Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA 1
1. Os princípios, em que se baseiam a organização do trabalho, a estrutura de relações de dependência hierárquica e o estilo de gestão que, ainda hoje, influenciam grande parte de nossas empresas, foram herdados da:
- Revolução Industrial
2. Uma empresa é um sistema ---------------------, isto é, recebe influências do ambiente ao mesmo tempo em que o influencia. Desta forma, para que a empresa possa sobreviver e se desenvolver, ela precisa monitorar o ambiente constantemente e se antecipar aos acontecimentos, utilizando um processo de previsão do futuro.
- Aberto
3. Toda empresa recebe influências do ambiente ao mesmo tempo em que o influencia. Desta forma, ela precisa monitorar o ambiente constantemente e se antecipar às oportunidades e ameaças. Baseado nesta informação pode-se afirmar que os clientes, fornecedores e concorrentes fazem parte do:
- Ambiente de Tarefa
4. Os resultados de uma organização destinam-se não apenas ao consumidor, mas a muitas partes interessadas, chamadas de:
- Stakeholders
5. Formalmente constituída, as organizações possuem: Marque abaixo, o ÚNICO item que não possui nenhuma relação com o processo.
- Regulação Federal
6. Baseado nas diferenças entre organização e empresa, assinale a alternativa correta.
- Nas organizações não empresariais, o superávit deve ser revertido na própria organização.
7. Todas as reportagens afirmam que a crise no Brasil não para de piorar. As previsões dos especialistas são pessimistas para o PIB de 2015 e com mais previsões de recessão em 2016. Assinale a alternativa que apresenta o cenário do macroambiente destacado nesta afirmação:
- Cenário econômico.
8. No ambiente interno da empresa encontram-se os seguintes fatores, exceto:
- políticos
AULA 2
1. Aponte a opção que expõe os pontos importantes que deverão ser considerados em todas as etapas do projeto (Plano de Negócios):
- Pesquisa e atualização.
2. É o sistema pelo qual se adquire o direito de uso de uma marca ou patente, associado ao direito de comercialização exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços. Assim define-se o negócio de:
- franquia
3. Assinale a alternativa que corresponde ao conceito de empresa tradicional.
- É uma entidade que possui como objetivo o lucro utilizando para tal transformação e fornecimento de bens e serviços
4. O "mapeamento" de concorrentes serve para:
- 	Entender suas forças/fraquezas e ganhar vantagem competitiva.
5. "Senti que era agora ou nunca o momento de começar um novo empreendimento quando me aproximei dos 30 anos", disse um empreendedor pesquisado. Sobre tal afirmação, podemos dizer que:
- Um empreendedor precisa de experiência, apoio financeiro e alto nível de energia para lançar e administrar um novo empreendimento com sucesso e, por volta dos 30 anos, tais condições podem ter sido construídas.
6. O Professor Carlos Andrade ministra matemática num colégio público na cidade onde reside. Como o Professor Carlos tem forte senso de cidadania, também ministra aulas de recuperação, como voluntário, nos finais de semana para os alunos do bairro onde ele reside, através da ONG Recuperando Talentos. Considerando a atuação do Professor Carlos e da ONG Recuperando Talentos, temos:
- A ONG Recuperando Talentos deve ser formalizada, mas o Professor Carlos, como voluntário, que não recebe remuneração, não necessita se formalizar como uma empresa.
7. Baseado nos tipos de empresas, assinale a alternativa que representa a sociedade de pessoas com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, não sujeita a falência e constituída para prestar serviços às pessoas que se associam a ela. É uma empresa com dupla natureza, que privilegia o lado econômico e social de quem se associa.
- Cooperativa.
8. Analisando sua ocupação, e seu grau de sucesso ou insucesso, o empreendedor poderá desenvolver produtos e serviços nos quais suas experiências e seus conhecimentos são aproveitados. Qual dessas fontes para novos negócios representa este conceito?
- Derivação de ocupação.
AULA 3
1. A conjuntura do mercado é composta dos seguintes fatores:
- Demanda de produtos (bens e serviços); competição do mercado; mercado de trabalho e regulamentação governamental.
