Buscar

Prêmio Nacional da Qualidade e Fundação FPNQ

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gestão da Qualidade 
Fundação do Prêmio Nacional da Qualidade (FPNQ) e o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ)
Aula 09 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
Ao final desta aula, você será capaz de:
Explicar o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), a sua organização e funcionamento, além de reconhecer também a Fundação do Prêmio Nacional da Qualidade (FPNQ) e seu papel diante do processo de avaliação das organizações candidatas ao PNQ.
Explicar a finalidade e formas do processo de premiação das organizações.
Aplicar e entender os benefícios da premiação para as organizações.
 
Aula 09 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
FUNDAÇÃO NACIONAL DO PRÊMIO DA QUALIDADE (FNPQ)
 
É a instituição responsável por realizar, anualmente, o ciclo de avaliação do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ).
É uma forma de reconhecer as organizações que praticam a Excelência em Gestão no Brasil.
Criada em 1991, a FNPQ é uma instituição sem fins lucrativos, fundada por 39 organizações privadas e públicas. 
Aula 09 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
Seu objetivo é disseminar amplamente os Fundamentos da Excelência em Gestão para organizações de todos os setores e portes, contribuindo para o aperfeiçoamento da gestão, o aumento da competitividade das organizações e, por extensão, para a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro.
 A FPNQ é considerada um centro brasileiro de estudo, debate e irradiação de conhecimento sobre excelência em gestão e o PNQ o seu principal instrumento voltado ao reconhecimento de empresas brasileiras de classe mundial.
Aula 09 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
A FNPQ se baseia nas melhores práticas de organizações nacionais e internacionais, líderes dos diversos setores, para definir os conceitos e valores a serem perseguidos por aquelas instituições que desejam adotar os critérios de excelência do PNQ, como meio de aprimorar a sua gestão.
 
Estes conceitos e valores constituem os fundamentos da Gestão orientada para a melhoria da competitividade e de resultados, comumente encontrados nas organizações de Classe Mundial e que permeiam a cultura organizacional como um todo
Aula 09 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
Os Valores da FNPQ são:
Pensamento Sistêmico
Aprendizado organizacional.
Cultura de inovação.
Liderança e constância de propósitos.
Orientação por processos e informações.
Visão de futuro.
Geração de Valor
Valorização das Pessoas.
Conhecimento sobre o cliente e o mercado.
Desenvolvimento de Parcerias.
Responsabilidade Social e Ambiental.
Aula 09 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
 O Modelo de Excelência
Por outro lado, o conhecimento, a experiência e o trabalho de pesquisa de uma boa quantidade de especialistas e organizações, tanto do Brasil como do exterior, servem de elementos de comparação para a introdução de melhorias no Modelo de Excelência da Gestão (MEG).
Esse modelo, que pode ser considerado um guia para a prática da melhoria contínua nas organizações dos diferentes tamanhos e setores, é constituído dos critérios de excelência e se vale da abordagem sistêmica, visando à introdução e disseminação da excelência do desempenho na cultura organizacional.
 
Aula 09 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
Os critérios de excelência, oito ao todo, são: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e resultados.
 A vantagem em adotar o MEG como modelo de gestão está, particularmente, na sua simplicidade, linguagem e flexibilidade, decorrentes de sua forma não prescritiva das ferramentas e práticas específicas de gestão. 
Assim, o Modelo enfatiza a integração dos Fundamentos da Excelência às operações da organização, de maneira continuada e em consonância com seu perfil e suas estratégias, onde todos os critérios relacionam-se de forma harmoniosa e integrada, voltados para a geração de resultados.
Aula 09 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
Por estas e outras razões o MEG é tido, atualmente, como um dos mais inovadores modelos de gestão do mundo, especialmente no que se refere ao processo de formação e capacitação dos examinadores do PNQ.
www.fnq.org.br
Aula 09 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
O PNQ, considerado também um dos maiores reconhecimento da excelência na gestão, visa estimular a introdução e a continuidade de melhoria da qualidade e, em consequência, o aumento da competitividade das organizações brasileiras. O processo de premiação do PNQ tem as seguintes finalidades:
Promover e estimular o desenvolvimento cultural, político, científico, tecnológico, econômico e social do país.
Aula 09 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
Servir de modelo e referência de melhoria contínua para as organizações brasileiras, no que se refere ao sistema de gestão da qualidade.
Servir de instrumento de reconhecimento público e notório da excelência da qualidade da gestão para organizações de classe mundial.
Disseminar as melhores práticas de gestão para facilitar a realização do benchmarking, seja ele interno (entre os departamentos de uma mesma organização) ou externo (entre diferentes organizações). 
Aula 09 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) Um prêmio de valor que reconhece à excelência da gestão das organizações A FNQ realiza, anualmente, o ciclo de avaliação do PNQ, que reconhece as organizações que praticam a Excelência em Gestão no Brasil
 Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) reconhece empresas de nível Classe Mundial e ocupa uma posição central dentro dos esforços da FNQ de ser um Centro de Referência de Classe Mundial sobre Excelência em Gestão. 
Aula 09 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
Foi em torno da concessão do prestigioso prêmio que a FNQ ganhou força para tocar suas atividades desde o início, em 1991. O PNQ representa um momento singular para o empresariado brasileiro, quando as empresas líderes em qualidade, produtividade, competitividade e gestão são devidamente reconhecidas. 
Aula 09 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
Benefícios uma empresa tem ao ser avaliada no ciclo do PNQ
Com base na avaliação fornecida pelo Relatório da Gestão (RG) da candidata, que mede a gestão em todas as áreas, as pessoas ligadas à organização passam a observá-la de maneira abrangente, sistêmica. Isso faz com que todos foquem os  mesmos objetivos, e a obtenção de resultados globais é uma conseqüência. Paralelamente, cria-se uma cultura de aprendizado e melhoria contínua do desempenho. O relatório permite avaliar, ainda, fornecedores, clientes, parceiros e até concorrentes. A partir desse ponto, a organização candidata já começa a se diferenciar. É a porta de entrada para o seleto grupo das empresas de nível Classe Mundial. 
Aula 09 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
Ganhos para a organização que se candidatar ao Prêmio Nacional da Qualidade®
Aplicação de Fundamentos e Critérios de Excelência reconhecidos e utilizados mundialmente; 
Visão sistêmica da empresa; 
Foco nos resultados; 
Maior cooperação interna; 
Compartilhamento de informações e aprendizado; 
Identificação de pontos fortes e de oportunidades e melhorias; 
Comprometimento das pessoas; 
Medição de desempenho perante os referenciais; 
Capacitação para se auto-avaliar; 
Reconhecimento do mercado e da sociedade
Aula 09 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
Aula 09 
GESTÃO DA QUALIDADE
*
AULA 2
OS TÓPICOS DA PRÓXIMA AULA
Iremos estudar os Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade, seu desdobramento em itens específicos e sua abordagem. 
Aula 09

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais