Buscar

Terceira semana do desenvolvimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Terceira semana do desenvolvimento
Ocorre durante a semana que segue à ausência do primeiro período menstrual;
O rápido desenvolvimento do embrião a partir do disco embrionário é caracterizado por:
-Surgimento da linha primitiva, dá noção de esquerdo e direito, desenvolvimento da notocorda e diferenciação das 3 camadas germinativas.
1- No início da 3ª semana a células do epiblasto proliferam e migram para o plano mediano do sentido caudal para o cefálico do disco embrionário, formando uma faixa linear, a linha primitiva. A extremidade caudal prolifera e forma o nó primitivo. Concomitantemente, na linha primitiva forma-se um sulco estreito denominado sulco primitivo, que se continua com uma pequena depressão no nó primitivo chamada fosseta primitiva. O sulco primitivo e a fosseta primitiva resultam da invaginação das células epiblásticas.
A linha primitiva forma mesoderma ativamente até o início da 4ª semana. Depois diminui de tamanho e torna-se uma estrutura insignificante na região sacrococcígea do embrião.
2- Gastrulação
Depois do surgimento da linha primitiva, células abandonam sua superfície profunda e formam o mesênquima, um tecido constituído por células “frouxamente-arranjadas” e suspensas em uma matriz gelatinosa (mesoblasto)
O epiblasto origina o ectoderma, endoderma e mesoderma
A parte do mesênquima forma o mesoblasto, que forma o mesoderma intra-embrionário, células do epiblasto deslocam o hipoblasto, formando o endoderma no teto do saco vitelino. As células que permanecem no epiblasto formam o ectoderma. Portanto a gastrulação é o processo no qual o disco embrionário bilaminar é convertido em disco embrionário trilaminar. Durante este período o embrião é denominado de GÁSTRULA. Em resumo, através da gastrulação, células do epiblasto dão origem as 3 camadas germinativas (ecto, meso e endoderma) que representam o primórdio dos nossos tecidos e órgãos
3- Processo notocordal
Algumas células mesenquimais migram cefalicamente do nó e da fosseta primitiva formando um cordão celular mediano, o processo notocordal. O processo notocordal começa a se formar no mesoderma a partir da região da fosseta primitiva. As células da mesoderma começam a se proliferar e se condensar (aglomerar) e continuam à crescer no mesmo sentido (caudal para cefálica), porém a partir da região da fosseta. A primeira condensação de células do mesoderma na região da fosseta primitiva é chamado de processo notocordal
4- Notocorda
É um bastão celular que se desenvolve por transformação do processo notocordal.
Apresenta como funções:
-Define eixo primitivo do embrião dando-lhe certa rigidez, serve de base para o desenvolvimento do esqueleto axial (ossos da cabeça e da coluna vertebral), indica o local dos futuros órgãos vertebrais
A notocorda se desenvolve da seguinte maneira:
- O processo notocordal se alonga (até a placa precordal) pela invaginação das células provenientes da fosseta primitiva.
- A fosseta primitiva se estende para dentro do processo notocordal formando o canal notocordal
- O assoalho do processo notocordal funde-se com o endoderma embrionário subjacente e as camadas fundidas sofrem degeneração
- As aberturas confluem rapidamente e o remanescente do processo notocordal forma a placa notocordal, achatada e com um sulco.
-As células proliferam e a placa notocordal se dobra, formando a notocorda
- A notocorda se separa do endoderma e do saco vitelino que novamente se torna uma camada contínua
5-Neurulação
I- É constituída por processos envolvidos na formação da placa neural, pregas neurais e cristas neurais
II- Formação do tubo neural
III- Estes processos terminam na quarta semana e durante este período o embrião é denominado nêurula
Com o desenvolvimento da notocorda, o ectoderma acima se espessa, formando uma placa alongada de células epiteliais, a placa neural
- O ectoderma da placa neural (neuroectoderma) dá origem ao SNC
OBS: O tubo neural se separa do ectoderma da superfície e as bordas livres se fundem. O ectoderma da superfície se diferencia em epiderme. Cristas neurais dão origem aos gânglios espinhais enquanto a notocorda se alonga, a placa neural se alarga e se estende até membrana bucofaríngea, e ultrapassa a notocorda. Por volta do 18º dia, a placa neural invagina ao longo do seu eixo central, formando um sulco neural, com pregas neurais em ambos os lados. No final da terceira semana, as pregas neurais já começam a se aproximar e a se fundir, convertendo a placa neural em tubo neural.