2. Em um ambiente econômico saudável não podemos encontrar:
- Carga tributária muito elevada
3. O governo brasileiro pode diminuir os riscos dos novos negócios por meio da redução da carga tributária, gerando impostos mais compatíveis com o mercado. O excesso de tributos estrangula e afugenta os empreendedores, que procuram as condições mais favoráveis para o retorno do investimento. A carga tributária muito elevada deixa pouca margem para o reinvestimento das empresas, que passam a crescer em ritmo ----------------e ainda deixa um retorno para os investidores que não é compatível, ao contrário de outros países.
- Lento.
4. O ambiente econômico compreende basicamente três condições: conjuntura econômica, conjuntura do mercado e global. Podemos afirmar que há três fatores macroeconômicos que afetam o desempenho de qualquer negócio:
- crescimento econômico, inflação ou deflação e taxa de juros.
5. O fator risco deve fazer parte da vida dos empreendedores, e pode ser avaliado e muitas vezes ser reduzido, contornado ou eliminado. Quando o risco se mostra muito grande e não há como atuar sobre ele, é possível que o empreendedor desista de realizar o empreendimento ou mude completamente o modo pelo qual vai viabilizá-lo, para evitar correr um risco considerado excessivo. Nesse contexto, um ambiente econômico deve ser saudável e possuir condições básicas para estimular investimentos na criação de empresas. Marque a opção que NÃO condiz com um ambiente adequado para o empreendedorismo.
- Taxa SELIC Alta.
6. Um ambiente econômico saudável é condição básica para estimular investimentos na criação de empresas. O ambiente econômico é saudável quando há incentivo para a iniciativa privada e os empreendedores potenciais percebem que vale a pena correr riscos, pois há uma chance razoável de recuperar seu investimento com lucro. Uma parte importante para a criação de um ambiente econômico saudável para os empreendedores são as condições criadas pelo governo. Este tem o papel de capitalizar ações que favoreçam a criação de novos empreendimentos e a percepção pelo empreendedor que possui o apoio para o sucesso de seus negócios. Assinale na relação abaixo o item que mais prejudica a iniciativa de criação de um novo empreendimento no Brasil:
- Carga Tributária Elevada.
7. Para a teoria econômica, há quatro níveis de concorrência: concorrência perfeita, concorrência monopolística, oligopólio e o monopólio. Considerando os diferentes níveis de concorrência, no caso do Sr. João Santos da Silva, que cultiva diferentes variedades de verduras e comercializa suas mercadorias em uma feira-livre do município onde reside, ele atua em um mercado de:
- Concorrência perfeita.
AULA 4
1. Os especialistas em estratégia recomendam que os empreendedores, para escolher um negócio, precisam entender o que têm de enfrentar, e ao mesmo tempo, avaliar os recursos com os quais podem contar, ou seja, precisam aplicar a análise SWOT ou FOFA . Assinale a alternativa que apresenta os elementos do ambiente interno da organização.
- Forças e Fraquezas.
2. Estado ou situação altamente desejável de uma realidade futura, considerada possível, descrita de forma simples e objetiva e compartilhada por todos os usuários da instituição, sendo baseada nas aspirações e valores fundamentais para uma organização, visualizando o que será e como estará a empresa no futuro e orientando seus colaboradores na tomada de decisão reflete o conceito de:
- Visão
3. De acordo com conhecimento sobre Análise SWOT assinale a opção correta: 
I - Ameaças e Fraquezas estão localizadas no ambiente externo. 
II - Oportunidades e Ameaças estão localizadas no
ambiente externo. 
III - Forças e Oportunidades estão no ambiente externo. 
IV - Forças e Fraquezas estão localizadas no ambiente interno.
- 2 e 4 são verdadeiras
4. O planejamento determina antecipadamente quais objetivos devem ser alcançados e como proceder para atingi-los. Ele busca basicamente um método para sistematizar o processo de--------------------------- e projetar ações para enfrentar situações futuras.
