Buscar

segurança do trabalho av2 resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-DEFINA O QUE É FALHA HUMANA ? CITE 01 EXEMPLO
R=A falha humana, também chamada de Ato Inseguro, é definida como sendo aquela que decorre da execução de tarefas de forma contrária às normas de segurança. São os fatores pessoais que contribuem para a ocorrência de acidentes
2- QUE SÃO FATORES AMBIENTAIS
R= Os fatores ambientais (condições inseguras) de um local de trabalho são as falhas físicas que comprometem a segurança do trabalho, exemplos: a) falta de iluminação; b) ruídos em excesso; c) falta de proteção nas partes móveis das máquinas;
3- Defina com clareza o objetivo e atribuições da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes(CIPA) em uma empresa e como se dá a sua composição :
R=O objetivo da CIPA é observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos, discutir os acidentes ocorridos, encaminhando aos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Medicina do Trabalho e ao empregador o resultado da discussão, solicitando medidas que previnam acidentes semelhantes e, ainda, orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes. A CIPA é composta por representantes do empregador e dos empregados, de acordo com as proporções mínimas estabelecidas no Quadro da NR-5 .
4-O Programa de Controle e Saúde Ocupacional (PCMSO) elaborado pela Norma Regulamentadora 7 (NR7) estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, e portanto o seu objetivo é:
R=O objetivo do PCMSO é de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores (colaboradores).
5-Defina 3 atribuições das Delegacias Regionais do Trabalho(DRTs) :
R= As DRT, nos limites de sua jurisdição, são os órgãos regionais competentes para executar as atividades relacionadas com a segurança e saúde ocupacional. Essas atividades incluem a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho - CANPAT, o Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT e ainda a fiscalização do cumprimento dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e saúde ocupacional.
6- Qual a relação do PDCA com a OHSAS 18001?
 R: Os requisitos da Norma OHSAS 18001 seguem o CICLO do PDCA, com ênfase no desenvolvimento continuo. A OHSAS 18001 é baseada na metodologia PDCA( PLAN< DO < CHECK< ACT = Planejar; Fazer; Verificar; Agir.): Planejar: estabelece objetivos e processos para atingir os resultados conf. a política de Saúde e Segurança Ocupacional da empresa; Fazer: Implementar os processos já definidos; Verificar: Monitorar e medir os processos implantados; Agir: executar as ações para melhorar a política de SSO.
7-Qual a finalidade da Implantação da OHSAS 18001 em uma empresa:
R: Retrata a preocupação da empresa com a integração física de seus colaboradores e parceiros. O envolvimento e participação dos funcionários no processo de implantação desses sistemas de qualidade é, assim como outros sistemas, de fundamental importância.
9- Os principais tipos de risco ambiental que afetam os trabalhadores de uma maneira geral, estão separados em
	 
	riscos físicos, químicos, biológicos e ergométricos
10- A definição de acidente de trabalho é:
	 
	o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, com o segurado empregado, trabalhador avulso, médico residente, bem como com o segurado especial, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, temporária ou permanente, da capacidade para o trabalho.
11- Os indicadores de saúde que melhor exprimem a gravidade dos acidentes de trabalho são aqueles que apresentam no denominador o número de :
	 
	Total de acidentes.
12-'' É o campo de atuação voltado para a prevenção ou eliminação de situações de riscos biológicos inerentes às atividades de prestação de serviços, pesquisa, produção, ensino e desenvolvimento tecnológico em saúde que podem comprometer a saúde dos profissionais atuantes nesses setores, além de contaminar ambientes e animais " . O enunciado acima se aplica a :
	 
	Biossegurança.
13- Os serviços de saúde ocupacional respondem pela atenção preventiva e curativa dos trabalhadores em seus postos de trabalho. A função de participação no processo de seleção de funcionários envolve a realização obrigatória de exame:
	 
	admissional.
14- A proteção do trabalhador contra quedas deve considerar, além do uso do cinto de segurança, medidas de ordem geral, dentre as quais NÃO se encontra:
	 
	uso de macacão e avental.
15- Defina Dias perdidos (Dp):
	 
	São os dias de afastamento de cada acidentado, contados a partir do primeiro dia de afastamento até o dia anterior ao do dia de retorno ao trabalho., segundo a orientação médica;
16- A PAIR (Perda Auditiva Induzida por Ruído) é uma doença profissional caracterizada por:
	 
	Mostrar, no exame audiométrico, alterações do limiar de audibilidade, frequentemente bilaterais(ambos os ouvidos), e que afetam mais precocemente as frequências de 4.000 Hz.
17- Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Para concessão do auxílio-acidente qual o tempo mínimo de contribuição a Previdência Social?
	 
	Não exigido tempo mínimo de contribuição
18- A higiene ocupacional é:
	 
	a ciência voltada para antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos fatores de risco ou estresses ambientais .
19- Durante a execução de suas atividades, um instrumentista de sistemas, com o tornozelo imobilizado por um entorse do futebol de fim de semana, ao subir uma escada de marinheiro para uma calibração, sente dor e escorrega, piorando a lesão e afastando-se do trabalho. Cabe ao médico:
	 
	Caracterizá-lo como acidente de trabalho, com agravamento de lesão pré-existente.
20-Com relação a CIPA é correto afirmar:
	 
	A cipa terá por atribuição identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de risco com a participação do maior numero de trabalhadores, com assessoria de sesmt, onde houver
21- A presença de Agrotóxicos nos alimentos que ingerimos diariamente oferece grande risco a saúde devido a presença dos seguintes componentes
	 
	Organofosforados, organoclorados e carbamatos
22- O exercício de trabalho em condições de insalubridade assegura ao trabalhador a percepção de adicional,incidente sobre o salário mínimo da região.Relacione as colunas e assinale a alternativa correspondente que representa a sequência correta. 1- 40% (quarenta por cento) ( ) Para insalubridade de grau mínimo 2- 20% (vinte por cento) ( ) Para insalubridade de grau máximo 3- 10% (dez por cento) ( ) Para insalubridade de grau médio
	 
	3-1-2
23- O adicional de periculosidade se aplica para:
	 
	Radiação, explosivos, inflamáveis e eletricidade
3- Diante de um acidente no local de trabalho com vítima aparentemente grave . Ela pede água, você:
	 
	A mantem em jejum ate que o medico chegue e a avalie
24- A proteção do trabalhador contra quedas deve considerar, além do uso do cinto de segurança, medidas de ordem geral, dentre as quais NÃO se encontra:
	 
	uso de macacão e avental.
25- Os indicadores de saúde que melhor exprimem a gravidade dos acidentes de trabalho são aqueles que apresentam no denominador o número de :
	 
	Total de acidentes.
26- Os serviços de saúde ocupacional respondem pela atenção preventiva e curativa dos trabalhadores em seus postos de trabalho. A função de participação no processo de seleção de funcionários envolve a realização obrigatória de exame:
	 
	admissional.
27- O aparecimento de leis e normas sobre temáticas que viessem a regularizar as condições de trabalho trouxerem grandes benefícios parao trabalhador. Dentre estas legislações podemos citar as Consolidações das Leis do Trabalho (CLT) que data do ano de :
	 
	1943
28- Planejar, tomar decisões e superar metas até parecem tarefas simples quando comparadas ao cansaço físico de um dia puxado. Será que o trabalho também nos esgota fisicamente? Os problemas mais comuns de quem exerce algumas atividades repetidamente e sem as orientações adequadas são as lesões denominadas:
	 
	LER - Lesão por Esforço Repetitivo e DORT - Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho.
29- Identifique a atividade NÃO relacionada com a exposição à Sílica:
	 
