Buscar

Principios de Engenharia AVA1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade Veiga de Almeida.
Curso de Engenharia de Produção.
Matéria Princípios de Engenharia. Trabalho da disciplina (AVA1).
Situação problematizadora: recentemente um Instituto de Proteção ao Meio Ambiente determinou que veículos que produzam ruído e poluição acima de determinados valores devem utilizar rotas alternativas de modo a evitar trafegar em rodovias que cruzem reservas florestais e, segundo a equipe, isto vai causar atrasos e incremento de custos aos serviços prestados por sua empresa de transporte. Dessa forma, você recomenda à direção da empresa que seja desenvolvido um projeto para avaliar a viabilidade de utilizar veículos de transporte com valores reduzidos de emissão de poluentes e ruídos. 
Tal atitude demonstra como é importante para os profissionais de Engenharia: 
a) Tomar todas as decisões relativas às alternativas para o projeto tendo como base somente os requerimentos legais.
b) Seguir os requerimentos legais e padrões éticos da sociedade e da profissão. c) Fazer o trabalho sempre buscando os melhores métodos de desenvolver os serviços efetivamente e atingir o objetivo a qualquer preço.
d) A importância de levar em conta o orçamento disponível para completar o projeto. 
Tendo em vista a situação problematizadora, podemos relacioná-las com as alternativas anteriormente pois todas buscam resolver o problema enfrentado pela empresa, porém algumas delas apresentam problemas fazendo com que não seja recomendada a sua aplicação. 
A alternativa correta é a b) Seguir os requerimentos legais e padrões éticos da sociedade e da profissão. Pois no CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DA ENGENHARIA, DA ARQUITETURA, DA AGRONOMIA, DA GEOLOGIA, DA GEOGRAFIA E DA METEOROLOGIA no Art. 9º No exercício da profissão são deveres do profissional: “II e) empenhar-se junto aos organismos profissionais no sentido da consolidação da cidadania e da solidariedade profissional e da coibição das transgressões éticas”; e também “V a) Orientar o exercício das atividades profissionais pelos preceitos do desenvolvimento sustentável.”; “b) Atender, quando da elaboração de projetos, execução de obras ou criação de novos produtos, aos princípios e recomendações de conservação de energia e de minimização dos impactos ambientais.”; “c) Considerar em todos os planos, projetos e serviços as diretrizes e disposições concernentes à preservação e ao desenvolvimento dos patrimônios sócio-cultural e ambiental.”
A alternativa a está errada pois não se deve tomar todas as decisões tendo como base somente os requerimentos legais, mas sim tomá-los juntamente com os padrões éticos da sociedade e da profissão. “5. Dos deveres; II e) Empenhar-se junto aos organismos profissionais no sentido da consolidação da cidadania e da solidariedade profissional e da coibição das transgressões éticas.” 
A alternativa c está errada pois não se deve fazer o trabalho sempre buscando os melhores métodos de desenvolver os serviços e atingir o objetivo a qualquer preço, mas deve levá-los em conta juntamente com os padrões éticos tendo em vista o equilíbrio entre o melhor para o projeto, para o público e o meio ambiente. “Os engenheiros devem manter, acima de tudo, a seguranca, a saude e o bem-estar do publico e devem se esforcar para obedecer aos princípios do desenvolvimento sustentável no desempenho de suas atividades profissionais.””6. Das condutas vedades; V - ante ao meio; a) restar de má-fé orientação, proposta, prescrição técnica ou qualquer ato profissional que possa resultar em dano ao ambiente natural, à saúde humana ou ao patrimônio cultural.” 
A alternativa d está errada pois não se deve somente levar em conta a importância de levar em conta o orçamento disponível para completar o projeto, mas sim somá-lo aos demais fatores como a ética, o bem estar social e o desenvolvimento sustentável. “8. Da infração ética; Art. 13. Constitui-se infração ética todo ato cometido pelo profissional que atente contra os princípios éticos, descumpra os deveres do ofício, pratique condutas expressamente vedadas ou lese direitos reconhecidos de outrem.””6. Das condutas vedadas; I c) Prestar de má-fé orientação, proposta, prescrição técnica ou qualquer ato profissional que possa resultar em dano às pessoas ou a seus bens patrimoniais.””6. Das condutas vedades; V - ante ao meio; a) restar de má-fé orientação, proposta, prescrição técnica ou qualquer ato profissional que possa resultar em dano ao ambiente natural, à saúde humana ou ao patrimônio cultural.”

Continue navegando