Buscar

Efeito Magnus

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI
Campus Juazeiro do Norte
Curso de Engenharia de Materiais
Fisica II
.
Igor Natã Sousa Oliveira - 407690
EFEITO MAGNUS
Trabalho qualitatito e quantitativo
Juazeiro do Norte – CE
2018
O QUE É O EFEITO MAGNUS?
Efeito Magnus tem esse o nome devido ao alemão Henrich Gustav Magnus estudou e relatou que a trajetória que um objeto ao ser rotacionado altera a sua traetória tanto na água quanto em um gás. Este efeito existe pois segue a regra do princípio de Bernoulli que diz: “Em diferentes pontos de uma corrente uniforme, se o fluido se movimenta com velocidades diferentes, nos pontos de maior velocidade observa-se a menor pressão e vice-versa.” 
EFEITO MAGNUS – ROTOR DE FLETTNER
O Rotor de Flettner é um sistema de propulsão eletro-éolica para barcos, nome dado em homenagemao inventor alemão Antor Flettner, que busca explorar o efeito Magnus.
Este sistema lembra um barco a velas já que também utiliza o vento e outros princípios para sua locomoção, entretanto o rotor de Flettner não substitui o mastro e sim a área da vela, ou seja, ao invés do vento ser desviado pela inclinação da vela presa ao mastro fica em cargo aos cilindros verticais manter a face em constante rotação por motores pequenos de preferência elétricos, friccionando-se com a corrente de vento a fim de desviar o fluxo, fazendo assim que o único trabalho que os motores tem é a fricção gerada em um dos lados do cilindro em rotação e responsável pela resultante.
Endo assim, tendo em vista o funcionamento do sistema através do Efeito Magnus, ocorre que o giro do cilindro juntamente com o vento proporcionam áreas de baixa e alta pressão. Nos locais aonde o vento incide na mesma direção da rotação do cilindro a velocidade com que este passa é maior, portanto cria-se uma zona de baixa pressão. No outro extremo, aonde o ar incide no sentido contrário de rotação do cilindro, então a velocidade é menor portanto a pressão é maior, transformando-se então em vetores as forças geradas obtém-se que há uma terceira força resultante a qual é usada para impulsionar o barco
O efeito que faz com que uma bola de futebol após um chute faça ima curva durante a sua trajetória, é o mesmo que usa a impulsão do Barco de Flettner, assim como a bola de tênis, e quanto mais lisa a superfície menor é o Efeito Magnus, por isso as bolas de tênis possuem pêlos.
EFEITO MAGNUS NO FUTEBOL
A aplicação mais comum e didática do Efeito Magnus é no futebol, mais precisamente quando o jogador faz um “chute com efeito”, que é justamente quando a bola faz uma curva em sua trajetória, ao invés de ir em maneira retilínea, como é esperado. E entre esses chutes de efeito, talvez o mais famoso seja o do jogador Roberto Carlos, a curva de efeito causada pela bola chutada carrega um pouco de ar junto à ela, e vai vencendo a resistência do ar. O ar arrastado pelo giro da bola faz com que a pressão diminua quando ambos estão na mesma direção. Do lado oposto à rotação, a pressão aumenta, o que faz com que a bola mude direção
Quanto mais rotações a bola fizer e menos sulcos tiver, maior a presença do efeito Magnus. Por isso, a Jabulani, bola da Copa de 2010, se movimentava tanto no ar. Os sulcos dela eram menores, portanto era mais lisa que as demais. Então, a trajetória dela mudava com maior facilidade.
Esse efeito acontece porque se a bola se movimenta com velocidades diferentes em diferentes pontos de uma corrente uniforme, nos pontos de maior velocidade observa-se a menor pressão e vice-versa. O Efeito Magnus depende da velocidade de rotação da bola e também da quantidade de ar que a bola arrasta quando gira. Esse efeito também é conhecido como folha seca.
EFEITO MAGNUS NO AUTOMOBILISMO
Já que o ar é comprovadamente responsável por grande parte do atrito que diminui a velocidade dos carros, então através dos anos engenheiros fizeram melhorias em seus modelos deixando-os com uma aparência mais arredondada e com pinturas especiais que reduzem a resistência do ar, já que os veículos, quando em movimento, estão sujeitos as ações do efeito Magnus, devido a diferença de fluxo de ar que passa por baixo e por cima do carro, para compensar isso carros de corrida são mais próximos ao chão e também são acoplados mecanismos ao veiculo que fazem com que o ar empurre o veiculo em direção ao solo, dando mais sustentação ao veiculo.
EFEITO MAGNUS NO AIRSOFT
Para finalizar a parte quantitativa do trabalho a ultima aplicação a ser comentada é do Efeito Magnus no airsoft.
Como já comentado e citado diversas vezes acima, o Efeito Magnus em bolas se dá quando o objeto é impulsionado de forma giratoria em uma trajetória e que quanto mais lisa for a bola, menor será a validação deste efeito. Dito isto, já foi então explicado o que causa a curva do projétil de uma arma airsoft, ou de pressão. Visto que sua rotação se dá por efeito da trajetório dentro do cano da arma e sua curva é quase sempre bem visível, apesar da bala ser bem pequena, devido ao fato da bolinha ser muito lisa, sendo assim, diminue então o efeito sobre a mesma.
E assim se finaliza o trabalho na parte qualitativa, onde há argumentos e explicações sobre casa caso, e a parte quantitativa, onde há aplicações para o efeito tido como tema do trabalho.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E CITAÇÕES
FENÔMENOS DA ENGENHARIA. Aerodinâmica nos Esportes - Efeito Magnus. Disponível em: <http://fenomenosdaengenharia.blogspot.com/2013/06/aerodinamica-nos-esportes-efeito-magnus.html>. Acesso em: 21 de Junho de 2018.
HTE SPORTS. O Efeito Magnus no Futebol. Disponível em: <http://htesports.com.br/2016/06/o-efeito-magnus-no-futebol/>. Acesso em: 21 de junho de 2018.
SEER PERSPECTIVA. . Efeito Magnus e o Airsoft. Disponível em: <http://www.seer.perspectivasonline.com.br/index.php/exatas_e_engenharia/article/view/695>. Acesso em: 21 de junho de 2018.
WIKIPEDIA. Efeito Magnus. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_Magnus>. Acesso em: 21 de junho de 2018.
WIKIPEDIA. Rotor de Flettner. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Rotor_de_Flettner>. Acesso em: 21 de junho de 2018.

Continue navegando