	Trabalho em caldeiras hospitalares
30- De acordo com a Norma Regulamentadora nº 17 (Ergonomia), é considerado como " trabalhador jovem" todo trabalhador com idade:
	 
	inferior a 18 anos e superior a 14 anos.
31-Conforme o item 13.1.5: Toda caldeira deve ter afixada em seu corpo, em local de fácil acesso e bem visível, placa de identificação indelével com, no mínimo, as seguintes informações: a) fabricante; b) número de ordem dado pelo fabricante da caldeira; c) ano de fabricação; d) pressão máxima de trabalho admissível; e) pressão de teste hidrostático; f) capacidade de produção de vapor; g) área da superfície de aquecimento; h) código de projeto e ano de edição. Quanto a este item, assinale se a afirmativa verdadeira
	 
	A placa de identificação deverá ser afixada em local de fácil acesso e visualização. Deve-se tomar cuidado para que a placa não seja fixada em partes que possam ser removidas da caldeira tais como: bocas de visita, chapas de isolamento térmico, etc.
32- Marcelo trabalha em uma indústria madeireira e será enviado junto a uma equipe para ajudar na extração de madeira no interior da Floresta Amazônica. Quais vacinas são imprescindíveis antes que este trabalhador realize a viagem :
	 
	Vacina contra Febre Amarela, anti-tetânica e anti-hepatiteB.
33- No caso de agravo relacionado ao trabalho, pelo estabelecimento de nexo causal relacionado, a responsabilidade legal cabe :
	 
	o médico perito do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social)
34- Segundo estudo realizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 2,2 milhões de pessoas morrem anualmente no mundo vítimas de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho. Esses dados revelam a importância do desempenho de atividades referentes à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores. No Brasil, as ações e serviços referentes à saúde do trabalhador devem ser executados pelo:
	 
	SUS - direção minicipal.
35- Em relação ao disposto na NR 9, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, assinale a alternativa correta:
	 
	o PPRA deve conter um plano de ação que estabeleça metas, prioridades e cronograma indicando o prazo para o cumprimento destas metas.
36- O termo " ERGONOMIA" é derivado das palavras de origem grega :
	 
	ERGON (Trabalho) e NOMOS (Regras)
37- A norma que permite a certificação de forma não acreditada de sistemas de gestão de segurança e saúde ocupacional é a :
	 
	OHSAS 18.001
38- Equipamentos de prevenção e combate a incêndios fixos são os diversos dispositivos especialmente desenvolvidos e utilizados na detecção e no combate ao fogo.
Identifique como verdadeira (V) ou falsa (F) as opções de dispositivo fixo abaixo listado e assinale a alternativa que representa a sequência correta.
( )Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio
( )Instalação Hidráulica com rede de Hidrantes
( )Extintores de Incêndio
( )Portas Corta Fogo
( )Esguichos
	 
	V-V-F-V-F
39- O método de análise dos acidentes de trabalho, onde toda situação de trabalho é enfocada como um sistema em que cada Indivíduo (I) executa uma Tarefa (T) com a ajuda de um Material (M) no contexto de um Meio de Trabalho, é conhecido como:
	 
	ADC -Árvore de Causas.
40- O credenciamento dos serviços, como Sentinela de Notificação Compulsória de Acidentes e Doenças Relacionados ao Trabalho, será feito de acordo com as diretrizes e orientações referentes à(ao) :
	 
	Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST).
41- A norma que permite a certificação de forma não acreditada de sistemas de gestão de segurança e saúde ocupacional é a :
	 
	OHSAS 18.001
41-O PPRA visa à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. O PPRA significa:
:
	 
	Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
O objetivo central do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é:
	 
	promover a preservação da saúde dos seus trabalhadores para o diagnóstico e à prevenção das doenças ocupacionais
O PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos, exceto:
	 
	de permanência de função
 O prazo de validade do Certificado de Aprovação - CA, concedido ao EPI para fins de comercialização, conforme estabelecido na NR 6 é
	 
	A NR não estabelece esse prazo
41- De acordo com a nossa aula, podemos definir ergonomia como sendo:
	 
	a ciência que procura alcançar o ajustamento mútuo ideal entre o homem e o seu ambiente de trabalho.
41-As questões relativas à ergonomia que visam estabelecer parâmetros que permitam adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, estão previstas na:
	 
	NR-17

Outros materiais