Buscar

Canela: história, classificação e uso

Prévia do material em texto

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA BOM JESUS/IELUSC
CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
Daniele Schautica
Canela
JOINVILLE/SC
2018
DANIELE SCHAUTICA
CANELA
Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina de Tecnologia dos alimentos, do
curso de Nutrição, da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc.
Professora: Tânia Regina de Oliveira Rosa
	
JOINVILLE
2018
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
O Brasil é um país de dimensões continentais, constituído por regiões e estados famosos por sua rica variedade em recursos naturais. A história brasileira, desde o início da colonização, traz em sua memória relatos da cultura alimentar: sua cor, seu aroma e seu sabor. A canela por sua vez nos últimos anos, vem sendo uma das especiarias mais utilizadas, seu sabor ganhando cada vez mais espaço na culinária e suas propriedades físico químicas na área medicinal. Sendo uma especiaria de baixo custo, com propriedades nutricionais qualitativas e sempre bem aceita na mesa dos brasileiros, ela pode ser utilizada de variadas maneiras, porém com moderação, assim como todas as ervas em excesso tem seus malefícios, a canela em alta quantidade pode trazer riscos à saúde humana.
DISCUSSÃO
DEFINIÇÃO DO ALIMENTO PELA ANVISA 
Condimentos ou temperos são produtos constituídos de uma ou diversas substâncias sápidas, de origem natural, com ou sem valor nutritivo, empregadas nos alimentos com o fim de modificar ou exaltar o seu sabor.
A canela é a casca da Cinnamomum Cassis (Ness), Blume (canela da china) a casca de Cinnamomum Zeylanicum Ness, (Canela do Ceilão), ambas secas, sendo a da China parcialmente privada do súber e a do Ceilão totalmente priivada do súber e de uma parte do parênquima cortical externo. O produto é designado ''Canela da China" ou "Canela do Ceilão", seguido da sua forma de apresentação, em casca, em rama ou em pó. Ex: "Canela da China em casca". (ANVISA 1978)
Figura 1
Fonte: Stuppiello B,2012
ESTADO DA ARTE DO ALIMENTO
 
