Buscar

Avaliando Aprendizado - Recursos Terapêuticos Manuais I - RTM1

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201702912342)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Massagem tem como objetivo" facilitar o retorno venoso", quando aplicada em atletas pré e pós competições. Ela produzirá o efeito:
		
	
	Descongestionante.
	
	Analgésico.
	 
	Todas as alternativa estão corretas.
	
	Descontraturante.
	
	Calmante.
	
	
	2a Questão (Ref.:201703187356)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Relacione as seguintes técnicas: Vibração, Pompage, Fricção e Digitopressão, com seus respectivos objetivos:
		
	
	remoção de secreção; liberação de ponto-gatilhos agudos e doloridos; liberação de ponto gatilhos fibrosados; tensionar um segmento corporal
	
	remoção de secreção; tensionar um segmento corporal; liberação de ponto-gatilhos agudos e doloridos; liberação de ponto gatilhos fibrosados
	
	tensionar um segmento corporal; liberação de ponto gatilhos fibrosados; remoção de secreção; liberação de ponto-gatilhos agudos e doloridos
	 
	remoção de secreção; tensionar um segmento corporal; liberação de ponto gatilhos fibrosados; liberação de ponto-gatilhos agudos e doloridos
	
	tensionar um segmento corporal; remoção de secreção;liberação de ponto-gatilhos agudos e doloridos; liberação de ponto gatilhos fibrosados
	
	
	3a Questão (Ref.:201702344901)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um grupo de fisioterapeutas foi convidado a realizar, com os funcionários de uma das agências de um grande banco, um trabalho de orientação de saúde voltada para a prevenção de algias e edemas apresentados em membros inferiores no final do período de trabalho, principalmente nas funcionárias do sexo feminino. No planejamento das estratégias de orientação de saúde, os fisioterapeutas, durante suas palestras, informaram quanto às posturas que interferem negativamente no comportamento do edema, em decorrência do fechamento do ângulo coxofemoral e pela ação da gravidade, que são, respectivamente:
		
	
	Decúbito dorsal e de pé (ortostática).
	 
	Sentada e de pé (ortostática).
	
	Sentada e decúbito ventral.
	
	De pé e decúbito ventral.
	
	Sentada e decúbito dorsal.
	
	
	4a Questão (Ref.:201702344619)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ao se falar em toque na Fisioterapia, sabemos da importante necessidade desse recurso no processo de reabilitação funcional, contudo, percebemos que a preocupação com as condições físicas, às vezes, vem desagregada da preocupação psicológica e social que traduzem reflexos negativos a essa reabilitação almejada, mesmo não nos dando conta. Qual alternativa indica uma precupação global, enfatizando a real reabilitação?
		
	
	Enquanto toque terapêutico, a ação manual sempre deve ser aquela que traduz respostas confortáveis imediatas, a fim de que o paciente tenha uma boa evolução; toques dolorosos não estimulam respostas coerentes à reabilitação funcional.
	
	Uma pessoa tímida, introvertida e sem muito conhecimento intelectual, ao chegar ao setor fisioterapêutico, necessita de afago, atenção e paciência, mas isso não traduz uma ação terapêutica inicial que traz o paciente para a terapêutica de uma forma mais informal e igualitária.
	
	A somatização é uma característica de qualquer paciente que não tenha alterações físicas reais e, portanto, não requer atuação fisioterapêutica, e sim psicológica, tendo em vista que o fisioterapeuta não conseguirá atender às suas necessidades.
	
	Pessoas desenibidas e autossuficientes nunca necessitam de toques mais do que os técnicos, já que outros tipos podem vir a ser mal interpretados, dificultando uma postura profissional e consequente resposta terapêutica.
	 
	É importante lembrar que nem todo paciente reage bem aos toques executados, mesmo que coerentes aos objetivos técnicos e terapêuticos, entendendo que a resposta psicológica é subjetiva e dependente de sua vivência individual.
	
	
	5a Questão (Ref.:201703314254)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	T. S., homem com 52 anos, experimentou alguma fraqueza em seu lado direito e, em seguida, tombou no solo, enquanto trabalhava na lavoura de sua fazenda. Passaram-se algumas horas antes que fosse encontrado. Ele foi transportado para o hospital local, onde foi determinado que sofreu um acidente vascular encefálico. T. S. evolui com hipertonia flexora em membro superior e extensora em membro inferior direito, e diminuição da sensibilidade desse lado. No caso de T. S., que apresenta hipertonia das manobras utilizadas na massoterapia, é contraindicada(o) a(o):
		
	
	deslizamento profundo.
	 
	cutilada.
	
	fricção.
	
	deslizamento superficial.
	
	amassamento.

Continue navegando