6- Desenvolvimento dos somitos
Somitos são áreas com pequenos corpos cuboides . O mesoderma relacionado a formação dos somitos é o mesoderma paraxial. O mesoderma ao lado é o mesoderma intermediário e a porção final é o mesoderma lateral.
Durante a formação da notocorda e do tubo neural, o mesoderma intra-embrionário de cada lado destas estruturas prolifera a forma uma coluna longitudinal e espessa – Mesoderma paraxial;
Cada coluna de mesoderma paraxial é contínua com o mesoderma intermediário; 
Quando o mesoderma intermediário se torna mais delgado forma-se o mesoderma lateral;
Próximo ao final da terceira semana do desenvolvimento o mesoderma paraxial se diferencia e começa a se dividir em pares de corpos cuboides, os somitos.
Os somitos aparecem primeiro na futura região occipital e logo avançam cefalocaudalmente, dando origem à maior parte do esqueleto axial (crânio, coluna vertebral, costelas e esterno) e aos músculos associados a estas regiões.
O primeiro par de somitos aparece no final da terceira semana e na quinta semana já estão presentes 40-42 pares de somitos.
7-Desenvolvimento do celoma intra-embrionário
O primórdio do celoma intra-embrionário (cavidade do corpo do embrião) surge como espaços no mesoderma lateral
Estes espaços coalescem formando uma única cavidade, o celoma intra-embrionário, esse celoma é importante porque permite o dobramento do embrião durante a quarta semana.
O celoma intra-embrionário divide o mesoderma lateral em:
- Mesoderma lateral somático (parietal): contínuo com o mesoderma extra-embrionário
- Mesoderma lateral esplâncnico (visceral): contínuo com o mesoderma extra-embrionário que cobre o saco vitelino
O mesoderma somático e o ectoderma sobrejacente do embrião formam a parede do corpo ou somatopleura
O mesoderma esplâncnico e o endoderma subjacente do embrião formam o intestino ou esplancnopleura.
8- Desenvolvimento das vilosidades coriônicas
No final da segunda semana observamos a proliferação das células citotrofoblásticas produzindo extensões celulares que crescem em direção ao sinciciotrofoblasto
Estas projeções celulares formam as vilosidades coriônicas primárias, que são o primeiro estágio no desenvolvimento das vilosidades coriônicas da placenta.
Pouco depois de sua formação, as vilosidades coriônicas primárias começam a se ramificar, no início da terceira semana, o mesênquima penetra nas vilosidades primárias formando um eixo central de tecido mesenquimal. Neste estágio as vilosidades são denominadas vilosidades coriônicas secundárias, e recobrem todas a superfície do saco coriônico.
Algumas células mesenquimais da vilosidade logo se diferenciam em capilares e células sanguíneas. Quando os vasos tornam-se visíveis nas vilosidades, elas são chamadas vilosidades coriônicas terciárias. Os capilares das vilosidades coriônicas fundem-se formando redes arteriocapilares, as quais logo se conectam ao coração do embrião através de vasos que se diferenciam do mesênquima do córion ( o mesoderma somático extra-embrionário e as duas camadas de trofoblasto).
OBS: Alantóide
Surge como um pequeno divertículo (evaginação) na parede caudal do saco vitelino que se estende para o pedículo do embrião. Em humanos está envolvido na formação inicial do sangue, está associado ao desenvolvimento da bexiga e os vasos sanguíneos tornam-se artérias e veias umbilicais. Em répteis, pássaros e alguns mamíferos, é uma estrutura grande, em forma de saco, com função respiratória e/ou reservatório para a urina durante o desenvolvimentoembrionário.

Outros materiais