicas 
 
Autismo 
 
Deficiência auditiva 
 
Déficit de atenção 
 
 
Explicação: 
 Paralisia Cerebral é a lesão encefálica, de caráter irreversível e progressivo, decorrente no 
período de maturação do sistema nervoso central, promovendo alterações qualitativas de 
movimento e de tônus. 
 
 
 
 
Ref.: 201708723674 
 
 
 
 5a Questão 
 
 
Fábio cursou o segundo ciclo do ensino fundamental (6ºano de escolaridade) no final da década 
de 90. Seu processo educacional, neste período,seguiu o modelo de educação especial, previsto 
na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 93934/96). O jovem continuou seus 
estudos até concluir o curso de jornalismo. Fábio é portador de paralisia cerebral: tetraplégico e 
impossibilitado de usar a comunicação oral (se comunica, através da escrita com o pé direito). 
O sucesso educacional de Fábio aconteceu porque a lei 9394/96 garantiu: 
 
 
A permanência de Fábio no Ensino Regular, desde que a família garantisse todo 
atendimento necessário para permanência do aluno na escola. A mãe de Fábio, era 
obrigada a permanecer junto do filho todo o período de aula. 
 
Professores especiais acompanhando o processo educacional de Fábio em sua residência. 
O aluno recebia atenção individual de professores nas disciplinas: básicas: matemática, 
Português, História, Geografia e Ciências. 
 
A frequência do aluno somente numa escola especial de qualidade, com profissionais 
especializados e com todo equipamento necessário para atendimento ao aluno especial. 
 A inclusão de Fábio na Escola Regular, garantindo as adaptações necessárias e a 
matrícula do aluno no centro educacional especializado, no turno contrário ao da sua 
turma do ensino regular. 
 
A matrícula de Fábio em turma regular, sem a preocupação com a implementação de 
adaptações curriculares necessárias para integração do aluno ao processo educacional. 
 
 
Explicação: 
O atendimento educacional especializado (AEE) é um serviço da educação especial 
que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que 
eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas 
necessidades específicas" (SEESP/MEC, 2008). 
 
 
 
 
Ref.: 201708533060 
 
 
 
 6a Questão 
 
 
Aline é aluna do sétimo ano de escolaridade de uma escola pública,possui paralisia cerebral e 
utiliza uma prancha de alfabeto para se comunicar na sala de aula com os amigos e 
professores. A prancha de alfabeto é uma forma de resolver com criatividade os problemas 
funcionais de pessoas com deficiência, é uma adaptação de acessibilidade chamada: 
 
 
Motor 
 
Ábaco móvel 
 
Reglete 
 Tecnologia assistiva 
 
Sorobã 
 
 
Explicação: 
 
Para melhorar a qualidade de vida das pessoas com Paralisia Cerebral, tornando-as mais 
participativas na sociedade, estão sendo criadas e aperfeiçoadas as Tecnologias 
Assistivas, que se constituem como: toda e qualquer ferramenta ou 
recurso utilizado com a finalidade de proporcionar uma maior 
independência e autonomia à pessoa com deficiência. 
 
 
 
 
 
Ref.: 201709104678 
 
 
 
 7a Questão 
 
 
Eduardo tem seis anos e é deficiente físico, foi matriculado em uma escola inclusiva no 
município de Maricá. Para que Eduardo explore todo o ambiente e desenvolva a sua 
aprendizagem, é indicado que o professor (a) 
 
 
coloque Eduardo em um canto da sala, prestando atenção na aula 
 estimule a construção do conhecimento 
 
estimule apenas a coordenação motora 
 
respeite as barreiras e não estimule a sua motivação em aprender 
 
acredite que Eduardo não possui possibilidade de aprendizagem 
 
 
Explicação: 
O maior desafio das crianças com deficiência física não está na capacidade de aprender, mas na 
coordenação motora. 
 
 
 
 
Ref.: 201708657176 
 
 
 
 8a Questão 
 
 
O Atendimento Educacional Especializado deverá utilizar os recursos de Tecnologia Assistiva no 
ambiente escolar necessários para o trabalho pedagógico com o aluno com deficiência. O item 
que melhor define Tecnologia Assistiva é : 
 
 
Equipamentos motores para facilitar a locomoção de 
deficientes visuais. 
 
Lupas e lentes, Braille para equipamentos com síntese de 
voz, grandes telas de impressão, sistema de TV com 
aumento para leitura de documentos, publicações etc, para 
auxiliar cegos ou pessoas com visão subnormal. 
 
Aparelhos para auxiliar nos déficits ou limitações cognitivas, 
como os gravadores de fita magnética ou digital que 
funcionam como lembretes instantâneos 
 
Adaptações estruturais em escolas, através de rampas, 
elevadores, adaptações em banheiros entre outras, que 
retiram ou reduzem as barreiras físicas, facilitando a 
locomoção da pessoa com deficiência. 
 Vários equipamentos, serviços, estratégias e práticas 
elaboradas e aplicadas para minimizar os problemas 
encontrados pelos indivíduos com deficiências. 
 
 
Explicação: 
A tecnologia assistiva é um recurso ou uma estratégia utilizada para ampliar ou 
possibilitar a execução de uma atividade necessária e pretendida por uma pessoa com 
deficiência. Na perspectiva da educação inclusiva, a tecnologia assistiva é voltada a 
favorecer a participação do aluno com deficiência nas diversas atividades do cotidiano 
escolar, vinculadas aos objetivos educacionais comuns. 
 
Ref.: 201708524964 
 
 
 
 1a Questão 
 
 
Em depoimento à Revista Inclusão n° 4 (MEC, 2007, p.46-47), uma aluna cega resgata sua 
história de vida escolar contando que: "a descoberta da minha deficiência iniciou-se com o 
aparecimento de minhas dificuldades, a partir da exigência de se copiar a matéria do quadro. 
Lembro-me de ter sido colocada em uma carteira perto do quadro para enxergar as letras. 
Mesmo assim, sentia dificuldades e acabava por ficar isolada das outras crianças e não queria ir 
mais às aulas. Devido a essas circunstâncias, passei o restante do ano com aulas particulares, 
para não ficar sem orientação escolar". Podemos concluir, a partir desse depoimento que: 
 
 a aluna não foi incluída porque a escola não ofereceu o atendimento educacional 
especializado adequado. 
 
o trabalho de acompanhamento extra-escolar garantiu a inclusão da aluna na escola 
regular. 
 
a aluna esteve integrada na escola regular e recebeu apoio especializado. 
 