- Decisão
5. O organograma é uma ferramenta que facilita a visualização da estrutura organizacional de uma empresa. Conforme vimos em nossas aulas, podemos subdividi-lo em níveis, como por exemplo o Estratégico, que geralmente será composto por:
- Diretores e Alta administração
6. Na etapa de Estratégia do Negócio, analisar-se-à os ambientes internos e externos aos quais a empresa estará inserida, como pontos fortes identificaremos, dentre outras, as características:
- Um novo produto ou serviço inovador; Qualidade dos processos e procedimentos.
7. Um conjunto de pequenos supermercados percebeu que estavam perdendo mercado para hipermercados, decidiram adotar como estratégia a criação de uma aliança estratégica, percebendo que juntos poderiam obter vantagens competitivas perante os fornecedores e concorrentes fornecendo produtos mais baratos para os consumidores. Assinale a alternativa que contém a estratégia genérica evidente neste caso:
- Cooperação
8. Ao analisarmos o trecho a seguir: "... é a união de duas ou mais empresas com objetivos comuns entre si, podendo unirem-se por um determinado período de tempo, ou permanentemente", podemos afirmar que o mesmo revela o conceito de:
- Joint Ventures
AULA 5
1. Concentração das decisões no topo da organização (nível institucional), com pouca ou nenhuma delegação para o nível intermediário. Este é o conceito de:
- Centralização
2. Ao número de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente, de maneira efetiva e adequada, dá-se o nome de:
- Amplitude de controle
3. Para construir a etapa do Planejamento financeiro, apresentamos no tópico de Investimento inicial a previsão do Capital de giro, que a partir dos quadros abaixo encontraremos: Investimentos fixos = 10.000,00 Custos Fixos mensais = 6.000,00 Estoque para o período = 5.000,00 O Capital de Giro será de:
- 11.000,00
4. Para que o Planejamento financeiro seja organizado, ele deve ser subdividido em tópicos, um destes "contempla os métodos mais comuns utilizados pelas empresas e exigidos pelas instituições financeiras para se estudar a viabilidade de um empreendimento". A partir da afirmação, podemos nomeá-lo como:
- Análise de Investimentos
5. Para que o Planejamento financeiro seja organizado, ele deve ser subdividido em tópicos, um destes fica encarregado de "estimar as entradas e saídas de recursos financeiros da empresa, de acordo com os dados lançados nas planilhas de receitas, custos fixos, custos variáveis (em cada produto), impostos e despesas. A este tópico nomeamos:
- Projeção dos resultados
6. No tópico de Análise de Investimentos que compõe o Planejamento Financeiro, temos alguns métodos utilizados para analisar o negócio. O método utilizada na análise da viabilidade de um projeto de investimento, é:
- VPL
7. A representação gráfica da estrutura organizacional é denominada:
- Organograma
8. Os projetos são para atividades temporárias, com começo, meio e fim programado, têm como objetivo fornecer um produto singular. A construção do novo estádio de futebol do Corinthians, em São Paulo, para sediar a abertura da Copa de 2014, constitui:
- Um projeto
AULA 6
1. Qual das alternativas a seguir representa a abordagem estratégica adotada pelo produto "sapatênis"?
- 	Estratégia de qualidade de projeto e ausência de deficiências.
2. As decisões relativas a investimento (avaliação e escolha de alternativas de aplicação de recursos), segundo Maximiano (2006), é uma função típica de:
- Finanças
3. É o processo de dividir o mercado total de clientes em grupos homogêneos entre si, formando segmentos com as mesmas características, comportamentos e necessidades, ficando mais fácil atender o cliente. Este é o conceito de:
- Segmentação
4. O Marketing Mix avalia e estuda:
- O produto, preço, praça e promoção
5. Quanto ao conceito e finalidade do Plano de Contas, assinale a alternativa que não corresponde a uma das suas características.
- É o conjunto de contas que será construído durante a funcionamento da empresa, de acordo com as necessidades identificadas no dia-a-dia.
6. Considerando os vários fatores que afetam a decisão de compras, entre elas estão: a cultura, a classe social, a autoimagem, o grupo, tipo de mercado e fatores situacionais. O conhecimento desses fatores permite à empresa:
- Atrair os consumidores que respondam a essas especificações.
