Buscar

aula 1 beloto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

exposição do antigeno aula 1 
Reconhecimento de Ag pelas Células T
As células T vão reconhecer fragmentos isolados de Antígenos, esses fragmentos serão exibidos sobre a superfície de outras células do hospedeiro. Os Antígenos associados de forma fraca, ou seja, não-covalente serão expostos na superfície da célula do hospedeiro.
As moléculas expressas na superfície da célula MHC
O MHC mais o antígeno fazem uma associação intracelular, tais antígenos podem ser de origem endógena ou exógena. O MHC + antígeno serão expostos na superfície da célula do hospedeiro ou por uma APCEL. Antígenos podem ter origem endógena, são expressos na proteína celular antígenos tipo I ou exógena
Introdução ao MHC/HLA
Um conjunto de genes localizados no cromossomo 6, responsável pela produção de marcadores de superfície em vários tipos de células.
Em seres humanos, estes marcadores de superfície são glicoproteínas denominadas HLA sendo específicas para cada indivíduo.
MHC I: formado por proteínas alfa 1, 2 e 3 e beta 2 endógenos
MHC II: formado por proteínas alfa 1 e 2, beta 1 e 2 exógenos
Genética MHC/HLA
3 regiões:
Região I e II: Responsável por produzir proteínas que vão expor os antígenos.
Região III: Produz proteínas ligadas ao sistema complemento.
Cada loco apresenta diferentes alelos e cada pessoa um alelo de origem materna e outro de origem paterna. 
Mecanismo co-dominante de herança, ou seja, os 2 locos são expressos. Levam a variabilidade das moléculas de MHC/HLA.
*Por que preciso de uma alta variabilidade de moléculas de MHC/HLA? Pois existe uma grande variabilidade de antígenos. 
Estruturas de MHC/HLA
Classe 1
São heterodimétricas, ou seja, tem 2 proteínas diferentes, alfa e beta. O MHC de classe 1 expõe apenas antígenos endógenos. Possui 1 cauda que atravessa a barreira plasmática responsável pela fixação dessa proteína de membrana.
Classe 2
São heterodimétricas. O MHC de classe 2 expões apenas antígenos exógenos. Possui 2 caudas que atravessam a barreira plasmática responsáveis pela fixação dessa proteína de membrana.
Ligação das Moléculas de MHC/HLA
Classe 1
Se ligam a antígenos endógenos com 8 a 10 aminoácidos. O grupo carboxílico do antígeno vai se ligar ao grupo amino do receptor formando uma ligação peptídica. Aumenta a afinidade do peptídeo com a molécula. 
Classe 2
Se ligam a antígenos exógenos com 12 a 20 aminoácidos. A ligação entre os antígenos de classe 2 as moléculas de MHC de classe 2 é feita através de pontes de hidrogênio; ou seja, é uma ligação mais fraca que a de classe 1
A célula alvo expondo MHC classe 1 endógeno, toda vez que tiver esse antígeno o co-receptor do linfócito TCD8 - porque? representa o t citotóxico, capacidade de provocar a destruição da célula infectada. 
Exposição exógena ao linfócito t é o correceptor TCD4 
Exposição de Antígenos a Linfócitos T e B
Exposição de Antígenos de classe 1 endógeno
A molécula de MHC de classe 1 expõe o antígeno de classe 1, endógenos, para o Linfócito T CD8. 
Antígenos de classe 1, endógenos, derivam de proteínas virais do hospedeiro, essa proteína não é exposta em sua totalidade, apenas uma fração dela, conhecida como fração imunogênica. Essa fração será clivada pela opectina e separada do restante.
A proteína TAP conduz essa fração de antígeno até o retículo endoplasmático rugoso, pois as moléculas de proteína que constituem o MHC estão sendo sintetizadas nesse retículo; portanto, o antígeno deve ser conduzido até o local. 
O responsável por unir as frações aleatórias de proteínas que formam o MHC é a calnexina, um chaperone, ou seja, que tem função de unir. Além disso, ela anexa o antígeno ao MHC.
Antígeno -> RER (TAP) -> ligação do MHC ao antígeno -> MHC + antígeno para o REL: envolvimento por uma membrana -> segue em direção ao Complexo de Golgi: sofrem modificações para aumentar a afinidade de ligação -> novamente envolvidos por uma membrana -> partem em direção a membrana da célula
Exposição de Antígenos de classe 2 
A molécula MHC de classe 2 expões o antígeno de classe 2, exógenos, para o Linfócito T CD4.
Antígenos de classe 2, exógenos, serão degradados por proteases no interior do endossoma, que é formado pelo MHC de classe 2 e um peptídeo exógeno, liberando a fração imunogênica do antígeno. No retículo endoplasmático rugoso proteínas do MHC de classe 2 estão sendo sintetizadas, uma proteína protetora, Li, é colocada no sítio de ligação do MHC para que não ocorra uma ligação equivocada no MHC de classe 2, já que o antígeno está no endossoma, não no RER.
Portanto, o MHC vai até o endossoma encontrar esse antígeno. O ambiente endossomático é hostil, pois é ácido, essa acidez cliva a proteína Li, transformando-a em CLIP, a CLIP não tem uma ligação tão estável ao MHC quanto a Li, sendo removida facilmente pela enzima HLA-DM, que tem função de chaperone. Essa enzima vai remover a CLIP e deixar o sítio livre para a ligação do antígeno exógeno.

Outros materiais