O isolamento da aula é um comportamento esperado pela escola em decorrência de 
sua deficiência sensorial 
 
a aluna recebeu as adaptações que a escola poderia oferecer e se beneficiou da 
inserção na escola regular. 
 
 
Explicação: 
A aluna não teve acesso a rede de apoio e suporte que tem direito e necessita. Isso dificultou 
sua inclusão na escola regular. Ela tem direito ao atendimento educacional especializado na 
rede pública e privada. 
 
 
 
 
Ref.: 201708715426 
 
 
 
 2a Questão 
 
 
A deficiência visual é definida como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da visão. A 
respeito da deficiência visual podemos afirmar que: 
 
 
Cegueira, ocorre somente de forma adquirida e leva obrigatoriamente a pessoa ter que 
utilizar Libras como forma de comunicação. 
 Cegueira - há perda total da visão, o que leva a pessoa a necessitar do Sistema Braille 
como meio de leitura e escrita. 
 
Cegueira, caracteriza-se pelo comprometimento do funcionamento visual dos olhos, 
mesmo após tratamento ou correção. As pessoas com cegueira podem ler textos 
impressos ampliados ou com uso de recursos óticos especiais. 
 
Baixa visão ou visão subnormal,ocorre somente de forma congênita e leva 
obrigatoriamente a pessoa ter que utilizar o Sistema Braille como meio de leitura. 
 
Baixa visão ou visão subnormal, há perda total da visão ou pouquíssima capacidade de 
enxergar, o que leva a pessoa a necessitar do Sistema Braille como meio de leitura e 
escrita. 
 
 
Explicação: 
A pessoa cega necessita do Braille como sistema de comunicação para leitura e escrita. A 
pessoa com baixa visão poderá ler textos escritos com letras ampliadas e recursos opticos, logo 
não precisa necessariamente utilizar Sistema Braille como meio de leitura. A deficiência visual, 
cegueira ou baixa visão, pode ser congênita ou adquirida. 
 
 
 
 
Ref.: 201708524330 
 
 
 
 3a Questão 
 
 
Marque (V) para informações verdadeiras e (F) para informações falsas sobre a cegueira. 
( ) Crianças cegas devem ser inseridas em escolas especiais para cegos ou deficientes mentais 
e podem apresentam um atraso no desenvolvimento global. 
( ) Crianças cegas precisam de estímulos permanentes dentro de sua faixa etária para não 
apresentarem atraso no desenvolvimento global. 
( ) Não devemos deixar a criança cega se orientar pelos outros sentidos para aprender,pois ela 
precisa saber utilizar apenas o Braille para ter a aprendizagem conceitual. 
( ) É necessário desenvolver as atividades da vida diária apenas em relação à higiene e 
alimentação, pois as demais são complexas demais para a infância. 
A sequência correta é: 
 
 
V F F V 
 
V V F F 
 
F V V F 
 
V V V F 
 F V F F 
 
 
Explicação: 
A criança cega tem direito de frequentar escola regular e receber o atendimento educacional 
especializado. Ela poderá se desenvolver como todos os alunos e a deficiência visual não implica 
uma deficiência intelectual. O trabalho pedagógico deve explorar os diferentes sentidos para 
além da visão. 
 
 
 
 
Ref.: 201708524340 
 
 4a Questão 
 
 
Das alternativas abaixo, qual conceitua corretamente a pessoa que apresenta baixa visão. 
 
 
Pessoa que perde a visão temporariamente por questões emocionais ou aumento da 
pressão ocular. 
 
Pessoa que não tem higiene provocando a conjuntivite. 
 
Pessoa que sofre de astigmatismo e miopia e pode tratada com sucesso a partir da 
utilização de óculos convencionais. 
 
Possui perda total ou um resíduo mínimo de visão e não pode fazer a correção através de 
cirurgias. 
 Possui resíduos visuais em grau que permite ler textos impressos à tinta, desde que se 
empreguem recursos didáticos e equipamentosespeciais. 
 
 
 
 
Ref.: 201708657187 
 
 
 
 5a Questão 
 
 
Quanto ao processo educacional do aluno cego ou com baixa visão é correto afirmar que: 
 A - A falta da visão não interfere na capacidade intelectual e cognitiva das crianças cegas. Elas 
têm o mesmo potencial de aprendizagem e podem demonstrar um desempenho escolar 
equivalente ou superior ao dos alunos que enxergam, se tiverem as condições e recursos 
adequados. 
 B - Alunos cegos ou com baixa visão podem ser mais lentos na realização de algumas 
atividades, pois a percepção tátil demanda mais tempo para ser analisada e compreendida do 
que a visual. 
C- Alunos cegos ou com baixa visão possuem a mesma vontade de aprender que as outras 
crianças, a mesma curiosidade e as mesmas necessidades de carinho, proteção, recreação e 
convívio social para se desenvolverem de forma harmoniosa intelectual e emocionalmente. 
Assinale a alternativa correta: 
 
 
A afirmativa A é a única correta. 
 
As afirmativas A e B estão erradas. 
 
As afirmativas A e B são as únicas corretas. 
 
As afirmativas B e C são as únicas corretas. 
 As afirmativas A, B e C estão corretas. 
 
 
Explicação: 
Todas as afirmativas estão corretas já que a deficiência inteltual não está associada à questão 
da cegueira ou baixa visão. O aluno poderá precisar de adaptações ou de maior tempo, mas 
apresenta capacidade de aprendizado como os demais alunos. 
 