7. Assinale a opção que revela a representação da sigla SWOT relacionado-a ao ambiente de maneira coordenada:
- Ambiente interno: Pontos fortes e pontos fracos. Ambiente externo: ameaças e oportunidades.
8. Segundo a Associação Americana de Marketing, a função de Marketing compreende:
- O planejamento e a execução de atividades de concepção, definição de preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços para criar valores que satisfaçam os objetivos individuais e organizacionais.
AULA 7
1. Identificar que insumos, instalações e equipamentos são necessários para fornecer o produto ou serviço, quem são os fornecedores, qual o volume de operações, que quantidade de produtos deve ser fornecida, quantos clientes devem ser atendidos, onde deve ser entregue o produto ou serviço e qual o sistema de transporte. Tudo isso consiste em:
- Organização de um sistema de operações
2. Os princípios da Administração da Qualidade Total incluem:
- Esforços contínuos para melhorar as operações e aperfeiçoar os processos.
3. A finalidade essencial de qualquer organização é a produção de bens e serviços para a satisfação das necessidades da sociedade, realizada através do sistema de operação da empresa que faz transformação e cria valor para os clientes e outras partes interessadas. Portanto, pode-se considerar que:I - Todos os sistemas de operações geram obrigatoriamente altos resultados financeiros para a empresa. II - Os sistemas de operação geram os produtos (bens e serviços). III - Os sistemas de operação agregam valor aos produtos (bens e serviços). IV -Todos os sistemas de operação geram obrigatoriamente produto físico. Estão corretas as afirmativas:
- II e III
4. Os resultados dos processos de transformação na área de operações são produtos e serviços, que são comprados pelos clientes em função das suas utilidades. No entanto, produtos e serviços são diferentes. Assinale a alternativa que apresenta uma característica dos serviços.
- Consumo e produção simultâneos
5. Em uma análise SWOT, marque a opção falsa
- É possível prever as mudanças hierárquicas
6. Os principais tipos de sistemas de transformação são: produção contínua, produção seriada; produção por encomenda; customização em massa e operação com projetos. Nesse contexto, pode-se afirmar que:
- A refinaria de petróleo é de produção contínua, enquanto a produção de carro é de produção seriada.
7. Os resultados dos processos de transformação na área de Operações são produtos e serviços, que são comprados pelos clientes em função das suas utilidades. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as características dos produtos:
- São mensuráveis
8. Uma das principais tarefas na criação de uma empresa é a montagem de seu sistema de operações, que fornece os produtos e serviços concebidos pela função de Marketing e selecionados pelas decisões estratégicas. No mercado, quando uma empresa atinge essa excelência chamamos de:
- Vantagem competitiva
AULA 8
1. No mundo de hoje, as preocupações das organizações voltam-se para a globalização,
pessoas, cliente, produtos/ serviços, conhecimento, resultados e tecnologia. As mudanças e transformações na área de RH são intensas, predominando a importância do capital humano e intelectual. As empresas dependem de pessoas qualificadas, motivadas, integradas e produtivas para realizar seus objetivos. Desafios da moderna Gestão de Pessoas: EXCETO
- Evolução da tecnologia, investir continuamente, mais em máquinas e equipamentos;
2. Para conseguir as pessoas certas e lidar com elas do modo mais adequado, as empresas precisam de uma função eficaz de Recursos Humanos, que compreende quatro processos básicos. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um destes processos.
- Definição dos preços dos produtos.
3. A cadeia de suprimentos abrange todas as atividades de transformação e distribuição, desde a obtenção de insumos até o atendimento aos clientes. Segundo Maximiano (2006), a cadeia de suprimento é uma visão ampliada e sistêmica da função de operação da empresa. Nesse contexto, pode-se afirmar que:
- A cadeia de suprimento envolve a coordenação das atividades internas que se relacionam com fluxo de produto e suas informações, bem como os fornecedores, clientes e prestadores de serviços relacionados com o fluxo de produto e de informações.
4. A avaliação de cargos é fundamental para o desenvolvimento de uma estrutura de cargos & salários, a fim de que seja possível estruturá-la de forma racional e metódica. Dentre os fatores utilizados em avaliação, são exclusivamente relativos à avaliação de cargos:
- conhecimento, experiência e iniciativa.
