A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
PROVAS DE LIBRAS

Pré-visualização | Página 1 de 3

A comunidade surda tem características próprias e a língua de sinais, como as outras línguas, tem a marca dessa cultura. As pessoas com surdez atuantes na comunidade surda participam então de duas culturas, a surda e a ouvinte. Isto é conhecido como:
bilinguismo e biculturalismo.
A identidade em relação ao Outro se institui através de trocas que fazem com que cada um dos parceiros/membros de uma mesma comunidade identitária se reconheça semelhante ao Outro. Assinale a ÚNICA opção que corresponde ao conceito de Identidade surda:
A LIBRAS e a culturalidade dos surdos promovem essa construção subjetiva do sujeito surdo em sua relação com um Outro sujeito surdo.
A partir do parâmetro da configuração de mãos, criou-se um alfabeto manual onde certas configurações de mão correspondem às letras do alfabeto em português. Marque a resposta que explica a finalidade desse alfabeto. 
Preencher certas necessidades momentâneas de conceitos ainda não incorporados à língua de sinais ou tradução de nomes próprios.
Sobre os mitos. É uma narração, uma representação fantasiosa que reconhece o proferidor do discurso como autoridade sobre aquilo ou sobre quem se predica, se diz:
Dentro dessa premissa, os "mitos" relacionados aos surdos e aos deficientes provocam impactos dessas desastrosas visões errôneas na sua vida social.
A Convenção Sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, no seu artigo 24 afirma que: Os Estados Partes deverão assegurar às pessoas com deficiência a possibilidade de aprender as habilidades necessárias à vida e ao desenvolvimento social, a fim de facilitar-lhes a plena e igual participação na educação e como membros da comunidade. De acordo com a Convenção NÃO constitui medida defendida por ela:
Inclusão de crianças com altas habilidades em escolas regulares com a utilização de recursos de informática e novas tecnologias, devido ao seu nível cognitivo e intelectual.
Signwriting torna-se mais um artefato da chamada ¿cultura surda¿ Sendo assim, além de ter sua língua representada graficamente pelo sistema de escrita, por esse artefato tem-se que:
A cultura surda se modifica, ampliando aspectos inerentes à ela.
Vimos na aula 1 que ¿A rejeição à identidade surda é não reconhecer que outros valores, outras normas, outros hábitos diferentes dos meus, existam no molde de vida deles, e não no meu modelo de existência. Quanto a essa afirmativa, temos a seguinte consequência:
Quando esse julgamento endurece e se generaliza, transforma-se num estereótipo, num clichê, num preconceito, numa resistência negativa à identidade do Outro.
Segundo o documento Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva do MEC: ...a educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento especializado, disponibiliza os serviços e recursos próprios desse atendimento e orienta os alunos e seus professores quanto a sua utilização nas turmas comuns do ensino regular. E ainda: ...Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo oferta obrigatória dos sistemas de ensino e deve ser realizado no turno inverso ao da classe comum, na própria escola ou centro especializado que realize esse serviço educacional. Neste sentido:
As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização.
Assinale a alternativa que não revela uma diferença de hábitos, crenças e direitos próprios de surdos no seu cotidiano em relação ao do ouvinte.
Um surdo não pode dirigir em função de sua deficiência auditiva.
Sobre os parâmetros da língua de sinais brasileira, é verdadeiro afirmar que:
Ponto de Articulação refere-se ao local em que o sinal é produzido em relação ao corpo. Mesmo que a configuração esteja certa, se o ponto de articulação não o estiver, o sinal poderá não ser entendido.
Assinale a opção correta, segundo a área de conhecimento descrito no enunciado a seguir ( Numa perspectiva sociolinguística, podemos pensar a língua da seguinte maneira ):
Como meio de comunicação, como uma estrutura, como um valor social.
Sobre os objetivos da LIBRAS é correto afirmar?
Apresentam fundamentos para formação de classificadores descritivos.
Um surdo estará mais ou menos próximo da cultura surda a depender da identidade que assume dentro da sociedade. A identidade surda pode ser definida como:
Identidade na qual ser surdo é estar no mundo visual e desenvolver sua expriência na língua de sinais. Os surdos que assumen a identidade surdasão representados por discursos que os vêem como sujeitos culturais, uma formação de identidade que só ocorre entre os espaços culturais surdo.
Marque a alternativa que corresponde ao significado fornecido para SIGNWRITING:
A escrita de sinais (singnwriting), amplia e confirma a presença do surdo assim como as características próprias de sua língua.
Em tratando da LIBRAS, a expressão facial:
Compõe a produção de sinais.
De acordo com a Lei 10436/2002 entende-se LIBRAS como:
A língua utilizada nas comunidades de surdos.
Quais são os artefatos culturais da comunidade surda?
Família, Literatura surda, vida social, expreriência visual, percepção e leitura de mundo, partilhamento de sentimentos e valores.
Descreva o que é identidade surda:
As identidades surdas são construídas dentro das representações possíveis da cultura surda, eles moldam de acordo com o maior ou menor receptividade cultural assumida pelo sujeito.
São considerados aspectos dos classificadores (CL) na LIBRAS, exceto:
O classificador não possui ligação com verbos na LIBRAS no sentido de incorporação para apresentar motivação icônica.
Surdo é aquela pessoa que, com surdez congênita ou adquirida na infância,assume identidade surda, num processo de de endoculturação à linguagem e aos elementos culturais de uma determinada comunidade surda:
A língua de sianis é a língua natural e deve ser ser aprendido como sua primeira língua.
Segundo o que foi estudado sobre políticas linguísticas e educacionais, que tipo de reflexões as políticas linguísticas e políticas de línguas expressa em leis podem suscitar:
Sócio-históricas e discussões sobre o preconceito no contexto brasileiro.
Analise a afirmação a seguir e responda: A ação de ¿apontar¿ em LIBRAS é integrante do seu sistema pronominal, pois durante a produção do discurso pode assumir a função de indicar, entre outros, o sujeito do discurso.
Verdadeiro. Porque especifica a pessoa do discurso.
Como se constitui o sistema pronominal na LIBRAS?
O sistema pronominal da língua brasileira de sinais, a exemplo do português, é formado por três pessoas do discurso. Dependendo da configuração de mãos utilizada e de direção para qual aponta no espaço, as pessoas do discurso podem ser especificadas. Podem aparecer tanto no singular quanto no plural.
O sinal pessoal de apresentação pode ser entendido, segundo descrito na IC (Informação Cultural) como:
Como um batismo.
Um surdo estará mais ou menos próximo da cultura surda a depender da identidade que assume dentro da Sociedade. A identidade surda pode ser definida como: 
Identidade na qual ser surdo é estar no mundo visual e desenvolver sua experiência na Língua de Sinais. Os surdos que assumem a identidade surda são representados por discursos que os vêem como sujeitos culturais, uma formação de identidade que só ocorre entre os espaços culturais surdo.
Enquanto língua oficial das comunidades surdas brasileiras, a Língua Brasileira de Sinais é entendida como: 
Forma de comunicação e expressão com sistema linguístico e estrutura gramatical próprios.
São parâmetros das línguas de sinais:
Ponto de articulação e orientação. 
A língua de sinais pode ser evidenciada principalmente

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.