 
 
 
Ref.: 201709120859 
 
 
 
 6a Questão 
 
 
O atendimento educacional especializado ao deficiente visual deve ser oferecido de forma a 
complementar ao processo de escolarização regular e o aluno que necessite deve ter acesso ao 
aprendizado do Sistema Braille de leitura e escrita e a diferentes recursos adaptados e 
facilitadores do processo de ensino-aprendizado, tais como: Marque a opção que NÃO esta 
correta. 
 
 
sorobã 
 libras 
 
maquetes 
 
recursos tecnológicos 
 
livro acessível 
 
 
Explicação: 
Libras é um recurso somente usado pelos deficientes auditivos! 
A melhor maneira de se dar ao aluno deficiente visual a noção do que seja uma montanha, por 
exemplo, é mostrar-lhe um modelo deste acidente geográfico. Ainda que se considere a 
possibilidade de a criança subir a elevação, terá ela apenas a idéia do caminho percorrido. 
Os modelos devem ser criteriosamente escolhidos e, sempre que possível, sua apresentação ao 
aluno ser acompanhada de explicações verbais objetivas. Objetos muito pequenos podem ser 
ampliados, para que se tornem perceptíveis detalhes importantes. Objetos situados a grandes 
distâncias, inacessíveis portanto, precisam ser apresentados sob forma de modelos. O formato 
de uma nuvem, a forma do sol, da lua, só podem ser apreendidos pelos alunos através de 
modelos miniaturizados. 
 
 
 
 
Ref.: 201708524841 
 
 
 
 7a Questão 
 
 
Em 1825, o Sistema Braille foi criado por Louis Braille e transformou o processo de domínio da 
linguagem da pessoa cega. Podemos afirmar que o Braille: 
 
 
é uma língua gestual. 
 
é um código de leitura e escrita viso-gestual. 
 
é uma língua cinestésica e universal para todos os cegos. 
 é um código de leitura e escrita que utiliza o recurso da escrita em relevo e da leitura 
tátil. 
 
é uma língua de sinais. 
 
 
Explicação: 
O sistema braile é um código de escrita em relevo e de leitura tátil que não requer a 
visualização e por isso é adotado pelas pessoas cegas. 
 
 
 
 
Ref.: 201709120864 
 
 
 
 8a Questão 
 
 
De acordo com a definição de deficiência visual, assinale a alternativa correta. 
 
 
Deficiente visual é aquele que apresenta redução ou perda total da capacidade de ver 
com o melhor olho e após correção óptica. 
 Cegueira e baixa visão são classificações da deficiência visual. 
 
Deficiente visual é aquele que necessita de óculos para leitura e escrita, independente 
da acuidade visual. 
 
Baixa visão é quando a pessoa tem a visão perfeita em apenas um dos olhos. 
 
A deficiência visual classifica-se em cegueira em um olho só e cegueira nos dois olhos. 
 
 
Explicação: 
Essa é a unica opção correta já que cegueira e baixa visual são as terminologias adotadas para 
o campo da deficiência visual. A pessoa cega perdeu a capacidade total de visão e a pessoa 
com baixa visão apresenta ainda algum resíduo e capacidade e percepção visual. 
Ref.: 201709103940 
 
 
 
 1a Questão 
 
 
Atualmente, os mitos sobre a questão da surdez estão sendo derrubados e podemos afirmar 
que a surdez passa a ser compreendida de acordo com a ideia de que: 
 
 
A surdez é uma doença hereditária. 
 A surdez é uma condição humana. 
 
A surdez é uma doença. 
 
A surdez é um defeito orgânico incurável. 
 
A surdez é um problema de ordem divina. 
 
 
Explicação: 
O surdo é diferente e não ineficiente. 
 
 
 
Ref.: 201709104060 
 
 
 
 2a Questão 
 
 
Dentre os aspectos citados abaixo, assinale o que devemos, prioritariamente, levar em 
consideração quando planejamos o trabalho pedagógico para o aluno surdo na escola inclusiva: 
 
 A cultura surda. 
 
A cultura dominante. 
 
A cultura do professor mediador. 
 
A cultura geral dos ouvintes. 
 
A cultura erudita dos ouvintes. 
 
 
Explicação: 
 
Ao planejarmos o trabalho pedagógico precisamos sempre incluir o surdo na escola inclusiva. 
 
 
 
 
 
 
Ref.: 201708724402 
 
 
 
 3a Questão 
 
 
... Eu sou surdo e sou feliz. Minha trajetória de sucesso começou na família, com a 
absoluta aceitação da diversidade da minha natureza, principalmente por parte de minha mãe, 
que desde a descoberta da surdez teve a intuição de que o mais importante em sua relação 
comigo seria termos uma comunicação satisfatória, partindo do princípio de que ela deveria se 
adequar à forma de comunicação mais fácil e natural para mim, e não ao contrário ... 
 
(Nelson Pimenta - texto extraído do Anais do Seminário do INES- Surdez: Diversidade 
Social. 2001.) 
 
 
Atualmente, a criança surda tem direito a ter como primeira língua: 
 
 
Libras, que deverá ser ensinada quando o aluno ingressar no primeiro ano de 
escolaridade. 
 
Língua Portuguesa como língua materna. 
 
Língua Portuguesa que deverá ser ensinada nos primeiros meses de vida. 
 
A Língua Portuguesa, assim terá mais facilidade nas interações sociais. Deverá 
aprender Libras, a partir do sexto ano de escolaridade. 
 Libras que deverá ser ensinada nos primeiros meses de vida, sendo ideal que o 
aluno frequente uma creche bilíngue: Língua Portuguesa e Libras. 
 
 
Explicação: 
LIBRAS que deve ser ensinada nos primeiros meses de vida, de preferência uma creche 
bilbingue ensinando Língua Portuguesa e Libras. 
 
 
 
 
 
 
Ref.: 201709104065 
 
 
 
 4a Questão 
 
 
Atualmente, a terminologia considerada mais adequada para nos referirmos ao aluno que 
apresenta redução na sua capacidade de audição é: 
 
 
Aluno excepcional. 
 
Aluno surdo-mudo. 
 Aluno com surdez. 
 
Aluno ouvinte. 
 
