Buscar

AVA1 PRINCIPIOS DA ENGENHARIA ÉTICA NA ENGENHARIA UVA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
MATÉRIA: PRINCÍPIOS DE ENGENHARIA
ALUNA: MICHELE SANTOS CONCEIÇÃO PEREIRA
PROFESSOR: CARLOS AUGUSTO SICSU AYRES DO NASCIMENTO
ÉTICA NA ENGENHARIA
RIO DE JANEIRO
19/05/2018
Bom dia professor!
Primeiramente venho informar que como o material referente ao código de ética da unidade 2 está com falha como informei no fórum de dúvidas, eu pesquisei através desse link http://www.crea-pr.org.br/ws/codigo-de-etica-do-profissional-da-engenharia-da-agronomia-da-geologia-da-geografia-e-da-meteorologia para conseguir realizar o trabalho
a) Tomar todas as decisões relativas às alternativas para o projeto tendo como base somente os requerimentos legais.
Está incorreto:
De acordo com o código de ética profissional artigo 1º relata que temos que seguir os requerimentos legais e padrões éticos, e não apenas seguir os requerimentos legais.
b) Seguir os requerimentos legais e padrões éticos da sociedade e da profissão
Está correto:
Toda estrutura organizada possui em suas delimitações de funcionamento regras que devem ser tomadas em prol de uma visão, missão e princípios que estão regidos por uma nomenclatura que se determina como ética. Ética, enquanto filosofia e consciência moral, é essencial à vida em todos os seus aspectos, seja pessoal, familiar, social ou profissional. Assim, enquanto profissionais e pessoas, dependendo de como nos comportamos, por exemplo, em nossas relações de trabalho. A sobrevivência e evolução das empresas e de seus negócios, portanto, estão associadas cada vez mais a sua capacidade de adotar e aperfeiçoar condutas marcadas pela seriedade, humildade, justiça e pela preservação da integridade e dos direitos das pessoas.
Para um desenvolvimento sustentável, a satisfação das necessidades atuais não pode comprometer as necessidades das gerações futuras. Com este ânimo, incorporaram às nossas Normas e Procedimentos o Código de Ética e de Conduta Ambiental que desenvolveram para esta Associação, aplicável também à toda indústria hoteleira com as seguintes diretrizes:
Assegurar o apoio e a participação dos principais sócios e administradores na implementação de práticas ambientais e envolver no programa todos que trabalham ou prestam serviços à empresa, bem como seus familiares.
Identificar e reduzir os impactos e riscos ambientais, até mesmo no planejamento de novos projetos e construções, visando à preservação do cenário, da fauna e da flora locais.
Controlar e diminuir o uso de produtos adversos ao meio ambiente, como asbesto, CFCs, pesticidas e materiais tóxicos, corrosivos, infecciosos, explosivos e inflamáveis.
Respeitar os locais e objetos religiosos e históricos, a população anfitriã, seus valores culturais e suas tradições.
Conservar energia, eliminando a iluminação supérfula e utlizando, sempre que possível, fontes alternativas, lâmpadas de baixo consumo e equipamentos de controle automático, como temporizadores, sensores e termostatos.
Evitar o desperdício e reduzir o consumo de água, verificando a existência de vazamentos, coletando e aproveitando, quando possível, a água da chuva, procurando utilizar duchas, válvulas e equipamentos que possibilitam melhor controle e redução de sua necessidade.
Adotar os três Rs da consciência ambiental: reduzir, reutilizar e recilar. Analisar a demanda de materiais recicláveis e o fluxo dos resíduos sólidos da empresa, identificando os principais componentes do lixo produzido, para fins de estocagem apropriada e reciclagem. Evitar o uso de produtos descartáveis e de recipientes plásticos não recicláveis.
Eliminar a queima indiscriminada de lixo, pastagens e o desmatamento.
Impedir qualquer vazamento de esgoto não tratado ou de químicos prejudiciais à saúde, no mar, nas nascentes e nos reservatórios de água. Adicionar bactérias consumidoras de matéria orgânica às fossas tradicionais existentes e prever fossas ecológicas para novos projetos, situados em locais não atendidos pela rede municipal de esgoto.
Reduzir a poluição sonora e atmosférica, diminuindo a emissão de ruídos e sempre que possível, instalando filtros nos exaustores e substituindo os gases refrigerantes por tipos que não prejudiquem a camada de ozônio.
No vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=uvdigcyYgz0) diz que ter ética e adequar-se as normas de conduta de uma empresa são condições cada vez mais valorizadas no reconhecimento dos trabalhadores e no processo seletivo de novos funcionários.
Artigo 1º – O Código de Ética Profissional enuncia os fundamentos éticos e as condutas necessárias à boa e honesta prática das profissões da Engenharia.
c) Fazer o trabalho sempre buscando os melhores métodos de desenvolver os serviços efetivamente e atingir o objetivo a qualquer preço.
Está incorreto:
Artigo 13º – Constitui-se infração ética todo ato cometido pelo profissional que atente contra os princípios éticos, descumpra os deveres do ofício, pratique condutas expressamente vedadas ou lese direitos reconhecidos de outrem.
Aceitar a responsabilidade de fazer as decisões na Engenharia consistente com a segurança, saúde e bem-estar do público, e rejeitar de imediato e tornar conhecidos fatores que possam colocar o meio ambiente e o público em risco.
Evitar danos a outros, sua propriedade, reputação ou emprego através de ação maliciosa ou falsa.
d) A importância de levar em conta o orçamento disponível para completar o projeto.
Está incorreto: 
O projeto também precisa se manter compatível com o orçamento, de modo a não estourar o valor que foi destinado a ele. Para isso, vale acompanhar a taxa dos custos em relação ao orçamento.
Bibliografia:
Microsoft Encarta 97 Encyclopedia (1996).
Departamento de Engenharia Civil da Southern Illinois University, em Carbondale, EUA.
Copyright 1998, Bill T. Ray
http://civil.engr.siu.edu/
Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), EUA.
Copyright 1999, IEEE.
http://www.ieee.org
Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA)
http://www.arquitetofna.org.br/
Unidade 2, conteúdo 3 da matéria introdução da engenharia
pr.org.br/ws/codigo-de-etica-do-profissional-da-engenharia-da-agronomia-da-geologia-da-geografia-e-da-meteorologia

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando