Buscar

Prova Objetiva Pesquisa Prática Profissional A Escola

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/10
A formação do gestor escolar é algo complexo que prevê o entendimento da escola como um todo considerando, simultaneamente, as especificidades das partes. 
Pode-se afirmar que, características específicas para a formação do profissional gestor da educação são:
I- Condições de problematização do trabalho pedagógico.
II- Deliberação e fiscalização no que diz respeito excepcionalmente aos aspectos administrativos e financeiros.
III- Entendimento da gestão com caráter coletivo e interdisciplinar.
IV- Adoção de uma postura investigativa. 
Questão 2/10
“(...) o diretor, por sua vez, é a pessoa encarregada de conduzir o grupo a realizar seu trabalho de forma coletiva, incentivando e promovendo ações que possibilitem o diálogo, o respeito às diferenças. Por meio dessas atitudes, são criadas condições propícias ao processo de ensino aprendizagem”. 
Com relação às atribuições do diretor da escola, conteúdo abordado na teleaula, analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa correta: Responsável por assegurar o cumprimento do regimento interno, planejar e acompanhar o projeto pedagógico curricular, bem como responsabilizar-se pela organização financeira da escola.
Questão 3/10
O Projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explicito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária. 
Com relação ao Projeto Político Pedagógico é correto afirmar que: É o resultado de uma discussão que transmite a realidade da escola e vai além dos pressupostos pedagógicos.
Questão 4/10
Sobre a gestão democrático-participativa citada no livro base da disciplina, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDBEN) nº 9.394/1996, nos artigos 14 e 15 indica que: “os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as duas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:”
Quais são esses princípios?
I – Ocorrerá mediante a indicação da legislação pertinente;
II – Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto político-pedagógico.
III – Participação dos alunos matriculados e com 100% de frequência.
IV – Participação da comunidade escolar e local em conselhos escolares equivalentes.
Selecione a alternativa que contém os itens corretos:
�
Questão 5/10
Se entendermos que, na escola, todas as ações dos profissionais devem ser pautadas pela clareza dos objetivos a que se propõem e encaminhadas de tal forma que seja possível atingir tal finalidade, diríamos, então, que se desenvolve uma atividade intencional. Assim, podemos afirmar que o princípio que deve nortear a organização de todo o trabalho pedagógico desenvolvido pelas escolas é, de fato, o trabalho.
Com relação ao contexto pedagógico apresentado no parecer sobre a situação atual das escolas, analise as proposições assinalando V para verdade ou F para falso, após, selecione a alternativa que contém os itens corretos.
 
(F) Definição de políticas claras e objetivas.
(v) Ausência marcante dos planos de formação continuada.
(F) Valorização do magistério por meio de planos de carreira satisfatórios.
(V) Carência de planos para os processos democráticos de gestão e o entendimento a respeito de um projeto político pedagógico que de fato traga avanço para a educação.�
Questão 6/10
Avaliação é o processo que consiste em ajudar alguém a enxergar mais claramente o que está tentando fazer” (RATHS, citado por Both, 2008, p. 49).
Com relação ao princípio da “Adesão voluntária” proposta por Grochoska (2012), para um processo de avaliação que realmente busque a melhoria, é correto afirmar que: Deve ser um projeto que toda a comunidade escolar queira participar.�
Questão 7/10
A gestão escolar é uma prática eminentemente política e, como tal, envolve poder. Segundo a concepção de Marx Weber, ter poder é uma capacidade que um grupo tem de fazer prevalecer suas ideias frente aos demais grupos. Numa concepção mais humanista, a política é a capacidade humana de agir em conjunto para construir uma vontade comum. Na escola, ambas concepções convivem e delimitam o fazer da gestão escolar, levando-a para um rumo autoritário ou democrático, ao mesmo tempo em que, a partir do conhecimento dessas concepções, podemos avaliar o caráter da gestão de determinada escola.
Nesse contexto, “a autonomia não pode ser encarada como algo herdado ou adquirido, mas fundamentalmente como produto de processos inter-relacionados, capazes de propiciar à escola a... concepção de uma identidade própria.�
Questão 8/10
A forma como o professor se relaciona com a sua própria área de conhecimento é fundamental, assim como sua percepção de ciência e de produção de conhecimento. E isto é passado para o aluno e interfere na relação professor- aluno; é parte dessa relação.
Outro aspecto que se entrelaça é a metodologia do professor. Um professor que acredita nas potencialidades do aluno, que está preocupado com sua aprendizagem e com o seu nível de satisfação com a mesma exerce práticas de sala de aula de acordo com esta posição.
O professor é um dos atores que propiciam aos alunos o desenvolvimento, promovendo o saber científico. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, quais são os aspectos necessários para que o trabalho docente seja eficaz?
Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
(F) a formação inicial é satisfatória para o trabalho docente.
(v) remuneração adequada.
(v) boas condições de trabalho.
(v) comportamento assíduo e organizado.
�
Questão 9/10
(...) sabemos que avaliar é preciso sempre, por isso mesmo a avaliação será debatida com imensa responsabilidade, de forma criteriosa, exequível, consequente e necessária tanto no contexto acadêmico como no social.
Com relação à “avaliação meritocrática” (ou para o controle), analise as proposições abaixo, assinalando V (verdadeiro) para as sentenças corretas e F (falso) para as sentenças incorretas. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
(V) É utilizada para fazer hierarquia, classificação ou ranking entre as instituições.
(V) Essa avaliação é voltada para identificar méritos.
(F) Quem sabe pouco nessa avaliação, desempenha grandes resultados.
(F) Considera a avaliação como um instrumento de melhoria para a educação.�
Questão 10/10
A noção de constante adaptação a um mundo que passa por rápidas e intensas mudanças é central na maioria dos ideários pedagógicos contemporâneos, está na própria base de sustentação do lema “aprender a aprender” e vem sendo desenvolvida desde o início do século pelo ideário escolanovista. “Aprender a aprender” (já desdobrada nos quatro pilares da educação) é aprender a adaptar-se.
Quais proposições a seguir estão relacionadas corretamente com um dos pilares da educação – APRENDER A CONHECER?
Analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que contém os itens corretos. 
I- Espírito de conhecimento e busca.
II- Isolamento entre teoria e prática.
III-Conhecimento sensitivo, artístico e estético.
IV-Capacidade de argumentar.

Continue navegando