Aluno deficiente. 
 
 
Explicação: 
A surdez é uma privação sensorial que interfere diretamente na comunicação, alterando a 
qualidade da relação que o indivíduo estabelece com o meio, ela pode ter sérias implicações 
para o desenvolvimento de uma criança, 
 
 
 
 
Ref.: 201708532758 
 
 
 
 5a Questão 
 
 
De acordo com a proposta bilíngüe de educação para o aluno surdo, a Língua Brasileira de 
Sinais é reconhecida como: 
 
 
uma língua estrangeira para a pessoa surda. 
 
a segunda língua da pessoa surda. 
 
uma língua complementar para a pessoa surdauma língua escrita para a pessoa surda. 
 a primeira língua da pessoa surda. 
 
 
Explicação: 
A Língua Brasileira de Sinais foi oficialmente reconhecida como 
segunda língua oficial brasileira, através da lei 10.436, de 24 de abril de 2002. A Língua 
Brasileira de Sinais, ou LIBRAS, é a língua de modalidade gestual-visual reconhecida por 
Lei como meio de comunicação usada pela maioria dos surdos do Brasil. 
 
 
 
 
 
 
 
Ref.: 201709116572 
 
 
 
 6a Questão 
 
 
Um aluno com surdez foi incluído numa turma regular de uma escola da rede pública. Nesse 
contexto de trabalho ele deve ser alfabetizado em quais línguas, de acordo com a proposta 
bilíngue de educação da pessoa surda? 
 
 
LIBRAS e Braille. 
 
LIBRAS e Inglês. 
 
Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Inglês. 
 LIBRAS e Língua Portuguesa (leitura e escrita). 
 
Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Inglês (leitura e escrita). 
 
 
Explicação: 
Com certeza LIBRAS e Língua Portuguesa (leitura e escrita). 
 
 
 
 
Ref.: 201708532761 
 
 
 
 7a Questão 
 
 
De acordo com as orientações atuais do MEC, a proposta inclusiva de educação é reconhecida 
como a melhor alternativa para a escolarização do aluno com surdez. Podemos justificar essa 
afirmativa desenvolvendo os seguintes argumentos: 
1- a valorização das diferenças no convívio social e o reconhecimento do potencial de cada ser 
humano se desenvolver na interação com a diversidade humana. 
2- a valorização das diferenças e a necessidade de segregação social da pessoa surda. 
3- o não reconhecimento do potencial de cada ser humano se desenvolver em ambientes 
heterogêneos de aprendizagem. 
Estão corretas as afirmativas: 
 
 
Apenas a afirmativa 3 está correta 
 Apenas a afirmativa 1 está correta 
 
Apenas a afirmativa 2 está correta 
 
As afirmativas 2 e 3 estão corretas 
 
As afirmativas 1 e 2 estão corretas 
 
 
Explicação: 
Sempre valorizando as diferenças dentro do convívio social, assim como reconhecer que cada 
ser humano tem so seu pontencial desenvolvendo sempre a interação com a diversidade 
humana. Então está correta a letra A. 
 
 
 
 
 
Ref.: 201708524341 
 
 
 
 8a Questão 
 
 
Ana é professora do berçário da creche Gente Feliz e observa Miguel há 2 meses. Ele é um bebê 
de 10 meses de idade que quase não balbucia, não se interessa pelas canções e grita em 
momentos comuns do cotidiano. A creche já solicitou o resultado do Exame de AUDIOMETRIA, 
mas a família não tem recursos para fazê-lo. Essas características somadas ao fato de Miguel 
ainda não atender pelo nome podem levantar a suspeita de que seja portador de qual 
deficiência? 
 
 
Dislexia. 
 Surdez. 
 
Mudez. 
 
Hipotonia. 
 
Déficit de Atenção. 
 
 
Explicação: 
Adotar sistemas de comunicação alternativos para alunos impedidos de comunicação oral (no 
processo de ensino - aprendizagem e na avaliação) (BRASIL, 1999).) fato do Miguel pode 
levantar suspeita de surdez. 
Ref.: 201708524533 
 
 
 
 1a Questão 
 
 
Das definições abaixo, qual está correta sobre os Transtornos Globais do Desenvolvimento? 
 
 
São todos os alunos que apresentam um atraso generalizado no desenvolvimento em 
função em quadros psiquiátricos crônicos e incuráveis. 
 
São alunos com histórico de problemas graves de saúde após a puberdade. 
 
São todos os alunos que apresentam retardo mental moderado ou severo. 
 Alunos que apresentam alterações nos quadros de desenvolvimento neuropsicomotor, 
nas relações sociais e na comunicação. 
 
São os autistas e os psicóticos, pessoas com nível normal de inteligência, mas vivem no 
seu mundo por terem dificuldade nas habilidades sociais. 
 
 
 
 
Ref.: 201708524537 
 
 
 
 2a Questão 
 
 
Todos os alunos que são diagnosticados como pertencentes ao grupo dos Transtornos Globais 
do Desenvolvimento apresentam uma tríade de comprometimento. Quais são as características 
que formam essa tríade? 
 
 
Dislexia, Disgrafia e Dislalia. 
 
Prejuízo na comunicação, habilidade acima da média para cálculos matemáticos e boa 
memória. 
 
Retardo mental, comportamentos estereotipados, tiques e ecolalia. 
 
Retardo Mental, Isolamento Social, Dificuldade na comunicação. 
 Interesses e comportamentos restritos, dificuldades na interação social e prejuízo na 
comunicação e desenvolvimento da linguagem. 
 
 
Explicação: 
Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são distúrbios nas interações sociais 
recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. Caracterizam-se 
pelos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, assim como pelo estreitamento nos 
interesses e nas atividades. 
 