5. Dentre as principais atividades para a Aprendizagem Organizacional, relacionamos: I - Resolução sistemática de problemas. II - voltar-se, principalmente, para o desenvolvimento de competências individuais. III - Experimentação de novas abordagens, preservando as crenças tradicionais. IV - Disseminar as vivências individuais. V - Aprender pela experiência e melhores práticas dos outros. Todos compõem as habilidades para a Aprendizagem Organizacional, exceto o(s):
- 	Itens II e III.
6. O desenvolvimento de pessoas é o processo que promove a aquisição e o incremento de competências, compreendendo atividades e programas de capacitação, desenvolvimento de carreira e comunicação. Esse é o processo de:
- Treinamento
7. Um dos desafios da moderna gestão de pessoas é a manutenção de pessoas que compreendem:
- Programas de remuneração, recompensas, benefícios, serviços sociais, administração da disciplina, higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho, entre outros.
8. O recrutamento pode ser interno ou externo. O recrutamento interno consiste em buscar, no quadro de funcionários da própria empresa, pessoas qualificadas para ocupar outros cargos. Isso pode ocorrer por meio de:
- Transferência e promoção
AULA 9
1. No tópico ____________________que compõe o Planejamento financeiro, temos o momento em que se revela como se dará a fonte de recursos que financiará o negócio para que entre em funcionamento. Assinale a alternativa que revela este tópico.
- Investimento inicial
2. As Demonstrações financeiras são relatórios que classificam e quantificam as contas de uma empresa. Assinale a Demonstração Financeira que mostra a situação econômico-financeira da empresa em uma determinada data, apresentando a evolução do patrimônio, que é representado por bens, direitos e obrigações acumulados ao longo dos exercícios.
- Balanço patrimonial
3. Os custos podem ser: direto e fixo; direto e variável; indireto e fixo e indireto e variável. Considerando uma indústria com mensalistas que trabalham na produção e que recebem salário, este custo constitui:
- Fixo e direto
4. No Planejamento financeiro, no tópico de Investimento inicial, deve estar demonstrado uma previsão do Investimento total, que deve ser calculado apartir da fórmula:
- IT = Capital de Giro + investimento fixo.
5. Em um Balanço Patrimonial a origem dos recursos:
- é apresentada no Passivo Exigível e no Patrimônio Líquido.
6. O ponto de equilíbrio é um instrumento que permite ao empreendedor enxergar se a empresa:
- Começa a dar lucro ou prejuízo.
7. Contabilidade é uma ciência que controla a situação patrimonial da organização, a sua evolução e os instrumentos usados na tomada de decisões. 
Desta forma, permite manter o controle permanente do patrimônio da empresa. 
 PORQUE 
O objetivo da Contabilidade é permitir que cada grupo de partes interessadas possa avaliar a situação econômico-financeira da empresa, em um determinado momento, bem como as tendências.
- As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
8. As Demonstrações Financeiras são relatórios que classificam e quantificam as contas de uma empresa. As mais utilizadas são: Assinale a alternativa a única CORRETA.
- 	Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado do Exercício
AULA 10
1. O documento formal contendo uma declaração de missão, a descrição dos bens ou serviços da empresa, uma análise de mercado, projeções financeiras e uma descrição das estratégias da direção para alcançar os objetivos da empresa refere-se ao:
- plano de nogócios
2. A educação é importante na processo criativo do empreendedor. Sobre essa afirmação, podemos dizer que:
- A educação continua a desempenhar um grande papel ao auxiliar os empreendedores a lidar com os problemas que enfrentam
3. Qualquer plano de negócios deve possuir um mínimo de seções que proporcionarão um entendimento completo do negócio. Assinale a alternativa que NÃO faz parte do roteiro do Plano de negócios:
- Definição de relações de amizades
4. Cada seção do plano de negócios deve ser abordada sempre visando à objetividade, sem perder a essência e os aspectos mais relevantes a ela relacionados. A estrutura genérica de um plano de negócios para indústrias e/ou serviços deve ser composta de:
- Descrição do Negócio: apresenta um breve resumo da organização da sua empresa, sua história e seu status atual. Deve-se enfatizar as características únicas do negócio e como a empresa provê soluções e benefícios ao cliente.