Pesquisas indicam que a canela pode contribuir para o tratamento e prevenção de diversas doenças. (ZENARDO.S.P et al., 2014)
HISTÓRICO DO ALIMENTO: MUNDIAL E NACIONAL
A canela é conhecida desde a antiguidade e foi tão valorizada que era considerado um item a ser presenteado a monarcas e outros dignitários. É mencionada em Êxodo 30:23, quando Deus ordenou a Moisés o uso da canela doce/salgada e em Provérbios 7:17-18, quando o leito nupcial é perfumado com mirra, aloe vera e canela. Também se encontra mencionada por Heródoto e outros escritores clássicos. No início do século XVI era trazida por comerciantes portugueses diretamente do Ceilão (atual Sri Lanka, no sul da Ásia). Chegando um quilograma a valer dez gramas de ouro. O comércio português no oriente foi perdido progressivamente para a companhia das Índias Orientais, holandesa, que se assenhoreou dos entrepostos portugueses na região a partir de 1638. No Brasil, provavelmente, os portugueses trouxeram a especiaria que é cultivada até hoje. É utilizada para a industrialização de cosméticos, na culinária, na medicina terapêutica, como aromatizante e em enfeites ornamentais. (RODRIGUES S.R 2010)
CLASSIFICAÇÃO DO ALIMENTO
A canela é a casca da Cinnamomum que é pertencente à família Lauraceae, existindo aproximadamente duzentas e cinquenta espécies distribuídas na China, Australia e na índia. (ZENARDO.S.P et al., 2014)
COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL/ QUÍMICA
Tabela 1- ANALISE NUTRICIONAL EM 100G DE CANELA
Fonte: Alves,Eduardo-2015
COMPOSIÇÃO QUÍMICA
Acetato de eugenol, ácido cinâmico, açúcares, aldeído benzênico, aldeído cinâmico, aldeído cumínico, benzonato de benzil, cimeno, cineol, elegeno, eugenol, felandreno, furol, goma, linalol, metilacetona, mucilagem,oxalato de cálcio, pineno, resina, sacarose, tanino e vanilina.
Figura 2
Fonte: Stuppiello B,2012
CONSUMO DO ALIMENTO NO BRASIL
A canela é uma das especiarias mais antigas usadas em todo mundo. É originária do Sri Lanka, sul da Ásia (antiga Ceilão). Em trechos do antigo testamento mencionam a canela como especiaria e sua utilização.
No Brasil, os portugueses trouxeram a especiaria que é cultivada até hoje. É utilizada para a industrialização de cosméticos, na culinária, na medicina terapêutica, como aromatizante e enfeites ornamentais. Atualmente, encontramos a especiaria em supermercados, mais na antiguidade era comercializada a preço de ouro. (BREDA.C.M,2010)
CURIOSIDADES
Máscara facial anti-acne: Para esta máscara você vai precisar de três colheres de sopa de mel e uma colher de chá de canela. Aplique no rosto e deixe por cerca de dez minutos. Em seguida, enxaguar com água e secar.
Contra o mau hálito: Coloque cinco pauzinhos de canela num copo de água e deixe ferver. Você terá um grande anti-séptico bucal caseiro.
Lábios volumosos: Basta misturar uma colhe de chá de canela em pó com qualquer produto labial que tenha em casa (manteiga de cacau, vaselina, etc.). Aplique a mistura em seus lábios e aguarde alguns minutos. Em seguida retire a mistura com a água.
Tratamento para o crescimento capilar: A canela ajuda num dos problemas mais desagradáveis tanto no homem quanto na mulher: a queda de cabelo.
Fragrância para sua casa: Ferva uma maça com um pau de canela e alguns cravos e obterá uma fragrância agradável para a sua casa.
Esfoliar a pele: Para utilizar canela para uma esfoliação, faça o seguinte: Prepare a mistura de sal marinho, azeite de oliva, óleo de amêndoa, canela e mel.
Aplique em sua pele e deixe reagir durante alguns segundos e depois basta enxaguar.
Reduzir o açúcar no sangue: Adicionando a canela numa refeição com açúcar ajudará a diminuir o impacto desta substância.
Melhorar o colesterol: Muitos médicos recomendam consumir meia colher de chá de canela por dia, pois em si ela desempenha um papel importante na luta contra o colesterol. Os antioxidantes presentes neste condimento ajudam a eliminar a gordura contida nos alimentos que se ingere o que ajuda a reduzir os níveis de colesterol.
Tratar gripe e resfriados: A canela é grande aliada na nossa saúde. É excelente no tratamento de resfriados e gripe especialmente se for consumida em forma de chá. Ela alivia os sintomas da enfermidade. O chá de canela aquele o corpo e expele os agentes patogênicos através dos poros. É aconselhável adicionar gengibre no chá para ter mais proveito. A canela além de deixar a comida mais saborosa, vai te ajudar a ter uma boa saúde e uma pele mais bonita. (ROSSI L.P.A 2012)
FACILIDADES E PRATICIDADES QUE O ALIMENTO PROPORCIONA
A canela pode ser utilizada em pau ou em pó e pode ser consumida polvilhada sobre frutas, legumes, carnes e também pode ser incluída em chás e sucos. O alimento também fica muito bom polvilhado sobre doces, como arroz doce, cural de milho e mingau de aveia. Em média pode ser consumida uma colher de chá por dia. O uso da canela não é recomendado para gestantes, lactantes e bebês. Importante lembrar que pessoas com hipertensão, problemas de rim e fígado devem consultar um médico antes de consumir a canela.
Ajuda a prevenir e combater o diabetes, controlando os níveis de açúcar no sangue e aumentando a sensibilidade à insulina. Diminui o colesterol total, LDL e triglicérides. Forte ação antioxidante e anti-inflamatória, colaborando para a prevenção de doenças degenerativas como o Alzheimer e tumores e ajudando a combater resfriados. É rica em compostos fenólicos que possuem uma atividade antioxidante, ou seja, neutralizam os radicais livres e podem assim prevenir o envelhecimento precoce e doenças degenerativas. Por ser um alimento termogênico, contribui para o emagrecimento, pois é capaz de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico.
COMO A INDUSTRIA UTILIZA: INSUMO, MATÉRIA PRIMA
 A indústria utiliza a canela em pau (ou rama) quanto a em po parautilização na culinária pode ser bem mais amplo. Tanto para doces quanto salgados; entradas, pratos principais e sobremesas. (ZENARDO.S.P et al., 2014)
Pode ser utilizadas como uso farmacológico como estimulante, aromático, anti-séptico, antiflamatório (utilzado em quadros gripais), presença de antioxidante (proantocianidinas) esses polifenóis encontrados na canela podem levar a melhorias nos componentes da SM e diminuição do risco de fatores associados com diabetes e doenças cardiovasculares, digestivo, carminativo (contra gases), anti-espasmódico (contra cólicas), miorrelaxante, inibidor de formação de placa bacteriana dental, inflamações de mucosa oral, ascaricida, emanagogo (promove contrações uterinas). 
Também se o uso fitoterápico como óleos essenciais, cápsulas, chás, etc.
CONCLUSÃO
A noção sobre alimentação saudável não deve ser reduzida apenas ao corpo ou aos elementos da biologia e às dimensões físico-químicas do alimento,
concluindo assim que a canela pode ser uma grande aliada na alimentação saudável, usada corretamente possui uma série de benefícios suas propriedades nutricionais são ricas, sendo muito usufruída na área medicinal, contribuindo com o combate do colesterol pela presença de antioxidantes, combatendo infecções nas vias respiratórias, auxiliando no controle da glicemia em diabéticos, melhorando a circulação periférica nos dedos das mãos e dos pés. Com seus malefícios lembrando que com grandes quantidades de canela se devem também evita-la durante a gravidez devido à possibilidade de efeitos nocivos sobre o útero, por isso é sempre importante investigar com seu nutricionista, pois cada estrutura possui particularidades diferentes. Combinando todos estes benefícios e o sabor e aroma que a canela pode trazer em nossa alimentação, esta especiaria pode e deve ser introduzida no dia-a-dia para auxiliar o bom desenvolvimento e funcionamento de nosso organismo.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
STUPPIELLO, BRUNA. Canela: Alimento termogênico favorece a dieta e combate a diabetes. 2015. Dísponivel em: <http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17095-canela-alimento-termogenico-favorece-a-dieta-e-combate-o-diabetes >. Acesso em: 06 abr. 2018
SALLES,Lívany. Canela em vários tipos de pratos. 2015. Disponível em:< 
http://www.scielo.br/pdf/aa/v35n3/v35n3a08.pdf >Acesso em: 06 abr. 2018
Rodrigues S.R As especiarias e sua importancia na alimentação humana. 2010.Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_2/05-HQ-5609.pdf- . >Acesso em: 06 abr. 2018
Canela e seus efeitos nos componentes da síndrome metabólica. 2014 Disponível em: <http://200.156.70.12/sme/cursos/EQU/EQ18/modulo1/aula0/pdfs/Canela.pdf>. Acesso: 06 abr. 2018
Figura 1 
Stuppiello B. Fundação Sanepar- Canela: Alimento termogênico, favorece a dieta e combate a diabetes. Diponível em: <http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17095-canela-alimento-termogenico-favorece-a-dieta-e-combate-o-diabetes>. Acesso em: 06 abr. 2018
 Figura 2
Stuppiello B. Fundação Sanepar- Canela: Alimento termogênico, favorece a dieta e combate a diabetes. Diponível em:<http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17095-canela-alimento-termogenico-favorece-a-dieta-e-combate-o-diabetes>. Acesso em: 06 abr. 2018
Bred C.M Fitoesteróis e os benefícios na prevenção de doenças: uma revisão. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/70084/000777696.pdf?sequence=1> Acesso em: 06 abr. 2018
Condimentos ou temperos. 1978. Disponível em:<http://www.anvisa.gov.br/anvisalegis/resol/12_78_condimentos.htm>. Acesso em: 06 abr. 2018
ALVES, Eduardo. Alimentos Regionais Brasileiros: 2ª edição - 2015. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentos_regionais_brasileiros_2ed.pdf>. Acesso em: 06 abr. 2018

Continue navegando

Outros materiais