 
 
 
Ref.: 201709051834 
 
 
 
 3a Questão 
 
 
Filme: Temple Gandin 
Sinopse: Temple Grandin, jovem autista, tem sua maneira particular de ver o mundo, se distanciou dos humanos, mas 
chegou a conseguir, entre outras conquistas, defender seu doutorado. Com uma percepção de vida totalmente diferenciada, 
dedicou-se aos animais e revolucionou os métodos de manejo do gado com técnicas que surpreenderam experientes 
criadores e ajudaram a indústria da pecuária americana. 
Considerando aspectos estudados a respeito dos transtornos globais do desenvolvimento, o filme Temple Gandin 
foi baseado em: 
 
 
 
uma ficção, pois uma pessoa não tem como perceber o mundo de maneira diferente, os órgãos dos sentidos 
funcionam de maneira semelhante em todos os seres humanos. 
 
 uma história real, pois toda pessoa com TGD possui grande conhecimento e interação com animais. 
 
 uma história real, de uma pessoa autista que alcançou estágios avançados de desenvolvimento. 
 
 
uma ficção, pois o transtorno global do desenvolvimento está sempre atrelado a deficiência intelectual. 
 
 
uma ficção, não tem como uma pessoa com TGD ingressar em uma Universidade. 
 
 
 
 
Ref.: 201709050780 
 
 
 
 4a Questão 
 
 
O americano Jason McElwain, 18 anos, diagnosticado com autismo e apaixonado por basquete, 
protagonizou uma história incrível. 
No dia 15 de fevereiro de 2006, o técnico da escola deu o uniforme do time a McElwain e o avisou 
de que se, no final da partida o time estivesse liderando o placar com folga, ele poderia entrar. 
Faltando quatro minutos para o fim da partida e com uma diferença de dois dígitos, Jason entrou 
em quadra. 
 McElwain acertou seis arremessos de três pontos e mais um de dois pontos, totalizando 20 
pontos em pouco menos de quatro minutos. A cada cesta convertida, a torcida explodia no ginásio 
da escola. O time de McElwain venceu por 79 a 43. O show de Jason foi eternizado ao receber o 
prêmio ESPY de melhor momento do esporte em 2006. 
Fonte: http://www.espbr.com/busca/Mcelwain 
A história de McElwain revela que o processo de inclusão educacional no desenvolvimento da 
pessoa com TGD (Transtornos Globais do Desenvolvimento): 
 
 
 
é significativo, desde que o aluno permaneça somente em uma escola especial, 
segregado do convívio com outros alunos. 
 
nada significa, pois o tratamento médico será o único responsável pelo avanço no 
processo de desenvolvimento da pessoa com TGD. 
 
 
revela que somente a estimulação familiar promoverá todo sucesso no desenvolvimento 
da criança com Transtorno Global do Desenvolvimento. 
 
 
prejudica o desenvolvimento do aluno com TGD, dificultando histórias de superação 
como a de McElwain. 
 
 
possui uma importância significativa, pois o ingresso da criança com TGD em um processo 
de inclusão escolar, marcará um enorme diferencial no desenvolvimentodo indivíduo. 
 
 
 
 
 
Ref.: 201708724438 
 
 
 
 5a Questão 
 
 
O aluno com TGD é incluído como público-alvo do serviço de Atendimento Educacional 
Especializado, que deve ser oferecido como apoio e suporte ao aluno matriculado em classe 
comum de escola regular. No contexto escolar, o trabalho pedagógico proposto deve valorizar 
os seguintes aspectos. EXCETO: 
 
 
Leituras e manejos adequados das regras sociais. 
 
Um ambiente estimulador e desafiante para o aluno. 
 A segregação do convívio social na comunidade escolar 
 
Desenvolver o seu processo de aprendizagem. 
 
Promover o bem-estar e oportunidades de interações sociais 
 
 
 
 
Ref.: 201708524783 
 
 
 
 6a Questão 
 
 
Thalita é uma adolescente de 12 anos de idade que recebeu um diagnóstico de autismo e foi 
incluída na Escola estadual Gabriela Mistral. Os pais dos seus colegas de classe estão 
reprovando a atitude da escola por considerar Thalita incapaz de acompanhar os conteúdos do 
Ensino fundamental. Como professor desta escola, qual argumento poderia ser usado com 
objetivo de explicar aos pais dos alunos a viabilidade do processo educativo de Thalita na rede 
regular? Marque a resposta correta. 
 
 
Os autistas não se socializam mesmo e sendo assim, Thalita pouco interferirá na 
dinâmica da turma. 
 
A escola vai receber Thalita e permitir que ela curse seus estudos em classe comum 
apenas para o cumprimento da lei. 
 
Thalita fará apenas atividades de recreação e educação física com os colegas para ter 
contato com outros adolescentes. 
 Thalita aprenderá através de atividades diversificadas e terá o recurso da flexibilização 
curricular para acompanhar as atividades realizadas com os seus colegas. 
 
A lei obriga a escola a receber Thalita, mas não oferece os melhores subsídios para 
educar a jovem com tão grave transtorno. 
 
 
 
 
Ref.: 201708533026 
 
 
 
 7a Questão 
 
 
Os alunos com Transtornos Globais de Desenvolvimento podem apresentar variações e 
diferenças em relação à: 
 
 
apenas a interação social 
 
alterações no desenvolvimento neuropsicomotor. 
 todas as alternativas estão corretas. 
 
apenas na comunicação 
 
apenas no comportamento 
 
 
 
 
Ref.: 201708533032 
 
 
 
 8a Questão 
 
 
São considerados alunos com transtornos globais de desenvolvimento aqueles que apresentam 
quadro de: 
 
 autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Down, transtorno 
desintegrativo da infância (psicoses) ou transtornos invasivos sem outra 
especificação. 
 
deficiência intelectual, deficiência física ou deficiência sensorial. 
 
autismo clássico, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) ou deficiência 
física. 
 
autismo clássico, síndrome de Down, síndrome de Rett, transtorno 
desintegrativo da infância (psicoses) ou transtornos invasivos sem outra 
especificação. 
 autismo clássico síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno 
desintegrativo da infância (psicoses) ou transtornos invasivos sem outra 
especificação. 
Ref.: 201709101803 
 
 
 
 1a Questão 
 
 
De acordo com as orientações do MEC/SEESP, o atendimento educacional especializado deve 
abranger o trabalho de suporte e apoio aos alunos com altas habilidades/superdotação que 
apresentam elevada potencialidade de aptidões, talentos e habilidades.Em geral, o aluno com 
altas habilidades,apresenta em conjunto de desempenho e possuem algumas características 
especialmente definidas e observáveis, que podem ser notadas e acompanhadas em várias 
faixas etárias. Marque a afirmativa condizente a esse publico alvo. 
 