5. O plano de negócios permite ao empreendedor traduzir o seu negócio em um documento que sintetize e explore todas as suas oportunidades, bem como os riscos inerentes a ele. Baseado nesta afirmação assinale a alternativa INCORRETA sobre as vantagens do Plano de Negócios.
- Gerenciar de forma menos eficaz e eficiente a empresa.
6. É um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócio que sustenta a empresa. Sua elaboração envolve um processo de aprendizagem e autoconhecimento e, ainda, permite ao empreendedor situar-se no seu ambiente de negócios.
- Plano de negócios
7. A seção do Plano de Negócios que apresenta um breve resumo da organização da sua empresa, sua história e seu status atual, enfatizando as características únicas do negócio e como a empresa provê soluções e benefícios ao cliente é a(o):
- Descrição do negócio.
8. O plano de negócios é o desenho da empresa. É um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócio que sustenta a empresa. Assinale a alternativa que NÃO faz parte do roteiro do plano de negócio:
- Trabalho em equipe
AVALIAÇÃO PARCIAL
1. Identificar os principais concorrentes e seus diferenciais, avaliar a ameaça de entrada de novos competidores e pressão de produtos substitutos são ações de analise do:
- Ambiente de tarefa.
2. dos fatos listados abaixo, qual é aquele que não tem relação com a globalização?
- diminuição da oferta de produtos
3. Essa prática também pode originar-se da avaliação contínua do negócio atual. Pessoas observadoras e curiosas criam o hábito de buscar informações sobre como funciona cada setor, identificando os pontos onde há possibilidade de realizar melhorias. Qual dessas fontes para novos negócios representa este conceito?
-
Aperfeiçoamento do negócio
4. É o sistema pelo qual se adquire o direito de uso de uma marca ou patente, associado ao direito de comercialização exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços. Assim define-se o negócio de:
- franquia
5. Em um ambiente econômico saudável não podemos encontrar:
- Carga tributária muito elevada
6. Quando a inovação dos produtos, serviços ou processos tradicionais apresenta significativas melhorarias, sem substituí-los. Assinale a alternativa que demonstra o resultado com base no exemplo abaixo: Processo - fabricação de açúcar: nos antigos engenhos, a moenda era movida por bois e sobrava muito caldo nos talos de cana. Hoje, as usinas produzem toneladas de açúcar por dia e o bagaço da cana sai do processo com praticamente zero de umidade. Produto - aparelho de barbear: os aparelhos de hoje, com três lâminas paralelas, não têm quase nada dos primeiros aparelhos, com uma lâmina que cortava dos dois lados. Serviço- compensação de cheques: há não muitos anos, a compensação de um cheque de outro estado chegava a demorar mais de um mês. O cheque tinha que viajar até a agência do correntista para se verificar se havia saldo e para conferência da assinatura. Com o uso da informática, hoje em dia a compensação demora no máximo 48 horas.
- Apresentam mais eficiência.
7. Faz-se necessário, na nova economia, o uso e aplicação de estratégias dinâmicas, que tenham o conhecimento advindo da informação como elemento principal do processo de formulação e implementação de estratégias. O sucesso da estratégia está na sua aplicabilidade. Podemos dizer que estratégia representa: Marque a única resposta CORRETA.
- Planos da Alta Direção
8. O termo SWOT é um acrônimo das palavras Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats que significam, em português, respectivamente: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Uma empresa realizou uma análise SWOT (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças), como parte da construção de seu plano de negócio para os próximos cinco anos. No que diz respeito a essa análise, assinale a opção correta.
- Falta de competência técnica e equipamentos obsoletos constituem uma fraqueza.
9. Conjunto de unidades interligadas através de relações funcionais e hierárquicas, integrando os recursos para alcançar os objetivos. Retrata a configuração dos órgãos da organização, sua interdependência e funcionamento. É a atividade organizadora dos recursos da organização e suas interações:
- 	Organograma
10. A representação gráfica da estrutura organizacional é denominada:
- Organograma

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais