Buscar

tsp 3 resumo

Prévia do material em texto

Sartre foi um dos grandes expoentes do existencialismo humanista ele dizia que o existencialismo estaria em o homem ser responsável pelas escolhas que faz, não seria Deus, os pais, ou professores que fariam escolhas pelo ser, mas ele mesmo que determina a sua existência. O homem já estaria condenado a ser livre desde o nascimento ele tem que fazer escolhas. As escolhas estariam pautadas por uma condição, seja ela financeira, social, de pensamento, e o homem é responsável por essa escolha que vem acompanhada de uma angustia que essa se define como sendo a incerteza pelo amanhã, é a tomada de consciência perante a liberdade e ela surge a partir das escolhas que foram feitas. Já Kiekergaard existencialista cristão diz que o homem é um ser divino e ele é livre a partir do Momento que é criado por Deus, e as suas escolhas estariam de acordo com a vontade desse Deus. Segundo Kierkegaard, nada é uma verdade em si mesma, mas depende de como a pessoa percebe e se relaciona com o objeto ou o fato. Há um envolvimento do sujeito com a verdade. E assim, a verdade está no próprio existir, no eu. Existência em três estágios – Estético, Ético e Espiritual. Saltos entre os estágios.
• Kierkegaard, que traz a necessidade da apropriação subjetiva da verdade, além dos três estágios da existência humana – Estético, Ético e Espiritual; 
•  Heidegger, trazendo o conceito de Daisen (ou ser-no-mundo), ou seja, antes da consciência existe o próprio homem; 
•  Sartre, com sua concepção de homem, que nada mais é do que aquilo que se projeta ser. Para ele, você vai perceber que não existe determinismo, o homem é livre.
Existencialismo é:
O conjunto de doutrinas segundo as quais a filosofia tem como objetivo a análise e descrição da existência concreta, considerada como ato de uma liberdade que se constitui
afirmando-se e que tem unicamente como gênese ou fundamento esta afirmação em
si. Corrente filosófica que significava fatos ou pessoas que se distanciavam do pensamento usual, através da transgressão de regras estabelecidas.
PERLS - Gestalt terapia – percepção que este estudo afirmava que o indivíduo é capaz de interpretar todo o campo onde as situações acontecem, é capaz de reconhecer a situação presente e fazer escolhas por modificar ou continuar na mesma situação, dessa forma o indivíduo pode trazer um investimento em si próprio da maneira que foi que é e escolhendo o que será, como um todo. A Gestalt utiliza da fenomenologia da seguinte forma: dando importância a descrição dos fenômenos.
PSI DA GESTALT - Considera os fenômenos psicológicos como um conjunto autônomo, indivisível e articulado na sua configuração, organização e lei interna; prega que o todo é muito mais que a soma de suas partes, e justifica afirmando que as percepções de elementos isolados geram uma forma organizada e única, com um significado igualmente distinto para cada pessoa.

Continue navegando