 Possuem grande facilidade para a abstração, percepção, relacionamento de um tema 
específico a um contexto amplo, estilos particulares para a aprendizagem e uma busca 
constante para atingir alvos e metas mais distantes. 
 São alunos que apresentam um comportamento caracterizado pela curiosidade, fluência 
de idéias, desempenhos superiores em uma ou mais áreas,com pouca motivação pela 
aprendizagem. 
 
Possui uma grande diversidade que constitui esse grupo de pessoas em particular, 
podemos ter uma visão do quanto é interessante a espécie humana. Não há uma só 
pessoa que não seja única no universo. 
 
Estudos estatísticos indicam que aproximadamente 1% da população apresentam 
potencial acima da média estimada, em diversos contextos sociais. 
 
Os padrões de desempenho desse público é inferior que uma pessoa possa apresentar, 
quando comparada a grupo de igual faixa etária e contexto social. Em geral, apresenta 
em conjunto com esse desempenho. 
 
 
Explicação: 
É essencial que o aluno com altas habilidades/superdotação se desenvolva em seu próprio 
ritmo, aproveitando ao máximo suas potencialidades e competências, sem ser ¿subjugado¿ a 
um conteúdo curricular que já domina; que seja estimulado a construir novos conhecimentos, 
ao mesmo tempo em que conviva com parceiros da mesma faixa etária, no contexto regular da 
sala de aula. 
 
 
 
 
Ref.: 201708723905 
 
 
 
 2a Questão 
 
 
No Brasil, o processo educacional do aluno com altas habilidades deve construir uma proposta 
pedagógica com base no modelo de enriquecimento e não de segregação. Assim, o aluno com 
altas habilidades deverá: 
 
 
ser matriculado em uma Escola Especial, equipada com modernas inovações 
tecnológicas. 
 
ficar somente no ambiente da Escola Regular, a professora deverá oferecer estímulos e 
desafios, reconhecendo o potencial do aluno . 
 
integrar um grupo de artes cênicas, para estimular seu desenvolvimento emocional e 
interpessoal. 
 
ser somente promovido de séries, para que seu potencial seja respeitado. 
 ser inserido na classe comum de escola regular e frequentar o atendimento educacional 
especializado no turno oposto ao da escolarização regular. 
 
 
Explicação: 
O aluno com altas habilidades e superdotação deve frequentar além da sala de ensino regular, a 
sala de recursos multifuncional em contra turno escolar. 
 
 
 
 
Ref.: 201708533044 
 
 
 
 3a Questão 
 
 
Associe as características que as pessoas com altas habilidades podem apresentar em 
diferentes áreas de atividades à designação adotada para estes diferentes tipos de altas 
habilidades: 
 
1- tipo intelectual a) capacidade intelectual geral 
2- tipo acadêmico b) capacidade de liderança 
3- tipo criativo c) aptidão acadêmica específica 
4- tipo social d) talento especial para as artes 
5- tipo talento especial artístico e) capacidade psicomotora. 
6- tipo psicomotor. f) pensamento criativo ou produtivo 
A associação correta é: 
 
 
1a , 2c, 3e, 4f, 5d, 6b 
 
1e, 2d, 3b, 4f, 5c, 6a 
 
1a , 2f, 3c, 4d, 5b, 6e 
 1a , 2c, 3f, 4b, 5d, 6e 
 
1c, 2a, 4f, 3b, 5d, 6e 
 
 
Explicação: 
Tipo Intelectual - apresenta flexibilidade, fluência de pensamento, capacidade de pensamento 
abstrato para fazer associações, produção ideativa, rapidez do pensamento, compreensão e 
memória elevadas, capacidade de resolver e lidar com problemas. 
 
Tipo Acadêmico - evidencia aptidão acadêmica específica, de atenção, de concentração; rapidez 
de aprendizagem, boa memória, gosto e motivação pelas disciplinas acadêmicas de seu 
interesse; habilidade para avaliar, sintetizar e organizar o conhecimento; capacidade de 
produção acadêmica. 
 
Tipo Criativo - relaciona-se às seguintes características: originalidade, imaginação, capacidade 
para resolver problemas de forma diferente e inovadora, sensibilidadepara as situações 
ambientais, podendo reagir e produzir diferentemente, e até de modo extravagante; 
sentimento de desafio diante da desordem de fatos; facilidade de auto-expressão, fluência e 
flexibilidade. 
 
Tipo Social - revela capacidade de liderança e caracteriza-se por demonstrar sensibilidade 
interpessoal, atitude cooperativa, sociabilidade expressiva, habilidade de trato com pessoas 
diversas e grupos para estabelecer relações sociais, percepção acurada das situações de grupo, 
capacidade para resolver situações sociais complexas, alto poder de persuasão e de influência 
no grupo. 
 
Tipo Talento Especial - pode-se destacar tanto na área das artes plásticas, musicais, como 
dramáticas, literárias ou técnicas, evidenciando habilidades especiais para essas atividades e 
alto desempenho. 
 
Tipo Psicomotor - destaca-se por apresentar habilidade e interesse pelas atividades 
psicomotoras, evidenciando desempenho fora do comum em velocidade, agilidade de 
movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora. 
 
 
 
 
 
Ref.: 201709108482 
 
 
 
 4a Questão 
 
 
Pedro iniciou a sua escolaridade e sempre se destacou com sua rapidez de raciocínio e exímia 
linguagem. O colégio percebeu suas habilidades e solicitou que a família fizesse uma avaliação 
psicopedagógica, pois Pedro apresentava um notável desempenho e elevada potencialidade nos 
aspectos isolados ou combinados referentes à: capacidade intelectual geral, aptidão acadêmica 
específica, pensamento criativo ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para as 
artes e capacidade psicomotora¿. (BRASIL, 1995, p.17). 
Qual a provável categorização dessas características de Pedro? 
 
 
Dislexia 
 
Autismo 
 Altas Habilidades 
 
TDAH 
 
Inteligência Emocional 
 
 
Explicação: 
 
Os portadores de altas habilidades/superdotados são os educandos que apresentam notável 
desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou 
combinados: capacidade intelectual superior, aptidão acadêmica específica e pensamento 
criativo ou produtivo, capacidade de liderança talento especial para artes e capacidade 
psicomotora 
 
 
 
 
 
Ref.: 201708728328 
 
 
 
 5a Questão 
 
 
É correto afirmarmos que, quando o aluno com altas habilidades é inserido no contexto da 
escola regular, a adaptação curricular realizada pela escola e equipe pedagógica deverá levar 
em consideração que sua superdotação: 
 
 
é sempre generalizada em habilidades que se manifestam através de todo o currículo 
escolar. 
 
será sempre uma habilidade relacionada ao campo da lógica e matemática. 
 pode existir somente em uma área da aprendizagem acadêmica ou pode ainda ser 
generalizada em habilidades que se manifestam através de todo o currículo escolar. 
 
é uma habilidade que não pode ser identificada em uma área específica e exige trabalho 
generalizado. 
 
não pode existir somente numa área da aprendizagem acadêmica. 
 
 
Explicação: 
O professor deve criar estratégias instrucionais que encorajem o estudo independente do aluno 
e a investigação no contexto do conteúdo específico do currículo. 
 
 
 
 
Ref.: 201708524557 
 
 
 
 6a Questão 
 
 
Com relação à educação da criança com altas habilidades / superdotação assinale a alternativa 
incorreta: 
 
 Adotar a Comunicação Alternativa no caso de dificuldades severas de comunicação - 
pranchas de comunicação com figuras, objetos concretos etc. 
 
A identificação de uma criança com altas habilidades/ superdotação é realizada através de 
observações sistemáticas de comportamentos e desempenhos. Deve contar com a 
participação do professor de sala de aula, do professor especializado, da família e de 
outros profissionais adotando um caráter interdisciplinar. 
 
A criança com altas habilidades/superdotação precisa de um programa específico baseado 
em suas características individuais, para suprir e complementar suas necessidades, 
favorecendo sua criatividade e seus interesses. 
 
A troca de conhecimentos, ideias e concepções são fundamentais para a elaboração de 
um planejamento pedagógico, que valorize o desempenho acadêmico, intelectual, social e 
emocional dessa criança. 
 
A criança com altas habilidades pode colaborar com os colegas, principalmente quando 
solicitada por eles para realizar alguma tarefa. 
 
 
Explicação: 
A comunicação alternativa destina-se a pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou 
em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou 
escrever 
 
 
 
 
Ref.: 201709108472 
 
 
 
 7a Questão 
 
 
Na reunião de planejamento pedagógico, Marta trouxe uma dúvida em relação à Maria, uma 
aluna notavelmente inteligente e talentosa, mas que apresenta dificuldades de interação social 
e fraco desempenho acadêmico em matemática. Para a professora, Marta apresenta Altas 
Habilidades e deve receber uma atenção inidvidualziada da escola, bem como uma progressão 
de série, pois se desmotiva com o ritmo da turma. A orientadora educacional concordou com a 
professora e explicou que altas habilidades se refere: A uma capacidade extraordinária de 
raciocínio lógico-matemático bem como noções espaciais e musicais, apresentadas desde 
criança em toda criança que apresenta: 
 I) Habilidades inatas para artes, músicas e esportes em todas as pessoas com inteligência de 
altas habilidades. 
 II) Um notável desempenho e elevada potencialidade nos aspectos isolados ou combinados 
referentes à: capacidade intelectual geral, aptidão acadêmica específica, pensamento criativo 
ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para as artes e capacidade psicomotora. 
 III) Inteligência acima da média para todas as áreas de conhecimento, sobretudo, as áreas 
humanas e sociais, pois pessoas com altas habilidades são mais voltadas para o bem estar da 
humanidade. 
 Está(ão) correta(s): 
 
 
Apenas I 
 Somente a resposta II 
 
Apenas a resposta III 
 
Todas as respostas 
 
Apenas as respostas II e III 
 
 
Explicação: 
Uma criança com altas habilidades deverá apresentar um notável desempenho e elevada 
potencialidade nos aspectos isolados ou combinados referentes à: capacidade intelectual geral, 
aptidão acadêmica específica, pensamento criativo ou produtivo, capacidade de liderança, 
talento especial para as artes e capacidade psicomotora. 
 
 
 
 
Ref.: 201709104089 
 
 8a Questão 
 
 
O termo adotado atualmente para denominação do aluno que apresenta alto desempenho e 
superdotação é: 
 
 Aluno com altas habilidades 
 
Aluno excepcional 
 
Aluno com Transtorno Geral de Desenvolvimento 
 
Aluno itinerante 
 
Aluno deficiente 
Ref.: 201709254069 
 
 
 
 1a Questão 
 
 
Numa escola da rede privada os alunos com algum tipo de deficiência frequentam as aulas de 
Arte numa sala separada dos demais alunos, com propostas diferentes do que é realizado com 
a turma. Podemos afirmar que essa proposta de trabalho contribui para que tipo de movimento 
no grupo? 
 
 
Inclusão social. 
 
Parceria entre alunos. 
 
Integração social. 
 
Socialização do grupo. 
 Segregação social. 
 
 
Explicação: 
Ao separar os alunos com necessidades específicas da turma regular a escola contribui para a 
separação, segregação e exclusão social desses alunos . Essa não é a proposta de educação 
inclusiva. 
 
 
 
Ref.: 201708724690 
 
 
 
 2a Questão 
 
 
Nos anos 20/30 observamos o surgimento de algumas experiências de artistas e educadores 
que marcaram a trajetória da arte/educação no Brasil e sua relação com o campo da educação 
especial. As linguagens artísticas destacam-se como facilitadorasdeste processo de construção 
de conhecimento O trabalho na área da arte reconhecia a importância da Arte na Educação e 
suas contribuições no campo da educação especial. Dentre essas contribuições podemos citar: 
 
 
A valorização apenas dos alunos com belas produções 
 O potencial inclusivo, criador e de imaginação 
 
A exclusão do aluno com dificuldade motora 
 
O individualismo e o isolamento do aluno 
 
A segregação da prática educativa 
 
 
Explicação: 
Esses são aspectos explorados no trabalho com a arte/educação que desenvolve o potencial 
criador, de imaginação e expressão de todo ser humano. 
 
 
 
Ref.: 201709227794 
 
 
 
 3a Questão 
 
 
O trabalho de Arte/Educação na perspectiva de uma educação inclusiva envolve a pesquisa de 
uma proposta de ensino da Arte que abarque o campo: 
 
 
visual 
 
auditivo 
 
psicológico 
 
manual 
 multissensorial 
 
 
Explicação: 
A proposta de arte/educação deve explorar as múltiplas linguagens e todos os sentidos visando 
a formação integral dos educandos. 
 
 
 
Ref.: 201709254065 
 
 
 
 4a Questão 
 
 
De acordo com os estudos realizados no campo da Educação Especial podemos afirmar que o 
trabalho com as linguagens da arte no currículo das escolas inclusivas favorece: 
 
 
A contribuição da arte para a segregação social. 
 
A padronização do comportamento de todos os alunos. 
 
A contribuição da arte educação para a hierarquização e separação dos alunos com e 
sem uma deficiência. 
 As práticas pedagógicas que possibilitam a participação e o aprendizado de todos os 
educandos. 
 
O pensamento lógico e a racionalidade para mobilizar todos os alunos. 
 
 
Explicação: 
A arte educação explora potencial inclusivo e de particpação de todos os alunos valorizando a 
livre expressão e o processo de criação. 
 
 
 
Ref.: 201709223341 
 
 
 
 5a Questão 
 
 
Em parceria com a Sociedade Síndrome de Down, a faculdade de Gastronomia da Estácio 
oferece oficinas de culinárias para jovens com essa síndrome, com idade entre 21 e 34 anos. O 
objetivo é trabalhar conceitos de alimentação, nutrição, gastronomia e saúde, através da 
realização das atividades, que são realizadas no Rio de Janeiro, no campus Tom Jobim, na 
Barra da Tijuca. Assinale a unica afirmativa que NÃO é uma justifica para a realização dessas 
oficinas: 
 
 As oficinas promovem a segregação social dos alunos com Síndrome de Down. 
 
As oficinas contribuem para a socialização do grupo. 
 
As oficinas favorecem o desenvolvimento da autoestima dos alunos com Síndrome de 
Down. 
 
As oficinas são espaços de construção de conhecimentos. 
 
As oficinas exploram a Gastronomia como uma atividade inclusiva. 
 
 
Explicação: 
Essa oficina trabalha na dimensão inclusiva da educação explorando a inclusão social. 
 
 
 
Ref.: 201709223324 
 
 
 
 6a Questão 
 
 
Numa escola de educação infantil inclusiva, a professora de Teatro observou que as crianças 
com e sem deficiência, ao brincarem de "faz-de-conta", representam cenas imaginárias e 
situações da vida real. Em relação ao papel da professora de Teatro nesse contexto inclusivo, 
podemos concluir que: 
 
 
A brincadeira de "faz-de-conta" não deve ser motivada porque contribui para tornar o 
grupo desatento em relação ao trabalho da sala de aula. 
 
O jogo dramático deve ser incentivado como forma de controle da professora em relação 
ao que deve fazer parte das improvisações e das brincadeiras infantis. 
 
As brincadeiras de "faz-de-conta" devem ser evitadas para que o tema da deficiência 
não apareça nas improvisações das crianças. 
 
A professora deve evitar trabalhar os jogos dramáticos com temas do cotidiano devido à 
presença de crianças com deficiência na turma. 
 O jogo dramático deve ser incentivado porque é um instrumento de desenvolvimento da 
criatividade de todas as crianças com e sem deficiência. 
 
 
Explicação: 
O jogo dramático abre possibilidades de integração e interação do grupo explorando a 
expressão corporal, a imginação e a fantasia. Deve ser explorado e incentivado no cotidiano 
escolar. 
 
 
 
Ref.: 201709108571 
 
 
 
 7a Questão 
 
 
Ana Maria é professora da sala de recursos e trabalha com crianças portadoras de déficit 
intelectual. Este ano, sua intenção é realizar um projeto que integre várias áreas de 
conhecimento e seja trabalhado em várias linguagens. Quais seriam autores clássicos que 
fundamentaram o diálogo da arte com a educação na realização de projetos aqui no Brasil? 
 
 
Paulo Freire e Lev Vygotsky 
 
Jean Piaget e Jhon Dewey 
 ViKtor Lowenfeld e Herbert Read 
 
Celestin Freinet e Paulo Freire 
 
Lev Vygostky e Jean Piaget 
 
 
Explicação: 
Essses dois autores produziram vasta bibliografia sobre a contribuição da arte na formação do 
ser humano. Esse referencial teórico orientou inicialmente o movimento de arte educação 
no Brasil. 
 
 
 
Ref.: 201708753008 
 
 
 
 8a Questão 
 
 
De acordo com Lowenfeld (1977, p.28), o investimento no desenvolvimento do processo de 
criação deve ser um dos principais objetivos da educação. Dentro de uma perspectiva inclusiva, 
o reconhecimento do potencial criador como característica de todo ser humano, abre uma nova 
parceria de trabalho com: 
 
 A Arte na Educação Especial 
 
O exercício meramente motor 
 
A cópia de modelos desenvolvidos 
 
A Técnica para destreza 
 
O Treinamento na Educação Especial 
 
 
Explicação: 
O campo da arte/educação tem esse argumento como pressuposto já que considera o potencial 
criador inerente a todo ser humano.

Mais conteúdos dessa disciplina